Ir para conteúdo

Posts Recomendados

Tem muitos detalhes pra se levar em conta e cada pescador tem as suas particularidades baseado em gostos e experiências.

Me baseei nas experiências que tive no Pesqueiro Castelinho - São Pedro/SP

Você precisa analisar o local onde pesca:

- Qual tamanho do lago? Precisa definir a quantidade de linha.

- Funciona 24 horas? Dê preferência para o final de tarde quando o sol já foi mas ainda está claro e à noite.

- Quais tipos de peixe tem no lago? Precisa saber se elas comem isca viva ou não, tipo, lambaris, tilápias, curimbas e até pequenos pacus e tambas.

- Qual o tamanho das piras? Pra definir a bitola da linha.

- Tem algum tipo de enrosco? Pra definir bitola de linha.

- Qual peixe o pessoal mais pesca? As cevadeiras para tambas atrapalham e muito a pesca de piras.

- O pesqueiro alimenta os peixes? Qual tipo de comida? Definir se pesca só de fundo ou com bóia e tamanho de chicote.

- Qual a profundidade do tanque? É uniforme? Escolha do local de pesca no lago.

É muita pergunta né? Todas essas informações ajudam pra se ter uma boa pescaria.

As piras se alimentam da seguinte maneira, elas saem que nem loucas atrás dos peixinhos e vão comendo até ficar com o barrigão bem estufado. Chegam a comer 25% do próprio peso, ou seja, uma pira de 10Kg pode comer até 2,5Kg de comida.

Após essa comilança toda ela não come nada por mais de 24 horas, tempo em que ela fica digerindo a comida e regurgitando as espinhas e o que não conseguir digerir.

Aí começa tudo de novo, come, come, come...

Bom, vamos lá aos detalhes de minha pescaria.

Vou citar alguns detalhes da tralha e maneiras que uso e citar os detalhes do pesqueiro pra você entender.

1. Cadeira bem confortável

A pesca de piras é de espera, então, uma boa cadeira ajuda a não ficar com as pernas doendo, rsrs. A minha cadeira tem apoio para os pés, pois durmo nela durante à noite.

2. Um(a) bom(a) companheiro(a) de pesca.

Ajuda a espantar o sono, principalmente nas madrugadas geladas que faz onde vou pescar.

3. Paciência

A espera pode ser bem longa, principalmente à noite, e às vezes pode não pegar nada, é normal.

4. Linha

Sempre uso monofilamento na pesca de piras. Elas se debatem e giram bastante tentando se livrar do anzol e acaba se machucando bastante com linhas multifilamento ou até mesmo mono muito finas.

Eu uso 0,70mm da Intergreen, uma excelente linha. Não use linha vagabunda, não vai querer perder o troféu por que estourou a linha, certo?

Uma linha mais grossa, tipo 0,90mm tira toda a esportividade. Não estamos caçando peixes pra arrastá-los ou rebocá-los, estamos pescando esportivamente, ou seja, tem que haver chance dos dois lados.

Uma linha fina, tipo, 0,40mm deixa a desejar se entrar uma acima dos 10Kg.

5. Anzol

Sem farpa, sempre! Não há necessidade de farpa e machuca muito o peixe.

Eu uso 8/0 modelo Octopus da Gamakatsu. Um anzol menor fica desproporcional ao tamanho da boca do peixe e corre-se o risco do peixe engolir. Até um 10/0 tá bom, não há necessidade de maior em pesqueiro.

Se quiser, pode usar Anzol circular, mas não esqueça de deixar o peixe levar e não fisgue.

6. Varas

Eu utilizo 3 varas iguais, 40-70lbs ação rápida, pesca pesada, carbono, cabo em EVA, Casting 40-200g. Modelo Pirarara da Fleming.

A pesca de pira é bruta e ela não fica dando cabeçadas como os tambas, por exemplo.

Cabo em EVA, pois a cortiça estraga com a umidade e contato com o chão durante a noite.

Uso 70lbs, pois onde pesco (Castelinho) tem piras com mais de 60Kg, e é verdade, são brutas mas bem difíceis de pegar.

Uso de carbono por ser mais leve, questão de gosto.

7.0 Luva

Ajuda no frio, protege dos mosquitos e dá maior aderência no cabo da vara, principalmente de madrugada ou na chuva quando o EVA fica bem escorregadio. Você pode optar por enrolar aquelas "borrachas" utilizadas nos cabos das raquetes de tênis ou ping-pong, ajudam bastante.

