Ir para conteúdo

pirarucu no rio grande


Posts Recomendados

a historia do pirarucu ja é bem antiga, o boato é que a alguns anos estourou uma represa proxima ao municipio de Itapagipe -MG e que um casal de pirarucus teriam chegado ao rio grande, como a região é represada não tiveram problemas p/ se adaptarem e se reproduzir.

mas como historia sem fotos vira boato alguns pescadores conseguiram tirar fotos da filhotada e consegui atraves do José Antonio que loca barcos na prainha de Paulo de Faria - SP a prova definitiva.

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

parte triste: segundo o José a maior parte dos filhotes foram vistos mortos capturados por uma rede.

a natureza encontra um meio, o homen destroi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Robson,

Por um lado e muito triste ver tantos Pirarucuzinhos mortos...

Já vi diversas vezes essa mesma cena, é muito bonito...

Porém , como você disse o Pirarucu veio através da repressa estourada, nao é um peixe natural do ambiente. Talvez por nao ser um peixe natural da devida lagoa/lago/rio ele poderia causar um impacto muito grande... Nao hoje que existem apenas poucos exemplares, mais futuramente poderia acontecer um desequilibrio ecolôgico, afinal o Pirarucu e um predador...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Belas fotos, eu já tinha ouvido falar, mas sabe com são esses boatos.

Agora está mais que comprovada a existencia dos pirarucus no Rio Grande, e estou revendo a libragem as minhas tralhas para tentar um combate com esse gigante, quem sabe um dia realizo um sonho agora no quintal de casa... Vms lá...

Abçs e obrigado por compartilhar a noticia...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Devemos lembrar que o Tucunaré também não foi visto com bons olhos quando foi introduzido na Bacia do Paraná. Mas hoje é uma espécie que integra a ictiofauna das maioria dos rios dessa bacia.

As populações de tucunaré não cresceram desenfreadamente como era o esperado, e acredito que o mesmo ocorrerá com o pirarucu.

O que mais mata os peixes em nossos rios é o ser humano e não os peixes!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estive em Paulo de Faria domingo passado...

Infelizmente ventou absurdamente durante o dia e a região sofre com a matança de peixes por alguns poucos redeiros e muuuitosss "lambarizeiros". Não saiu peixe nem pra contar história e olha que já fiz boas pescarias por lá.

Me contaram essa mesma história lá na prainha... Passaram a rede e mataram cerca de 80 filhotes de pirarucu. será que são os da foto?

Disseram também que andam avistando indivíduos adultos enormes... aí já não sei

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Devemos lembrar que o Tucunaré também não foi visto com bons olhos quando foi introduzido na Bacia do Paraná. Mas hoje é uma espécie que integra a ictiofauna das maioria dos rios dessa bacia.

As populações de tucunaré não cresceram desenfreadamente como era o esperado, e acredito que o mesmo ocorrerá com o pirarucu.

O que mais mata os peixes em nossos rios é o ser humano e não os peixes!

Penso da mesma forma ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Devemos lembrar que o Tucunaré também não foi visto com bons olhos quando foi introduzido na Bacia do Paraná. Mas hoje é uma espécie que integra a ictiofauna das maioria dos rios dessa bacia.

As populações de tucunaré não cresceram desenfreadamente como era o esperado, e acredito que o mesmo ocorrerá com o pirarucu.

O que mais mata os peixes em nossos rios é o ser humano e não os peixes!

Parabéns Fernando.. sabias palavras!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem dera, um gigante desses no meu quintal :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Acho que o peixe poderia sim causar um desequilíbrio na cadeia alimentar do rio, mas tudo por causa da ação do homem. Tomemos como exemplo o tucunaré: De fato, ele acabou com a grande quantidade de lambaris e piaus que havia aqui em Furnas.

Mas, como já foi abordado aqui no FTB, "quem é o intruso, o tucunaré ou o lago?"

Se o homem não interferisse tanto na natureza, não teríamos tantos problemas ambientais... joia:::

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso ai pessoal, sou de Itapagipe, meu pai tem uma fazenda na beira do Rio Grande, cresci pescando naquelas águas, e realmente existe uma enorme matança por la.

Já faz mais ou menos um ano e meio que venho avistando esses Pirarucus por la, geralmente ficam em cardumes, e ja avistei vários que com certeza tem mais de 40 kg, e também tenho visto vários pescadores profissionais com varios filhotes de pirarucus com menos de 5 kg mortos em suas redes, estas que estão espalhadas por quilometros nas margens do Rio.

