Ir para conteúdo

Emfim meu relato......e tá grande


Posts Recomendados

Bom galera, depois de muitos dias tentando botar a casa em ordem e apanhando das fotos em fim dou minha parcela de contribuição no relato da pescaria na Amazônia em Fev de 2008.

Imagem Postada

Como todos falaram a chuva nos atrapalhou muito, mas quero tecer um pequeno comentário sobre a questão dos repiquetes:

Imagem Postada

Sempre ouvi falar destes repiquetes e não conseguia entende-los, até conhecer a região. Estávamos a 2500km do mar a uma altitude de apenas 33m, ou seja, o declive do rio é mínimo e qualquer pequena quantidade de chuvas é capaz de alterar facilmente o nível das águas da planície amazônica. Como existem muitos afluentes do negro, e eles são muito diferentes entre si (tem rios que recebem águas das montanhas, outros só da chuva local etc) é grande a possibilidade de um rio estar cheio no talo e outro seco que não dá nem pra passar. No nosso caso demos mais azar ainda que todos os afluentes estavam cheios e mandando água pro Negrão (me parece agora que se confirmou a suspeita que não era repiquete, e sim o inicio das cheias).

Perguntei a vários piloteiros da região qual era a época de reprodução dos tucunarés, pois sempre que tenho notícias de pesca por lá ouço falar em ?filhoteiros?. A resposta foi a mesma para todos.... não existe uma época certa de desova ......... toda vez que o rio sobe o peixe acasala e reproduz (se tiver jeito).

Peixe é um bicho bobo......só faz duas coisas na vida: come e se reproduz. Tudo bem que são coisas agradabilíssimas de se fazer, mas os bichos não jogam bola, não saem prum boteco, não ouvem boa música.....só comem e reproduzem. Baseado neste fato, o que rege a vida destes animais é o nível das águas. Se as águas estão subindo, é sinal que está na hora de reproduzir, pois o peixe tem que aproveitar, para não correr o risco de desovar em um local que vá ficar seco em pouco tempo. Se é hora de reproduzir não é hora de comer.

Ao contrario, quando o rio está descendo ou baixo o peixe sente que não é hora de reproduzir, pois corre o risco dele desovar em um ponto que daqui a pouco estará de fora dágua......perde a ninhada. Se não é hora de reproduzir o que mais ele tem para fazer???? Comer.....aí dá-lhe porrada em tudo que passa pela frente.

Somando-se as duas observações é fácil entender o porquê que chove na cabeceira de um riozinho lá na Venezuela e daí a pouco sobe um pouquinho o negro e a pescaria piora de uma hora pra outra. E daí também fica fácil de entender porque que é muito mais fácil você errar uma pescaria na região do que acertar uma daquelas de arrebentar.

Quanto à pescaria em si quero apenas fazer um pequeno comentário sobre cada um de meus dias de pesca e meus parceiros.

No domingo à tarde, segunda e terça pesquei com o Zeca. Pescamos alguns peixinhos e o Zeca embarcou um bom. Além de companheiro de barco o Zeca também foi meu companheiro de quarto e não posso reclamar de nada....o cara quase não ronca, é um parceirão de barco, arremessa MUITO, ta sempre super equipado em tralha e material audio-visual. No terceiro arremesso da pescaria conseguiu (sabe-se lá como) meter uma garateia no couro cabeludo. Tirando o piloteiro (Fera) que quase desmaiou e queria a todo custo voltar para o barco não tivemos maiores problemas para remover o piercing indesejável.

Imagem Postada

No primeiro lago que entramos encontramos com o Biguá e o Adhemar. Depois de vários arremessos com iscas de superfície, sem qualquer ação, passei perto do barco deles e gritei:

-Vou usar esta isquinha em homenagem ao Kid....Meti uma perversa amarelo limão no snap e no primeiro arremesso gritei.....Alá....acompanhou......POW! primeiro peixe embarcado naquela que seria A isca da pescaria.

