Ir para conteúdo

Linha Multifilamento "apodrece"???


Paulo Roberto

Posts Recomendados

Eu resolvi testar uma multifilamento, agora em meu retorno às pescarias aqui no Mato Grosso. Antes só usava a super rayglon, e achava o máximo. Comprei 2 carreteis de 100 m, da VARIVAS PE 2, (R$ 176,00), cada.

O 1º carretel coloquei numa abu garcia HMX, e estou usando normalmente, e tendo só alegria. Porém o outro carretel, coloquei noutra abu, pesquei normalmente num final de semana, e no outro, fiquei estarrecido: Foram 5 arremeços consecutivos, 5 ataques de tucunas, (Calculo uns 2 a 3 kg cada), e a linha arrebentou, assim, consecutivamente. Todos levaram as iscas na boca... Não estava usando leader, e nem achava que precisava.

A linha arrebentou sempre entre uns 0,5 à 1,5 metros da isca. Verifiquei passadores, todos fugy, novos.

Já havia sido alertado pelo meu companheiro que setenciou, ainda na 3ª arrebentada: "Linha podre!".

Só me convenci somente após a 5ª arrebentada consecutiva.

Tirei a linha da carreta, e dei de presente p/ uma amiga pescadora de pequenos piaus...

Agora fiquei com medo de comprar Varivas...

O que voces acham que pode ter ocorrido? Linha muito tempo no estoque ? Linha multifilamento tem prazo de validade ??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo minha sufix 832 está a 1 ano na carretilha, usei-a para tucunas várias vezes, para tambas em pesqueiros e até para robalos em água salagada, e ela está zero bala, aguenta muito o tranco, fui inverter ela esses dias, muito esquisito o que aconteceu!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tava sumido Paulão!!!

Tenho carretilha que está abastecida com a mesma linha já fazem 3 anos, uso continuamente e estão perfeitas. Um detalhe é que sempre uso líder, mas não acho que isso iria influenciar.

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo,estive estes dias falando com o Eloy sobre esta questão de linha estourar lacou::

Ele me relatou que fez testes em uma linha de 65lbs (isso com um bom tem pode uso) e ela deu simplesmente 8 lb

Ou seja ela enfraquece com o passar do tempo,devido o atrito com passadores,umidade,sol,e n fatores doeu::

E normalmente tende a estourar proximo a isca pois é a area de maior atrito com os passadores,quando se arremessa,ai depende u, pouco da marca da linha,mas todas tendem a ter esse desgaste e consequentemente o estouro joia::: claro que umas aguentam mais outras menos.

Pratirar a duvida se é desgaste da linha,inverta ela no carretel,ai assim terá linha nova na ponta,caso continuar a estourar,é por que tem algo errado com a sua ponteira da vara,as vezes algo quase imperceptível,mas que durante o atrito faz a diferença joia:::

Bom espero ter ajudado :amigo:

Abraços....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Paulo...se vc está se referindo a linha varivas azul, tem um tópico aqui no fórum com relação a ela...várias pessoas enfrentaram este mesmo problema. Eu também tive problemas com esta linha na medida de 30lbs...usei em uma pescaria e, na seguinte, ela quebrava já no arremesso. Mudei para a YGK e nunca mais tive problema algum...abraço! joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha o PAulo devolta. joia:::

Eu uso essa linha a pelo menos 3 anos, e para mim não há melhor, embora também use Power Pro e Berkley.

Isso que vc disse nunca me ocorreu, mas por vezes a linha já arrebentou durante um arremesso mais forte, e rompe sempre ali perto do leader. Já a Sulfix 832, para mim, não há pior, ocorrendo exatamente da forma como vc relatou com a VArivas.

Creio que não basta os passadore serem de Alconite, Fuji etc....

Também vale lembrar que a linha pode ter sido danificada dentro da água ao passar em alguma galhada ou pedra.

