Ir para conteúdo

Serra da Mesa


Posts Recomendados

Amigos , esses dias eu estava assistindo o programa Coração de Pescador, e o datena estava no Lago do Peixe - TO fazendo uma bela pescaria. No meio do programa ele fez um apelo a todos pela conscientização da proteção do local, das autoridades também em função da falta de fiscalização, dando como exemplo negativo, casa nada for feito, a Serra da Mesa. Essa informação pra mim é nova, sabia que havia pesca predatória/comercial lá, mas não sabia que já ta fraco de peixe dessa maneira...

Se tratando de programa de tv, sempre é bom confirmar... quem conhece, ou foi lá recentemente, sabe dizer se é verdade isso?

Meu pai mora em Goiás, e fomos apenas uma vez para cada um dos dois lugares...e estamos querendo marcar agora a segunda.

Obrigado a todos pescadores,

um abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daniel....com certeza a Serra da Mesa já foi muito melhor de peixe.

A pesca predatória, a falta de fiscalização e por aí vai, fizeram com que os peixes dessem uma sumida. Não diria nem sumida...e sim, "afundada", ou q ficaram mais "véiácos"....Sim, ainda hoje vemos muitos sendo capturados com iscas vivas ou metais.

Mas uma coisa é certa....Todo lago quando está novo, tem muito mais peixes....Menores e tals, mas em muito maior quantidade.

A medida q este lago vai envelhecendo, os peixes crescendo, a navegação e todo tipo de pesca aumentando, este lago vai ficando mais "fraco" de pescaria.

Há anos pesco na SM e uma coisa eu posso te dizer com certeza....Há uns 5 anos atrás já tive a impressão de q o lago não tinha peixe....Cheguei a fazer várias pescarias frustradas....mas vez ou outra, sei lá pq, seja clima, baixa pressão de pesca, tipo de lua, e por aí vai....Algum motivo inexplicável, já fiz outras pescarias memoráveis.

No final do ano passado, e início deste ano....fiz pescarias lá de embarcar entre 30 e 40 peixes por dia...Em uma delas meu irmão chegou a embarcar 50 peixes em janeiro.

Voltei novamente em fevereiro e pegamos apenas uns 10 ou menos...hehee...E aí, mataram tudo em 1 mês!??! ...hehehee....Mas vai explicar isso?!?!? blink::

Semana passada estive no lago....Pra mim a pescaria foi péssimas (pesquei pro lado da Barragem / Praia Grande e tals)....já um amigo meu (Castelano aqui do fórum), fez uma excelente pescaria lá pelas bandas de Uruaçu...Disse q nunca pegou tanto peixe na vida dele. Inclusive pegou um monstrão lá de 4.5Kg q encharutou a isca.

Bem...é por estas e outras q adoro pescar....ehehe...

E apenas quem está no lago todos os dias (guias e pescadores profissionais...kkk)....é q sabem dizer se o lago está bom ou ruim....Pescador q vai lá 5 ou 10 vezes por ano não tem o "feeling" pra dizer q o lago está acabando e por aí vai...(e não estou desmerecendo o Datena....mas acho q quem não está na água todo dia, não pode dizer isto)... joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo plenamente com as palavras do fabricio...

Já fiz pescarias horriveis na serra da mesa chegando a pensar em nunca mais voltar......

Voltando na semana seguinte pegar muito peixe....

Como à Duas semanas atras, ouvi muitos comentários de amigos que pegaram pouco peixe e tivemos a sorte de fazer uma boa pescaria...

Mas concordo com o Datena... tem que haver + fiscalização...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Amigos

Fui 4 anos seguidos para Serra da Mesa

2008 - 2009 - 2010 - 2011

Sempre na mesma pousada e mesmo piloteiro.

Esse ultimo ano fiquei decepcionado, totalmente com a matança que pude ver com meus proprios olhos.

