Ir para conteúdo

Quase tragedia


Posts Recomendados

Senhores, estou postando este forum para que sirva de alerta para outros pescadores que também tem alguns habitos errados como o do meu colega.

Na ultima sexta feira dia 04/04 estavamos pescando na Serra da Mesa na região do Castelo, meu quintal, quando uma manobra brusca derrubou eu e meu parceiro na represa, o motor do barco continuou funcionando e aquela cena deixou a gente bastante assustada, depois de alguns minutos o barco afundou e aí veio o pior, estavamos a uma boa distancia da margem sendo arastados pela força da agua para o meio do lago, o colega sentiu as forças acabando e afundou, pediu ajuda, quando eu o alcancei, afundamos juntos, daí eu me apavorei. ficamos a deriva por um bom tempo, não sei precisar quanto, só me lembro de gritar com o colega, para parar de nadar e tentar apenas flutuar, depois comecei a gritar desesperado vendo que o colega não iria suportar muito tempo, quanto tempo se passou, não sei pareceu uma eternidade.

Por DEUS e apenas por DEUS, fomos socorridos por um colega que nunca havia ido a SM, a canoa tinha sido posta na agua naquele dia.

Meu parceiro ainda se encontra em estado de choque, medicado e em repouso, eu só tenho a agradecer a opotunidade de poder relatar o acontencido aos senhores e azer alguns alertas.

O salva vidas vai salvar voce, não o seu parceiro, esta decisão voce vai ter que carregar para sempre.

Quanto tempo voce aguenta nadar, 1, 10 100 min, quado voce vai precisar

Para quem sua vida realmente é importante, SÓ PARA VOCE?

QUE DEUS PROTEJA VOCES, ASSIM COMO ME PROTEGEU........

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguns cuidados devem mesmo ser observados!!!

Graças a Deus que podemos ler sua quase tragédia e isso vai poder servir de exemplo a todos, sem excessão!!!

Muito bom ter você conosco Mauro e desejo do fundo do coração melhoras ao seu amigo!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha o alerta aí pessoal. Muitos companheiros não acreditam em incidente, ou acidente, e se descuidam da segurança. Neste fim de semana passado ví vários pescadores saindo sem coletes lá em SM.

Levamos 3 colegas para conhecer a Pousada Serra Negra. Barco lugado, tralha arrumada, linda vista da represa e.... cadê os coletes?

Exigí que o Geraldinho arrumasse coletes para os 3. Só sonseguiram 2. Graças a Deus que não aconteceu nada de mais.

Essa situação que o Mauro Nakatani contou deve ser a pior coisa que pode acontecer a um pescador. Com certeza o trauma vai ficar para a vida toda. Então, da próxima vez galera, vamos usar o colete e presevar o que temos de melhor: a vida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Puts Mauro...quase vc vai nessa hein?!?!? :roll:

Vlw mesmo pelo alerta, e bem q vc poderia dar mais detalhes de como a coisa aconteceu, e tals...Tipo de embarcação e motorização usada, tempo, marolas, pq vc tombaram??? e por aí vai...Isso ajuda muito...

:wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado mauro pelo alerta, eu me encaixo nos que não usam colete, e não gosta de usar... e para piorar Não sei nem nadar....

A gente sempre acha que não vai acontecer com a gente...

Isso me serve muito de lição... e vou passar a usar colete.... MInha vida vale muito mais...

Voce é doido não saber nadar e não usar colete, dai é pedir pra afundar mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É muito perigoso mesmo navegar sem colete, eu também não gosto muito de usar, mas senpre uso enquanto estamos navegando e tiro enquanto estamos parado pescando, acredito ser uma situação segura, pois geralmente se pesca mais próximo a margem e com motor desligado.

Meu sogro foi testemunha de uma tragéria parecida com o que quase aconteceu com vocês, mas nesse caso o pior aconteceu. Ele estava pescando em um "batelão" no Rio grande na cidade de Colombia, e lá tinha um cara que cobrava pra levar o pessoal nos batelões. Esse cara, não se sabe porque estava andando em pé na canoa em movimento, se desequilibrou e caiu na água. O motor continuou ligado e a canoa continuou andando, o cara invez de voltar para margem foi tentar pegar o barco, não conseguiu e afundou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Joelson, ou você aprende logo ou FAVOR LEVAR 2 COLETES na nossa pescaria!

