Ir para conteúdo

Tucunaré Fogo


Posts Recomendados

Oie Diogo,

Há várias espécies de Tucanare em Brasil que nunca foi registrado como peixe de registro esportivo. Seu fogo é um desses.

Eu acredito que o fogo Tucano está na família de CICHLA MONCULUS.

Se você tem um peixe grande de uma família diferente de " Listrado e (Acu & Paca mismo) ou Borboleta, ou Azul " você tem que documentar qual família que é, e você pode registrar aquele peixe como um registro mundial atual.

(Por exemplo o Azul é um piquiti cichla)

Em 2003 havia 5 famílias.

Temensis de " Cichla

Monoculus de " Cichla

Orinocensis de " Cichla

Ocellaris de " Cichla

Intermedia de " Cichla

Em 2006 foram somadas dez mais famílias.

Jariina de " Cichla

Kelberi de " Cichla

Melaniae de " Cichla

Mirianae de " Cichla

Nigromaculata de " Cichla

Pinima de " Cichla

Piquiti de " Cichla

Pleiozona de " Cichla

Thyrorus de " Cichla

Vazzoleri de " Cichla

Sorte e abraço. ::fish2

ENGLISH

Oie Diogo,

There are several species of Tucanare in Brazil which have never been recorded as record fish. Your fogo is one of those.

I believe the Tucano fogo is in the family of CICHLA MONCULUS.

If you have a large fish from a family other than "Striped, Azul, or Butterfly peacock Bass" you must document which family that is and you can register that fish as a current record.

In 2003 there were 5 families.

" Cichla temensis

" Cichla monoculus

" Cichla orinocensis

" Cichla ocellaris

" Cichla intermedia

In 2006 ten more families were added.

" Cichla jariina

" Cichla kelberi

" Cichla melaniae

" Cichla mirianae

" Cichla nigromaculata

" Cichla pinima

" Cichla piquiti

" Cichla pleiozona

" Cichla thyrorus

" Cichla vazzoleri

Good luck.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grato WD Allen!!!

Mas qual o procedimento para documentar o tal peixe??

Abçooss...

Diogo, o tucunaré fogo ou vermelho tem como nome científico: Cichla Mirianae

O atual recorde mundial tem 9 lbs, ou 4,08Kg.

Foi pego no Rio Ronuro - MT, em agosto de 2011 pelo pescador Martini Arostegui.

O peixe tinha 66,04cm de comprimento e 43,18cm de largura/circunferência.

O pescador usou uma vara BassPro, linha 14lb da Fireline, carretilha Shimano, isca de meia água da YoZuri.

O procedimento para homologação de recorde, seja por tamanho, seja por comprimento, eu passei pra vc por MP naqueles links. Dando uma lida e estando preparado, vc tem tudo pra bater este recorde.

Abs...e boa pescaria... joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grato WD Allen!!!

Mas qual o procedimento para documentar o tal peixe??

Abçooss...

Diogo, o tucunaré fogo ou vermelho tem como nome científico: Cichla Mirianae

O atual recorde mundial tem 9 lbs, ou 4,08Kg.

Foi pego no Rio Ronuro - MT, em agosto de 2011 pelo pescador Martini Arostegui.

O peixe tinha 66,04cm de comprimento e 43,18cm de largura/circunferência.

O pescador usou uma vara BassPro, linha 14lb da Fireline, carretilha Shimano, isca de meia água da YoZuri.

O procedimento para homologação de recorde, seja por tamanho, seja por comprimento, eu passei pra vc por MP naqueles links. Dando uma lida e estando preparado, vc tem tudo pra bater este recorde.

Abs...e boa pescaria... joia:::

É destas que tenho minhas duvidas sobre a homologação, o que o Johnny Hoffman já havia comentado. O tucunare fogo é endemico da bacia do Rio São benedito/Azul e Cururu, acredito que os biologos ainda precisam de muitos estudos para separar realmente quais são as especies de tucunare.

Outro que tenho duvida é o tucunare açu que ocorre naquela região do Madeirina(JUma, Madeirinha, autazes, Mutuca, Tracaja, Igapo Açu), com certeza ele não é o C pinima do Rio Madeira, tb acho que não parece o C vazolleri do Rio Uatuma/Jatapu e se aproxima do C temensis do Negro, mas quem já pegou sabe que é um pouco diferente. Nunca li algo, mas acho que deve ser uma outra especie que aind a não foi oficializada.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grato WD Allen!!!

Mas qual o procedimento para documentar o tal peixe??

Abçooss...

Diogo, o tucunaré fogo ou vermelho tem como nome científico: Cichla Mirianae

O atual recorde mundial tem 9 lbs, ou 4,08Kg.