Redes, camaradas com arpão, fieiras de minusculos tucunas tricks...muito mesmo

Para ter uma ideia, durante uma semana de pesca eu e meu parceiro no barco, pinxando o dia inteiro: superficie, meia agua, jig, etc..etc( menos lambari que não pesco com isso), pegamos somente 14 tucunares, sendo o maior de 2, 5 kg

Inclusive pousadas fazendo vista grossa para os onibus de turismo, onde observei isopores enormes com muito tucunare..

Uma pena, sinceramente vou pensar muito em voltar a Serra da Mesa.

Viajo 1550 km para ver tudo aquilo foi de doer o coração.

Tem que ter mais fiscalização , concordo com os amigos Fabricio e Joelson.

Se tiver que optar vai para Lago do Peixe que ainda esta melhor preservado, mas que futuramente vai acabar, se ninguem fizer algo que possa preservar e diminuir a pressão de pesca

abrçs a todos amigos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é... tentei expressar o que o Fabrício colocou lá no Caterva e fui mal interpretado, pois são sei quantificar se o sumiço dos peixes é devido á predação ou à variação do nível da água (há 2 ou 3 anos que a represa vem enchendo).

Tem muito rancho e muita pesca para consumo, a maioria nao respeita cota e tals, que ajudam a diminuir a quantidade de peixes. A pesca predatória também (aquela de arpão, zagaia, mergulho, espinhel) com o objetivo de vender peixe) ajuda a diminuir o estoque pesqueiro. Mas o que ainda pondero (disse ainda) é que o lago tem sofrido uma enorme influência das cheias e o tucunaré tem alterado muito o comportamento e está muito difícil de achá-lo, principalmente com iscas de superfícies, que é a preferencia dos pescadores esportivos. Enfim, pergunto-me se estabelecesse a cota zero na represa, o peixe sairia do fundo e iria encostar na margem? nao sei... acho que tem uma mistura de razões aí... Mas preservar seria o ideal, com fiscalização e consciência do pescador.

Fui em abril ao Peixe e fiz uma pescaria medíocre, coisas do clima. Se lá tem peixe? sim e lá nao tem a mesma quantidade de ranchos da SM, tampouco a variação do nível da água, exceto a quantidade absurda de algas. O peixe está acabando lá também, creio que não, mas que estão mais velhacos, isso sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa é a graça da pesca. ::tudo::

Vc faz uma baita pescaria, ::fishing PENSA que já sabe muito , e na vez seguinte os peixes te devolvem à realidade. chorei:: chorei:: chorei::

Realmente é inegável oque o Fabricio falou. Quando a represa é nova, existe aquela explosão de vida. Ano após ano vai ocorrendo uma menor disponibilidade de comida e decai gradativamente a oferta de alimento para os peixes de topo de cadeia. Isso é constatado aqui nas represa de SP.

Também concordo que o peixe vai ficando mais esperto. Afinal os mais BOBOS são Pêgos primeiro.

:gorfei:

Uma vez fisguei um grande Tucunaré, não o peguei, mas calculo algo como 4 a 4,5 kgs. Eu o fisguei próximo de uma cerca. Não precisa nem dizer que o danado foi se enroscar lá no pé da lasca. Cheguei a tentar desenroscar, mas o danado usou a cerca pra firmar uma das garatéias e se livrou da isca. Isso eu pude ver pois estava bem encima dele.

Aí eu penso: O bixo não ficou daquele tamanho à toa. Já deve ter escapado de um monte de iscas daquela forma.

Entaõ, sem querer, praticamos uma seleção artificial, capturando os mais bobos e deixando os mais espertos, que reproduzem proles cada vez mais espertas, exigindo muito mais dos pescadores. Ainda bem!!!

Sobre o tópico, o qual acabei me desviando, SORRY, só fui no Lago, não conhelo a Serra da Mesa, e acho que inevitavelmente o peixe do lago irá diminuir, mas até que ponto será pela ação natural ou pela ação humana é a questão!

Pessoas que tem o poder da mídia devem sim propagar pela preservação, melhor que seja pela ação do que pela omissão. Mas acho que só fazer isso não basta.

