Ir para conteúdo

Rabeta de competição (Sportmaster). O q vc sabe?


Posts Recomendados

Turma...vejo q a grande maioria dos barcos norte americanos de alto desempenho, e até mesmo competição, usam motores Mercury Racing (q já vem com rabeta de competição), ou instalam este tipo de Gearcase (q é o mesmo esta parte de baixo da rabeta).

Quanto aos motores Mercury Rancing, aff, são animais.

São muito mais leves, fortes e atingem giros de até 9.000RPM. surtei::

...mas isso é assunto para outro tópico.

Andando pela web americana, vi q existem 3 tipos de rabetas da Mercury Rancing.

Todas são confeccionadas em liga especial de aço e peças internas tratadas para suportar água salgada.

A Torque Master = q é pintada, possui 2 entradas de água para melhorar a refrigeração. Feita para velocidades acima de 85Mph e barcos pesados.

A Fleet Master = Q também tem 2 entradas de água, tb é pintada e tratada para aplicações em água salgada e tals.

Estas duas rabetas acima possuem um desenho semelhante aos das rabetas dos nossos motores de popa.

Imagem PostadaImagem Postada

Já o q me interessa discutir é sobre as rabetas Sport Master.

Estas possuem um desenho mais hidrodinâmico, são mais resistentes, curtas (navegam em locais mais rasos), possuem entradas de água na base do torpedo melhorando assim a performance com o motor mais levantado, e são ideais para velocidades acima de 85MPH (136Km/h).

Imagem Postada

Reparei q estas rabetas podem ser instaladas em motores Mercury de 2.5l e de 3.0 litros, e, como o meu motor é um 175Pro XS de 2.5l, comecei a me interessar pelo assunto...hehee...

Naveguei bastante por sites norte americanos de performance de motores e encontrei um 175 com esta rabeta.

http://2coolfishing.com/ttmbforum/attachment.php?attachmentid=284470&stc=1&d=1273204740

http://2coolfishing.com/ttmbforum/attachment.php?attachmentid=274595&stc=1&d=1269748423

http://2coolfishing.com/ttmbforum/attachment.php?attachmentid=274596&stc=1&d=1269748423

O barco acima é um Stringray com 24 pés de comprimento e q navega a 62mph - 5800. E, com a instalação da rabeta, ganhou apenas 3 ou 4MPH.

Pensei, pq gastar 5.000 dólares numa rabeta de competição para se ganhar apenas uns 6 ou 7 Km/h!??! blink::

Foi aí q começei a estudar melhor assunto.

Lá fora o 175 ProXs custa 11.000 dólares, enquanto q um 250ProXs já com rabeta TorqueMaster custa 15.500 dólares (diferença de apenas 4.500 dólares mais 75hp...kkkkk).

Primeiro q existe a limitação do casco. Se o barco suporta no máximo um 175hp, tem q se instalar um motor desta potência...daí o dono sai investindo boa quantia de dinheiro para pouco resultado (q não pode ser pouco para muitos), fato é q o dinheiro é do cara e a satisfação tb é dele... lingua::

Aqui os preços: http://www.jacosmarine.com/

Depois q a rabeta de competição possui algumas particularidades:

1 - melhor material.

2 - é mais curta, permitindo q se navegue em águas mais rasas.

3 - é mais hidrodinâmica (mais afilada e estreita), além da relação comprimento x altura ser maior, garantindo assim uma melhor dirigibilidade (menos chinewalk) e melhor resposta nas curvas.

4 - possui furos de entrada de água na base do torpedo, o q melhora a refrigeração mesmo com o motor super levantado (repare nas fotos lá de cima q as rabetas normais possuem os furos de refrigeração na lateral acima do torpedo). E, se o motor está mais fora da água = menos arrasto = maior velocidade.

5 - com o motor mais alto o giro irá subir, permitindo assim a instalação de hélices maiores.

Bem, estas são as principais vantagens deste tipo de rabeta (q eu descobri). joia:::

Alguns usuários instalam cones no nariz do torpedo...mas isso é assunto para outro tópico tb. joia:::

Pra facilitar o entendimento do texto:

arrow:: Entenda o ChineWalk.

http-~~-//www.youtube.com/watch?v=TS6wHfjQTD4

arrow:: Rabeta curta = mais alta = menos arrasto = mais velocidade.

Reparem nos 3:30 minutos q a hélice fica praticamente fora da água.ANIMAILLL...

http-~~-//www.youtube.com/watch?v=PZm11iP0EUU

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Amigo

Quem vai te responder e o Tardeli e o Alex

eles tem uma rabeta desta

O Tardeli e uma pra motores iguais ao seu e o Alex e uma pra motores menores ate 115HP

Pois é...tô jogando informação no fórum pra ver se os caras aparecem...hehee... rindo3::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Fabricio, apareci...rs

Eu sei um pouquinho sobre essas rabetas. Instalei uma no meu 175 (2.5lt) fazem uns 3 anos e rodei um bom tempo com ela. No meu 250 (3.0lt) já tenho uma sportmaster faz um ano.

