Ir para conteúdo

BELO MONTE SUSPENSA...TELÃO SOBREVIVERÁ?!


Posts Recomendados

TRF acolhe ação do Ministério Público por riscos ambientais e étnicos

BRASÍLIA Em decisão unânime, a 5ª Turma do Tribunal Regional Federal da Primeira Região (TRF-1) determinou ontem a suspensão das obras da hidrelétrica de Teles Pires, na divisa entre os estados do Pará e do Mato Grosso. A previsão é que a usina se torne a quarta maior do país, com capacidade de geração de 1.820 megawatts (MW) e faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Em abril, o Ministério Público Federal e o MP do Mato Grosso haviam obtido liminar da 2ª Vara Federal em Mato Grosso que suspendia a licença ambiental de instalação do empreendimento, interrompendo as obras. Dias depois, o presidente do TRF-1, desembargador Olindo Menezes, derrubou a liminar até que o mérito fosse julgado, o que ocorreu ontem. Mas ainda cabe recurso.

região é sagrada para índios

O desembargador Souza Prudente, relator do processo, defendeu a suspensão da obra considerando a irreversibilidade dos danos ambientais, em especial a suspensão das explosões das rochas naturais do Salto das Sete Quedas. Prudente destacou no voto que não há riscos de a suspensão da construção da usina de Teles Pires provocar um novo apagão energético no Brasil, tendo em vista que existem outros modelos de empreendimento para geração de energia.

A região é tida como sagrada pelos índios que vivem no local. Os juízes apontaram ainda que não teriam sido cumpridas as normas que preveem audiências públicas com as comunidades indígenas afetadas pelo empreendimento, orçado em R$ 4 bilhões.

Em abril, com a queda da liminar e a retomada das obras, a Companhia Hidrelétrica Teles Pires se comprometeu a cumprir as condições ambientais impostas na licença pelo Ibama, inclusive as ações compensatórias aos municípios de Paranaíta, Alta Floresta e Jacareacanga.

A decisão determinou a imediata citação do consórcio responsável pela construção da hidrelétrica e do Ibama, responsável pela licença ambiental. Procurado, o consórcio informou que espera ser notificado para se manifestar. Eles ainda podem recorrer em segunda instância.

Nas últimas semanas, o governo brasileiro enfrentou novas disputas com representantes indígenas para construção da hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu, no Pará.

FONTE:

http://clippingmp.planejamento.gov.br/c ... les-pires/

http://www.correiobraziliense.com.br/ap ... onte.shtml

::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que continue assim ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo::

Sei de carteirinha os impactos gerados por uma hidroelétrica como a que represou meu Tietezão.

E o pior é que além das alterações naturais são as kagaxxxxxx realizada pelos órgão gestores.

Espero que a Belo Monte vire um belo monte de processos e nunca se realize!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

diabo:: diabo:: diabo:: diabo:: então não querendo deixa os :amigo: :amigo: :amigo: doeu:: doeu:: doeu:: doeu:: a obra no RIO TELES PIRES continua mesmo a justiça embargando eles não tão nem ai eles tem o direito adquirido então mete maquinas e bombas pra cima da sete quedas dp eles paga alguma mutinha e só isso não foi nem a primeira e a ultima vez que já foi embargado essa obras diabo:: diabo:: diabo:: diabo:: diabo:: diabo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Particularmente....creio que essa briga vai demorar muito a exemplos de outras grandes disputas envolvendo areas de reservas...seguramente será mais um caso a ser definido pelo STF....quando a nao acatarem a ordem judicial ....acho dificil.....a uma pois ainda que a multa diaria de 500 mil seja café pequeno pros consorcios....o MPF não deixará que descumpram a decisão...o proprio MPF poderá pedir a majoração da astreinte ou responsabilização dos gestores da obra/consorcios por crime de desobediencia....enfim...de uma forma ou de outra a decisão tem que ser cumprida...do contrario derrubando e destruindo tudo depois nada voltara ao que era antes....assim eu espero... ::tudo::

diabo:: diabo:: diabo:: diabo:: então não querendo deixa os :amigo: :amigo: :amigo: doeu:: doeu:: doeu:: doeu:: a obra no RIO TELES PIRES continua mesmo a justiça embargando eles não tão nem ai eles tem o direito adquirido então mete maquinas e bombas pra cima da sete quedas dp eles paga alguma mutinha e só isso não foi nem a primeira e a ultima vez que já foi embargado essa obras diabo:: diabo:: diabo:: diabo:: diabo:: diabo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Xiiii pessoal...mas parece que o trem nao esta tao bom assim nao....

O presidente do trf1 agora ta batendo o pezinho porque perdeu moral....apoiado na sumula 626 do STF, esta nervosinho afirmando que a decisão da turma do tribunal não tem o condão de cassar o efeito da suspensao de liminar concedida por ele, o presidente.

Apesar de ter razão "juridica", de fato é um absurdo liberar uma obra dessas sem a licença correta.

