Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Everson Curitiba

instalação elétrica barco. ajuda !!!

Posts Recomendados

Pessoal,

Estou terminando de montar meu barco, e gostaria de saber se algém tem um esquema da ligação elétrica para barco.

Meu barco possui console, o qual irei usar 02 baterias, 01 somente para o elétrico, e outra para a partida, bomba de porão com automático,,sonar, luz de navegação, som etc.

Pretendo colocar no painel 04 botões liga e desliga sendo:

luz

rádio

sonar

bomba de porão

minha dúvida é o seguinte, como puxar os fios da bateria para o painel passando pela chave liga e desliga, pois sou totalmente analfabeto em elétrica :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei:

e como instalar a bomba de porão.

Desculpe a ignor6ancia, mas de elétrica não entendo nada mesmo...

Se puderem me enviar um desenho ficarei mito agradecido.

Obrigado e ótimas pescarias para todos.

Everson Curitiba

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite Everson.

Nada mais prazeroso do que ver seu próprio trabalho bem feito. Mas, se vc tem pouca experiência, não seria melhor solicitar esse serviço para alguém especializado?

Além de diminuir o risco de algum curto por ligação equivocada, o eletricista pode indicar diferentes opções na instalação, que vc não esteja pensando. Sabe como é, duas cabeças pensam melhor...

Grande abraço e boa sorte.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite Everson.

Nada mais prazeroso do que ver seu próprio trabalho bem feito. Mas, se vc tem pouca experiência, não seria melhor solicitar esse serviço para alguém especializado?

Além de diminuir o risco de algum curto por ligação equivocada, o eletricista pode indicar diferentes opções na instalação, que vc não esteja pensando. Sabe como é, duas cabeças pensam melhor...

Isto é verdade,

Nào é nem pelo valor da mão de obra, mas gostaria de fazer e aprender sozinho, para saber mecher em uma hora de precisão.

Não deve ser tão complicado assim né ::tudo:: ::tudo:: ::tudo::

Um abraço

Everson

Compartilhar este post

Link para o post

ai em Curitiba voce deve ter alguns barcos com a fiaçao ja montada

e so dar uma olhada e ver o que ficou bom e o que não prestou

e melhor do que voce meter a cara sem conhecimento e dar algum curto

Olá Cassio,

Aí é que tá a questão, estou montando o barco fora de curitiba. no interior.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite Everson.

Isto é verdade,

Nào é nem pelo valor da mão de obra, mas gostaria de fazer e aprender sozinho, para saber mecher em uma hora de precisão.

Um abraço

Everson

Vc tá certinho. Na hora de uma pane, se o cabra não tem conhecimento do sistema fica totalmente na mão.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite Everson.

Isto é verdade,

Um abraço

Everson

Vc tá certinho. Na hora de uma pane, se o cabra não tem conhecimento do sistema fica totalmente na mão.

Esta é a idéia mesmo amigo... se eu mesmo conseguir fazer, saberei sair de alguma situação indesejada..

Compartilhar este post

Link para o post

Bom amigo, seu motor tem estator e retificador.

Se vc quer que o motor carregue as duas baterias, vai precisar de uma chave para duas baterias.

Se vai deixar a do elétrico de fora, aí pode ser uma chave geral simples.

Para puxar o fio positivo da bateria para o console, compre um porta fusível, do tipo banana (vende em qualquer loja de eletronicos), coloque um fusível de trinta amperes, e ligue este porta fusível O MAIS PRÓXIMO POSSÍVEL DA BATERIA.

Em seguida, compre um fio 4mm (vermelho para ficar no padrão) e passe pela lateral do barco até o console.

Seu motor veio com instrumentos e comando, certo?

Dentro do chicote, vai um fio com o positivo, para vc ligar luzes do painel, etc. Mas é um fio fino, se puxar muita amperagem, ele esquenta e pode derreter, use este fio no máximo para as luzes dos relógios.