Imagem Postada

Neste dia vimos uns peixes batendo perto de umas arvorezinhas alagadas. Pegamos alguns tucuninhas neste ponto e percebi que nas árvores tinha uma frutinha. Daí eu fiz a pergunta que vários outros piloteiros ouviram durante os dias que estivemos lá....isso come?

Imagem Postada

È uma frutinha chamada cambuci ou camu-camu. Pouco maior que uma jabuticaba grande, gosto mais ácido e puxado para uma mistura entre jabuticaba e pitanga. Durante os dias que estivemos lá provamos alguma delícias feitos com esta frutinha.....mouse, suco e sorvete.

No dia que subimos pro Aracá, estávamos navegando rio acima e vimos umas 3 canoinhas com pessoas abanando panos brancos como que nos chamando. O piloteiro disse que eram crianças e que iriam pedir coisas pra gente. Na volta pedi para pararmos. Eram crianças entre 6 e 10 anos, em canoinhas de um palmo de altura. Tinha um menino com não mais que 6 anos sozinho numa destas canoinhas. Como esperado pediram isquinhas para gente. Dei umas papa blacks que acho que são iscas coringas e o Zeca deu uns shads de borracha.........os meninos morreram de rir dos peixinhos molengos. Segundo o piloteiro eles corricam com estas iscas nos lagos......um vai remando e o outro vai puxando um pedaço de linha com a isca dentro dágua. É outro mundo mesmo......a gente aqui na cidade tem medo até de deixar menino grande chegar na esquina e lá os pirralhinhos já sabem se virar no meio ambiente que os cercam. O animal aqui só teve idéia de tirar uma foto das figurinhas depois que o barco já havia se afastado. Mas vai aí uma idéia do que relatei.

Imagem Postada

Quarta feira pesquei com o Dr. Fábio. É o cara sério mais palhaço que já conheci. Pra tudo ele tem um trocadilho, uma frasezinha de sacanagem, uma pegadinha.....O Alan é que mais sofreu com ele, pois eram companheiros de quarto e todo dia tinha uma gozação com o menino. Dentro do barco se mostrou um pescador experiente, que conhece bem os macetes da região, tendo várias vezes cantado a pedra de onde estaria o peixe. Arremessos precisos e trabalhos de isca bacanas me ensinaram muito neste dia de pesca.

Imagem Postada

Pegamos alguns peixes na casa de 4 a 5 kg e num deste eu fiz A cagada.....peguei a balança digital do Fábio para conferir o peso do peixe e fui soltá-lo usando a balança como um Boga. Resultado.....exatamente na hora que mudei a posição dos dedos para soltar as garras da balança, o peixe deu aquela cabeçada e foi embora com balança e tudo.....to devendo uma novinha pra ele.....

Imagem Postada

Quinta feira saí com o Fabrício....foi o melhor dia de pescaria sem peixe que já passei em minha vida. Parecia um dia de agradável conversa de boteco. Conheci melhor uma pessoa espetacular de caráter, idéias, atitudes e conceitos..... O Sr João Biguá pode se considerar um vencedor por ter criado uma cara tão 10 como este. Não embarcamos um peixe sequer, mas tivemos as porradas mais espetaculares que eu já presenciei ao vivo. Tomei uma porrada numa hélicezona a 2 metros do barco e o Biguá gritava....Tica, Tica que ele volta.......Que tica que nada.....as pernas num paravam de tremer....a linha ficou toda embolada na isca que vuou uns 2 metros fora dágua.....fui desembaraçar a linha e não conseguia por causa das mãos tremendo....comédia demais..... Aprendi muito neste dia, principalmente em relação ao trabalho das hélices. Um destaque pro piloteiro Capitão ....Sabe muito.....conhece muito.....

