Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Rodrigo Carilo Vivas

SeaPro 25 Hp - Duvidas.

Posts Recomendados

Pessoal acabei de comprar meu motor e estou com algumas duvidas, se puderem me ajudar.

1 - a lenta do bicho parece um bate estaca... parecendo motor velho, tudo bem que é 2 tempos, mas já tive um 40 e a lenta dele era de boa.

2 - em meia aceleração ele parece que fica dando falta de combustivel, tipo que falhando. já verifiquei mangueiras, tanque e tudo mais.

o que acham que pode ser?

O motor não esta com 5 horas de uso.

desde já agradeço.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qto tá usando a mistura? Tenho quase certeza que é excesso de oleo, esse motor não aceita mistura forte. Realmente ele "pipoca" mais na marcha lenta ainda mais se comparar com o 40hp 3cil. em termos de aceleração ele tem um "vazio" grande entre 1/2 aceleração e 3/4. Como já disse aki já que tá amaciando ainda, coloque um mistura de no máximo 35/1 e senta o Kct nesse motor que esses problemas param, no meu e do meu tio que tiramos eles zero juntos fizemos isso e nunca deu problema algum.

Compartilhar este post

Link para o post

Cacilda , eu li os tópicos aqui e decidi por comprar o Mercury tbm , mas quanto problema que eu to vendo com ele , minha nossa .

Ps: Rodrigo , quando vc testar por mais vezes vc dá uma atualizada no tópico , por favor ?

Compartilhar este post

Link para o post

esse motor é muito bom....o unico problema dos mércury ,é que tem que trocar a mangueira de combustivel. com o tempo ela solta aquela camada interna bloqueando a passagem do combustivel.....agora se for algo mais grave tem que levar na autorizada pra resolver o problema....mas depois de amaciar é um baita de um motor....econômico, andador....

Compartilhar este post

Link para o post

Rodrigo, o meu tambem era assim, qdo dimunuir a mistura de oleo ele melhora mais, quanto a mangueira apartir de 2010 esse problema foi solucionado com o sua troca, qto ao vazio na aceleração já percebi isso tambem, percebi tambem que em alto giro ocila aceleração, vou levar o meu pra primeira revisão e informar o mecanico a respeito...

Compartilhar este post

Link para o post

O "problema" destes motores, são lojas que apenas vendem os motores e não tem mecanicos treinados.

Quando se troca a junta pra passar pros 30 hps (todos fazem a troca) tem que mexer no carburador e no avanço da ignição.

O chicão já falou disso aqui no fórum.

É só regular de novo que o motor fica bala.

Compartilhar este post

Link para o post

Rodrigo,

Seu motor ja esta como 30 HP ou ainda esta como 25 HP??

Comprei o meu em janeiro deste ano, e usei em apenas tres pescarias (to precisando ir pescar :gorfei: :gorfei: ).

Ele ta como 25 HP ainda e nunca deu problema!!

É meu primeiro motor, mas, como disse o Guto, só andei na "maciota" nos 10 primeiros minutos, depois, só em ALTA.

O motor é SUPER economico e ANDA MUITO!!

Em conversa por telefone com um amigo, ele me disse para deixar ele como 25 HP mesmo, pois, segundo ele, a diferença na velocidade/rendimento do motor apos a mudança praticamente não muda, mas, o consumo aumenta.

Ainda não fiz a primeira revisão, estou prestes a fazer, e, sinceramente, não sei se vou mudar para 30 HP.

Cheguei à abrir um topico em outro forum para trocar experiencias com outros pescadores e saber o que eles acharam da mudança, cheguei até a mandar um email para a Mercury para saber o poscionamento deles sobre o assunto. No topico aberto em outro forum, sinceramente não cheguei a conclusão nenhuma, e, com relação ao email que enviei à Mercury, não obtive respostas.

Mas, pode ficar tranquilo, o motor é SHOW!!!

Abçs!!

Compartilhar este post

Link para o post

No tópico sobre o Mercury , alguns falaram que teria que amaciar o motor antes e só na 1 revisão deveria trocar a junta para deixa-lo com 30 HP .Ligando na loja onde pretendo comprar o motor , o vendedor me disse que a Mercury os instruiu para que o motor já saia com esse junta trocada e com 30 HP . Procede esse informação ? Oq vcs me sugerem ?