Vamos já quebrando um mito que muitos aqui no Brasil criaram. A rabeta só não faz aumentar a velocidade, pelo contrário, apenas coloca-lá sem mudar nada, tende a perder velocidade, giro, etc.

Ela ajuda e muito em barcos que já estão praticamente no limite e casando certinho uma helice adequada, jack, altura, peso. Portanto a conta não é tão simples como sempre...rs

Tem algumas vantagens sim, como não precisar baixar o motor em curvas, sempre ter uma alta pressão de agua, ter uma melhor refrigeração interna na rabeta. A princial na minha opinião, é não dar o temido "blow-out" em barcos que passem das 85mp/h (velocidade "limite" para as rabetas convencionais).

Nesse video do Stroker c/ o Honda, o motor utiliza outra forma de captação de agua, onde ela é enviada para a cabeça de força pelas mangueiras que aparecem no motor. Uma curiosidade nesse video é ver o jack da Bob's torcendo parecendo ser de plástico...rs

Eu sou fã dos Mercury e essas rabetas são o que tem de melhor para os barcos de alta performance. Pena serem tão caras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente tópico...

Eu fiz a minha já tem 1 ano mas usei por 6 meses.

Na minha opinião a rabeta é consequência de um ajuste mais fino e claro segurança para acelerar.

A rabeta de performance caso seja utilizado nos moldes normais irá perder performance e o investimento não trará o retorno esperado. O formato delas cria um arrasto se trabalhar de forma errada.

Os hélices de superfície também são fundamentais para extrair seu máximo potencial.

Tem alguns fabricantes que instalam o Kit Nose Cones nas rabetas originais e transformam elas em esportivas. BOB´S , TITUS.

As mercury são as melhores por terem um leme maior, formato e claro testadas e aprovadas em maiores provas em volta de todo mundo.

Fotos da minha antes de depois da pintura que fiz.

Imagem Postada

Imagem Postada

Video de uma rabeta original transformada pela BOB´S

Video de uma Sportmaster

Tem vários pontos importantes a serem discutido.

Vamos falando.

Grande Abraços a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelentes esclarecimentos, Tardelli e Alex. Vlw mesmo.

Vcs teriam vídeos dos barcos de vcs antes e depois de instalarem a rabeta, ou qual o ganho de desempenho q conseguiram com ela???

Ah....e onde compraram tb....hehee..

E André...Blow-Out é o mesmo q estourar.

Não sei o q significa o termo nesta situação, mas acredito q seja um estouro na rabeta quando ela perde pressão de água ao sair da água. Mas não tenho certeza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Fabricio.

Acho que não tenho videos de antes e depois e também não sei dizer ao certo o ganho de velocidade, pois como disse, é bem relativo. No Grandbass por ex. acho que a velocidade seria a mesma com ou sem a rabeta.

Eu comprei nos USA, no Ebay e trouxe na mala.

André, blow-out acontece quando a rabeta por falta de hidrodinamica (não hydrica como alguns falam por aí...kkk), perde contato com a agua fazendo com que o barco decole, dependendo da velocidade claro.

Já aconteceu comigo com um 115hp a 55-57mph. Nessa velocidade não chega a decolar, da tipo uma derrapada brusca de lado comparando com um carro. Sei de caso de ter acontecido a cerca de 84mph com um 250hp e esse chegou a decolar e por pouco não deu m... rs

As rabetas originais tem um "limite de velocidade" suportada pelo sua hidrodinamica. Que eu sei, nas rabetas Mercury 3cil (até 115hp) seria de 57-60 mp/h e nas rabetas Mercury/Evinrude 6cil (135-300) seria de 85mp/h. Nas sportmaster e com nosecone, não se tem limite teoricamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fabricio

Melhora na velocidade eu tive muito pouco mas como o tardeli falou sobre curvas é excelente. Minha rabeta original já tinha os 3x primeiros furos de captação de água fechado. Assim tive é segurança pra acelerar.

A condução o barco fica melhor, uma vez que, o motor já está alto. O chine aparece um pouco mais tarde.

As rabetas de performance elas podem extrair o máximo que um Hélice comum de inox pode oferecer, você não fica preocupado com pressão ou outra coisa. Vai até o hélice perder sustentação, cavitar, etc...

Vou instalar a minha em 30 dias no máximo. Vou fazer vários vídeos dela. GoPro Hero 2 já está carregada.

Grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...