Ir para conteúdo

Aquecimento Global & Reprodução Dos Peixes


Posts Recomendados

Pessoal; eu estou muito preocupado com a reprodução dos peixes, pois eu estou achando que os peixes diminuíram nos últimos anos... Antes; tinha a época do dourado, da traíra, do piau,...; assim como tem a época da laranja, do abacaxi, e da banana!A cada ano, o clima está diferente! Como os peixes usam as características de cada época do ano para "saber" se devem reproduzir ou se devem acumular energias para a próxima época de reprodução...Será que fui só eu que observei isso? Eu estou viajando? Aguardo as postagens de todos, mesmo que seja apenas para dizer que nada mudou em suas pescarias!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Moacyr, tbm tenho prestado a atenção nisso, esta mto complicado, principalmente aki na minha região, para vc ter uma idéia, a desova do piau, q geralmente acaba em março, acabou nas primeiras semanas de janeiro, vai entender!!!Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Moacyr,

Fui eu quem mudou a localização do "tópico"... Acho que agora está em local mais apropriado ! 8)

Com relação ao tópico em si, concordo com suas observações ! Aliás, não é para menos, pois até mesmo as plantas estão tendo comportamento atípico na floração e produção de frutas ! Tudo isso passa pela questão do aquecimento global ( queiramos ou não ! ). :evil:

Conversando sobre isso numa dessas pescarias feitas, a pessoa da região que estava conosco de guia, retratou que nos anos em que não há regime certo de chuvas, inundações e secas, os peixes mudam totalmente seu comportamento, se baseando sempre pelos sinais da natureza, ou seja, abreviam ( ou evitam ) as estações de reprodução ( conforme o caso ), além de alterarem seus hábitos alimentares... :?

Piracemas fora de época, reprodução nas lagoas e perda de milhões de alevinos por falta de "irrigação" do rio, são apenas alguns exemplos dessas coisas... Nos peixes aprisionados ( nas lagoas ), contrariamente ao que se espera encontrar, os espécimes pegos se apresentavam magros e com saúde debil, evidenciando uma fraqueza não costumeira. :evil:

Quanto a "reprodução" em si, entendo que só com um mínimo de condições a serem observadas é que elas tem sequência, senão, esperam por essas oportunidades aparecerem "mais para frente"... :twisted:

Muito boa questão a ser complementada ! :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom eu tenho que ser e vou ser sincero, costumo pescar mais na lagoa da fazenda, até mesmo por falta de barco e dim dim pa ir mais além, ainda não observei nada na reprodução dos peixes porém, como estudo agronomia e estou sempre em lavouras posso dizer que a cada ano muda e muito o clima, até mesmo agora ( nunca choveu tanto assim em janeiro a uns bons anos atraz) .. então acredito que com certeza afeta sim o comportamento dos peixes e reproduções .. Que o mundo ta esquentando deve de estar mesmo ( tbm não senti diferença ) se não isso não seria um assunto tão "na moda" como está sendo ..Acho que temos que fazer nossa parte, se estamos enteressados nos peixes devemos respeitá-los acima de tudo, porq se os pescadores pegarem pra acaba com tudo e juntando com essas modificações climáticas com certeza muito mais rápido que agente pensa vai ter espécies extintas .. Bom é o que eu penso . vlw aí turma . BOAS PESCAS p/ todo mundo ae!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resumindo a coisa....O mundo está acabando...vamos pescar....:wink:...hehee...Moacyr...com certeza o aquecimento global está mudando tudo...Não dá para prever qual a melhor época para determinada pesca...Todo ano o nível da água está diferente, em comparação com o mesmo mês do ano anterior.Está cada dia mais difícil marca a pescaria com muita antencedência.Estamos acabando com o planeta...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Moacyr, também tenho notado a grande diferença de comportamento dos peixes, devido as mudanças climáticas.Até poucos anos as épocas "das chuvas", da "primeira chuva da temporada", do "veranico" e de outros fatores determinantes para o ciclio dos peixes eram muito bem definidas.Me lembro que marcávamos o dia que o rio Araguaia sairia da caixa pela primeira vez, possibilitanto acesso a alguns legos, e marcávamos pescarias para este dia com precisão de 1 ou 2 dias de erro, isto combinando tudo meses antes.Hoje a variação é imensa, chuvas tradicionais não aparecem, ou se antecipam com 40 dias ou atrasam 20 dias. Certamente o ciclo dos peixes é muito influenciado com isto, e acredito eu (achismo), que este ciclo é fragilizado, ou seja, é prejudicado e se torna menos eficiente.E tenho muito medo do que vai acontecer em poucos anos, no rítimo em que as coisas estão piorando para o nosso planetinha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Gente, eu tenho acompanhado o tema com grande preocupação... Onde eu costumo pescar, vejo que está tudo mudando... :shock: Antes, nesta época do ano, sempre a represa estava quase sem santa luzia (vegetação flutuante, que sempre toma a represa inteira na época da seca; só dá para pescar tirando algumas plantas e fazendo um ?buraco?). Agora, parece que as chuvas não foram suficientes para limpar a represa e ela está com metade de sua lâmina d'água coberta; não sei dizer se foi o vento que mudou de direção (empurrando a santa luzia para longe do paredão) ou se choveu menos... Mas sei q isso nunca aconteceu antes!...