Sexta feira saí com o Lazinho. De todos com quem pesquei este foi o único parceiro que considero ter menos experiência do que eu em relação à pesca de grandes tucunas. Foi um dia difícil, pois o vento estava fortíssimo e não deu trégua. Pegamos uns 7 ou 8 peixes até 3kg e o Lazinho perdeu um Bão que abriu a garateia traseira de uma biruta (garateia reforçada, não original). Como companheiro de barco num existe cara melhor.....extremamente educado e calmo, tivemos que arrastar barco para entrar num lago e ele me ensinou a ?cangar? o cara para puxar o barco mais facilmente. Amarramos uma corda num pau forte e que tivesse comprimento suficiente para segurarmos os dois e saímos em disparada igual uma junta de bois puxando um carroção. Ótimo dia de pesca.

Imagem Postada

No sábado, só meio dia de pesca, saí com o Lori. Gente finíssima. Saímos meio que sem muita fé, pois estaríamos pescando bem perto de Barcelos....foi o melhor dia de pesca de todos. Acho que se tivéssemos pescado o dia todo tinha saído muito peixe bom, pois, só na parte da manhã pegamos uns 3 ou 4 na faixa de 4 a 5 kg, fora os pequenos e as diversas ações que tivemos. Mas o melhor do dia foi ter encontardo um parceirão de dupla sertaneja.....show de bola......dois gordinhos cantando modão sertanejo no meio dos lagos do rio negro.... e num era baixo não, esguelado no talo! Meio dia de pesca que valeu por dois, tanto pela qualidade dos peixes como pela qualidade do companheiro. Cara experiente, bem equipado, arremessa muito bem e passa tudo que sabe pro companheiro. Valeu demais.

Imagem Postada

http://i202.photobucket.com/albums/aa240/BetoBH/DSCI0847.jpg

http://i202.photobucket.com/albums/aa240/BetoBH/DSCI0839.jpg

Do resto da turma fica só o desejo de um dia termos a possibilidade de pescarmos juntos também.

Luizão, Marlúcio e Jorge ? Os caras estão acostumados a participar de torneios, então rapidamente perceberam qual era a isca e trabalho matador. A experiência vale muito nessas horas de pescaria difícil. 3 caras de primeira linha, educadíssimos e super divertidos. Companheirões que quero ter o prazer de acompanhar em outras empreitadas.

Adhemar, como diria o Biguá, é um velho sangue bom (rsrsrssrs). Tirando o fato que queria beijar todo mundo depois de umas e outras.....quaquaquaquaqua......é o tipo do cara que não pode faltar numa turma de pescaria. Esse encarna o espírito de TURMA e anima o ambiente.

Thiago e Xandego.....dois opostos que se completam.....Pessoas boníssimas, entendem MMMMUUUUUIIIIITTTTTTOOOOOO de pesca. O Thiago caladão, mas quando abre a boca sai coisa interessante. O Xandego, companheirão de copo, é um cara super envolvido com a pesca esportiva que tem seus ideais e luta por eles. Foi uma das coisas que mais valeu nesta pescaria foi conhece-lo pessoalmente já que troco conversa pela Net a pelo menos uns 5 anos. To só esperando agora o dia de sentarmos juntos numa canoa e ver quem cai nágua primeiro (O Araguaia e logo ali heim) huahuahuahuahuahuahua

http://i202.photobucket.com/albums/aa240/BetoBH/DSCI0825.jpg

Xandego no loginha

O Alan me impressionou por sua simplicidade e felicidade.....o cara curte tudo que está acontecendo. Sabe liberar aquela risada gostosa, aquele grito de euforia quando pega um bom peixe ou vê uma cena bacana......coisas que poucas pessoas fazem com tanta naturalidade. Embora more aqui em Bh, nunca tive o prazer deestar dentro do barco com ele, mas pelo que vi de longe, o cara é fera nos arremessos e num gosta de levar prejuízo pra casa.....batalha o peixinho nosso de cada dia.

http://i202.photobucket.com/albums/aa240/BetoBH/DSCI0841.jpg

O Humberto era o único que fugia um pouco do perfil dos demais pescadores da turma que a muito freqüentam sites e estudam a pesca esportiva. Ficou muito angustiado no começo pois estava preocupado em voltar pra casa sem os grandes troféus, e se esquecia de viver e aproveitar cada um dos dias de pesca. Com o passar dos dias foi entendendo sua situação e quando relaxou....gozou.....pegou seus maiores peixes no ultimo dia de pesca.

