Ir para conteúdo

Encastoar ou não encastoar?


Flávio Martins

Posts Recomendados

Essa é um polemica!

Para alguns endinheirados que podem perder iscas e nem ligar é um absurdo utilizar castor (empate) em iscas artificiais. Mas para aqueles que pensam duas vezes antes de comprar uma isca ?X? por causa do seu valor certamente utiliza a isca com mais segurança utilizando o castor. Certamente o empate atrapalha o nado da isca artificial mas tenho notado que não tanto assim e não é motivo para deixar de utilizar tal recurso de segurança.

Caso 1:

No lagoão em 2007 na minha primeira isca + ou ? cara coloquei sem castor, pois os Tucunas estavam tarados, de repente em uma recolhida um tapa e senti a leveza e já era, a isca já não voltou e era a minha segunda isca, pois estava iniciando no mundo das artificiais. Confesso que fiquei chateado e prometi que nunca mais utilizaria isca sem um castor.

Comentei outro dia com o amigo Bruca que so pesco sem castor se alguém da região me garantir que posso ir sem medo, que no local os trairões não batem de lado na isca, que as cachorras são banguelas e que as piranhas são vegetarianas.

É como sexo seguro, a camisinha é o castor se for sem pode ser que venha uma piranha e leve sua minhoca embora! :twisted:

E ai cambada o que acham? Porque perder uma isca matadora no meio de um rio, fazendo sucesso e não ter outra... a solução é abrir uma gelada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Híiiiii o Flávio...

Filosofando, hein :?: :lol: :lol: :lol:

Muitas vezes, com iscas de barbela, eu uso o encastoado + girador + snap para fazer peso mesmo, afundando a frente da isca, e evitando que ela logo retorne a superfície durante as paradinhas.

A isca fica flutuando apenas com a pontinha do rabo na superfície.

Com isso se consegue um trabalho mais lento, e com paradinhas... 8)

Eu nunca considerei o encastoado como um problema, mas como uma opção técnica!

Claro que esta opção pode ter suas desvantagens; especialmente, atrapalhar o nado de iscas pequenas...

Mas a tranquilidade em não perder peixe (e a isca) sempre foi o meu foco! Especialmente por aqui, onde eu sempre pesquei peixes como traíras e dourados...

Eu me lembro de uma única vez em que uma traíra bem grande engoliu a isca e cortou o arame :shock: ...

Também tem os casos onde eu uso um nó minolure e tá resolvido, como na pesca de robalos...

Em outras palavras, eu uso onde a boca do peixe peça o encastoado!

O que eu não faço é ir pescar sem saber o que se está pescando...

Um abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Flávio, já aconteceu a mesma coisa comigo. Um vez peguei uma Piranha numa isca de superfície, no hora que fui colocar o alicate na Boca dela, a danada se começou a se debater a passou com a boca bem na linha, não deu outra. Ela foi para a água com uma isca como piercing.

Mas mesmo assim não utilizao o encastor nas iscas de superfície. Em isca de meia água eu até uso. Mas só quando vou pescar algum dourado ou traíra. Mas só nas iscas grandes, onde o trabalho da mesma não é tão comprometido com o Encastor.

Já na pesca de tucunaré, só utiliza a linha de multi e um snap. Nem Leader eu faço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Assunto meio polemico, já foi discutido algumas vezes. Eu na grande maioria das vezes uso um encastoador bem pequeno mesmo com iscas de superficie. Já observei muito e considero insignificante a possivel perda de produtividade por conta disso. Só não utilizo em lugares com media de peixes pequenos e com pouquissimas piranhas. Meu irmão não usa e o que já vi ele perder de isca num é brincadeira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião com iscas muito leves ou pequenas o Castor atrapalha um pouco a movimentação da isca.

Mas em locais onde a probabilidade de se pegar um peixe com dentição aguçada (traíra, piranha, cachorra) vale a pena encastoar para diminuir a chance de perdemos nossos brinquedinhos preciosos :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...