Pelo que entendi, o que está parado é belo monte...teles pires continua avançando lacou:: lacou:: até decisão do mérito pelo STF

Segue link

http://www.trf1.jus.br/sitetrf1/conteud ... 15&canal=2

É triste, mas o trem ta andando a todo vapor, e, segundo o consórcio, vão cumprir as determinações do presidente estabelecidas na suspensão de segurança

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 - o presidente do TRF ta certo

2 - infelizmente, logo logo essa ordem de parar as obras tambem cai, como diversas outras ...

eu tambem nao sou a favor de hidreletrica, mas, dificilmente se consegue outra forma de gerar energia eletrica num pais como o brasil ... tem outras ?? tem ... mas, nao supre a necessidade delas ... nem em quantidade, nem em preço ...

agente quer usar IPad, IPhone, luz de led, mas nao quer pagar o preço ambiental por isso ... o brasileiro continua consumindo feito um desembestado ....

as vezes fico me perguntando, ta começando toda uma campanha pra diminuir a poluicao dos carros , e ao inves de gasolina, usarmos carros eletricos ... mas, ja pararam pra perguntar, de onde vai vir energia eletrica pra TODOS os carros do brasil ?? de várias Belos MOntes, obvio ... nao sei o que é pior, a fumaça do escapamento, ou as usinas pra dar eletricidade pra esses carros ... o que será que polui mais ?!?!?!?!?

outras coisas que nao nos perguntamos : estamos aqui, em Brasilia, Rio, SP, BH, etc, grandes centros, cheios de luz eletrica a vontade, reclamando duma usina laaaaaaa no meio do Pará .... vai perguntar pros moradores da maioria das cidade la perto: quase todos apoiam a usina, pq a vida deles vai melhorar, normalmente, melhora

(ja fiz essa pesquisa , in loco, em Serra da Mesa .. é praticamente unanime: todos dizem que a vida deles melhorou, e muito, com a chegada da represa ... apesar do impacto ambiental) ...

claro, tem gente contra, mesmo la, tem os indios contra, etc .... mas, é necessario pensar nisso tudo ...

agora, a meu ver, o ponto mais importante: estao dando foco pra Belo MOnte, mas o que estao fazendo no Teles Pires é MUITO PIOR : apesar de toda usina ser ruim , o teles pires é (era) muito mais preservado que o Xingu ... ainda mais, la no alto do Xingu, perto de Altamira, onde vai ser a Usina. la, ja temos varias cidades grandes, e no teles pires, nao ...

ademais, no teles pires serao 07 sete !!! usinas .... voces acham que vai sobrar alguma coisa de rio ??? claro que nao, vai ser igual o tiete : uma no finalzinho do lago da outra ...

portanto, no teles pires, o impacto ambiental vai ser muitissimo maior .... nao vai sobrar rio, e ninguem ta atentando pra isso (nao quanto se fala de belo monte) ...

uma pena, pois o TP é considerado, hoje, um dos mais preservados do país !!!

portanto, o que digo é isso ... vamos preocupar, TAMBEM, com outros problemas .... Belo Monte é ruim, mas parece que nao tem mais volta

abs a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As notícias do tópico são do Consórcio Teles Pires, de fato, não sei o que está ocorrendo em Belo Monte, mas concordo que a região de belo monte já esta toda lascada, por isso o impacto será menor...

Agora explodir as sete quedas com dinamite é mais que burrice e uzura, é irracionalidade... qualquer ser sabe que as perdas são infinitamente maiores que os ganhos "energéticos"... moro em centro urbano (brasília) mas estou sim preocupado e atento a todas as notícias envolvidas, e como brasileiro (independente de ser candango, do mato grosso ou pará) não concordo com a destruição da região! Já temos muitos lugares totalmente destruidos, lugares estes que deveriam ser mais explorados. Ora, rio sao francisco "já era", de três marias pra baixo..no nordeste ele hj é uma piada perto do que já foi...assim, que terminem de lascar usina onde der no trecho, que se desenvolva tecnologia pra tirar mais kwatts dos reservatorios ja implantados, que se proponha uma política para melhor aproveitamento da nossa binacional itaipu etc.. sou absolutamente contra usinas!!

Isso de todos estarmos tostando energia a rodo, a ideia é destruir mesmo, etc.. não concordo com esse lance. Eu faço minha parte, e muitos ao meu redor também, não sou nenhum natureba do greenpeace, mas tomo um banho quente muito razoável, apago luz quando nao estao em uso, nao saio com o carro pra locais pertos...

O que quero dizer não é que eu vou salvar o planeta...mas que é muito mais digno e racional nos seres humanos nos amoldarmos a um conceito de vida sustentável, do que destruir tudo em busca da industrialização e desse conceito de vida que vendem na televisao..não precisamos de um ipad plugado na tomada, nem um tablet pendurado ... claro, o conforto tem seu encanto...mas compensa irmos tão longe?? cada um no seu cada qual!! Mas, prefiro o telão vivo do que um trilhão de dólares para a Aplle produzir mais brinquedinhos rrsrs ::fishing

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 2 semanas depois...

alguem tem noticias ou novidades a respeito desta construção em pleno 2014?

abraços!

estou indo eu junho, pra passar 20 dias!

Rapaz as obras então a todo vapor eles tão querendo fecha as comporta esse ano ou no Maximo janeiro de 2015,já questão de peixes pra baixo da usina teles pires ta saindo muito peixe jaus,piraibas matrinxas etc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...