Muitas vezes Não mostrar um lugar , é a melhor maneira de preservá-lo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente, é difícil falar que depois de instituída de forma efetiva a cota zero tudo iria voltar a ser como já foi no começo da pesca esportiva na represa. Existem com certeza diversas variáveis que influenciam e numa escala de tempo diferente da nossa fissura de pescar os bocudos.

E eu concordo com vcs que essa dificuldade as vezes dá um gostinho na pescaria...mas querendo ou não os custos da viagem comparada com a qualidade da pescaria é que fazem a gente voltar ou não ao local.

Eu fui uma vez na Serra da Mesa e uma vez no Lago, as duas pescarias foram medianas em termos de quantidade e qualidade de peixes fisgados, mas pra quem nunca tinha pego tucunaré, foram demais. Agora nessa terceira que ta difícil decidir, mas pela maior quantidade de ataques na superfície ainda acho que o Lago ganha hehehehhee

É difícil aceitar que o Ibama, ICMbio ou outro órgão ambiental não consiga fazer uma fiscalização efetiva em um ambiente fechado, quando o turismo da pesca cresce da maneira que estamos vendo atualmente.

Aliás, alguém sabe dizer como que ta a história de fechar o lago do peixe só pra pesca esportiva? Quando eu fui lá no Kojak, tava rolando umas assembléias discutindo isso...

Resumindo, eu concordo com o Fabricio...não dá pra saber de nada indo pouquíssimas vezes pra lá. No fundo a melhor solução de saber pra onde ir, é sempre vir aqui e contar com a ajuda de todos os pescadores fissurados que fazem parte dos foruns e se ajudam relatando as pescarias..

Quando eu for, seja pra onde for, meu relato estará aqui.

Abração a todos e boas pescarias!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente, é difícil falar que depois de instituída de forma efetiva a cota zero tudo iria voltar a ser como já foi no começo da pesca esportiva na represa. Existem com certeza diversas variáveis que influenciam e numa escala de tempo diferente da nossa fissura de pescar os bocudos.

E eu concordo com vcs que essa dificuldade as vezes dá um gostinho na pescaria...mas querendo ou não os custos da viagem comparada com a qualidade da pescaria é que fazem a gente voltar ou não ao local.

Eu fui uma vez na Serra da Mesa e uma vez no Lago, as duas pescarias foram medianas em termos de quantidade e qualidade de peixes fisgados, mas pra quem nunca tinha pego tucunaré, foram demais. Agora nessa terceira que ta difícil decidir, mas pela maior quantidade de ataques na superfície ainda acho que o Lago ganha hehehehhee

É difícil aceitar que o Ibama, ICMbio ou outro órgão ambiental não consiga fazer uma fiscalização efetiva em um ambiente fechado, quando o turismo da pesca cresce da maneira que estamos vendo atualmente.

Vi redes lá no Lago. caveira:: caveira::

Aliás, alguém sabe dizer como que ta a história de fechar o lago do peixe só pra pesca esportiva? Quando eu fui lá no Kojak, tava rolando umas assembléias discutindo isso...

Na verdade, agora em março, tava rolando uma reunião porque iam instalar uma colonia de pescadores lá. caveira:: caveira::

Resumindo, eu concordo com o Fabricio...não dá pra saber de nada indo pouquíssimas vezes pra lá. No fundo a melhor solução de saber pra onde ir, é sempre vir aqui e contar com a ajuda de todos os pescadores fissurados que fazem parte dos foruns e se ajudam relatando as pescarias..

Quando eu for, seja pra onde for, meu relato estará aqui. joia:::

Abração a todos e boas pescarias!

As viagens que fiz para Amazonia ( Uatumã) e Lago do Peixe foram decepcionantes em termos de peixe, muito aquém do normal para as duas regiões, porém valeram a pena, pois não conhecia a Amazonia e nunca tinha visto as "fritadeiras" de tucunaré do Lago. Mas não iria , ou melhor, não irei novamente para esses lugares.