Vc pode ligar este fio direto nas chaves do painel, mas eu recomendo que vc vá em qualquer autopeças e compre uma caixa de fuzíveis. Eu usei do chevette, que usa fusíveis de vidro, e tem um bom contato. Ligue este fio na caixa, e ela vai funcionar como um quadro de distribuição.

Vc pretende colocar chaves simples?

Compartilhar este post

Link para o post

Bom amigo, seu motor tem estator e retificador.

Se vc quer que o motor carregue as duas baterias, vai precisar de uma chave para duas baterias.

Se vai deixar a do elétrico de fora, aí pode ser uma chave geral simples.

Para puxar o fio positivo da bateria para o console, compre um porta fusível, do tipo banana (vende em qualquer loja de eletronicos), coloque um fusível de trinta amperes, e ligue este porta fusível O MAIS PRÓXIMO POSSÍVEL DA BATERIA.

Em seguida, compre um fio 4mm (vermelho para ficar no padrão) e passe pela lateral do barco até o console.

Seu motor veio com instrumentos e comando, certo?

Dentro do chicote, vai um fio com o positivo, para vc ligar luzes do painel, etc. Mas é um fio fino, se puxar muita amperagem, ele esquenta e pode derreter, use este fio no máximo para as luzes dos relógios.

Vc pode ligar este fio direto nas chaves do painel, mas eu recomendo que vc vá em qualquer autopeças e compre uma caixa de fuzíveis. Eu usei do chevette, que usa fusíveis de vidro, e tem um bom contato. Ligue este fio na caixa, e ela vai funcionar como um quadro de distribuição.

Vc pretende colocar chaves simples?

Olá Alex,

Não vou por chave para duas baterias, queria por uma chave PERKO, mas não encontrei, pois uma será usada apenas no elétrico.

as chaves liga e desliga comprei umas simples, Qual vc recomendaria?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também utilizei chaves simples, mas procure então instalar numa posição que evite que a agua penetre nelas, o mais na vertical possível.

Chave perko tem no Mercadolivre aos montes.

Se vc vai montar a chave geral, vc vai ter que isolar um dos polos. Vc navega em agua salgada?

Vc está entendendo?

Vou continuar.

Depois que vc instalar a caixa de fusíveis, o fio vai sair dela para a chave e daí para os equipamentos.

Lembre-se que vc vai estar com um fusível de 30A na base de tudo, então não coloque fusíveis maiores do que isto.

Para o rádio 15A tá bom, para luzes pode colocar de 10 (vc vai usar led, se for pode baixar pra 5A)

Sua bomba vai ter automático, ou vc vai ligar ela manualmente?

Compartilhar este post

Link para o post
Eu também utilizei chaves simples, mas procure então instalar numa posição que evite que a agua penetre nelas, o mais na vertical possível.

Chave perko tem no Mercadolivre aos montes.

Se vc vai montar a chave geral, vc vai ter que isolar um dos polos. Vc navega em agua salgada?

Vc está entendendo?

Vou continuar.

Depois que vc instalar a caixa de fusíveis, o fio vai sair dela para a chave e daí para os equipamentos.

Lembre-se que vc vai estar com um fusível de 30A na base de tudo, então não coloque fusíveis maiores do que isto.

Para o rádio 15A tá bom, para luzes pode colocar de 10 (vc vai usar led, se for pode baixar pra 5A)

Sua bomba vai ter automático, ou vc vai ligar ela manualmente?[/

Sim estou entendendo perfeitamente,

com led

somente àgua doce - Primeiro de Maio, Epitácio , Alagados do Iguaçu e MS.

Com automático

Compartilhar este post

Link para o post

Se vc vai instalar com automático, vc pode ligar ela direto na bateria.

Se náo quiser, vc vai ter que voltar 2 fios do painel para trás do barco.

Um para a luz de alcançado e outra para a bomba.

Lembre-se de comprar terminais de boa qualidade, eu recomendo que aonde vc tiver que emendar o fio, vc solde a emenda. Fita isolante líquida (não solta com umidade), e se vc não encapar os terminais (vendem umas capas plásticas) vc use o termo retrátil para dar um bom acabamento e isolar o terminal.

