Ir para conteúdo

multi ou mono qual escolho?


Lucas Ribeiro

Posts Recomendados

olá amigos do FTB procurei nos foruns e não achei exatamente a resposta que gostaria então a minha duvida é o seguinte:

-qual é melhor multi ou mono e quando uso multi e quando uso mono?

ex. se for para uma pescaria de piraibas no araguaia uso multi ou mono?

-qual é a melhor marca de linha multi e a melhor marca de linha mono?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom... Nunca pesquei piraíbas, mas pelo oq vejo por ai, o melhor é mesmo a mono por ser mais resistente à abrasão, pois a piraíba vai correr e tentar escapar muito.

Hj em dia, que consigo fazer só umas 1.000.000 de cabeleiras por pescaria ( :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: kkkkk), só uso multi. Quando eu fazia umas 100000000000000000 cabeleiras por pescaria, usava a mono por ser mais fácil desfazer a m****. kkkkkkkkkkkkk

Mono eu só coloco para pescar em pesqueiros, pois sempre tem um lazarento que enrosca na minha linha (ou eu na deles? rsrsrsrsrs) e com a mono fica mais fácil desembaraçar depois.

Quanto a melhor marca de linha, acho que é meio subjetivo quanto ao que vc busca, como pesca e talz... Tem um tópico com os testes das linhas ( do Mestre Eloy) que vai te ajudar muito nessa questão de "qualidade" das linhas. Dá uma procuradinha ae que vc esclarece muitas dúvidas nakele tópico. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra mim, marca de multi Powerpro...

De mono desconheço, acredito que Triumph, pois abandonei faz muito tempo...

Meu uso é muito diferente do seu, pois só pesco no bait, não faço essas pescarias de peixe de couro, então só uso multi. Vejo a galera que pesca usando mono, mas se optar por multi, acredito que deverá usar um lider de mono ou fluo, por causa de estruturas e tal.

A linha de multi é menos resistente em contato com estruturas, como pedras e pauleiras, por isso a necessidade do leader. Mas em contrapartida a multi é muito mais resistente do que a mono, por exemplo, se vc tiver uma mono e uma multi com diâmetros iguais, a multi será MUITO mais resistente do que a mono.

Outra caracteristica da multi, é que ela não possui elasticidade, não estica como a mono.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PARA AS PIRAIBAS SE USA EXCLUSIVAMENTE MONO 0,90MM OU MAIS..UMA MARCA LEGAL E COM BOM CUSTO E A MAXFORCE..

PARA ISCAS ARTIFICIAIS EU USO SOMENTE MULTI..USO POWERPRO E SAMURAIBRAID...COM ESSAS NÃO TERA PROBLEMAS....

A RELAÇÃO DE MELHOR MARCA É COISA DIFICIL, POIS OQ É BOM PARA MIM NEM SEMPRE É BOM PARA VC..PROCURE TESTAR AS LINHAS MAIS UTILIZADAS PELO PESCADORES DO FORUM QUE SÃO AS QUE CITEI ACIMA, E TENHO CERTEZA QUE DE ALGUMA VC IRÁ GOSTAR..

ATT

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lucas, ja faz tempo que uso as linhas da seguinte forma:

Iscas naturais : Uso Monofilamento.

Pescarias leves, como isca de massa, milho, etc.. por exemplo Pescaria de Piaus, Piaparas, Piraputangas, e afins - Linha mono, podendo ser linhas mais elasticas ou não, geralmente linhas entre 0,28 mm e 0,33mm.

Pescarias com equipamento medio pesado e pesado, com iscas naturais, uso linha mono, geralmente linhas menos elástica para facilitar as fisgadas, uso muito a ja citada MaxForce, Boa e barata!!!

Pescarias de artificial: Linha Multifilamento.

Para região sudeste, pescarias mais leves por exemplo :Trairas, Tucunares, Piraputangas, etc.. uso linha Mult de diametro 0,15 a no max 0,23mm, que da esportividade e muita resistencia.

Ja para pescarias médias, por exemplo Dourado no arremesso, com locais de pedra ou estrutura de pau, uso linha mult com diametro 0,30 a 0,35mm!!!!

Ja os Tucunas Amazônicos, uso linha mult no minimo 50lbs e max 60lbs, ja da conta do recado, vejo muitos amigos usando linhas até 80lbs para iscas de helice, mas eu prefiro linhas mais finas.

Com relação às marcas, eu ja usei muita linha, então vou citar algumas marcas e modelos que aprovei e continuo usando:

Mono:

Aplaund F-1, Mustad Pro-line, linha Laiglon, MaxForce, Maruri Sea-Bass, ASSO.

