Ir para conteúdo

Rio Santa Teresa - abril 2006


Posts Recomendados

NO LUGAR CERTO, NA HORA ERRADA

Rio Santa Teresa - abril 2006

Pela internet vários fecharam negócios, outros foram lesados, milhões aprenderam muita coisa, alguns até mesmo se casaram,...

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

...eu posso dizer que conheci 2 companheiraços de pesca. Graças a nossos fóruns de pesca e muita troca de boas idéias terminamos por marcar um pescaria, eu, Edsinho e seu cunhado Daniel num local até então desconhecido para nós 3, os meandros do Rio Santa Teresa, no Tocantins.

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Dia 3 de abril saí do escritório por volta das 11:00h, quando fui receber os novos companheiros de pesca Edsinho e Daniel no aeroporto de Goiânia, depois de um rápido pão-de-queijo goiano, ironicamente preparado por uma pernambucana (minha mãe), partimos para o Tocantins. Muita conversa durante a viagem, digna de companheiros de pesca que já viajaram várias e várias vezes juntos. Com direito a ligação do também companheiro Adhemar que nos procurou e prontamente atualizou este site com as notícias de nosso início de aventura. Por volta de 19 horas estaríamos em Gurupi, sob excepcional recepção da família Caruccio.

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Dia 04 saímos as 6:00h direto para nossa base, a 1,5Km do Rio Santa Teresa, o local logo nos encantou. Num giro de reconhecimento avistamos 2 grandes lagos naturais com cerca de 6 alqueires cada e uma grande represa com cerca de 2 alqueires. Em rápida conversa com o Sr. Valdir, gerente da fazenda, fomos informados sobre mais 4 lagos naturais e mais uma represa de mais de 10 alqueires, todas estas águas com tucunarés, bicudas, cachorras, pacus, jacundás, matrinxãs, cacháras e piroscas. Nem havíamos ainda nos informado efetivamente sobre o Rio Santa Teresa que também prometia cacháras, jaús e caranhas. Naquela primeira manhã estávamos convictos que chegamos no LUGAR CERTO! Porém a chuva que caía na chegada e que terminou durando por toda a nossa pescaria nos deixou uma impressão de que era HORA ERRADA!

Imagem Postada

http://www.ecopesca.com.br/portal/images/stories/gurupi_01/FOTO_0011.jpg

http://www.ecopesca.com.br/portal/images/stories/gurupi_01/FOTO_0012.jpg

Pois então vamos a pescaria. Às 10 horas do primeiro dia lançávamos as iscas no primeiro lago, o Lago da Casa, um lago natural com uma água bem cristalina, apesar das chuvas e com bastante movimentação de pequenos peixes. Alguns pinchos do colega Edsinho, e já uma pequena ação, enquanto seu cunhado ainda se entendia com sua nova carretilha. Em poucos minutos eu dei o primeiro pincho, passando pelas mesmas estruturas já batidas pelos companheiros. Numa área de rasura, cerca de 40cm de água cristalina, surge um risco na flor da água, um bote de cerca de 3 metros em linha precisamente reta e uma ótima pancada, em poucos segundos de briga o azulão mostra sua cara num salto, com minha zara bem presa na boca. Segundos de tensão, pois o brigão levara minha linha para o meio dos aguapés, com um pouco de paciência e colaboração do adversário em 1 minuto eu estaria com o primeiro peixe da pescaria nas mãos, um tucunaré azul de quase 4 Kg.

http://www.ecopesca.com.br/portal/images/stories/gurupi_01/FOTO_0013.jpg

http://www.ecopesca.com.br/portal/images/stories/gurupi_01/FOTO_0014.jpg

http://www.ecopesca.com.br/portal/images/stories/gurupi_01/FOTO_0015.jpg

http://www.ecopesca.com.br/portal/images/stories/gurupi_01/FOTO_0016.jpg

Pois, se já achávamos que o lugar era incrível, agora tínhamos certeza. O amigo Edsinho em muito pouco tempo também tira um tucunaré azul. E o cunhadão Daniel já se entendia muito bem com seu equipamento. Mais alguns pequenos exemplares foram retirados deste lago durante a alternância da garoa e do mormaço da primeira manhã.

http://www.ecopesca.com.br/portal/images/stories/gurupi_01/FOTO_0017.jpg

http://www.ecopesca.com.br/portal/images/stories/gurupi_01/FOTO_0018.jpg

http://www.ecopesca.com.br/portal/images/stories/gurupi_01/FOTO_0019.jpg

http://www.ecopesca.com.br/portal/images/stories/gurupi_01/FOTO_0020.jpg

Depois de aliviada a tensão da abstinência, fomos almoçar, foi então que conhecemos o engraçadíssimo Betim, que seria nos próximos dias nosso cozinheiro. E que posteriormente batizamos de Forest Gump Rosa do cerrado. Uma figura engraçadíssima que contribuiu muito com nossas risadas e nos tratou muitíssimo bem, com direito a tucunarés de forno e a mais variadas quitandas de roça.

http://www.ecopesca.com.br/portal/images/stories/gurupi_01/FOTO_0021.jpg

http://www.ecopesca.com.br/portal/images/stories/gurupi_01/FOTO_0023.jpg

http://www.ecopesca.com.br/portal/images/stories/gurupi_01/FOTO_0022.jpg

http://www.ecopesca.com.br/portal/images/stories/gurupi_01/FOTO_0024.jpg

Já na parte da tarde descemos para o Lago dos Piroscas, quando lançamos o barco na água, segundo informações este seria o melhor lago para se encontrar os pirarucus e um dos melhores para os tucunarés. Porém como mencionei antes, a HORA ERRADA nos traria uma grande dificuldade, as chuvas atrasadas deste ano estavam caindo exatamente na semana de nosso passeio e as águas dos lagos estavam altas e invadiam a vegetação ciliar. Criando um excelente refúgio para os pequenos peixes e conseqüentemente para seus predadores. Ouvíamos os peixes estourando dentro da vegetação e não vimos uma pirosca sequer. A grande ação deste lago se deu pela absurda quantidade de pacus e pequenas matrinxãs batendo na flor da água. Num dos pinchos Edsinho pega uma pequena matrinxã na batida.

http://www.ecopesca.com.br/portal/images/stories/gurupi_01/FOTO_0025.jpg

http://www.ecopesca.com.br/portal/images/stories/gurupi_01/FOTO_0026.jpg

http://www.ecopesca.com.br/portal/images/stories/gurupi_01/FOTO_0027.jpg

http://www.ecopesca.com.br/portal/images/stories/gurupi_01/FOTO_0028.jpg

Posteriormente descobriríamos que todos os lagos naturais apresentariam o mesmo problema, muita água e peixe muito escondido. Para nosso conforto, as represas estariam com seus níveis controlados pelos ladrões, porem com a água um pouco turva, mas nada que atrapalhasse a atividade dos tucunas.

http://www.ecopesca.com.br/portal/images/stories/gurupi_01/FOTO_0029.jpg

http://www.ecopesca.com.br/portal/images/stories/gurupi_01/FOTO_0030.jpg

http://www.ecopesca.com.br/portal/images/stories/gurupi_01/FOTO_0031.jpg

http://www.ecopesca.com.br/portal/images/stories/gurupi_01/FOTO_0032.jpg

No segundo dia fomos pescar na Represa do Pivô, que posteriormente seria considerada por nós o local mais produtivo da pescaria. Colocamos a canoa na água bem cedo e saímos pinchando, a represa apresentava estruturas muito parecidas com as de Serra da Mesa. Logo cedo coloquei minha macetinho amarela pra trabalhar e rapidamente um amarelinho deu as caras, bote vindo do fundo, bem próximo a canoa, quase que tiro a isca da boca do danado, mas foi embarcado para a foto.

http://www.ecopesca.com.br/portal/images/stories/gurupi_01/FOTO_0035.jpg

http://www.ecopesca.com.br/portal/images/stories/gurupi_01/FOTO_0036.jpg

http://www.ecopesca.com.br/portal/images/stories/gurupi_01/FOTO_0037.jpg

http://www.ecopesca.com.br/portal/images/stories/gurupi_01/FOTO_0039.jpg

Nesta represa tivemos muitas ações, achamos vários cardumes, sempre de azuis, e sempre peixes pequenos, por volta de 0,8Kg. Satisfeitos com o número de peixes começávamos a procurar pelos maiores. Sugeri ao Edsinho que procurássemos pelos tucunas na entrada do ladrão, uma vez que lá os pequenos peixes se aglomeram. No primeiro bom pincho do Edsinho cruzando a correnteza veio uma linda explosão, à distância, também na macetinho, desta vez na Açu, e desta fonte levantamos mais 3 ou 4 bons peixinhos.

http://www.ecopesca.com.br/portal/images/stories/gurupi_01/FOTO_0040.jpg

http://www.ecopesca.com.br/portal/images/stories/gurupi_01/FOTO_0041.jpg

http://www.ecopesca.com.br/portal/images/stories/gurupi_01/FOTO_0042.jpg

Nos próximos dias alternávamos e lançávamos a canoa em outras represas e lagos, sempre levantamos pequenos azuis e algumas belas bicudas, além de traíras e jacundás. Muita risada, cerveja gelada, ótimas tábuas de frios preparadas pelo colega Daniel. No quarto dia resolvemos colocar a canoa no Rio Santa Teresa, infelizmente as águas estavam muito altas e variando muito devido ao fechamento das comportas da Represa de Peixe. O passeio valeu, com direito a uma navegação bem conturbada no Rio Tocantins.