8. Líder de aço

Bem polêmico o uso. É necessário?

Bom, a pira não tem dentes mas tem uma "lixa" na boca que esfola legal a linha.

Uso pra não correr o risco de perder o peixe e ajuda na retirada da água, onde ao invés de segurar na linha quando o peixe estiver na beirada, seguro no aço. No caso das piras, as ações não diminuem usando aço.

Utilizo 40cm de 100lb, flexível e encapado na cor preta.

9. Girador

Compatível com o aço. Uso tamanho 4. Tanto o anzol quanto o girador, presos direto no aço com bucha dupla.

Não use snap.

10. Que mais... Isca

Depende do pesqueiro, do que elas comem.

Já usei:

- salsicha - pega mas os outros peixes também comem, o que atrapalha. Quando vou pescar pira, só pesco pira mas nenhum outro peixe. Com excessão dos lambaris que fisgo com a telescópica pra passar o tempo.

- peixe vivo - É muito bom, mas tem que fica limitado a um espaço, tipo, apoitado pelo chumbo, onde possa nadar livremente só naquele espaço. Tilápias, lambaris, pirambóia, tuvira. Usei um curimba de 1Kg uma vez e fisguei uma bem grande.

- Minhocuçu - mesmo caso da salsicha.

- iscas podres, tripa de frango, fígado azedo, etc. Eu tô fora! Não uso nem a pau!

- Cabeça de peixe. Depois de experimentar diversas iscas, só uso cabeça de peixe. Uso de tilápia ou de curimba, as maiores que encontrar. Peço pra peixaria separar pra mim com guelra e tudo, sangrando.

Levo as cabeças congeladas em potes pequenos, bem fechados pra não contaminar a caixa térmica.

Troco as iscas apenas uma vez no inverno e no verão umas duas vezes tanto de dia quanto de noite. Uma das vezes que troco é lá pelas 17h30, logo que o sol se foi mas ainda está dia.

11. Local

As piras não são territorialistas mas sempre acabam passando em certos lugares do tanque que você acaba pegando a manha. Mas não dá pra dizer, joga ali que pega.

De dia jogue nas partes mais fundas do lago, elas detestam luz.

De noite explore às margens, elas passam nas beiradas caçando os peixinhos. Se houver vegetação ou "entradas" na margem, é ali que deve jogar.

Atente à profundidade. Costumo jogar a 1 metro ou 1,5m da margem onde a profundidade chega a 1m mais ou menos. Se for muito raso, afaste mais, tipo, um peixe de 30Kg não vai "nadar fora d'água", ou seja, se a profundidade da margem for pouca afaste mais.

Outras dicas:

- Não deixe a linha muito esticada nem muito frouxa, deixe o peixe abocanhar e levar, ele se fisga sozinho;

- Nunca ilumine nas beiradas ou na água durante à noite. A luz afugenta, principalmente as grandes;

- Não faça barulho nas beiradas à noite. De dia não há problema;

- Durante à noite, quanto menos iluminação e barulho, melhor! Acho que já escrevi isso, rsrsrs, é que tem pescadores que insistem em iluminar a água. Uma lanterna de cabeça fraquinha é suficiente, se houver lua, nem precisa;

- À noite, saiba exatamente onde estão suas varas para não chutar o suporte ou enfiar o pé na água, rsrsrs, meu colega já fez isso;

- Pilha reserva para a máquina fotográfica. Falar que pegou um grande e não ter foto fica feio;

- Balança digital. Se gosta de pesar os peixes. Nesse caso, um pano co tiras e argolas ajuda a pesar as piras e não machucam. Nunca pese com passaguá, machuca demais;

- Não use alicate boga, machuca. Use uma luva para pegá-las;

- As piras são peixes dóceis, mas cuidado com os ferrões, saiba pegá-las sem torcer o peixe, sem erguer pelo rabo, sem derrubar, etc.

Bom, acho que já escrevi demais, rsrsrs.

Um abraço.