Como disse o Caroçinho, não sei se isto é bom ou não, ainda não deu tempo pra ver se isso vai causar algum impacto na região, pois hoje em dia, mesmo com toda essa matança, o Rio grande vem nos surpreendendo e estão aparecendo ótimo exemplares de Tucunarés azul e amarelo, dourados que ha muito tempo não apareciam ja estão dando as caras, sem falar nos peixes de couro (cahara e pintado) que são capturados frequentemente. Vamos ver até quando isso vai.

Um abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso ai pessoal, sou de Itapagipe, meu pai tem uma fazenda na beira do Rio Grande, cresci pescando naquelas águas, e realmente existe uma enorme matança por la.

Já faz mais ou menos um ano e meio que venho avistando esses Pirarucus por la, geralmente ficam em cardumes, e ja avistei vários que com certeza tem mais de 40 kg, e também tenho visto vários pescadores profissionais com varios filhotes de pirarucus com menos de 5 kg mortos em suas redes, estas que estão espalhadas por quilometros nas margens do Rio.

Como disse o Caroçinho, não sei se isto é bom ou não, ainda não deu tempo pra ver se isso vai causar algum impacto na região, pois hoje em dia, mesmo com toda essa matança, o Rio grande vem nos surpreendendo e estão aparecendo ótimo exemplares de Tucunarés azul e amarelo, dourados que ha muito tempo não apareciam ja estão dando as caras, sem falar nos peixes de couro (cahara e pintado) que são capturados frequentemente. Vamos ver até quando isso vai.

Um abraço a todos!

tambem já ouvi falar dos grandes, e pesco em todas as represas do rio grande que com toda certeza esta sofrendo as consequencias da pesca predatoria, conversando com um redeiro outro dia, o mesmo me disse armar 1500mt. de redes todos os dias, e que a maioria trabalha com esta media. então em um calculo basico em apenas um pedaço do rio com cerca de 30 km. da prainha acredito que são armados no minimo uns 20000mts.E claro que isto alterna pois quando esta ruim de peixe a maioria não arma, os problemas são diversos, mas infelizmente sempre causados pelo homen.

abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Preocupante esse fato de haver Pirarucus e já estarem se reproduzindo. Por mais que goste de pescar, mas acho temerário.

Embora possa haver a analogia sobre a introdução do Tucunare, creio que cada caso é um caso.

Primeiramente, uma espécie atinge 5 kg quando adulto, a outra mais de 120kg. São animais completamente diferentes.

Na amazonia o pirarucu tem inimigos naturais, não diria predadores, mas outras espécies que competem com ele por nichos e alimentos. Cito os grandes bagres, botos e jacarés. Aqui no Rio grande ele poderá viver sem competição alguma, crescer desenfreadamente.

MAs uma coisa é certeza: Já está FEITO!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A grande maioria de peixes dessas represas do rio grande são de Tucunarés e Tilápias... ambos introduzidos na represa para equilibrar a falta de peixes causada pelas construções de barragens!!!

Qualquer peixe que seja introduzido... por pior que seja, acaba por mascarar o problemas que o barramento faz e substitui a fama de vilão da história!!!

Pena que os peixes caíram em redes... deve ser uma briga boa com esses gigantes!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A necessidade por energia levou à construção de todas essas hidroeletricas com o dano ambiental já exaustivamente discutido. Mas sobre o caso em tela, e principalmente sobre o lago onde apareceu os Pirarucus, eu conheço bem! Concordo que as espécies introduzidas infleunciaram positiva e negativamente, MAS.... O Tucunare amarelo e azul, a tilápia e a corvina, são peixes que se propagaram em razoável convivencia com os peixes nativos.

Para quem desconhece a região, existe fartura de Piaus e Porquinhos; além de Piaparas, Pacu caranha, Barbado e Pintado. Poisé , aqui se pega Pintado, alguns com mais de 15 kg! ( está proibida a sua pesca).