Dêem uma olhada, nisto:

http://www.estadao.com.br/ciencia/notic ... 79.htm?RSS

Observei uma coisa... Parece que sempre, as medições do aquecimento global estão no limite superior das previsões... A coisa está feia! :evil:

Ainda em tempo, eu também tenho tido dificuldade em prever como ou quando pescar... a cada ano tudo parece estar diferente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente, eu tenho acompanhado o tema com grande preocupação... Onde eu costumo pescar, vejo que está tudo mudando... :shock: Antes, nesta época do ano, sempre a represa estava quase sem santa luzia (vegetação flutuante, que sempre toma a represa inteira na época da seca; só dá para pescar tirando algumas plantas e fazendo um ?buraco?). Agora, parece que as chuvas não foram suficientes para limpar a represa e ela está com metade de sua lâmina d'água coberta; não sei dizer se foi o vento que mudou de direção (empurrando a santa luzia para longe do paredão) ou se choveu menos... Mas sei q isso nunca aconteceu antes!...

Dêem uma olhada, nisto:

http://www.estadao.com.br/ciencia/notic ... 79.htm?RSS

Observei uma coisa... Parece que sempre, as medições do aquecimento global estão no limite superior das previsões... A coisa está feia! :evil:

Ainda em tempo, eu também tenho tido dificuldade em prever como ou quando pescar... a cada ano tudo parece estar diferente...

Aproveitando o assunto...

Acabo de ver que o excesso de chuvas destruiu cerca de 20% das plantações de soja no Mato Grosso.

Antes que os "gafanhotos insatisfeitos" (ou seja, os agricultores) comecem a reclamar e por a culpa de tudo no governo, alguém avise pra eles que desmatar demais altera o sistema e diretamente a temperatura, desregulando as chuvas. :evil: :evil: :evil:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[align=justify] Caros companheiros (mocorongos e bigualenses)

Recebi um e-mail do Kid cobrando a ausência e principalmente minha pouca participação. Já expliquei tudim prá ele e como este assunto é da área ambiental, que pela qual sou um apaixonado, vou tentar expor minhas idéias sobre o tema.

Primeiramente temos que admitir que os danos causados pelo aquecimento do planeta (temperatura) só irão ocorrer a médio e longo prazo. Daí que devemos ter cuidado com relação a atribuir que a temperatura já está afetando os peixes.

Lembrem que houve um aumento da temperatura média de apenas 0,5ºC nos últimos cem anos, logo, não consigo ver uma correlação científica para que possamos dizer que que a temperatura já esteja afetando a reprodução dos peixes. (por sinal eles só se reproduzem a partir de 26ºC)

Na minha modesta opinião existem variáveis que devemos considerar para um melhor entendimento do assunto. Vamos a elas:

1. O clima é mundial, planetário, com as alterações principais (fora o desmatamento) ocorrendo nos oceanos (formadores dos ventos) e aí sim com variação de temperatura ( atualmente menos 0,5ºC na corrente do Atlântico) que poderá no futuro, desencadar uma catástrofe , pois quando ela chegar a 25ºC, poderemos entrar num período glacial que deverá durar 10.000 anos.