Korch

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

e ai Rodolfo blz......ahhh esse Castelinho é show heim......bom demais esse lugar

Todo esse questionario ajuda muito na hora ir em busca do trofeu. Nessa ultima quarta-feira dia 15/08 saimos de Jau-SP as 4:30 da manha e cheguei lá por volta das 5:45, acordei o guarda rsrsrs (brincadeira) que é muito gente boa e ele já foi pegando as iscas vivas que eu tinha encomendado, feito isso fomos definir o local para armar as varas, a minha intenção era ficar na "ilhinha" mais ja estava ocupada, fomos para o outro lado do lago onde tem o Deck, ficamos proximo ali dos banheiros lugar onde eu já tinha pego algumas pirararas outras vezes.

Armamos as varas e nada........a manha inteira sem nenhuma ação, estava ventando muito. Proxima da 13h00min eu já tinha desanimado e estava quase vindo embora pois o vento não parava. Ai chegou um Sr. e começou a pescar ali na curva do lado esquerdo do restaurante, e não é que ele começou a pegar, como ele estava sozinho fui ajudar ele tirar a pira da agua, e o que mais me impressionou foi o equipamento que ele usava, carretilha de perfil baixo e uma vara de no maximo 25lbs, pegou umas 03 assim.

Ai começamos a jogar nossas linhas la perto tambem.....nao deu tempo de cair na agua....pegamos 01 pira e um belo Pintado acho que em torno dos 18kg, eu nunca tinha visto ninguem pegar um pintado lá. E isso salvou nossa pescaria, e é como vc disse a hora que elas começam comer parecem um aspirador de pó, pegam tudo o que encontram pela frente.

Eu estava com uma Vara Dragons da Albatroz 60-80lbs (cabo de cortiça resinada muito bonita) linha 0,72Max Force, anzol circular (só uso esse tipo não tem perigo dela engolir) carretilha Okuma SD 30LX e uma outra Vara Kenzaki 40lbs com uma Fierro 6000.

Abraços,

Daniel

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

As piras se alimentam da seguinte maneira, elas saem que nem loucas atrás dos peixinhos e vão comendo até ficar com o barrigão bem estufado. Chegam a comer 25% do próprio peso, ou seja, uma pira de 10Kg pode comer até 2,5Kg de comida.

Após essa comilança toda ela não come nada por mais de 24 horas, tempo em que ela fica digerindo a comida e regurgitando as espinhas e o que não conseguir digerir.

Aí começa tudo de novo, come, come, come...

Xará, beleza?

Não duvidando de você, claro, mas de onde vc tirou essas informações sobre o hábito alimentar das Piras? Digo, é baseado em experiência própria, leu em algum lugar, escutou de outros pescadores?

Abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Belo tutorial, parabens, pena esse peixe nao ter aqui nos pesqueiros da região... Quem sabe eu pego a minha primeira em barcelos em outubro!!

Uma sugestão: edite o tópico e adicione ao final do tutorial algumas fotos de seus troféus!! Abraços....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

As piras se alimentam da seguinte maneira, elas saem que nem loucas atrás dos peixinhos e vão comendo até ficar com o barrigão bem estufado. Chegam a comer 25% do próprio peso, ou seja, uma pira de 10Kg pode comer até 2,5Kg de comida.

Após essa comilança toda ela não come nada por mais de 24 horas, tempo em que ela fica digerindo a comida e regurgitando as espinhas e o que não conseguir digerir.

Aí começa tudo de novo, come, come, come...

Xará, beleza?

Não duvidando de você, claro, mas de onde vc tirou essas informações sobre o hábito alimentar das Piras? Digo, é baseado em experiência própria, leu em algum lugar, escutou de outros pescadores?

Abraço.

Bom dia!

Muita observação, pesquisa e experiência. Li e troquei idéias com criadores de piras. Tenho um vídeo e umas fotos de uma pira de uns 40Kg (chute) perto do restaurante que estava quase na vertical regurgitando os restos de alimentos não digeridos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Belo tutorial, parabens, pena esse peixe nao ter aqui nos pesqueiros da região... Quem sabe eu pego a minha primeira em barcelos em outubro!!

Uma sugestão: edite o tópico e adicione ao final do tutorial algumas fotos de seus troféus!! Abraços....

Bom dia João!

Editado! joia:::

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

e ai Rodolfo blz......ahhh esse Castelinho é show heim......bom demais esse lugar

Todo esse questionario ajuda muito na hora ir em busca do trofeu. Nessa ultima quarta-feira dia 15/08 saimos de Jau-SP as 4:30 da manha e cheguei lá por volta das 5:45, acordei o guarda rsrsrs (brincadeira) que é muito gente boa e ele já foi pegando as iscas vivas que eu tinha encomendado, feito isso fomos definir o local para armar as varas, a minha intenção era ficar na "ilhinha" mais ja estava ocupada, fomos para o outro lado do lago onde tem o Deck, ficamos proximo ali dos banheiros lugar onde eu já tinha pego algumas pirararas outras vezes.