Agora o Pirarucu vai comer todos eles sem nenhum agente para controlá-lo. . Um amigo de faculdade trabalhou em uma fazenda de Piarrucus na Amazonia. A média por reprodução são 20 a 30 filhotes por casal. Eu tentei contar o número de filhotes na foto e vi perto de 100. A foto é muito esclarecedora neste sentido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Belíssima imagem, o pirarucu é um peixe de beleza ímpar!!! joia::: joia:::

Agora qt a reprodução de pirarucu desenfreada para causar dano nas populações nativas não tem perigo, o pirarucu é alvo fácil para os redeiros de plantão, devido a necessidade de subir regularmente para respirar fica fácil de ver onde o peixe esta, por isso e tb pela qualidade excepcional de sua carne é um peixe com risco de extinção.

Me lembro qd era criança essa imagem era corriqueira nos lagos do araguaia, agora é cada vez mais raro de se encontrar.

Então esses peixes vão ficar só na história ai nessa represa (a Qual n conheço), INFELIZMENTE chorei:: chorei:: chorei::

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo demais com o Jean! O vilão não é o "intruso".... e mais, quando se fala em controle de espécies, a natureza dá um jeitinho, aliás, sempre deu. E claro que o pirarucu não vai se alastrar alucinadamente, assim como nao aconteceu com tilápias, tucunarés, corvinas, carpas em milhares de reservatórios geradores ou não de energia elétrica Brasil a fora.

Quando penso em controle de peixes invasores, falo do contexto da cadeia alimentar. Ora, obvio que um peixe predador (nesta região um dourado, surubim ou tucunaré) não vai comer um pirarucu de 130 quilos, mas vai sim, perfeitamente, investir num juvenil ou alevino de pirarucu, como acontece com qualquer espécie, daí a tendencia é a um equilíbrio num ambiente desequilibrado hehe.

Mas como exaustivmente sabido, o verdadeiro vilão somos nós!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo demais com o Jean! O vilão não é o "intruso".... e mais, quando se fala em controle de espécies, a natureza dá um jeitinho, aliás, sempre deu. E claro que o pirarucu não vai se alastrar alucinadamente, assim como nao aconteceu com tilápias, tucunarés, corvinas, carpas em milhares de reservatórios geradores ou não de energia elétrica Brasil a fora.

Quando penso em controle de peixes invasores, falo do contexto da cadeia alimentar. Ora, obvio que um peixe predador (nesta região um dourado, surubim ou tucunaré) não vai comer um pirarucu de 130 quilos, mas vai sim, perfeitamente, investir num juvenil ou alevino de pirarucu, como acontece com qualquer espécie, daí a tendencia é a um equilíbrio num ambiente desequilibrado hehe.

Mas como exaustivmente sabido, o verdadeiro vilão somos nós!

Acho que o maior predador desses peixes será o próprio homem... com a quantidade absurda de redes que são postas diariamente nos nossos rios!!!

Temos que lembrar que para não ser extinto no ambiente natural... foi necessário que tivesse lei de proibição da pesca e depois o manejo sustentável da espécie!!!

Acho que não serão vistos peixes colossais em ambientes de represas... até porque um peixe de grande porte precisaria de uma quantidade maior de comida... e é difícil de ver quantidade nas represas por onde pescamos!!!

Fato é que aparecerão peixes grandes... mas que vão ficar bem menores que aqueles do seu ambiente natural devido a pressão de pesca!!!(Coisa que já acontece com peixes das nossas bacias que não conseguem atingir mais o porte de antigamente devido a pressão de pesca que sempre seleciona os menores!!!)

Bom... é aguardar pra ver no que dá!!! joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma coisa eu Garanto... Agora além de comer carne de tucunaré e tilápias do Rio Grande vou Comer carne de Pirarucus que é muito gostosa. Sinto muito em dizer para os "preservacionistas" de plantão mas essas espécies exóticas não trazem nenhuma vantagem para o ecossistema local. Muita gente fica aqui defendendo tucunaré e tilápia mas na minha opinião essas pessoas estão um pouco carentes de informação. Lógico que eu amo pescar tucunaré e tudo mais como todos por aqui mas isso é uma coisa boa apenas para nós pescadores e não podemos nos esquecer disso... Quanto mais tem tucunarés e outros predadores exóticos na região mais a natureza local decline. Quem realmente vai na beira do rio sabe como está a infestação de tucunarés no Rio Grande e Tietê, onde você vai vê cardumes nadando. Nas beiradas no meio em todo canto, só não se vê muito exemplares grandes pois o clima não é propicio... e cada vez se torna mais difícil capturar espécies nativas, será que não tem nenhuma relação entre os fatores?

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...