Pra finalizar o grupo não poderia deixar de elogiar enormemente o Andrea......sujeito finíssimo, super educado, conhecedor de todos os macetes da região. A gente vê que o cara é BÃO mesmo é quando a gente vê o carinho com que os funcionários e as pessoas mais simples e humildes tratam o sujeito. O cara é um REI em Barcelos....todos gostam dele. Quem ainda não o conhece, dá um jeito de marcar uma pescaria no Angatu e pedir pra ele acompanhar o grupo que vale a pena.

http://i202.photobucket.com/albums/aa240/BetoBH/DSCI0856.jpg

No sábado almoçamos e dormimos em Barcelos. Eu o Lori e o Biguá juntamos com o pessoal que estava no outro barco, e que conheciam o biguá e fomos tomar cerveja e jogar sinuca num dos botecos da cidade. Tudo muito legal e um fato muito engraçado. O boteco era o maior copo sujo que eu já vi. O Lori olha na parte de trás e vê um monstro dum rato descendo pela pilastra. O bicho parecia um gambá. Ele chama a atenção da galera e um imbecil qualquer comenta....? e isso aí é só o borboleta, espera só pra vc ver o RATO-AÇU quaquaquaquaquau!!!!

Pra finalizar este ?pequeno? relato, não posso deixar de comentar a viagem de volta para Manaus.....O avião virou um sabadão sertanejo.....A galera ficou doida e começou a cantar a todo volume.....todo mundo entrou na onda, até o piloto. Não fosse a guerra química que o pessoal do fundão estava fazendo, a viagem teria sido uma festa só. Antes de aterrisar cantamos a música do ?vamos dançar tudo nu......?( quem não conhece a música pede pra quem conhece cantar)......só tive que esperar o comandante aterrisar o avião antes de fazer graça com o nome dele na música...quaquaquaquaquaqua.

Iscas que mais tiraram peixes:

http://i202.photobucket.com/albums/aa240/BetoBH/DSCI0896.jpg

Perversas

http://i202.photobucket.com/albums/aa240/BetoBH/DSCI0887.jpg

João Pepino

http://i202.photobucket.com/albums/aa240/BetoBH/DSCI0889.jpg

TopDog

Só me resta agradecer a todo grupo que me ajudou a realizar mais um grande sonho pescativo.

Um forte abraço

Desculpem o tamanho do texto

Beto-BH

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Beto-BH,

Seu batismo foi de fato adequado !

Ainda mais que a dica da "perversa" terminou funcionando a contento !

Saber que ela foi usada na cara do Fabrício, não tem preço... :lol: :lol: :lol:

As fotos estão muito legais, e seu relato confirma o que já sabíamos, de que foi uma pescaria para ninguém mais se esquecer, não pelos peixes, mas certamente pelo grupo que se reuniiu e desfrutou desses dias !

O problema agora ( e isso será inevitável ) é a fixação de retornar que estará sempre presente... Mas será que não vale a pena ?? :lol: :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Beto...

Prazer ter conhecido vc.. E é isso ai!!! Amazonia é Amazonia...

Relato arrumado!!!! Agora o que tenho a lhe falar que cada pescaria na Amazonia e unica, a proxima vc pode ter certeza que vc ira sentir sensações totalmente diferentes... E isso nunca enjoa!!!

Abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Betão, meu cumpadre, primeiro parabenizo pelo relato. Assim como sua personalidade, rico em humor e detalhes, não citados em relatos anteriores.

Segundo, muitíssimo obrigado pelas palavras que dizem respeito a mim. É uma honra ter agradado um cabra tão gente boa e educado igual a você. E tenha certeza de que o Araguaia é logo aqui, e que assim que marcar qualquer ida com um pouquinho de antecedência, te ligo. Pescaria de espera, coisa de cachaceiro mesmo, kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Bração meu amigo e num some não!! :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Betão,

Foi um prazer pescar contigo, meu velho!!