Talvez eu vá conhecer o rio Negro, SIRN, mas já conciente e preparado para NÃO fazer uma grande pescaria, afinal sei que é difícil acertar. Taí o Fabrício para dizer exatamente quantas pescarias deve se fazer para acertar uma BOA. ::fishing

A minha média tem sido 4 pescarias fracas, 1 razoável e 1 Boa. Sendo que praticamente vou toda semana.

Ainda mais porque pesco a 50km de casa, gastando R$120,00 por vez quando vou SOZINHO. Imagina quantas vezes não dá pra ir com o dinheiro de uma viagem distante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há 2 semanas junto com o amigo Joelson fizemos uma pescaria muito boa na Serra da Mesa, a maioria dos bons peixes forma pegos nas twitch baits.

Uma coisa só que notei na Represa é a pequena quantidade de peixes forrageiros, o que na minha humilde opinião limita a quantidade de predadores(tucunas).

Comparando com a Represa de Balbina, provavelmente ela mantem um estoque maior de peixes, justamente pela presença maior de forrageiros. E esta qualidade da represa, acho que esta em sua caracteristicas, pois apesar de ser uma represa velha, existe um ciclo de aguas bem definido e por ser uma represa rasa(mal planejada), na seca muitas areas ficam fora da agua e cresce capim, que posteriormente na cheia inunda e serve de comida aos pequenos peixes, mantendo o ciclo presa-predador. Na Serra da Mesa por ser uma represa funda(bem planejada), praticamente vi a maioria das margens muito esteril, o que atrapalha a formação de alimento aos forrageiros.

Mas preservando teremos peixe sempre, visto que nos EUA lagos bem antigos mantem seus estoques de bass, graças a preservação e reposição de estoques.

Abs

Dini

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há 2 semanas junto com o amigo Joelson fizemos uma pescaria muito boa na Serra da Mesa, a maioria dos bons peixes forma pegos nas twitch baits.

Uma coisa só que notei na Represa é a pequena quantidade de peixes forrageiros, o que na minha humilde opinião limita a quantidade de predadores(tucunas).

Comparando com a Represa de Balbina, provavelmente ela mantem um estoque maior de peixes, justamente pela presença maior de forrageiros. E esta qualidade da represa, acho que esta em sua caracteristicas, pois apesar de ser uma represa velha, existe um ciclo de aguas bem definido e por ser uma represa rasa(mal planejada), na seca muitas areas ficam fora da agua e cresce capim, que posteriormente na cheia inunda e serve de comida aos pequenos peixes, mantendo o ciclo presa-predador. Na Serra da Mesa por ser uma represa funda(bem planejada), praticamente vi a maioria das margens muito esteril, o que atrapalha a formação de alimento aos forrageiros.

Mas preservando teremos peixe sempre, visto que nos EUA lagos bem antigos mantem seus estoques de bass, graças a preservação e reposição de estoques.

Abs

Dini

Pois é...olha só como são as coisas...hehee...Pesquei na mesma data q o Dini...mas a poucos quilômetros de diferença...

Na nossa região estava repleta de forrageiros....Vc via lambaris o tempo todo...Chegamos a comentar: "Pq o tucunaré vai investir nas nossas iscas com este tanto de comida aqui pra ele??"...kkkk......Vez ou outra vinha um cardume com zilhões de pequenos tucunarés atrás da isca.

E aí...vai entender?!?! :gorfei:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há 2 semanas junto com o amigo Joelson fizemos uma pescaria muito boa na Serra da Mesa, a maioria dos bons peixes forma pegos nas twitch baits.

Uma coisa só que notei na Represa é a pequena quantidade de peixes forrageiros, o que na minha humilde opinião limita a quantidade de predadores(tucunas).