Compartilhar este post

Link para o post

Até onde eu sei, todos sea pro já estão saindo das revendas com 30hp há um bom tempo... o que precisa ver é se o ponto de ignição foi regulado para 25º com o motor totalmente acelerado (o ponto vem em 20º quando o motor está com 25hp).

Compartilhar este post

Link para o post

Quando comprei o meu em fevereiro deste ano, o pessoal da revenda disse que a orientação da Mercury é de sair com o kit ( Helice e junta ), que vem da propria fabrica, estou com a helice original em casa, o mecanico disse que se não trocar fica falhando, segundo ele o motor e feito para andar com os novos ajustes.

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo que eu saiba tds Mercurys principalmente apartir de 2008 eles já colocam a junta antes de vender, caso contrário é só olhar no kit de ferramentas do motor se caso vier a junta separada não trocaram. O meu tirei zero há 4 anos e até hj não fiz revisão e funciona redondinho. Esse motor bebe muito pouco pra um 30 hp, portanto se colocar muito oleo 2T a quantidade que irá na admissão e a queima será muito prejudicada mesmo, sobrando oleo 2T sem queimar, só ver os inumeros relatos que escorre oleo pela rabeta. Como já disse um motor que bebe pouco, ainda se coloca o dobro de oleo 2T e anda na maciota pra ajudar, vai falhar mesmo. Lembrem que uma mistura 50/1 foi feita para o motor não ter danos andando em rotação máxima ou seja a mais ou menos 5.500 rpm

Compartilhar este post

Link para o post

O meu eu comprei em janeiro deste ano e não veio com a junta trocada (ela esta no Kit de ferramentas) e muito menos com um helice diferente para a nova configuração.

Foi por isso (varias informações diferentes em cada local) que resolvi mandar um email para a Mercury e saber qual o posicionamento da empresa sobre este assunto, mas, não obtive resposta.

Semana passada estive na Martinelli em Ribeirão Preto, e, conversando com o vendedor sobre o motor, ele não disse nada a respeito sobre a mudança do helice por exemplo, disse que continuava a mesma helice original, falou apenas na troca da junta.

Vai entender :gorfei: :gorfei:

Abçs a todos!!

Compartilhar este post

Link para o post

Alessandro, essa história da helíce acho muito estranho, o meu veio com a original 9 7/8 x 13 e tds as pessoas que compraram veio com esse modelo e ng teve problema. Não precisa amaciar primeiro pra trocar a junta pois esse motor é originalmente 30hp, na minha opinião compensa sim a troca pois informações que colhi em sites da Tohatsu a diferença entre o consumo do 25hp e o 30hp é de apenas 0,5l/H em aceleração máxima(12,5 x 13L/H) e vc terá um motor mais rápido, olhe o manual do seu e veja que o consumo é 13L/H. O Tohatsu 30hp vem com hélice 8x14 mas acho muito para um 30hp.

Compartilhar este post

Link para o post

Lembro dessa história de hélice qdo meu pai tirou o Mariner Marathon 15hp 93 e ele vinha com helice 9 1/4 x 9 e a recomendação era que depois de amaciado trocar por um passo 10.5, fiz isso só que quase 20 anos depois, testei o motor com GPS junto e o motor perdeu velocidade. Tem um tutorial muito bom sobre escolha da hélice aki no forum, td depende do tipo de barco, peso, etc.

Compartilhar este post

Link para o post

Alessandro, essa história da helíce acho muito estranho, o meu veio com a original 9 7/8 x 13 e tds as pessoas que compraram veio com esse modelo e ng teve problema. Não precisa amaciar primeiro pra trocar a junta pois esse motor é originalmente 30hp, na minha opinião compensa sim a troca pois informações que colhi em sites da Tohatsu a diferença entre o consumo do 25hp e o 30hp é de apenas 0,5l/H em aceleração máxima(12,5 x 13L/H) e vc terá um motor mais rápido, olhe o manual do seu e veja que o consumo é 13L/H. O Tohatsu 30hp vem com hélice 8x14 mas acho muito para um 30hp.