No último dia, resolvemos barrancar mais um pouquinho no Lago da Casa, enquanto eu casteava no fly a uns 40m dos meus companheiros ouvi uma verdadeira explosão. Exatamente no mesmo ponto onde peguei meu azulão o Edsinho acabava de engatar um excelente peixe também. Após ouvir o estouro olhei para o praiado onde estavam os companheiros e ainda vi a água voando. Após grande vibração vejo de longe o Edsinho levantando um excelente azulão, pra mim do mesmo tamanho do meu, para alegra-lo, como bom anfitrião que sou, darei a ele 3,8Kg e ao meu 3,750Kg (hehehe...). Nesta hora o amigo Daniel que antes brigava com seu equipamento e que como bom cunhado fez uma obturação num dente do Edsinho durante uma seção de pinchos, agora já trabalha suas zaras com total domínio e capturava tucunas, traíras e uma bela jacundá.

Pois bem à tarde ainda tivemos um excelente encerramento com dublês diversos e inúmeros azulinhos no fly, já que naquele último dia o vento me permitia. Pescaria fechada com chave de ouro. Pensando bem é muito preciosismo chamar de HORA ERRADA. Mas só pra desencargo de consciência já está marcado para junho de 2007, só pra ver como é lá nas águas baixas...

http://www.ecopesca.com.br/portal/images/stories/gurupi_01/FOTO_0033.jpg

Ah!!...No retorno para Goiânia ainda demos uma paradinha na Fazenda São Luis do amigo Roberto e numa água muito barrenta ainda, o Edsinho levantou 3 pequeninos tucunarés amarelos. Quando as águas limparem trarei notícias dos pais deles, heheheh...

http://www.ecopesca.com.br/portal/images/stories/gurupi_01/FOTO_0034.jpg

Uma excelente pescaria, só alegria, só coisa boa. Agradeço ao ECOPESCA que viabilizou esta amizade e a família Caruccio que nos tratou com a mais absoluta liberdade em suas terras. Um grande abraço a todos.

Equipamentos: 14 a 20lbsIscas: zaras, poppers, hélices.

Isca da pescaria: Mini Macetão.

Cor: qualquer uma bem trabalhada.

Todas as iscas utilizadas na pescaria estavam sem fisgas.

Xandego

Edsinho

Esta matéria foi publicada em julho no Ecopesca e após este período fizemos o retorno... agora na época certa, em breve esteri postando a parte 2 aqui... "A MISSÃO!!"... heheheheheh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bela Pescaria. Essas lagoas Naturais no Tocantins são coisa de louco mesmo. E olha que vocês foram em Abril.... imagina se fosse em Julho ou agosto, quando o sol está quente e o nível das água mais baixos... E os peixes maiores e mais gordos por causa da cheia!heheheheheheheheheheheO Adhemar só entrou em contato, não quis participar tb?T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outro Detalhe que acabei de notar, e que não posso deixar de comentar.... Quantos Bonés o Edsinho levou nesta pescaria. Pois percebi no grupo de todas as fotos, três eram diferentes. Já ouvi falar de levar mais de uma vara, mais de uma carretilha. Mas boné é a primeira vez. heheheheheheh :):):):)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outro Detalhe que acabei de notar, e que não posso deixar de comentar.... Quantos Bonés o Edsinho levou nesta pescaria. Pois percebi no grupo de todas as fotos, três eram diferentes. Já ouvi falar de levar mais de uma vara, mais de uma carretilha. Mas boné é a primeira vez. heheheheheheh :):):):)

Bigão acho eram 4 bones, e um é da coisa. ( Corinthias).Agora ele deu uma melhorada, ta pescando ate com blusas mas chiques. Pq tb usada a da coisa.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aff...credo...kkk...Eu jã tinha lido esse relato....mas não poderia me furtar de dizer q só pegaram animaizinhos...hehee...Parabéns pela pescaria...e pela inveja daquela tábua de frios regada a skol...kkkkk...

