Ir para conteúdo

Trabalho escolar - Pesca Esportiva


Posts Recomendados

Amigos, meu professor de redação pediu que fizéssemos um texto jornalístico sobre ecologia e preservação do meio ambiente. Eu, mais que rapidamente, escolhi meu tema: Pesca esportiva!

O texto foi todo escrito por mim, espero que gostem.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A preservação da ictiofauna brasileira e a pesca esportiva

Água é vida. Não só para nós, seres humanos, mas também para várias espécies animais e vegetais. Apesar de os oceanos representarem a grande maioria da água existente no planeta, é nos rios que encontramos os seres mais peculiares. O Brasil conta com importantes cursos fluviais: O Amazonas, maior rio do mundo em extensão e volume; o Rio Paraguai, que forma a maior planície inundável do planeta, o Pantanal; Os rios Tocantins e Araguaia, que banham a maior ilha fluvial da Terra, a Ilha do Bananal. Se todos os recursos hídricos do país forem bem aproveitados, poderemos garantir um futuro melhor para nossos, filhos, netos, bisnetos etc.

Imagem Postada

Hoje, sabe-se que o turismo de pesca rende mais que a pesca profissional.

Os peixes são animais que vivem exclusivamente em ambientes aquáticos, e respiram através de brânquias. Como alimento, as espécies fluviais brasileiras são muito apreciadas, tanto na culinária nacional quanto na estrangeira.

Porém, várias espécies de peixes estão sofrendo com a sobrepesca. A pesca comercial é sustento de famílias ribeirinhas de todo o país. Esta é uma fonte de renda que não dá muitos lucros, e nossa ictiofauna poderia ser mais bem aproveitada através de um turismo que vem crescendo muito nas últimas décadas: o turismo de pesca esportiva.

Imagem Postada

Atualmente, o número de turistas que buscam a emoção de pescar e soltar é cada vez mais alto.

Tomamos como exemplo um pescador profissional que captura um Dourado (Salminus brasiliensis) de 10 quilogramas. O peixe será vendido por cerca de R$ 200,00.

Já um pescador esportivo, que viaja milhares de quilômetros para capturar um desses dourados, movimenta mais de R$ 5000,00. Além disso, o peixe capturado será solto, podendo atrair mais pescadores e movimentar mais dinheiro ainda. Assim, estaremos preservando a natureza e garantindo recursos para as gerações futuras.

Pesquisas realizadas na bacia amazônica indicam uma taxa de sobrevivência de cerca de 95% dos peixes capturados e soltos.

Imagem Postada

Preservando nossos recursos naturais, as futuras gerações poderão aproveitar o que já aproveitamos.

Devemos lembrar também que o governo exerce papel fundamental na preservação da biodiversidade aquática. Além existir uma cota máxima de peixes predados por pescador, há também uma medida mínima e máxima de cada espécie. Porém, o que garante que estas regras sejam cumpridas é a fiscalização por parte da Polícia Ambiental.

Além disso, certas espécies são protegidas por lei. No estado de Goiás, por exemplo, peixes como a pirarara (Phractochepalus hemiliopterus), piraíba (Brachyplatystoma filamentosum) e pirarucu (Arapaima gigas) têm sua pesca (que não o pesque e solte) proibida, e a fiscalização é constante.

Se tivermos consciência e bom-senso, preservaremos não só a ictiofauna, mas toda a biodiversidade presente neste país abençoada por Deus e bonita por natureza.

Imagem Postada

A pirarara é um peixe cuja captura e comercialização são proibidas, devendo-se praticar o pesque e solte.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

É isso...

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedro.. vc está de parabéns... Continue neste caminho da preservação do meio ambiente e praticando a técnica do pesque e solte...

Vc é um exemplo entre os pescadores mais novos!! Parabéns!!!

Andrezão, muito obrigado mesmo! :amigo: :amigo: :amigo:

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Garoto, :amigo:

Parabens e nota maxima ::tudo:: para voce `e pouco palmas:: palmas::

Nos do TBFT ja pensamos em fazer uma cartilha para entregar nas escolas, principalmente nas escolas proximas aos locais de pesca, sem duvida que por ai esta a salvacao dos pontos de pesca.

Parabens garoto ::tudo::

Forte Abs,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedro Paulo,

Excelente texto ! aplauso:: aplauso::

Acho que a intenção do TBFT deveria ser "copiada" e posta em prática como algo educativo !

arrow:: Temos uma enorme dificuldade de aprendizado de conceitos, quando a exemplificação não nos serve de modelo ( quem são HOJE nossas fontes de referência ? )

arrow:: Aproveitar o momento de conscientização dos jovens estudantes é uma boa maneira de superar isso...