2. Se considerarmos um pouquinho de física solar, vamos constatar que existem ciclos solares que duram exatamente 10 anos e por coicidência, sempre iniciam e terminaram em anos de final zero. Estou dizendo então que no ano de 2.010 entraremos num novo ciclo, onde irão diminuir as atividades solares gerando por consequência um período de temperaturas mais amenas na terra.

3. Aqui no nosso combalido planeta, também existem ciclos climáticos que duravam sete anos. Hoje é temerário afirmar que sejam sete anos porque em função do desmatamento ocorreu profundas mudanças nas bacias hidrográficas. Nas minhas contas (é só previsão) aqui para a Bacia Araguaia -Tocantins no final de 2.008 irá se encerrar um ciclo de maior chuva para se iniciar um novo período de menor precipitação que deverá durar de seis a sete anos. (E aí com enchentes menores e de menor duração).

4. Devemos considerar então que a recorrência das cheias e especialmente o regime de inundação é que são fatores fundamentais para a reprodução dos peixes. Lembrem que não basta ser uma grande cheia para que ela seja benéfica para suprir a renovação de um estoque pesqueiro de uma região. É preciso analisarmos também por quanto tempo permanecerão as varzeas inundadas...

5. O que está mudando é que, em função do desmatamento e não da temperatura, que os rios enchem e esvaziam mais depressa e desta forma prejudicando os peixes, inclusive sua reprodução, pois os avisos da natureza já não valem tanto já que muito

mudou... [/align]

6. Quando da ocorrência de períodos menos chuvosos, devemos ter consciência de que é imprescindível protegermos os peixes porque eles estarão numa situação crítica de reprodução e de alimentação e os alevinos estarão mais disponíveis para os predadores. (Daí os estoques vão diminuir em quantidade mas aumentar em massa).

O assunto é bastante complexo e qualquer afirmação é temerária (inclusive as minhas). No entanto, venho tabulando dados aqui do Araguaia há anos e gerando os gráficos que comprovam minhas teorias.

Mas, sou apenas um técnico e não um cientista ou pesquisador. Os dados e as conclusões serviram apenas como um marco para o início de um trabalho mais profundo.

Espero ter ajudado.

Um abração a todos. ( Será que consegui satisfazer o KId-M??) (rs)

Kruel :roll: [/align]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro jckruel,

Informo-lhe que o "Kid M" é figura difícil de ser contentada, principalmente quando o assunto é participação e conhecimento de causa ! Em assuntos dessa natureza ( ou "de natureza" ), sua participação não é uma questão de "convite", e sim DE OBRIGAÇÃO ! :P

Gostaríamos de mais "aulas" desse tipo, onde o "acho" perde o sentido prático, se transformando numa demonstração de conhecimento do tema abordado ! É claro que nem tudo ( ou todos ) irão consensar as apreciações feitas, mas quem disse que precisa ser "consenso" ! Quanto mais se apresentam posicionamentos, melhor fica o entendimento... :wink: :)

Muito bom tê-lo de volta, e agora ( espero ) com mais constância... :twisted:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jckruel;

O aquecimento global, embora esteja apenas em 0,56º C de 2002 para cá (segundo as últimas medições a que tive acesso: http://www.estadao.com.br/ext/especial/ ... to/279.htm); já foi o suficiente para mudar o regime de chuvas (embora também contribua para isto outros fatores como o desmatamento; mas ainda assim, o aquecimento possui contribuição superior a todos os outros fatores somados, no que se refere às mudanças do regime de chuvas)... No caso, ocorre que a velocidade deste aquecimento é que é preocupante; pois embora possa parecer inexpressivo, é recorde de velocidade de aumento e em temperatura registrada! Havia um delicado equilíbrio, ainda mantido em 2002; e que este ano foi completamente quebrado na direção do ?El Niño (efeito climático resultante do aquecimento do oceano pacífico)?!