Valeu Biguá véi, já vi que só bastará umas duas pescarias comigo pra tú entrar na cachaça de vez, hehehehehe...Senti o "talento" em suas palavras, kkkkkkkkkkkkk :lol:
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outro Detalhe que acabei de notar, e que não posso deixar de comentar.... Quantos Bonés o Edsinho levou nesta pescaria. Pois percebi no grupo de todas as fotos, três eram diferentes. Já ouvi falar de levar mais de uma vara, mais de uma carretilha. Mas boné é a primeira vez. heheheheheheh :):):):)

E o tanto de calcinha que ele leva???? KKKKKKKKKKKKKKKO cara é todo invocado com boné, e pesca com camisa de porcaria de Cú...rintia. Dá pra entender?? heheheheh
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outro Detalhe que acabei de notar, e que não posso deixar de comentar.... Quantos Bonés o Edsinho levou nesta pescaria. Pois percebi no grupo de todas as fotos, três eram diferentes. Já ouvi falar de levar mais de uma vara, mais de uma carretilha. Mas boné é a primeira vez. heheheheheheh :):):):)

Bigão acho eram 4 bones, e um é da coisa. ( Corinthias).Agora ele deu uma melhorada, ta pescando ate com blusas mas chiques. Pq tb usada a da coisa.
Resumindo, ele passou de mendigo para Príncipe Charles (com a mesma beleza dele... rsrsrsrsrsrsrssssssssssssss) das pescarias, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk :lol:
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aff...credo...kkk...Eu jã tinha lido esse relato....mas não poderia me furtar de dizer q só pegaram animaizinhos...hehee...Parabéns pela pescaria...e pela inveja daquela tábua de frios regada a skol...kkkkk...

Bigua, precisamos marcar uma hein, se nao rolar peixe, tabua de frios e cerva num vai faltar...ehehehe
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eta lurgarzinho bom sô!!Carambas as aguas tavam altas em, tava olhando as fotos q tenho aqui e a diferença é bem grande. Mesmo assim ainda foi show.Parabens!!

Fal amano veio.Ainda bem que vc nao foi em Abril hein, senao como ia entrar na agua pra pescar..ehehehhe brincadeirinha.Qdo vamos estreiar o brinquedinho novo??/
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outro Detalhe que acabei de notar, e que não posso deixar de comentar.... Quantos Bonés o Edsinho levou nesta pescaria. Pois percebi no grupo de todas as fotos, três eram diferentes. Já ouvi falar de levar mais de uma vara, mais de uma carretilha. Mas boné é a primeira vez. heheheheheheh :):):):)

Fala Bigão, blz mano veio??Cara são os patrocinadores como disse o Kid...ehehehehBrincadeira, eh costume, sempre levo uns par deles, o que ta por cima eu pego e coloco...
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É por essas ( e outras ) que instituimos uma camiseta branca ( com alguma imagem referente ao local, embracação, etc... ), como "uniforme padrão" nas nossas pescarias... Mas ainda não arranjamos "PATROCINADOR", tem sido tudo na base da cota pessoal... :cry:

Pode parecer meio "boiolagem", mas SIMPLIFICOU e FUNCIONA perfeitamente, sendo substituídas a cada dia... e ainda ficam de lembrança no final da pescaria... Fazendo em quantidade, o preço nem chega a ser considerado caro ( diante dos custos envolvidos nas pescarias... ) ! Sem esquecer que ainda tem a turma dos piloteiros, que ADORA receber uma lembrança dessas... 8)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outro Detalhe que acabei de notar, e que não posso deixar de comentar.... Quantos Bonés o Edsinho levou nesta pescaria. Pois percebi no grupo de todas as fotos, três eram diferentes. Já ouvi falar de levar mais de uma vara, mais de uma carretilha. Mas boné é a primeira vez. heheheheheheh :):):):)

E o tanto de calcinha que ele leva???? KKKKKKKKKKKKKKKO cara é todo invocado com boné, e pesca com camisa de porcaria de (editado)...rintia. Dá pra entender?? heheheheh
Mais respeito com o Poderoso Timão hein...na proxima podexa que levo uma camisa pra ti...kkkkkkkk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É por essas ( e outras ) que instituimos uma camiseta branca ( com alguma imagem referente ao local, embracação, etc... ), como "uniforme padrão" nas nossas pescarias... Mas ainda não arranjamos "PATROCINADOR", tem sido tudo na base da cota pessoal... :cry:

Pode parecer meio "boiolagem", mas SIMPLIFICOU e FUNCIONA perfeitamente, sendo substituídas a cada dia... e ainda ficam de lembrança no final da pescaria... Fazendo em quantidade, o preço nem chega a ser considerado caro ( diante dos custos envolvidos nas pescarias... ) ! Sem esquecer que ainda tem a turma dos piloteiros, que ADORA receber uma lembrança dessas... 8)

Falou tudo Kid....adoro essas camisas feitas pela turma justamente pela lembrança...
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...