Eu me garanto na natação, mas é como o Mauro falou, perder um amigo porque você não conseguiu salvar é um trauma para o resto da vida. Não vale a pena.

Belo alerta para todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente Mauro, foi o Senhor quem os livrou da morte, não há dúvidas...

Pessoal, a vida é mais importante do que tudo! Que este importantíssimo testemunho do Mauro sirva de lição para todos nós!

As desculpas para não se usar o colete salva-vidas são variadas: alguns não usam por ser meio calorento, ou por não ser tão "fashion" (é meio "careta", pois esconde as lindas camisas Balyhoo...). Alguns usam-no como assento no barco e a maioria confia excessivamente em suas "habilidades aquáticas". Mas não se esqueça, amigo, que, estatisticamente, as situações adversas estão mais à favor das tragédias do que dos livramentos. E o pescador alcoolizado no barco amplia em muito as possibilidades ruins, embora poucos admitam isso.

De pai para filho, aprendi a usar o colete até em pescaria de barranco, dependendo da periculosidade do local. No barco, não tiro por nada, mesmo estando parado. Pode parecer ridículo para alguns, mas esta é uma decisão pessoal de valorizar a vida (a minha e a da minha família, que me aguarda ansiosamente em casa...).

Abraço aos cautelosos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já tinha visto este relato em outro forum. E sempre procuro levar o Colete Salva Vidas no Barco. Mas acontece de as vezes esquecer. E também assumo que já levei e usei ele como banco. Mas agora. depois de ler este relato, pode ter certeza que sempre que o motor estiver ligado, estarei usando meu colete e as pessoas que estiverem comigo no barco também.

Outra coisa muito importante, que a maioria das pessoas que pilotam não fazem, inclusive eu, é usar a cabo de segurança do motor no pulso. Este simples cabo, quand alguem sai de perto do motor, corta a gasolina do motor e faz com que o mesmo apague. Fazendo o Barco parar a poucos metros.

Vale a pena abrir um tópico, se já não tem aqui, sobre dicas Práticas de Segurança.

Como sempre carregar e usar colete.

Quem estiver pilotando, colocar o cabo de segurança no Pulso.

Sempre levar Remo

e etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nó fiquei chocado!!!

Lá no geraldinho tem dessas coisas mesmo, aquela vez q fomos lá tb saimos sem colete e olha q teve uma manhã q o bicho pegou.

Eu sempre levo meu colete, mas nem sempre uso, agora o cabinho do motor ta sempre preso ou no bolso ou na calça.

Ja aconteceu uma tragedia na minha familia, perdi um tio na represa. Agora vou tomar mais cuidado.

Bração e obrigado pela dica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nesse final de semana, usei bastante o colete, porém, apenas quando íamos um pouco mais longe... em caminho um pouco curto eu não usava...

O problema que essas coisas, não basta o cara simplesmente dizer que se garante, o problema, se tiver marola que na serra da mesa em muitas e altíssimas....o bicho pega...então vale a pena para os que tem ou não confiança em si..se prevenir...como o sr. joão falou...

tem um colete que os biguás usam que achei show...pode se usar durante a pesca toda..ele é leve, pouco espaço e flutua...vou procurar um desses pra mim...

Valeu mauro pela dica, e graças a Deus não aconteceu nada de pior....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Puts Mauro...quase vc vai nessa hein?!?!? :roll:

Vlw mesmo pelo alerta, e bem q vc poderia dar mais detalhes de como a coisa aconteceu, e tals...Tipo de embarcação e motorização usada, tempo, marolas, pq vc tombaram??? e por aí vai...Isso ajuda muito...

:wink:

Fabricio, o que foi pior foi no quintal de casa.

Aonde voce se machuca mais?

na sua própria casa, porque, excesso de confiança.