Bem, é verdade que o desmatamento é responsável por um fator agravante, a cada chuvinha as águas ficam superbarrentas... Mas ainda assim, isto não era tão grave; pois as chuvas tinham sua época certa para vir!

Fico pensando como os peixes devem estar ?perdidos?, sem saber quando é para fazer uma piracema..., ou quando eles devem guardar energias para a piracema. Sem piracema não temos peixes; e sem a estação seca, os peixes não terão energia para fazer a piracema (peixes de piracema, não desovam senão alcançarem o lugar ideal, suas ovas serão reabsorvidas sem darem origem a alevino algum...).

Parece a mim (isto é o que eu vejo e penso, e não o que eu lí), que as características do ?El Niño? se tornaram regra, e não exceção; e eu vejo aqui, onde eu moro, que o ar se tornou úmido e nebuloso de 2005 para frente, coisa que não ocorria em 2004 ou antes disso. Eu observo isso por que eu pesco traíras na escuridão, e o clarão no horizonte parece não ter fim este ano...!

Como diz minha assinatura, eu considero totalmente saudável que haja discordância... Como já dizia Einstein (se bem me lembro): ?Por mais absurda que possa ser uma idéia, não há mente que não tenha seus limites alargados apenas por considerá-la?; acho que esta frase também serviria para minha assinatura.

Observação: o ciclo de manchas solares, embora possua tempo médio de 11 anos, costuma variar entre 9 e 14 anos.

Outra observação: ?A verdade é filha do tempo, e não da autoridade.? Sei muito bem que todas as conjecturas sobre o tema ?ainda? não passam de suposições; mas me parece lícito ?achar? que o desmatamento e a mudança do regime de chuvas podem afetar o ciclo de reprodução dos peixes.

Só mais uma observação: http://www.estadao.com.br/ext/especial/ ... uecimento/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[align=justify]Caro Moacyr,

"O assunto é bastante complexo e qualquer afirmação é temerária (inclusive as minhas)."

No final das minhas considerações coloquei a frase acima, na esperança de que fosse melhor compreendido.

E o fiz porque tenho consciência de que tenho uma coisa em comum com Socrates e o Lula: "Sei que nada sei" (rs)

Assim como você, gosto muito de frases porque elas em determinados momentos conseguem, melhor do que nós, expressar com mais propriedade situações e sentimentos. Por isso, transcrevo uma de D. Helder Câmara:

" A verdade é um caminho para ser descoberto e para ser trilhado juntos"

Achei o teu tópico interessantíssimo e oportuno, além de ser incomum que as pessoas ligadas ao nosso esporte (pesca) tenham interesse pelas questões ambientais.

Além disso, tens toda a razão de estares preocupado com as questões climáticas e o aumento das temperaturas globais, pois esta triste realidade infelizmente é irreversível.

Sou assinante do Estadão e como você acompanho com muita preocupação as matérias relativas ao aquecimento global. Meu receio maior é que, embora os cientistas tenham se utilizado do que temos de melhor para medir tais efeitos ( modelagem matemática), ela é um sistema fechado. Na natureza, além de ser um sistema aberto existem variáveis de interação, sinergismo e potencialização que se não foram considerados (e é muito difícil prever tudo) o cenário proposto por eles, pode ser pior ainda do que foi divulgado.

Se em algum momento, minhas ponderações não te agradaram aceite minhas humildes desculpas. A internet tem esse problema: eventualmente passa uma impressão falsa de quem e de como somos.

Sou um velho agrônomo, pescador desde os 4, que tem se dedicado há 30 (trinta) anos pela causa ambiental e felizmente, com algumas conquistas na defesa da pesca esportiva e da natureza. Estudioso, por vezes com desesperança e outras com muita vontade de equacionar problemas que insistem em se perpetuar.

