Ir para conteúdo

Dúvidas sobre Rio Araguaia


Posts Recomendados

Pessoal, tudo blz?

Um amigo do meu pai está com uma fazenda entre a cidade de Cocalinho e Araguaiana e no fundo dessa fazenda passa 8km do rio Araguaia.

Tem muitos alagados na fazenda e o rio em si. Como fui convidado recentemente para pescar no local e nunca o fiz estou com algumas dúvidas.

Qual peixes costuma se pescar mais nesta região?

Qual equipamento levar para os peixes de couro?

Pensei em uma vara de 60/200lbs com uma carretilha com capacidade para 250m de linha 0.90mm, resta saber que tipo de anzol e chumbos vou levar...

Qual equipamento levar para pescar com artificiais?

Estou com uma Antares com linha multi 30lbs, varas de 12, 15 e 17lbs

No mais, gostaria de saber que tipo de isca se usa nesta região, tanto para peixes de couro como as artificiais mais eficientes.

Também estou em dúvida de que tipos de pontos devo apoitar o barco, poços mais profundos?

Qualquer ajuda me será muito útil.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para as piraíbas:

Dê preferência p varas com roldana, pode ser uma Pesca Brasil 120 lb que dá conta do recado.

250 m de .90mm está bom, mas não é o ideal.

anzol 12/0 castor 120 lbs.

Evite pescar pirarara com o equipaento de piraiba, além de poder usar um conjunto mais leve, ela danifica a linha nos enroscos, a piraíba joga limpo.

P os outros peixes amigos mais qualificados responderão joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para as piraíbas:

Dê preferência p varas com roldana, pode ser uma Pesca Brasil 120 lb que dá conta do recado.

250 m de .90mm está bom, mas não é o ideal.

anzol 12/0 castor 120 lbs.

Evite pescar pirarara com o equipaento de piraiba, além de poder usar um conjunto mais leve, ela danifica a linha nos enroscos, a piraíba joga limpo.

P os outros peixes amigos mais qualificados responderão joia:::

Lamana, na sua opinião qual seria a linha mais adequada?

Será que se usar uma vara de umas 60lbs com um BG 30 e linha .60mm vai bem nas Pirararas ou é muito leve?

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema não é a linha, e sim a carretilha, se vc já tem a linha tudo bem, mas leve uma .83 Max que irá caber uns 50 m a mais. Não tenha dó de trocar linha. Se o BG for pequeno use a tralha da piraíba, mas fique de olho na linha. Leve vários carretéis, a Max Force é baratinha legal::

Creio que o BG 30 será pequeno joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gabriel,

Tem um tópico antigo em que falamos sobre outra região do Araguaia, mas talvez tenha alguma coisa que vc possa aproveitar:

viewtopic.php?f=2&t=12549&hilit

Quanto aos equipamentos para pirararas e piraíbas, acho que uma vara de 80 lbs é suficiente. Dá para usar o mesmo equipamento para as duas espécies mas é necessário ter no mínimo 200 mts de linha para pescar piraíbas. Eu uso a Max Force. A 0,92 mm é a mais grossa da marca, mas pode usar a 0,82ou 0,84 mm que já vai aguentar qq peixe que vc fisgar.

Na seca vc não precisará de chumbadas muito pesadas, mesmo para pescar os grandes. Chumbadas até 80 gramas vc servir bem. Tenha maiores como segurança, mas a correnteza diminui bastante bastante nessa época e se usar muito pesadas corre o risco de enterrarem na areia e esconderem um pouco a isca. Na cheia a história é outra...

Anzol 10/0 ou 12/0, pode ser o 4330 da Marine Sports, barato e dá conta do recado. Encastoado de aço flexível de uns 30 a 40 cm com um girador forte.

Para peixes menores, logo aparece alguém que conheça mais de pesca de tucunarés e aruanãs, peixes que certamente vc encontrará nos lagos e alagados de lá. Mas vc não precisa mais do que vara de 17 lbs e iscas médias. Leve iscas variadas, superfície, meia água e fundo. Do pouco que conheço dessa pescaria, já reparei que os tucunarés amarelos e pitangas pegam com mais facilidade em iscas de meia água (as birutinhas são top) e jigs e os azuis pegam muito bem na superfície. Não sei qual a espécie que vc encontrará com mais frequência naquela região, mas acredito que seja o pitanga e amarelo...

Não perca a chance de tentar as douradas, pescaria show!! Dá pra usar o mesmo equipamento dos tucunarés. Se optar por pescá-las com artificiais, se prepare para fazer muitas pularem, mas ficará com poucas fotos... lacou::

Com iscas naturais escapam menos. Anzóis de 3/0 a 5/0, sem chumbada ou com chumbada pequena.

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ai parceiro...sobre levar o barco nesta distancia eu, particularmente, só levaria se fosse pra pescar muitos dias.......agora sobre navegar no araguaia não há problema...apenas tome cuidado com os bancos de areia.....ao que parece vc tem um BG 5514...eu também tenho um com motor optimax...estive no araguaia recentemente e nao tive problema algum em navegar....a título de ex..o carocinho tem um Grand Fish diz navegar tranquilo no araguaia...... ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na seca a navegação fica um pouco mais complicada para motores maiores. O Araguaia fica muito raso em determinados pontos e com muitos paus submersos na altura da hélice e que nem sempre estão visíveis. Ainda tem os bancos de areia, que podem causar acidentes mais sérios se o barco estiver em alta velocidade.

Se for navegar por sua conta, todo cuidado é pouco.

Se vc estiver com um guia experiente td bem. Mas não vai na conversa de quem não trabalha como guia. Já caí nessa mais de uma vez e nunca foi uma boa experiência. Sempre tem aquele pessoal que trabalha na região e quando aparece algum pescador precisando de guia logo se candidata e diz ter experiência e conhecer muito bem o Rio.

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

na realidae o pescador precisa ter um equipamento pesado sufuciente para pegar os grandes jaus e as grandes pirararas. quando jogamos a isca na água não sabemos que tipo de peixe vai engolir a isca. se o pescador estiver com equipamento fraco, não conseguira tirar o peixe da água.

sugiro vara shimano talavera mais carretilha penn 345gtII nesta carretilha cabem 200 metros de linha monofilamento 0,90.

anzol 10/0 ou 12/0 , chumbo de 80 gramas. quanto as iscas leve uma varinha leve e fisgue os peixinhos menores.]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...