Mult:

Power-Pro, Maruri Thorsa, Daiwa Samurai. São boas e mais baratas.

Abraço!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lucas, ja faz tempo que uso as linhas da seguinte forma:

Iscas naturais : Uso Monofilamento.

Pescarias leves, como isca de massa, milho, etc.. por exemplo Pescaria de Piaus, Piaparas, Piraputangas, e afins - Linha mono, podendo ser linhas mais elasticas ou não, geralmente linhas entre 0,28 mm e 0,33mm.

Pescarias com equipamento medio pesado e pesado, com iscas naturais, uso linha mono, geralmente linhas menos elástica para facilitar as fisgadas, uso muito a ja citada MaxForce, Boa e barata!!!

Pescarias de artificial: Linha Multifilamento.

Para região sudeste, pescarias mais leves por exemplo :Trairas, Tucunares, Piraputangas, etc.. uso linha Mult de diametro 0,15 a no max 0,23mm, que da esportividade e muita resistencia.

Ja para pescarias médias, por exemplo Dourado no arremesso, com locais de pedra ou estrutura de pau, uso linha mult com diametro 0,30 a 0,35mm!!!!

Ja os Tucunas Amazônicos, uso linha mult no minimo 50lbs e max 60lbs, ja da conta do recado, vejo muitos amigos usando linhas até 80lbs para iscas de helice, mas eu prefiro linhas mais finas.

Com relação às marcas, eu ja usei muita linha, então vou citar algumas marcas e modelos que aprovei e continuo usando:

Mono:

Aplaund F-1, Mustad Pro-line, linha Laiglon, MaxForce, Maruri Sea-Bass, ASSO.

Mult:

Power-Pro, Maruri Thorsa, Daiwa Samurai. São boas e mais baratas.

Abraço!!!!

e a platinium e owner broad voce ja usou e aprova ou nunca usou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lucas, a Platinum eu ja usei, mas acho que peguei um lote com problemas, rompia na fisgada, usava uma linha 0,35mm. Meu amigo, Eduardo, usava a mesma linha e dava o mesmo problema, ambas compradas na mesma loja. Então perdi a fé com ela, contudo muitos amigos aqui usam e aprovam a Platinum, dizer nunca ter problemas, mas eu prefiro não mais arriscar!!!

Ja a Owner Broad eu nunca usei, por aqui ja vi muita gente usando para Piaparas, dizer ser muito boa!!!!

Abraço!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

as linhas que mostram libragem baixas significam que so vai aguentar aquilo mesmo ou pode aguentar mais?

Certa vez saiu uma reportagem na revista com testes de linha. Algumas não aguentavam o que prometiam e outras aguentavam mais que o informado. Não me lembro bem, mas acho que foi na revista Pesca e Companhia.

Abraço!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

as linhas que mostram libragem baixas significam que so vai aguentar aquilo mesmo ou pode aguentar mais?

Certa vez saiu uma reportagem na revista com testes de linha. Algumas não aguentavam o que prometiam e outras aguentavam mais que o informado. Não me lembro bem, mas acho que foi na revista Pesca e Companhia.

Abraço!!!!!

como faço pra ver ela na internet?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lucas, não sei se tem disponivel na net, mas vou ver se encontro a revista por aqui. Pelo número da edição ficaria mais fácil. Tem uma pilha enorme de revistas, vou dar uma procurada, aguenta aí, se eu achar eu lhe falo qual edição!!! OK!!! Abraço!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha singela opinião, só uso multi. Não tem elasticidade e vc sente melhor o que está acontecendo e na ferrada tem uma resposta mais firme. Outra coisa, não tem "memória" e dura uma eternidade. Não vejo desvantagem no uso da multi.

Grande abraço e boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lucas, demorou mas achei a revista, Pesca & Companhia, edição de Janeiro, Ano X, Nº. 109.

..."Exclusivo, teste de 11 linhas em laboratório..."

Só pra voce ter idéia, no teste da Platinum, no rótulo diz linha 43,1lb e no teste ela suportou 23, 2lbs... Conada

Foi a linha com maior desvio de padrão entre rótulo e teste.

Abraço!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

estou usando apenas multi também.

Só uso mono pra pescar piraiba e pirarara pq multi é mto caro... e nessas pescarias vc perde mta linha... no meu caso uns 1500 metros por pescaria... ai n dá pra sustentar com multi ...

mas se fosse mais barato, com certeza usaria só multi em todos os casos.

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...