Organiza aí as coisas, que na temporada 2008/2009 tem mais.

Quem sabe nós não acertamos aquele bocudão de 2 dígitos tão sonhado.

Gostei da do rato-açú KKKKKKKKKKKKKKKKK!!!

[ ]'s

Fábio

PS: vê se decora as letras das músicas para na próxima poder deixar o LALALALA de lado!! :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hheee....como sempre esse é o mais comédia de todos. Só de lembrar do lencinho umedecido, dessa porrada q o peixe deu na isca dele e ele travou geral, e a cantarola dentro do avião, já seriam suficientes para uma pescaria...o resto foi lucro puro.

Betão é um super pescador, cabra inteligentíssimo, comédia, parceiro e tudo de bom q vc possam imaginar...Sempre ele vinha com aquela perguntinha básica:

" - Biguá, vc acha q existem quantos litros de água no Negrão?"

ou:

" Biguá, qual será q tem mais, Paca ou Açu?"

ou, seja, coisinhas básicas de serem respondidas...E essas foram apenas 2 perguntas q eu me lembrei, imagina como foram as outras 12??? kkkkkk....

Nesse dia de pescaria com o Betão foi o dia em q perdi a minha isca morta na boca de um peixão. Tb tivemos a oportunidade de pescar com o guia Capitão...q me surpreendia a todo momento, realmente uma figura ímpar e q está na minha lista de contatos importantes da região.

E Betão...muito obrigado pelos comentários, pelo relato, pela parceria, e pela oportunidade de te conhecer...e aquela pescaria no Corumbá IV está de pé, viu...é só conseguir um tempo aí no consultório e vir pra cá. Será um prazer pescar com vc. :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Beto

Que relato show nego velho, gostei muito da rasgação de seda, isso só mostra o quanto você deve ser gente boa, porque achar defeitos é fácil , mais apontar virtudes em todos os membros é coisa que não se vê toda hora.

Parabéns ao grupo pela maravilhosa pescaria e que muitas se repitam.

Um dia, que Deus me ajude, quero estar com vocês.

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Betão......relato bacana mesmo.....com esta rasgação toda você se elege fácil pra Rainha do Baile.....kkkkkkkkkkkkk

Com ou sem repiquete, é uma pescaria a mais e um aprendizado enorme p vc!

Abç fera....

Agora o Tiago e o Xande são iguais fera, só meter uma peruca no Xande e deixar na boaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.....hehehehehehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu galera...

Agradeço a todos que tiveram paciência de ler um relato tão grande, e mais ainda aos que se deram o trabalho de comentá-lo.

Quanto à rasgação de seda infelizmente é tudo verdade é só perguntar pra cada um da turma se falei alguma mentira. Independente disso confio no voto de todos para me elegerem Rainha Do Baile (vote no www.rainhadobailegay@janone.com.br) este ano (rsrsrssrsr).

Só cometi uma falha gravíssima e imperdoavel que só depois de postada a msg é que me dei conta. Faltou eu falar da delicadeza e presteza com que o Rodrigo Manoel nos recebeu e acompanhou em Manaus. Me parece que o Biguá já havia relatado isso, mas nunca é demais exaltar um cara que, assim que foi comunicado que estávamos lá, foi imediatamente ao nosso encontro e nos acompanhou até a noite de volta ao Hotel. Valeu Rodrigão.

Para aqueles que me prometeram pescarias......estão ferrados pois eu cobro mesmo.

Abraços

Beto-BH

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ai Betão

Blz pura?

Num elogia muito nao que a gente fica metido facinho...rs, brincadeira

Esse ai é um cara que anima ate viuva em velório. Destaque especial pro repertorio musical com que eles nos presenteou no trajeto Barcelos-Manaus.

Só pra te passar vontade semana que vem devo estar pelos lados do Fio Velasco, trabalhando, hehe.

bração

tem msn?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ai Betão

Blz pura?

