Ir para conteúdo

Melhor periodo para o Lago do Peixei


Posts Recomendados

Podemos observar ao ler os relatos de pescaria realizadas no lago do peixe, no Tocantins, que apontar um período como ruim, para pesca do Tucuna, não é fácil . Mas solicito ajuda aos frequentadores deste lago com maior frequencia a apontar os meses em seria prudente evita-lo, seja pelo vento, chuvas fortes ou período de acasalamento . Estamos planejando conhecer o lago e gostariamos de aumentar a probabilidade de realizarmos uma excelente pescaria .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Carlos,

Vou tentar ajudar com a minha experiência no lago do Peixe, pois o conheço desde o seu inicio.

A pesca no lago do peixe, muita gente imagina que aqui é só chegar... arremessar e pegar peixe... confesso que no inicio era mais ou menos isso que ocorria. Hoje o lago está entrando no período dos 5 anos e todo lago de represa tem o seu período de explosão de peixes e depois os mesmos começam a se espalhar pelo lago, isso não são palavras minhas e sim de biólogos que aqui estiveram e me relataram isso.

O lago do Peixe é um lago que, quase que 100% de suas margens se tornam pontos de pesca, porém existem pontos onde os peixes maiores se concentram em densas galhadas, onde a técnica do pescador tem que falar mais alto para garantir o sucesso da pescaria, caso contrário, as outras opções são áreas de baixio com algas no fundo e ficar correndo atrás de cardumes de peixes médios a pequenos. Até aí tudo bem, mas o regime das águas que a usina impõem toda semana tem feito com que os peixes perdessem as suas épocas de reprodução definidas, ou seja, estão reproduzindo o ano todo, com água fria e quente, com o lago baixo ou alto. Em todo tempo é possível presenciar cardumes, filhoteiras juvenis, casais em ninhos, casais espalhados pelo lago, peixes grandes sozinhos e os famosos chuveirinhos.

Quanto ao melhor período, é complicado definir, pois eu pesco o ano todo... O que posso definir como melhor período seria os meses sem vento, que são os meses de Janeiro a maio e de final de setembro até dezembro. Mas temos o período de chuvas, que para mim são bons, mas não são todos os pescadores que gostam de tomar chuva no lombo. O período de chuva intensa vai de janeiro a março.

Então resumindo tudo, nestes anos pescando no lago do peixe, o sucesso da pescaria no geral, tem muita relação com a técnica do pescador e com o guia a ser escolhido, isso independentemente da época escolhida. Para quem não tem ou tem pouca técnica, sugiro os meses de janeiro a maio ou de final de setembro a dezembro, fugindo assim do período dos ventos.

Abraços e sempre a disposição.

Alex

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alex obrigado;

Gostei muito das informações e principalmente da parte que você diz “é complicado definir, pois eu pesco o ano todo... “

me senti envergonhado comparando ao quanto eu pesco por ano . Em breve ( 27 meses ), me tornarei inativo, sem celular corporativo, sem metas e cronogramas , totalmente despreocupado com custos e orçamentos, agendas e horários. Gestão, foco e missão terão um novo alinhamento . Você esta pensando tirar férias ou em contratar alguém no curto prazo ?? ..... Brincadeira

Obrigado ...agora ficou muito fácil ....

Carlos Sá

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alex obrigado;

Gostei muito das informações e principalmente da parte que você diz “é complicado definir, pois eu pesco o ano todo... “

me senti envergonhado comparando ao quanto eu pesco por ano . Em breve ( 27 meses ), me tornarei inativo, sem celular corporativo, sem metas e cronogramas , totalmente despreocupado com custos e orçamentos, agendas e horários. Gestão, foco e missão terão um novo alinhamento . Você esta pensando tirar férias ou em contratar alguém no curto prazo ?? ..... Brincadeira

Obrigado ...agora ficou muito fácil ....

Carlos Sá

Olá Carlos,

Eu digo pesco o ano todo, mas é trabalho, que na realidade não pesco, apenas guio os meus clientes e nas folgas sim, dou uns pinchos né, afinal também sou filho de Deus...

Estou a sua disposição.

Abraços,

Alex.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fui em Março.

Porque:

Fim do verão com a água ainda quente.

Menor incidencia de tempestades.

Dia longo com boa duração da luminosidade. (interessante observar este fator, pois os pontos de pesca são distantes)

Menor incidenciade ventos fortes. (Ventos fortes = marolas)

Resultado: Não fizemos uma boa pescaria. disseram que estava descendo muita água e havia muita instabilidade do nível do reservatório. Para se ter ideia, vimos somente 3 cardumes em 1 semana.

Se eu fosse voltar , iria no mês de setembro ou outubro, pelos mesmos motivos, porém, acho que os peixes não estariam tão estressados com uma maior pressão de pesca que naturalmente ocorre no verão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...