Comparando com a Represa de Balbina, provavelmente ela mantem um estoque maior de peixes, justamente pela presença maior de forrageiros. E esta qualidade da represa, acho que esta em sua caracteristicas, pois apesar de ser uma represa velha, existe um ciclo de aguas bem definido e por ser uma represa rasa(mal planejada), na seca muitas areas ficam fora da agua e cresce capim, que posteriormente na cheia inunda e serve de comida aos pequenos peixes, mantendo o ciclo presa-predador. Na Serra da Mesa por ser uma represa funda(bem planejada), praticamente vi a maioria das margens muito esteril, o que atrapalha a formação de alimento aos forrageiros.

Mas preservando teremos peixe sempre, visto que nos EUA lagos bem antigos mantem seus estoques de bass, graças a preservação e reposição de estoques.

Abs

Dini

Pois é...olha só como são as coisas...hehee...Pesquei na mesma data q o Dini...mas a poucos quilômetros de diferença...

Na nossa região estava repleta de forrageiros....Vc via lambaris o tempo todo...Chegamos a comentar: "Pq o tucunaré vai investir nas nossas iscas com este tanto de comida aqui pra ele??"...kkkk......Vez ou outra vinha um cardume com zilhões de pequenos tucunarés atrás da isca.

E aí...vai entender?!?! :gorfei:

É Fabrício, então me dei melhor, não havia forrageiros, mas tinha mais tucunares, e de bom porte.... rindo3:: danca::

Brincadeira, fico feliz de saber dos forrageiros, pois fiquei até preocupado, pois achei que a ausência deles diminuiriam os azuis no futuro, e justamente agora que estou com um barco na Serra... ::fishing

Abs

E vamos aguardar SIRN.

Dini

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há 2 semanas junto com o amigo Joelson fizemos uma pescaria muito boa na Serra da Mesa, a maioria dos bons peixes forma pegos nas twitch baits.

Uma coisa só que notei na Represa é a pequena quantidade de peixes forrageiros, o que na minha humilde opinião limita a quantidade de predadores(tucunas).

Comparando com a Represa de Balbina, provavelmente ela mantem um estoque maior de peixes, justamente pela presença maior de forrageiros. E esta qualidade da represa, acho que esta em sua caracteristicas, pois apesar de ser uma represa velha, existe um ciclo de aguas bem definido e por ser uma represa rasa(mal planejada), na seca muitas areas ficam fora da agua e cresce capim, que posteriormente na cheia inunda e serve de comida aos pequenos peixes, mantendo o ciclo presa-predador. Na Serra da Mesa por ser uma represa funda(bem planejada), praticamente vi a maioria das margens muito esteril, o que atrapalha a formação de alimento aos forrageiros.

Mas preservando teremos peixe sempre, visto que nos EUA lagos bem antigos mantem seus estoques de bass, graças a preservação e reposição de estoques.

Abs

Perfeito. ::tudo::

Dini

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é...realmente tá dificil achar os bocudos. Estive na mesma data que o Joelson e o Fabrício e também fui um dos que não peguei nada. Dentro do barco depois de horas e horas arremessando todo tipo de isca comecei uma conversa com o Leandro e falava da quantidade de peixe que tinha o lago de SM no seu inicio, hoje quando vejo as imagens do Lago do Peixe é dificil não fazer uma comparação..bons tempos. Eu só posso (e tenho) que acreditar que essa falta de peixe só pode ser em razão da subida do lago e os peixes estão meio "perdidos" em seu próprio habitat. Há uns 4 atrás foram várias pescarias frustadas e cheguei a falar em vender o rancho pois SM já tinha dado tudo que tinha que dar..já era, foi-se...nesse intervá-lo eu, o Joelson, o Bruca, o Claudio de Deus, o Sone e outros integrantes do fórum fizemos boas pescaria por lá e renovaram-se as esperanças. Meu medo é SM ficar igual várias represas do sudeste tipo três ranchos, tupaciguara, nova ponte, emborcação entre outras, vamos esperar as águas se normalizarem e estabilizarem para ver o real motivo da falta dos bocudos. Outra coisa que já percebi faz tempo e acredito que todos que pescam lá também percebeu é quantidade de ranchos que o lago possui, não tem um braço do lago que vc entra que não tem pelo menos um racho fincado por lá. Uma pena...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho ido á SM a cada 30-45 dias, na região entre o Estreito/Mateus e a Pousada Estância SM.