Foi pego no Rio Ronuro - MT, em agosto de 2011 pelo pescador Martini Arostegui.

O peixe tinha 66,04cm de comprimento e 43,18cm de largura/circunferência.

O pescador usou uma vara BassPro, linha 14lb da Fireline, carretilha Shimano, isca de meia água da YoZuri.

O procedimento para homologação de recorde, seja por tamanho, seja por comprimento, eu passei pra vc por MP naqueles links. Dando uma lida e estando preparado, vc tem tudo pra bater este recorde.

Abs...e boa pescaria... joia:::

Fabrício,

Estava procurando na IGFA a foto deste peixe(vc viu?)Pois, acho muito estranho tucunaré fogo pego no alto Xingu a unica especie de tucunaré que conheço que tenha por lá e que tb já peguei, seja o Tucunaré amarelo do Xingu-Cichla melaniae que é bem diferente do tucunaré fogo-Cichla mirinae encontrado nos rios do sul do Para(São Benedito e Cururu). Será que esta classificação não esta errada não???

Se estiver errado...me corrijam.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei!!! diabo:: Depois de muito procurar...encontrei a foto do recorde, do "Tucunaré fogo-Peacock, mirianae" Naonao:: Homologado na IGFA(foto e comentário abaixo). E não sou Biólogo mas, pra mim este peixe da Foto é sim um Tucunaré amarelo do Xingu-Cichla melaniae e este recorde foi classificado erroneamente. Gostaria que algum biólogo desse seu veredito...

http://www.worldfishingnetwork.com/users/wfn/blog/igfa-record-catches-broomtail-grouper-granulated-catfish-red-grouper-176220.aspx

Imagem Postada

"During a 10 day period last August, Martini Arostegui caught three world record fishes – quite a feat! On Aug. 3, he landed a red grouper off the coast of Bimini in the Bahamas. It was caught with a live snapper, and measured in at 69 cm. A week later, on Aug. 10, Arostegui landed a mirianae peacock that weighed 9 lbs and measured in at 66.04 cm. It was caught on a Yo-Zuri swimbait in Brazil’s Ronuro River. And on Aug. 13, Arostegui landed a granulated catfish in Brazil’s Xingu River. It was caught using a live worm, weighing in at 15 lbs, 8 oz, and measuring in at 74.93 cm." Fonte site http://www.worldfishingnetwork.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só pra dar base a comparação segue duas fotos de um tucunaré do Xingu-Cichla melaniae:

Esta primeira é do atual record homologado, capturado no Xingu:

http://wrec.igfa.org/getRecordImage.aspx?iid=36282&thumb=False

http://wrec.igfa.org/WRecDetail.aspx?uid=36282&cn=Peacock,%20Melaniae#.UBHyaWGe6So

A segunda é de um que eu peguei no Suiamiçu afluente do Xingu:

Imagem Postada

http://turmadobigua.com.br/forum/viewtopic.php?f=4&t=13542&hilit=suiami%C3%A7u

O tucunaré do Xingu-Cichla melaniae, tem como características( oq me ensinaram e li): A quase ausência de Barras verticais(quando aparecem são quase apagadas e a presença de uma quase barra Horizontal da calda ao opérculo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já pesquei o fogo tanto no Rio Cururu quanto no Rio São Benedito(essa cor vermelha é mais no São benedito, no Cururu ganha aspecto mais ouro e com ponto vermelhos- na minha opinião a especie mais bonita de tucuna), e realmente é este da foto

O descrito como recorde deve ser uma confusão de especies provavelmente se trata do tucunare amarelo do Xingu, até pela localização em que foi pego(bacia do Xingu). O Tucunare fogo é endemico do Cururu e São Benedito, da bacia do Teles Pires.(acredito que até hoje ninguem homologou seu recorde verdadeiro)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou dar meus pitacos pessoal. A espécie Cichla mirianae é descrita tanto para a bacia do alto Tapajós quanto o alto Xingu. Então, apesar de serem realmente um pouco diferentes, foram classificados como a mesma espécie mesmo. Por isso, o fogo, o amarelão do Teles Pires e esse do alto Xingu é tudo a mesma coisa (conforme a classificação atual). A título de curiosidade, há um projeto de pesquisa sendo feito no Teles Pires, pela UNEMAT. A coordenadora do projeto me falou sobre um tucunaré fogo capturado, marcado e solto que foi recapturado pouco tempo depois já com a coloração amarelão. Parece que a cor avermelhada tem relação com a água mais transparente.

O do baixo Xingu é a outra espécie, Cichla melaniae.