Armamos as varas e nada........a manha inteira sem nenhuma ação, estava ventando muito. Proxima da 13h00min eu já tinha desanimado e estava quase vindo embora pois o vento não parava. Ai chegou um Sr. e começou a pescar ali na curva do lado esquerdo do restaurante, e não é que ele começou a pegar, como ele estava sozinho fui ajudar ele tirar a pira da agua, e o que mais me impressionou foi o equipamento que ele usava, carretilha de perfil baixo e uma vara de no maximo 25lbs, pegou umas 03 assim.

Ai começamos a jogar nossas linhas la perto tambem.....nao deu tempo de cair na agua....pegamos 01 pira e um belo Pintado acho que em torno dos 18kg, eu nunca tinha visto ninguem pegar um pintado lá. E isso salvou nossa pescaria, e é como vc disse a hora que elas começam comer parecem um aspirador de pó, pegam tudo o que encontram pela frente.

Eu estava com uma Vara Dragons da Albatroz 60-80lbs (cabo de cortiça resinada muito bonita) linha 0,72Max Force, anzol circular (só uso esse tipo não tem perigo dela engolir) carretilha Okuma SD 30LX e uma outra Vara Kenzaki 40lbs com uma Fierro 6000.

Abraços,

Daniel

Bom dia Daniel.

Tem pintados muito grandes por lá, mas pegá-los é muito difícil! São muito desconfiados e tem muita comida na água pra eles.

Eu fisguei uma pincachara de 9Kg e uma cachara de 10Kg. Brigam muito!

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mto boas as dicas p/ fisgar as Pirararas nos pesqueiros...se já é emocionante fisga-las nos PP, na natureza então é o bixo!!!...elas são mais brutas ainda, principalmente na primeira arrancada.

Este video é de uma Pirarara que eu peguei no Rio Negro (Amazonas)...deu uma briga legal.

Nos rios uma dica na hora de solta-las, é levar o barco bem próximo da margem, pois se soltar o peixe cansado no meio do rio, os botos vem e matam...um peixe deste tamanho os botos não comem, mas matam por pura diversão.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

As piras se alimentam da seguinte maneira, elas saem que nem loucas atrás dos peixinhos e vão comendo até ficar com o barrigão bem estufado. Chegam a comer 25% do próprio peso, ou seja, uma pira de 10Kg pode comer até 2,5Kg de comida.

Após essa comilança toda ela não come nada por mais de 24 horas, tempo em que ela fica digerindo a comida e regurgitando as espinhas e o que não conseguir digerir.

Aí começa tudo de novo, come, come, come...

Xará, beleza?

Não duvidando de você, claro, mas de onde vc tirou essas informações sobre o hábito alimentar das Piras? Digo, é baseado em experiência própria, leu em algum lugar, escutou de outros pescadores?

Abraço.

Bom dia!

Muita observação, pesquisa e experiência. Li e troquei idéias com criadores de piras. Tenho um vídeo e umas fotos de uma pira de uns 40Kg (chute) perto do restaurante que estava quase na vertical regurgitando os restos de alimentos não digeridos.

Eu perguntei isso, porque eu já ouvi falar.

Além disso, eu já tive várias Pirararas em aquário. É só diminuir a luminosidade que elas ficam super ativas.

Ela sai nadando e engole tudo que consegue. É uma glutona mesmo. Ela chega a ficar deformada de tanta comida. Parece uma gangorra. Teve uma que comeu um Dourado meu que tava 70% do tamanho dela. Ela ficou um dia inteiro deformada com ele na barriga. No final do dia, ela não aguentou e "arrotou" o coitado...

Eu só fico curioso, porque se as Piras de PP e rio se alimentam dessa forma também, então, o período de provável captura delas é muito curto (considerando-se bastante comida disponível) e se daria assim que o sol baixa. Então, se fosse assim, não fisgariamos mais nada no decorrer da noite, porque elas já estariam cheias. Não é?

Só que isso não acontece...

P.s: posta o vídeo e as fotos dessa Pira que vc citou ai.