Belo exemplo é o seu próprio texto ! mestre::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo,parabéns por ser este menino ::fisherman pescador que tu é,e muitos parabéns pelo seu texto,teria de valer no minimo uma medalha de conscientização palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas::

E só,realmente só os nossos jovens poderão salvar nosso mundo,não que os mais velhos tenham destruído,mas nos não teremos tempo o suficiente para mudar ,mas vocês tem muito tempo pela frente,mais uma vez parabéns e o poder esta não mão de vocês :amigo:

Abraços :amigo: ::fishing

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Garoto, :amigo:

Parabens e nota maxima ::tudo:: para voce `e pouco palmas:: palmas::

Nos do TBFT ja pensamos em fazer uma cartilha para entregar nas escolas, principalmente nas escolas proximas aos locais de pesca, sem duvida que por ai esta a salvacao dos pontos de pesca.

Parabens garoto ::tudo::

Forte Abs,

Luizinho, muito obrigado. É verdade, se a conscientização começar pelos jovens, teremos um futuro melhor!

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedro Paulo,

Excelente texto ! aplauso:: aplauso::

Acho que a intenção do TBFT deveria ser "copiada" e posta em prática como algo educativo !

arrow:: Temos uma enorme dificuldade de aprendizado de conceitos, quando a exemplificação não nos serve de modelo ( quem são HOJE nossas fontes de referência ? )

arrow:: Aproveitar o momento de conscientização dos jovens estudantes é uma boa maneira de superar isso...

Belo exemplo é o seu próprio texto ! mestre::

Mestre Kid, estou simplesmente sem palavras palmas:: palmas:: palmas::

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo,parabéns por ser este menino ::fisherman pescador que tu é,e muitos parabéns pelo seu texto,teria de valer no minimo uma medalha de conscientização palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas::

E só,realmente só os nossos jovens poderão salvar nosso mundo,não que os mais velhos tenham destruído,mas nos não teremos tempo o suficiente para mudar ,mas vocês tem muito tempo pela frente,mais uma vez parabéns e o poder esta não mão de vocês :amigo:

Abraços :amigo: ::fishing

Muito obrigado, grande amigo Alex :amigo: :amigo: :amigo:
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Belo texte Pedro, realmente como alguem disse ai pra cima, merecia um reconhecimento.

Mas o importante é que você é jovem e tomara que consiga levar outros jovem para esse caminho de preservação que você está ensinando.

Parabens! aplauso:: aplauso::

Muito obrigado, Jurandir!

Já estou tentando fazer com que alguns amigos meus pratiquem o pesque e solte rindo3::

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Parabéns Pedro, bela redação, é de jovens como você que nosso país precisa para orientar e conscientizar outros pescadores que lugar de peixe é na água, se esses pescadores que são uns predadores pensassem assim, todas crianças e jovens como você teriam muitos peixes para pescar no futuro. Ainda torço muito para que o Brasil se torne um exemplo da pesca esportiva pois só depende de nós.

Sei que já faz um tempinho que escreveu esta redação, como sou um pouco novo no fórum só agora pude ler.

Mais uma vez parabéns. ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedro, nota 10 para sua redação!! palmas:: palmas:: palmas:: palmas::

Mas a mensagem nela contida... vale muito mais do que uma nota escolar. ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: Sugiro que o texto seja encaminhado aos veículos de comunicação de sua cidade. alegre:: alegre::

Se me permite, gostaria de enviar para um jornal daqui. legal:: legal:: legal::

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns Pedro, bela redação, é de jovens como você que nosso país precisa para orientar e conscientizar outros pescadores que lugar de peixe é na água, se esses pescadores que são uns predadores pensassem assim, todas crianças e jovens como você teriam muitos peixes para pescar no futuro. Ainda torço muito para que o Brasil se torne um exemplo da pesca esportiva pois só depende de nós.

Sei que já faz um tempinho que escreveu esta redação, como sou um pouco novo no fórum só agora pude ler.

Mais uma vez parabéns. ::tudo::

Neto, muito obrigado pelas suas palavras, você me deixou muito feliz. Espero que no futuro, meus filhos e netos possam aproveitar de tudo o que aproveitei joia:::

Ah, e seja bem vindo ao FTB ::bemvindo:: ::bemvindo:: ::bemvindo::

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedro, nota 10 para sua redação!! palmas:: palmas:: palmas:: palmas::

Mas a mensagem nela contida... vale muito mais do que uma nota escolar. ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: Sugiro que o texto seja encaminhado aos veículos de comunicação de sua cidade. alegre:: alegre::

Se me permite, gostaria de enviar para um jornal daqui. legal:: legal:: legal::

Abraços

Grande amiga, muito obrigado! Minha intenção foi justamente deixar uma mensagem para o pessoal joia:::

Pode ficar à vontade para enviar meu texto para o jornal que desejar; só peço que não inclua aquela primeira imagem do pescador com uma rede, pois é de reprodução da Internet.

No mais, vamos nos falando.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 3 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...