Blza Guto!!

Então, o meu veio com um helice original 9.9x13.

Como disse, estive na Martinelli semana passada, e aproveitei para comprar um helice reserva para o motor e para o motor eletrico.

A helice (da marca BR Boat - sera que é boa?) que o vendedor me vendeu tinha na caixa esta como especificação original da Mercury (apesar de não ser a original) o passo 9 7/8x13!!

Acho que vou levar o motor essa semana para fazer a revisão e passar ele para 30 HP.

Abçs!!

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que em termos de desempenho e passo a hélice 9.9 x13 e 9 7/8 x13 deve ser o mesmo, se dividirmos 7 por 8 ela é 9.87 x13 ou seja mesma coisa de 9.9 x13, é mesma coisa falar da diferença de uma hélice 10.5 e uma 10 1/2. Ao não ser se tiver diferenças de construção e estrutura de ambas.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que em termos de desempenho e passo a hélice 9.9 x13 e 9 7/8 x13 deve ser o mesmo, se dividirmos 7 por 8 ela é 9.87 x13 ou seja mesma coisa de 9.9 x13, é mesma coisa falar da diferença de uma hélice 10.5 e uma 10 1/2. Ao não ser se tiver diferenças de construção e estrutura de ambas.

Foi o mesmo que pensei quanto a diferença entre um e outra, ou seja, praticamente (pelo menos eu acho) inexistente. Comprei mesmo para ter uma reserva no barco.

Agora, e quanto a 9.6x13 que o pessoal tem falado, voce acha que tem diferença??

Abçs!!

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo, sua matemática está errada. Aonde que dividindo 7 por 8 vai dar 9.87?

Se fosse o caso, seria 9x0.875 e não outro 9

Mas não é assim.

O 9 a que se refere é o TAMANHO do hélice, e 13 é o passo.

Assim, 9.9 em TAMANHO é bem maior que o 9 7/8, já que o passo é o mesmo.

Tentando ser mais claro, o tamanho da pá é maior, logo desloca mais água.

Compartilhar este post

Link para o post

Alex eu sei que 9 é tamanho e 13 é o passo, mas veja as duas helices ao vivo e veja se não são iguais. eu já vi e são identicas, assim com as 10.5 e 10 1/2( essa eu tenho as 2). Entendo eu que uma hélice de 9.9 polegadas de diametro são 9 polegadas( 22.86cm) + 0.9 de polegada(2.28cm) ou seja 25,14 cm de diametro. E uma hélice 9 7/8 são 9 polegadas(22.86) + 7/8 de uma polegada( 2.2 cm) ou seja 25, 1 cm de diametro, resumindo elas possuem o mesmo diametro. Posso estar enganado nas contas mas acredito que seja isso, porém não sou matemático ou engenheiro, hehehehe.

Compartilhar este post

Link para o post

Pra comprovar que minhas contas não estão erradas, retirei exemplos de informação na Sorabo.

1)10.3/8 - 13 = 10,375 polegadas de diametro e passo 13

2) 10.3/4 - 15 = 10,75 polegadas de diametro e passo 15

3) 10.1/4 - 17 = 10,25 polegadas de diametro e passo 17

Sendo que o diametro delas é o seguinte

1) 26,3525 cm - passo 13

2) 27,305 cm - passo 15

3) 26,035 cm - passo 17

Seguindo exemplo:

9.7/8 - 13= 9,87 polegadas de diametro passo 13

Compartilhar este post

Link para o post

Olha, guto dificilmente vc vai notar a diferença vendo uma do lado da outra.

Para vc conseguir visualizar a diferença, realmente ela tem que ser maior.

Agora, vc pode estar falando de padrão de medida diferente em uma ou outra, devido a marca diferente, aí já não sei.

Agora que vc explicou melhor seu cálculo consegui entender, é que vc disse simplesmente que dividindo 7 por 8 daria 9,87.

O que te digo é que se for realmente conferida estas medidas, ALGUMA diferença deve dar, nem que seja 100 rpms ou até menos.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso