Ir para conteúdo

Em qual situação o uso de jigs é recomendável? (Tucunarés)


Beto Caranha

Posts Recomendados

Em qual situação de pesca o uso de jigs é altamente recomendável?

(Lembrando que estou falando da pesca de tucunarés)

Estou perguntando pois possuo alguns jigs que nunca foram utilizados, pois na verdade não sei quando devo utiliza-los...

Grato

Beto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beto, eu uso o jig quando o Tucunaré ataca a isca e não entra. Você pode deixar uma vara pronta prá ser usada. Imediatamente você lança o jig, e começa a dar toques leves para cima e deixa ele afundar novamente, e ao mesmo tempo vai recolhendo a linha.

Costuma funcionar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não gosto de pescar de Jig, porque acho menos esportivo que as iscas de superfície. Portanto, eu reservo estes coringas para os dias em que o tucuna tá afundado e nenhuma isca dá certo. Procuro lançar em regiões com drop shot ou em entradas de lagos. Se for utilizar junto às estruturas submersas, como árvores, deve ter anzol anti-enrosco.

Além dos 2 jigs de pêlo eu também carrego um tube jig, como o coringa da Aicas, pois eles podem salvar o dia, visto o nado mais errático.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beto

Por aqui, quando o peixe está totalmente inativo, Jig neles, mas.... costumo usar jig com recolhimento rápido ou super rápido, com toques de ponta de varas, muitas vezes eu consigo enxergar o jig, tem dias que é absoutamente matador, tem dias que não pega nada.

Ano passado numa pescaria, já estavamos pescando desde 5:30 e ficamos até as 10:30 sem pegar nada, só ai resolvi usar o jig, foram 06 tucunas em 40 minutos, meu companheiro de barco continuou com as de superfície e ficou dedão hehehe, so no período da tarde que ele resolveu apelar pro jig, ai todo mundo pegou peixe.

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beto

Por aqui, quando o peixe está totalmente inativo, Jig neles, mas.... costumo usar jig com recolhimento rápido ou super rápido, com toques de ponta de varas, muitas vezes eu consigo enxergar o jig, tem dias que é absoutamente matador, tem dias que não pega nada.

Ano passado numa pescaria, já estavamos pescando desde 5:30 e ficamos até as 10:30 sem pegar nada, só ai resolvi usar o jig, foram 06 tucunas em 40 minutos, meu companheiro de barco continuou com as de superfície e ficou dedão hehehe, so no período da tarde que ele resolveu apelar pro jig, ai todo mundo pegou peixe.

Abração

Fala Ivan,

eu também aprendi com um amigo a usar o Jig de peninha trabalhado com recolhimento bem rápido para os tucunas quando estão inativos, e aqui na Bahia é o veneno!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem outra situação boa.

Vôcê está trabalhando a isca de superfície ou meia água e o tucuna vem seguindo ela meio desconfiado e a isca aproxima muito do barco, quando o tucuna te ve ele naturalmente irá para o fundo bem, abaixo do barco.

Nessa hora jogar um jig (silicone ou penacho) bem próximo dá muito resultado.

Só não testei ainda com Jumping JIG.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já usei bastante jig...em Março na serra da mesa, peguei tanto peixe com um jig que eu comprei em Manaus, que os penachos todos sairam...hehehehe

Concordo com o fábio, não é tão esportivo quanto superfície, mas a título de salvar o dia e pegar aqueles danados que ficam no pé do barco é uma mão na roda...e quando vc pega no fundão...vc sempre acha que o danado é pesadão, mas quando vem é uma pulginha de tucunaré...hehehehehehe

Agora, só cuidado ao usar jig sem anti enrosco, que a maioria vai ficar no fundo mesmo como enfeite de árvore submersa...heheheheh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já encontrei ( na Amazônia ) diversas canoas nativas com "soluções caseiras" de jigs ! Para evitar dúvidas, eis a foto de um deles que fiz questão de tirar, após ver o piloteiro ( da região ) prepará-lo a partir de uma planta ribeirinha muito comum no local...

Imagem Postada

Por preferir a pesca de superfície ( sub-superfície ), e até meia água ( sempre com "plugs" ), a adoção de "jigs" é algo que pouco utilizo, mas certamente que o mesmo é produtivo...

Imagem PostadaImagem PostadaImagem Postada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...