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Otimo topico parceiro, sou fã delas, peixe arara!!!

Eu costumo pesca-las com material mais leve, varas de 25lbs, 30lbs,36lbs! Hj mesmo fui a um pesqueiro aqui da regiao, peguei uma de 13kls, deu um trabalhaaooo, pois correu pro enrosco! Quanto aos habitos alimentares, é impressionante, relamente se deformam , ja vi isto tb! E sempre qdo vou pesca-las aremesso bem perto da margem tb!

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Otimas dicas parceiro!!!

Geralmente utilizo as mesmas manhas que voce, no Corrego das antas...melhores iscas lá é o pintinho morto (descarte das granjas da regiao) e se conseguir traira pequena (tipo 20,25cm) aí é sucesso tambem!!!

Já no Clube Pesca & Cia, pega demais com bóia, chiote curto, tipo 40 cm, arremessando com lambari vivo, na margem oposta a onde pescamos, bem grudado no capim(20 m de distania d capim, no MAXIMO, se conseguir mais perto, melhor ainda!)...lá as Pirararas estao entre 12 - 25 kg, a maioria na faixa de 15 kg, entao uma tralha mais leve dá conta, uso linha 0,60mm (Asso primo), bóia apoitada, chicote 40 cm com mono de 0,90,sem empate, anzol circular 6/0 ,vara Kenzaki 2.40 m, 40lb....lá só pod pescar de dia, por isso não uso cabo de aço, pois diminue muito as açoes (pelo menos lá)!

abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

belas dicas, costumo pescar elas em um pesqueiro aqui perto..

não sao tao grandes, no maximo 16kg

então vou só com varas de 25lb, e carretilha perfil baixo ja aguenta!

Mais essas ai das suas fotos sao bruuutas demais, imagino o trabalho que da!

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

belas dicas, costumo pescar elas em um pesqueiro aqui perto..

não sao tao grandes, no maximo 16kg

então vou só com varas de 25lb, e carretilha perfil baixo ja aguenta!

Mais essas ai das suas fotos sao bruuutas demais, imagino o trabalho que da!

Abraços

Sem dúvida que uma carretilha perfil baixo aguenta tirar! MAs........dá dó !!! chorei::

Pra esse tipo de pesca, prefiro um bom molinete tamanho 2500. ::fisherman

Não uso carretilhas de perfil baixo em pesqueiro porque o Drag delas não é dimensionado pra isso e vai desgastar prematuramente. buaa:: Sua estrutura permite fazer arremessos com precisão, essa a grande vantagem delas. Acho que cada coisa deve ter seu devido uso.

Além de serem mais caras. Qualquer molinete de 80,00 faz o mesmo serviço no pesqueiro. ::fishing

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Poisé, onde costumo pescar piras aqui na ragião, Clube pescar de luziânia (GO), o período mais produtivo é entre 21h e 3h da manhã. Entre as 18h e 21h são menos ações. Após as 3h da manhã só consegui tirar uma certo dia. Lá não há vegetação na margem e o lago tem formato de "U", vai afundando aos poucos. Contraditoriamente a teoria mais repetida, tive melhores resultados arremessando no meio ao invés de próximo à margem. As iscas que mais deram resultado foram fígado de galinha e um X-tudo de salsicha com lambari kkkkkkk. Passo um pedaço de salsicha até esconder a haste do anzol, ponho um lambari pelo olho e depois coloco outro pedaço de salsicha na ponta do anzol. Grudo uma salsicha na outra transversalmente com macarrão. O anzol desaparece, a isca não cai por nada no arremesso e, como se trata de um Mustad 9/0, dificulta que outros peixes menores fisguem minha isca só ficando a salsicha às vezes mordiscada.

De equipamento uso uma MS Giant Catfish com um Daiwa BG90 e uma MS Evolution GT com um Daiwa Reagal 4000. Multi vexter 100 Lb no primeiro conjunto e multi seaguar 65 Lb no outro. Leader Triumph nas duas. 

Uma pergunta aos mais experientes. Levantar a pira pelas nadadeiras laterais não a machuca não? Já tirei fotos assim mas não as tiro mais pois senti que posso machucar o peixe desta forma...    

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Grandes dicas companheiro Rodolfo! 

preciso comprar só a vara e a carreta específica pra iss agora!

estou com uma Lexa 300...

vc acha que ela aguenta lá no Castelinho?...... linha PE60libras

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

×