No seu dissabor , vc diz que perdeu alguns tucunarés grandes , e nada mais natural o peixe buscar refúgio nas estruturas do fundo.

como há Power Pro falsificada, também pode haver as Varivas. tenha certeza da procedencia delas.

Sobre validade eu creio que não há um limite. Mas eu acho que guardar a linha molhada não é bom, seria adequado deixar a carretilha "respirar" fora da capa após o uso. Oque eu acho que pode prejudicar muito é o Sol.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é. tudo aconteceu na 2ª vez que eu usava a linha. Comprei 2 carreteis, o primeiro ainda está na carreta e pescando. Tudo aconteceu com o 2º carretel. não houve briga com o peixe, aliás, os peixes,pois foram 5 peixes, 5 vezes consecutivas. A linha estourou nas fisgadas, nem tive chance de começar a trabalhar os peixes. só tem uma explicação: O primeiro carretel é original, e o segundo só pode ser falsificado... Vou mudar de marca, embora esteja achando a varivas original, (a do 1º carretel) a melhor invenção que já fizeram para um arremeço perfeito...

Grato a todos os amigos que estão, com sua experiencia, me ajudando...

To aceitando sujestões de marcas de linha, as quais não encharcam com o uso contínuo...

Que tal estas berckey ???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo uso PP e nunca ocorreu de estourar!!! Provavelmente deve ser o atrito entre a linha e os passadores (principalmente a ponteira) que poderá estar deixando esta linha um pouco fraca. Muitos gostam de varivas. Eu particularmente gosto de PP. Verifique sua ponteira, provavelmente deve estar quebrada, trincada ou gasta!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é. tudo aconteceu na 2ª vez que eu usava a linha. Comprei 2 carreteis, o primeiro ainda está na carreta e pescando. Tudo aconteceu com o 2º carretel. não houve briga com o peixe, aliás, os peixes,pois foram 5 peixes, 5 vezes consecutivas. A linha estourou nas fisgadas, nem tive chance de começar a trabalhar os peixes. só tem uma explicação: O primeiro carretel é original, e o segundo só pode ser falsificado... Vou mudar de marca, embora esteja achando a varivas original, (a do 1º carretel) a melhor invenção que já fizeram para um arremeço perfeito...

Grato a todos os amigos que estão, com sua experiencia, me ajudando...

To aceitando sujestões de marcas de linha, as quais não encharcam com o uso contínuo...

Que tal estas berckey ???

Então fique com as boas e velhas Power Pró.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uso pp e nao tenho esse problema, o máximo q faço é virar a linha no varrerem depois de um tempo.

Já tive esse problema com um pp 30lb, cor verde. Passei a usar uma outra pp, 40lb, cor vermelha, e não tive problemas com a nova libragem. Acho que a primeira linha pode ter vindo com algum problema de fabricação ou até mesmo acondicionamento, podendo ter entrado em contato com algum produto indevido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem é vivo um dia aparece!!!! palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas::

Some não!!!!!! joia::: :amigo: :amigo: :amigo: :amigo: :amigo:

Olá filhote!, tá com cara de homem agora... Bom rever os amigos e os filhos...

Abraços a todos...

Ontem entrei na Bass Pro Shop, e comprei uma berkey fireline cristal, 0,30 mm. Espero que entreguem...

grato a todos.

PS: A vara é a mesma que tava usando a varivas do 1ª carretel, por isto não é a vara nem os passadores...

Mas enfim, mudei de marca... ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Ressucitando o topico... rsrss

 

Encontrei uns bons precos de linha multi e queria aproveitar. E eu sei que nao usar todas num periodo curto de tempo visto que minhas carretas tao cheias e em nenhuma eu inverti a linha. E ainda tenho um pouco de algumas bitolas aqui de reserva.

Mas quero aproveitar porque os precos tao aumentando...

 

Pergunta: Comprar e guardar carreteis de linha multi podem prejudicar o desempenho da linha numa pescaria beeeeem futura?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...