Outra curiosidade: o nome "mirianae" é uma homenagem à Mirian Leal Carvalho, bióloga, mestre em biologia aquática pelo INPA, que hoje trabalha na Eletronorte, mas que trabalhou PNDPA durante muito tempo, e que coletou um peixe desse lá pela década de 80, que foi depositado da coleção do museu de zoologia da USP.

Copio a seguir o passo da chave de identificação que distingue os dois (em inglês mesmo):

13 - E1 scales 72-80; lateral blotches 1-3 present,

ocellated or not, in adults mediated by irregular

dark stripe continuing onto caudal

peduncle (may be absent or rudimentary in

females); vertical bars 1-3 indistinct in

adults; bars 1a, 2a absent; light spots on side

absent or sparsely distributed in adults (Rio

Tapajos and upper Rio Xingu).

.......................................................C. mirianae

- E1 scales 78-85; ocellated blotches absent

from side; lateral band absent in adults; bars

1-3 distinct, narrow; bars 1a, 2a commonly

present, narrow, indistinct; numerous light

spots covering side (lower Rio Xingu).

.......................................................C. melaniae

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Baita confusão.

Entao o amarelo do teles pires e o fogo do benedito sao a mesma espécie??

Vejo muita diferença entre eles, desde os ocelos até a coloração em sí.

O amigo acima cita que os do xingu possuem as faixas quase apagadas e uma sequencia do ocelo até o opérculo quase visivel. Ja no "fogo" os circulos no meio do corpo sao bem visíveis, e não possuem a tal listra.

Na minha opinião é um equívoco a classificação deles como da mesma classe.

Peguei a uns 2 anos atras um tucuna de uns 5 Kg no rio Vond stain ( afluente do Xingu ) seria ele então um mirinai ou um melaninae??

Abçoossss...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Baita confusão.

Entao o amarelo do teles pires e o fogo do benedito sao a mesma espécie??

Vejo muita diferença entre eles, desde os ocelos até a coloração em sí.

O amigo acima cita que os do xingu possuem as faixas quase apagadas e uma sequencia do ocelo até o opérculo quase visivel. Ja no "fogo" os circulos no meio do corpo sao bem visíveis, e não possuem a tal listra.

Na minha opinião é um equívoco a classificação deles como da mesma classe.

Peguei a uns 2 anos atras um tucuna de uns 5 Kg no rio Vond stain ( afluente do Xingu ) seria ele então um mirinai ou um melaninae??

Abçoossss...

Não sou biologo, e distante achar que tenho esta capacidade. Mas os tucunas do alto Xingu são igualzinhos aos do baixo xingu, pode ver a foto do dito recorde do Tucunare fogo, ele é igual aos pegos em relatos do Xingu e seus afluentes. Os tucunas pegos no leito do Teles Pires, são diferentes do tucunas do São benedito e Cururu(perguntar para os Guias do Mantega, eles vão falar que vez por outra pegam no leito um Tucunare Fogo, mas que são completamente diferentes). Eu acho que ainda muita pesquisa vai ser precisa para separar as inumeras especies de tucnas do Brasil. doeu:: surtei::
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, tambem nao sou biólogo, mas muito legal a explicação do Michel....

Mas também acredito que são bem diferentes ( se da mesma especie ou não, não sei, na verdade nem tenho ideia dos requisitos para se falar em mesma espécie..)

Acho os do xingú até parecidos com os do São benedito/Cururu/azul/matrinchã....mas beeem diferentes dos do teles pires, aqueles amareludos bem destacados...

Sei que a cor e ph da água influem diretamente na cor e comportamento dos peixes, alias, esse mimetismo explica um pouco do sucesso do tucunaré em diversos ambientes....

Peguei no mesmo rio (mesma regiao na verdade porque foram nos rios são benedito, azul, matrinchã) tucunaré realmente vermelhos!!

Imagem Postada

Outros, mais ou menos vermelho

Imagem Postada

Mas este aqui, por exemplo, tem as "bolas" no corpo típica do fogo, mas é meio amarelão..

Imagem Postada

E percebi que, na mesma lagoa, na mesma época, mesmo nivel de rio, mesma forragem, mesma atividade sexual rsrsr, os peixes tinham colorações diferentes no mesmo local.

Nem eu entendi o que quis dizer com o post rsrsr porque nao alcançei conclusão hehe....

Mas chuto que são espécies diferentes, pelo menos os do sao benedito e do teles pires.

No que pese o são benedito desaguar no teles pires, os peixes têm uma aparência diferente.....não apenas cor, mas principalmente por serem mais finos e terem listras destacadas em vez de "bolas".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...