A canoa borda alta de 5mt, reformada e reforçada, tem uns dez anos que usamos juntos, o motor 25 hp a pelo menos 6 anos todos os detalhes nos deram a falsa sensação de segurança.

Nós estavamos tranquilos demais, o lago estava uma piscina, sem marola, alguma chuva de leve, nuvens carregadas ao longe, resolvemos mudar de lugar e numa curva o colega entrou acelerado e perdeu o controle, somos pescadores experientes, ambos pescamos a mais de dez anos na SM, somos cuidadosos, principalmente quando há novatos, e fatalidade de estar extremamente confiantes, aconteceu,

Somos culpados da nossa soberba arrogancia de achar que somos donos do nosso destino DEUS e só DEUS tem esse privilégio, e toda hora nos da prova disso.

Voce acredita em DEUS? e DEUS acredita em voce?

Olhe bem nos olhos dos seus familiares quando for pescar da proxima vez, e diga

EU AMO VOCES E POR ISSO VOU RETORNAR PARA VOCES SÃO E SALVO.

Se puder fazer isso tranquilo, vá pescar e divirta-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mauro, junto-me àqueles de te agradecem por este relato. Estou certo de que suas palavras irão proteger muitos outros de nós, hiperautoconfiantes.

Apóio toda iniciativa para debatermos temas de maior ou menor relevância, como a importância de:

- navegar com colete adequado ao peso e exigir seu uso pelos amigos;

- pilotar com o cabo de segurança preso ao corpo;

- beber moderadamente;

- evitar a proximidade de isqueiros e tanques de combustível;

- atentar para a quantidade de gasolina restante;

- buscar abrigo contra "banzeiros";

- desacelerar, não apostar corrida e não colar no barco da frente;

- comunicar seu plano de pesca aos parceiros (onde, quanto tempo etc).

MUITO OBRIGADO! Mauro Nakatani.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria de fazer uma homenagem a um grande amigo...

Carnaval de 2006, estava pescando com meu amigo de duas décadas, Jean Carlos Pereira, na fazenda da sua família em Perdizes (represa de Nova Ponte). Sábado, domingo, segunda e nada... só chuva no lombo o dia todo. Na terça-feira decidi voltar a Ribeirão Preto e ele para Uberlandia.

Entretanto, na tarde de terça-feira abriu um baita solão e ele decidiu pescar na quarta-feira de cinzas, com seu sobrinho de 10 anos.

Pegaram muito peixe, mas na volta, encontraram uma baita marola e foram jogados para fora do barco. O menino tava de salva-vidas e conseguiu chegar a margem. Meu amigo sumiu e só encontramos seu corpo no domingo. Ele nadava muito, parecia peixe!!! (não entendia o que aconteceu). Quando retiramos o corpo, havia uma isca artificial engatada em sua perna e a linha toda enrolada não deixou ele nadar adequadamente.

Nós fizemos mais de 100 pescaria juntos e sempre usamos colete salva-vidas. Neste dia ele tinha tirado o colete porque estava a apenas 200 metros do desembarcadouro.

É muito difícil tirar o corpo do seu melhor amigo do fundo do lago...

Nunca mais voltei a Nova Ponte.

Durante os deslocamentos USE COLETE SALVA-VIDAS!!!

PENSE NOS ENTES QUERIDOS QUE TE ESPERAM EM CASA.

Desculpa o clima depre... este forum foi feito para entretenimento, mas não pude perder a oportunidade de alertas os amigos.

Imagem Postada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fazemos Grupos de Pescaria para o Rio Cristalino, nossos clientes são obrigados a descerem o rio Araguaia com colete e se possível recomendamos o uso durante a pescaria. Mas sempre dizem ...não precisa aqui....

O Ano Passado perdemos um grande amigo o Alamo flho do Sr. Wilson dono da pousada perto do Fio Velasco, sou muito amiga de sua esposa e de sua mãe, mas mesmo sendo criado na beira do rio, não conseguiu se salvar.

O corpo nunca foi achado.

Para nós da Família Marbele foi uma perda muito grande.

Acho que devemos fazer campanha em todos os foruns de Pesca sobre esse assunto.

E que Deus seja louvado por ter salvado as vida dos dois amigos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...