Num elogia muito nao que a gente fica metido facinho...rs, brincadeira

Esse ai é um cara que anima ate viuva em velório. Destaque especial pro repertorio musical com que eles nos presenteou no trajeto Barcelos-Manaus.

Só pra te passar vontade semana que vem devo estar pelos lados do Fio Velasco, trabalhando, hehe.

bração

tem msn?

Thiago, to indo pro fio velasco dia 20. na volta me dá notícias do nível do rio e dos peixes.HEHEHE abraços e boa viagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ai Betão

Blz pura?

Num elogia muito nao que a gente fica metido facinho...rs, brincadeira

Esse ai é um cara que anima ate viuva em velório. Destaque especial pro repertorio musical com que eles nos presenteou no trajeto Barcelos-Manaus.

Só pra te passar vontade semana que vem devo estar pelos lados do Fio Velasco, trabalhando, hehe.

bração

tem msn?

Thiago, to indo pro fio velasco dia 20. na volta me dá notícias do nível do rio e dos peixes.HEHEHE abraços e boa viagem.

O rio esta com um pequeno caimento que chamamos de desnivel, e que por este motivo provoca um fenomeno chamado corretesa.

Quanto aos aos peixes, estão mandando um grande abraço e te aguardam por la para alimentalos.

Acho que ajudei

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ai Betão

Blz pura?

Num elogia muito nao que a gente fica metido facinho...rs, brincadeira

Esse ai é um cara que anima ate viuva em velório. Destaque especial pro repertorio musical com que eles nos presenteou no trajeto Barcelos-Manaus.

Só pra te passar vontade semana que vem devo estar pelos lados do Fio Velasco, trabalhando, hehe.

bração

tem msn?

Thiago, to indo pro fio velasco dia 20. na volta me dá notícias do nível do rio e dos peixes.HEHEHE abraços e boa viagem.

O rio esta com um pequeno caimento que chamamos de desnivel, e que por este motivo provoca um fenomeno chamado corretesa.

Quanto aos aos peixes, estão mandando um grande abraço e te aguardam por la para alimentalos.

Acho que ajudei

Esse sabe tudo....

Tio Dedé, o profeta das águas....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ai Betão

Blz pura?

Num elogia muito nao que a gente fica metido facinho...rs, brincadeira

Esse ai é um cara que anima ate viuva em velório. Destaque especial pro repertorio musical com que eles nos presenteou no trajeto Barcelos-Manaus.

Só pra te passar vontade semana que vem devo estar pelos lados do Fio Velasco, trabalhando, hehe.

bração

tem msn?

Thiago, to indo pro fio velasco dia 20. na volta me dá notícias do nível do rio e dos peixes.HEHEHE abraços e boa viagem.

O rio esta com um pequeno caimento que chamamos de desnivel, e que por este motivo provoca um fenomeno chamado corretesa.

Quanto aos aos peixes, estão mandando um grande abraço e te aguardam por la para alimentalos.

Acho que ajudei

Esse sabe tudo....

Tio Dedé, o profeta das águas....

Ha, mais segundo um amigo , ele falou que os peixes estão misturados na agua mais tem que saber separar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelas informações que tive no fim desse mes vai estar no mesmo ponto que estava em no fim de março do ano passado, lagos começando a secar e douradas e cachorras comendo feito loucas na boca dos lagos. QQ coisa te passo uma MP

bração

Thiago, to indo pro fio velasco dia 20. na volta me dá notícias do nível do rio e dos peixes.HEHEHE abraços e boa viagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelas informações que tive no fim desse mes vai estar no mesmo ponto que estava em no fim de março do ano passado, lagos começando a secar e douradas e cachorras comendo feito loucas na boca dos lagos. QQ coisa te passo uma MP

bração

Thiago, to indo pro fio velasco dia 20. na volta me dá notícias do nível do rio e dos peixes.HEHEHE abraços e boa viagem.

Beleza então tiago, qq novidade dá o tq. valeu

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...