Seja um pouco condescendente comigo e me poupe de qualquer comparação com o sentido autoritário, porque realmente não tenho pretensões nehuma nesta área. (rs)

Finalmente, respeitando o direito de discordar, não posso concordar com as colocações a respeito da piracema em razão de que na região sudeste, centro oeste e norte tiveram chuvas (e enchentes) dentro dos padrões de normalidade ( na região sudeste as precipitações foram acima da média) e não ocorreram problemas com as migrações.

Existem outras variáveis de que não falamos, que são os barramentos provocados pelas hidrelétricas e aí sim, temos um gravíssimo problema com relação à ictiofauna. Com os barramentos e com a regularização das vazões elas afetaram para sempre as migrações com reflexos irreversíveis para os peixes reofílicos nas bacias hidrográficas impactadas.

Um grande abraço

Kruel [/align]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Moacyr: agradeço pelo tópico, me deu a oprotunidade de aprender muito mais com a colaboração dos amigos.

KID: ótima pedida de cobrar a volta do Kruel, que retorno hein?! Quanto ao "consenso"... todo mundo preciso de CONSENSO sim. CONSENSO ENGENHARIA LTDA. (62)3202-3210... heheheheheheheh

KRUEL: não preciso nem falar né parceiro, cada tópico é uma aula.

:lol: :lol: :lol: :lol:

Ah!!! Se eu lesse um tópico deste por dia... :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Amigo Pescador KRUEL;

Eu lhe sou grato por discordar!!! Sem a discordância, um tema complexo e obscuro como este não teria valido a pena!!! Mas que raio de debate é este que todos concordam?!?!?!?!?

Você chegou para ?abalar?, e pode ser que a verdade esteja comigo, contigo, ou com nenhum de nós 2 (pode ser até que o que esteja ocorrendo de verdade ainda seja insuspeito!). Como eu disse, eu apenas ACHO que de 2002 a 2007 passamos por uma transição no sentido da constância do ?El Niño? (que agora seria permanente), e que isto mudou o regime de chuvas...; mas uma hipótese tão específica como esta, em um cenário de tantas incertezas, está sujeita a enormes, gigantescas falhas! Não é? Como eu sei que estou correndo o seríssimo risco de ?queimar a língua?, apenas quis embasar bem a minha ?viagem?.

Um abraço bem apertado de seu novo amigo, e se houver algo mais para expor..., Manda ver!!!

Observação: desculpa este pescador que não possui um mínimo de moderação...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Só para mostrar que a coisa é séria (e que eu não estou doido por achar que uma mudança climática pode prejudicar a reprodução):

www.webpesca.com.br/peixes/curiosidades ... asp?ART=21

Pelo que vi tanto a matéria do Moacyr, como o trabalho apresentado pelo Kruel, no novo post têm bases bem parecidas. Porém vejo que há uma divergência apenas na intensidade de influência dos fatores geradores do problema final (diminuição dos peixes);

Aquecimento global com interferência em maior prazo e maior área?

Ou fatores mais pontuais e com interferência mais rápida e profunda, como desmatamentos e modificações das "estruturas" naturais, com criação de represas e outros?

Conversa pra muita caixa de cerveja, vamos metendo mais lenha na fogueira, que esta lenha tem selo ecológico, hehehehehehehe...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só para mostrar que a coisa é séria (e que eu não estou doido por achar que uma mudança climática pode prejudicar a reprodução):

www.webpesca.com.br/peixes/curiosidades ... asp?ART=21

Pelo que vi tanto a matéria do Moacyr, como o trabalho apresentado pelo Kruel, no novo post têm bases bem parecidas. Porém vejo que há uma divergência apenas na intensidade de influência dos fatores geradores do problema final (diminuição dos peixes);

Aquecimento global com interferência em maior prazo e maior área?

Ou fatores mais pontuais e com interferência mais rápida e profunda, como desmatamentos e modificações das "estruturas" naturais, com criação de represas e outros?

Conversa pra muita caixa de cerveja, vamos metendo mais lenha na fogueira, que esta lenha tem selo ecológico, hehehehehehehe...

Xande; eu fico com as 2 opções!

Eu concordo com você que apenas divergimos na intensidade e na relevância dos processos!

Um abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...