Como te disse, o fio positivo principal, que vai para o painel tem que ser 4mm o resto pode ser com 1,5 que tá bom.

Para as luzes, já que vai usar led pode ser 1mm.

Eu compraria os fios coloridos, pois vc usa uma cor pra cada coisa, e assim fica fácil descobrir qual deu problema.

O basico é isso, qualquer dúvida pode perguntar à vontade.

Compartilhar este post

Link para o post

Se vc vai instalar com automático, vc pode ligar ela direto na bateria.

Se náo quiser, vc vai ter que voltar 2 fios do painel para trás do barco.

Um para a luz de alcançado e outra para a bomba.

Lembre-se de comprar terminais de boa qualidade, eu recomendo que aonde vc tiver que emendar o fio, vc solde a emenda. Fita isolante líquida (não solta com umidade), e se vc não encapar os terminais (vendem umas capas plásticas) vc use o termo retrátil para dar um bom acabamento e isolar o terminal.

Como te disse, o fio positivo principal, que vai para o painel tem que ser 4mm o resto pode ser com 1,5 que tá bom.

Para as luzes, já que vai usar led pode ser 1mm.

Eu compraria os fios coloridos, pois vc usa uma cor pra cada coisa, e assim fica fácil descobrir qual deu problema.

O basico é isso, qualquer dúvida pode perguntar à vontade.

Alex,

Agradeço seu empenho, sua ajuda foi de grande valia, com um professor assim não tem como errar... ::tudo:: ::tudo:: ::tudo::

Assim que o barco estiver pronto, lhe enviarei as fotos.

Sempre estou em Maringá, quem sabe uma hora não marcamos uma pescaria.

Esta semana vou atrás da Arrais, se souber de algum curso em Maringá para este Mês me avisa por favor.

Estou morando em Ivaiporã agora.

Um grande abraço

Everson

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, com certeza vamos marcar sim. Este mes acho que vai ter, liga pro pessoal da rio nautica.

Pescaria é comigo. Vamos marcar uma em epitácio/campinal?

Vamos sim, tô querendo ir no feriado de 12 de outubro pra Epitácio, sempre fico na Pousada Cururu, Campinal não conheço, onde fica ?

Em 7 setembro tô com uma chácara alugada em primeiro de maio, em um condomínio, super legal. Com trapiche, rampa etc. Se quiser ir com a gente passar uns dias tá convidado.

A chácara é de um amigo meu, coisa de novela, casa de uns 300 mt2, com piscina etc, me cobra duzentão por dia , só para não falar que me emprestou de graça :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Rio náutica é de Londrine né???

Compartilhar este post

Link para o post

bom...ja que o alex tem um monte de puxa-saco...aqui vai mais um....rsss.....brincadeiras a parte.....tb respeito muito vc alex....passa umas boas dicas com precisão,conteúdo e responsabilidade....

e falando de uma maneira geral...o mais impressionante neste fórum,é que vc não conhece a pessoa que mora há quilômetros de distancia de vc....e ao mesmo tempo, parece que vc conhece a pessoa tão bem, como se fosse um vizinho seu...um amigo de pescaria....etc...etc..etc...

esse é o charme desse fórum....

abraço a todos......

Compartilhar este post

Link para o post

É importante que sejamos todos amigos !!! No Forum se cria um grupo de irmãos, que a qualquer momento pode se cruzar por algum desses rios do nosso Brasil !!!_Paz a todos, brincadeira é sempre muito bom!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Boa Alex, você é um dos idolos. :amigo:

Que é isso Walther, eu procuro ajudar como posso.

É que já fiz a instalação do meu barco e foi superlegal, além de vc saber exatamente aonde pode dar problema.

:amigo:

Compartilhar este post

Link para o post

Walter Volpini, nós temos o mesmo ídolo... ALEXADVO!!! Ele é realmente incrível !!! abraços meus amigos!!!

Fala Chicão, vc é demais. Um abraçprocetumbem. :amigo:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso