Ir para conteúdo

TBFT - Pescar ou não em Chuverinho/Filhoteira


Posts Recomendados

Amigos, :amigo:

Por diversars vezes ouvi falar que pescar em Chuverinho/Filhoteira não è uma pratica muito saudável para a sobrevivencia da especie. doeu::

Tanto na pesca de Azul como no Açu, questionei piloteiros de diversos pontos do Brasil e a resposta foi a mesma, quando capturamos o Macho ou a Femea ou Ambos, o peixe chega a um nivel elevado de estresse que não consegue mais voltar para os filhotes, ainda mais se levarmos ele para longe (Praia para fotografar por exemplo).

Nesta ultima pescaria tive a oportunidade de filmar alguns ninhos ::fish2 , alguns com ovos e outros com pequenos alevinos, tambem capturei algumas especies nas bocas dos lagos que estavam machucados, ao perguntar para o Piloteiro o motivo fui informado que ao passar perto de algum ninho a propria especie o ataca para defender a prole, portanto em poucos minutos sem proteção os alevinos podem ser dizimados. doeu::

Na duvida e sem conhecimento profundo no assunto, de hoje em diante nao arremesso mais em cima de filhoteira/chuverinho. ::tudo::

Abs a Tds,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luizinho,vou expressar minha opinião,sou pescador esportivo,eu e a maioria dos amigos aqui do fórum não matam o peixe que nos proporcionam as melhores emoções de nossas vidas,então não procuramos filhoteiras para ter tal prazer,já houve vários casos que acidentalmente ou não entrar um tucuna que percebemos que estavam com filhotes,que imediatamente foram e serão soltos,penso que é um assunto meio que tabú mas me sinto muito a vontade em afirmar que todos aqui são pescadores conscientes :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na duvida e sem conhecimento profundo no assunto, de hoje em diante nao arremesso mais em cima de filhoteira/chuverinho. ::tudo::

Isso já foi motivo de divergências nesse fórum,

Certa vez capturei um belíssimo azulão no meio de uma filhoteira e ao soltá-lo pudemos ver ele voltando pra sua prole,

Pesco, solto tudo que capturo... mas admito

Não consigo segurar um arremesso pensando que um monstro de tucunaré pode atacar minha isca

Garatéias machucam o peixe, boga-grips machucam o peixe... mas acho que tudo tem limite: Pra preservar 100% a integridade do animal só se pararmos de pescar

esse é meu ponto de vista, mas respeito (e até admiro) os outros

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na duvida e sem conhecimento profundo no assunto, de hoje em diante nao arremesso mais em cima de filhoteira/chuverinho. ::tudo::

Isso já foi motivo de divergências nesse fórum,

Certa vez capturei um belíssimo azulão no meio de uma filhoteira e ao soltá-lo pudemos ver ele voltando pra sua prole,

Pesco, solto tudo que capturo... mas admito

Não consigo segurar um arremesso pensando que um monstro de tucunaré pode atacar minha isca

Garatéias machucam o peixe, boga-grips machucam o peixe... mas acho que tudo tem limite: Pra preservar 100% a integridade do animal só se pararmos de pescar

esse é meu ponto de vista, mas respeito (e até admiro) os outros

abraço

Polêmico o assunto em... lacou:: lacou:: doeu:: diabo:: diabo::

Bom... nas 3 primeiras opiniões já temos 3 diferentes(De um lado do Muro, No Muro e do Outro Lado do Muro).... :gorfei: :gorfei: No bom sentido...Claro joia::: joia:::

Entendo as 3 opiniões e as aceito tb.

E vou dar a Minha Opinião, que está Mais pro lado da do Neco(do outro lado do Muro rindo3:: ), Eu tb acho dificil segurar o arremesso em cima de uma panela de 1m...é muito Phodis diabo:: diabo:: diabo:: Mas, como o Ramon bem disse não vou fazer a pescaria "caçando" somente filhoteiras/Chuveirinhos Naonao:: e acabo ficando no Muro tb... rindo3::

Bom esta é minha Opinião...

Tb já peguei tucunas na filhoteira e ao devolve-lo, correu direto pros filhotes. Com tb tive casos que ao solta-lo o bicho sumiu pro lado ao contrario dos filhotes.... doeu:: doeu::

Pesque e Solte Sempre!!!

Grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luizinho,

Concordo com o que disse. Ainda que os peixes sejam soltos, não há certeza de que o tucunaré voltará para a "filhotada", se é que a encontrará viva. Respeito opiniões contrárias, mas evito jogar minhas quando identifico essa situação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não arremesso intensionalmente, caso já avistado o chuveirinho.

Na minha opinião, existem várias outras situações mais desafiadoras de se pescar um peixão.

independentemente de conclusões tecnicas e/ou objetivas, acho que não precisamos ser fominhas ao ponto de pescar em cima dos chuveirinhos.

Att

Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jamais pincho em cima do chuveiro.Pra quê? pra satisfazer o meu ego de ter mais uma foto de bitelo e correr o risco de se perder a prole?Posso não ter pego um único peixe em 10 dias de pescaria e não arremesso em cima.

abraço

Ola Dair, :amigo:

Não disconsiderando as demais respostas e nem tão pouco desrespeitando os demais, pois aprendir a respeitar os valores dos proximos, mas no meu ponto de vista em poucas palavras voce definiu tudo ::tudo:: "PRA SATISFAZER MEU EGO E TER MAIS UMA FOTO DE BITELO" ::tudo:: mestre:: mestre::

Por este motivo que mencionei que por não ter conhecimento profundo no assunto jamais arremessarei em cima de Filhoteira/Chuverinho, como me julgo pescador esportivo e pratico o pesque e solte em pro da preservação, não posso praticar uma pratica que va de encontro com que prego.

Abs a Tds, :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma das coisas mais interessantes desse (e acredito que em todos os outros fóruns de pesca) é que os personagens mudam... as polêmicas são as mesmas! kkk

Dúvidas e argumentações surgem de todos nós... O importante é termos democracia e e comedimento nas opiniões. Certeza mesmo, somente estudos científicos podem nos trazer.

Parabéns pra todos nós que praticamos o pesque e solte e tentamos preservar aquilo que nos dá prazer (nos dá prazer - não dá prazer ao peixe ser capturado e solto).

Vou fazer uma análise aqui: Pelo simples fato de estarmos pescando já estamos praticando algo que tem como único objetivo nos deixar felizes e nos satisfazer (seja o ego ou outra coisa qualquer). Mesmo praticando o pesque-e-solte, não estamos trazendo benefício algum ao meio ambiente... Somos pescadores esportivos e não o Green Peace. Estamos apenas tentando (e acho que conseguindo) minimizar os pequenos danos que causamos ao fazer o catch and release.

Então, admiro quem não arremessa sobre os chuveirinhos, mas não acho que quem arremessa é pior ou melhor que ninguém. Também acredito (não tenho certeza) que arremesso sobre chuveirinhos não é um fator determinante na preservação das espécies. Existem problemas muito mais relevantes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma das coisas mais interessantes desse (e acredito que em todos os outros fóruns de pesca) é que os personagens mudam... as polêmicas são as mesmas! kkk

Dúvidas e argumentações surgem de todos nós... O importante é termos democracia e e comedimento nas opiniões. Certeza mesmo, somente estudos científicos podem nos trazer.

Parabéns pra todos nós que praticamos o pesque e solte e tentamos preservar aquilo que nos dá prazer (nos dá prazer - não dá prazer ao peixe ser capturado e solto).

Vou fazer uma análise aqui: Pelo simples fato de estarmos pescando já estamos praticando algo que tem como único objetivo nos deixar felizes e nos satisfazer (seja o ego ou outra coisa qualquer). Mesmo praticando o pesque-e-solte, não estamos trazendo benefício algum ao meio ambiente... Somos pescadores esportivos e não o Green Peace. Estamos apenas tentando (e acho que conseguindo) minimizar os pequenos danos que causamos ao fazer o catch and release.

Então, admiro quem não arremessa sobre os chuveirinhos, mas não acho que quem arremessa é pior ou melhor que ninguém. Também acredito (não tenho certeza) que arremesso sobre chuveirinhos não é um fator determinante na preservação das espécies. Existem problemas muito mais relevantes

palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas::

Essa foi a resposta mais adequada para o assunto, realmente existe problemas ambientais bem mais sérios para se preocupar, e se for para n prejudicar os peixes de jeito nenhum então é melhor parar de pescar!!! surtei:: surtei::

Abraço ::fisherman ::fisherman

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em uma palestra sobre esse mesmo tema, com um consultor de uma revista de pesca e disse o seguinte, se soltar o tucunare ele volta, se vc abater o tucunare macho a femea não consegue defender sozinha a prole, se vc matar a femea o macho acaba comendo a prole.

Agora quanto arremessar em um chuveiro, eu até agora não vi nenhum guia q não mandasse eu arremessar..

att

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Uma vez eu peguei um tucunaré que estava sozinho cuidando do ninho, soltei o mais rápido possível e ele voltou sim cuidar de seu ninho, porém, com um comportamento diferente, bastante arisco e não tão perto do ninho como estava antes. Então, pra tirar mais ainda minha dúvida, eu comecei a bater a isca perto dele novamente, a isca passava entre ele e o ninho, então ele se afastava com bastante medo da isca, diferente da primeira vez que não pensou duas vezes antes de ataca-la.

Com isso, tive a conclusão que não é nada legal fazer isso, pois qualquer outro predador poderia chegar lá e comer os ovos da ninhada, e ele assustado por ter sido fisgado, assistiria o predador devorar a ninhada como assistiu minha isca passar várias vezes por perto.

Depois disso, não pesco mais peixes em ninhada.

Grande Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já fisguei um açu bom em uma filhoteira... peixe de 16 ou 18lbs... quando fui passar o boga o piloteiro falou: "poxa, essa é a femea... o macho tá aí e pelo tamanho dá femea, ele é um gigante"

Quando olhei pro local da filhoteira, ví um rebojo grande e em seguida um tombo na agua parecendo um ataque de um boto.

Peguei rapidamente a outra vara e gritei: Deve ser o macho!!! ...e o piloteiro falou:"Não, não... isso é outro tucunaré grande(que não pertence ao casal) atacando os filhotes".

Parece que os tucunarés fazem canibalismo,para provavelmente diminuir a concorrencia... ou simplesmente pelo fato daqueles filhoes de outro casal serem presas faceis por causa desestruturação que causei ao fisgar 1 dos peixes do casal.

é uma situação que requer muito raciocinio... e vai de cada um...

O fato é que continuo fazendo 100% peque e solte dos açus, mas continuo arremessando em filhoteiras apesar de saber o mal que possivelmente estarei causando...

Acho que nem psicologo entende direito o ser humano...imagina um pescador entender outro...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu nunca pincho em cima do filhoteiro. Naonao::

Eu sempre pincho 1m a frente, e a esquerda (mas pode ser direita tb). :gorfei:

Sim...ainda estou em fase de evolução.

Soltar o peixe fisgado já é, na minha opinião, algo muito salutar. Se eu passar a questionar demais a fase de vida do peixe, daqui a pouco terei q parar de pescar.

Antes do filhoteiro surgir os peixes acasalam...Daqui a pouco vai aparecer alguém falando q não pesca nesta época pq pode fisgar as bolas do macho.... :gorfei:

Como disse meu amigo Mauro na última pescaria:

"Se a cada repiquete que ocorre estes bichos acasalam novamente, puts, eles estão acasalando mais q eu!"....kkkkkk...eu quase morri de rir.

Então, mesmo respeitando todas as opiniões acima, vou continuar arremessando em tudo o q se mexe na água. ::fisherman

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu nas próximas só arremessarei com hélice, pois não quero perder a pancada nem a pau rindo3:: rindo3:: rindo3::

Mas já melhorei, agora passo WD40 para facilitar a fisgada, após o peixe solto ele já estará até lubrificado :gorfei: :gorfei:

Mas falando mais serio ainda, não vejo ninguém reclamando dos 1000 litros de gasolina que cada grupo queima com óleo 2T misturado para subir nas cabeceiras dos afluentes, será que prejudica mais que jogar isca em filhoteiro ?

seila:: seila:: seila:: seila:: seila:: seila:: seila::

Pensem nisso!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente pra agradar os dois lados,eu tbm não arremesso em chuveirinhos,mas quem n resistir,pelo menos pegue só um do casal,nunca tire os dois de perto dos filhotes,os piloteiros tem essa mania de mandar arremessar,pois o outro deve estar por aí ,mas tentem ajudar a natureza,a nos dar mais peixes pra nos divertirmos,abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gênero>>Número>>>Grau ! palmas::

Uma das coisas mais interessantes desse (e acredito que em todos os outros fóruns de pesca) é que os personagens mudam... as polêmicas são as mesmas! kkk

Dúvidas e argumentações surgem de todos nós... O importante é termos democracia e e comedimento nas opiniões. Certeza mesmo, somente estudos científicos podem nos trazer.

Parabéns pra todos nós que praticamos o pesque e solte e tentamos preservar aquilo que nos dá prazer (nos dá prazer - não dá prazer ao peixe ser capturado e solto).

Vou fazer uma análise aqui: Pelo simples fato de estarmos pescando já estamos praticando algo que tem como único objetivo nos deixar felizes e nos satisfazer (seja o ego ou outra coisa qualquer). Mesmo praticando o pesque-e-solte, não estamos trazendo benefício algum ao meio ambiente... Somos pescadores esportivos e não o Green Peace. Estamos apenas tentando (e acho que conseguindo) minimizar os pequenos danos que causamos ao fazer o catch and release.

Então, admiro quem não arremessa sobre os chuveirinhos, mas não acho que quem arremessa é pior ou melhor que ninguém. Também acredito (não tenho certeza) que arremesso sobre chuveirinhos não é um fator determinante na preservação das espécies. Existem problemas muito mais relevantes

palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas::

Essa foi a resposta mais adequada para o assunto, realmente existe problemas ambientais bem mais sérios para se preocupar, e se for para n prejudicar os peixes de jeito nenhum então é melhor parar de pescar!!! surtei:: surtei::

Abraço ::fisherman ::fisherman

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...