Contando do carnaval para hoje, somente agora (no mesmo FDS da pescaria do Dini e cia.) vi corrós e lambaris na margem. E atrás deles encontramos os bocudos.

Tucunaré velhaco? por tres vezes ao recolher uma zara, vi grandes tucunarés passarem por baixo do barco e nadando de lado, olhando pra cima... velhaco é pouco...hehehe

Sempre acreditei que com as cheias aumentaria a quantidade de alimento para os forrageiros. Mas hoje vejo margens limpas, ou seja, há muito tempo os forrageiros foram buscar abrigo e comida em outro lugar, provavelmente no fundo... e o tucunaré vai atrás... e só agora estão voltando.

Tô doido para um bate e volta e confirir como está SM, mas começou o vento aqui em GYN e isto nao me anima, não... volto em setembro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pesco na Serra da Mesa há 14 anos, ou seja, desde meus 16 anos de idade e sempre fiz boas pescarias lá, é lógico que já fiz pescarias frustradas mas poucas vezes e nunca fiquei sem pegar nada e vou lá umas 6 vezes ao ano, então, na minha humilde opinião o lago Serra da Mesa apesar da pesca predatória se fazer presente desde o início do lago tem um grande volume de água e isso faz com que fique difícil de acabar com os peixes ao contrário do Lago do Peixe que é muito pequeno e também vemos a pesca predatória por todo o lago, lá sim eu acho que já tá influenciando muito, fui lá nesse ano e não vi tanto peixe igual quando fui a 2 anos atráz. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E falaram agora aí em cima sobre Balbina...ouvi dizer muito bem de lá...uma pescaria razoalvelmente barata que tem feito valer o dinheiro. Provavelmente, a pescaria de final do ano vai ser pra lá.

Eu e o Leandro de BH estamos querendo ir lá em dezembro, provavelmente sai mais barata que SM comprando as passagens com milhas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

meu caro

estive lá no lago anjical no fim de semana ultimo e confesso que não foi uma das melhores pescarias.

como os relatos dos parceiros eles estão muito veacos vi muitos passando embaixo do barco e por tres vezes os vi en ação quando se juntam e e literalmente tocam o terror nos pequenos peixes e estremamente emocionante ver eles cercando e batendo em circulos ai arremecamos proximo e foi quando tive as melhores ações e em questão de segundos para tudo e volta ao normal.ainda há muitos alevinos talves seja isto,não estão com tanta fome KKK.

agora sobre a questão da pesca predatoria ainda é muito comum aqui na região(moro em gurupi -TO)infelismente ainda escuto muito as pessoas dizerem há peguei 20,30,40 quilos de peixe,ai pergunto na rede? me respondem quem gosta de ficar no sol e calango!!! pobres idiotas.

ainda vejo muito no lago redes amaradas nos galhos e não posso fazer nada mas e como o joel datena falou as autoridades não intervir vai acabar vamos ter um lindo lago com aguas cristalinas e nada de peixe.

a ENERPEIXE colocou algumas placas nas estradas proximas dizendo caça e pesca proibida e com o n°de uma lei federal mas mesmo assim vi algumas pessoas pescando (inclusive eu).

bom se está pensando em vir para região consulte alguem,o kojak por exemplo,pois está ventando muito com muita onda,no domingo mesmo só consegui pescar depois das duas da tarde.mas mesmo assim ainda acho melhor que a serra da mesa.

espero que tenha ajudado

SDS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

como e duro desmontar acampamento!!!

as coisas não cabem mais no lugar que vieram!!!

:gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Gostei dessa sua Frase... ::tudo::

É sempre assim mesmo....

Quando estamos desmontando, já estamos tristes buaa:: por ter acabado e com raiva diabo:: porque as coisas dão mais trabalho ainda pra ajeitar... doeu:: doeu::

Abração...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...