Ir para conteúdo

1º Tucunaré!!!


Posts Recomendados

Não obstante de ver a situação narrada em uma apresentação, achei interessante colocar uma pergunta para que os amigos relatem sua primeira experiência com um peixe que é paixão nacional a primeira fisgada!!!

Como foi a primeira fisgada com um Tucunaré??? e... Comparado com outro peixe, qual mais se assemelha???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu 1º Tucunaré, em ambiente Natural (Não estou contando um Pesque e Pague) Foi no Rio Paranã. No Estado do Tocantins, no ano de 2004. Usando uma Carretilha shimano curado 201, vara megaforce 17 Libras. e uma isca Inna 90 da Marine Sports cor branca e cabeça vermelha. Foi em uma das várias enseadas de praia que são formadas no rio Paranã na época da seca. Na hora não achei parecido com nenhum peixe que já havia pego em isca artificial.

ah foi um Tucunaré azul!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que em 92 ou 93, eu só pescava em pesq pague e com isca natural. Um dia inventei de comprar um SPINNER...bem tosco, praticamente feito em fundo de quintal....depois de dar uma linguiçada mal sucedida :? , resolvi usar o spinner. Era (ainda é até hoje) um lago grande , com muita vegetação na margem, inclusive taboas (hoje ja retiraram) e outras plantas aquáticas. Comecei a arremessar na beirada de um taboal denso que ficava em uma praia de areia (o lago tinha até isso!!) . Nos primeiros arremessos, sinto a isca travando em alguma coisa. Ja fiquei grilado e pensei naquele microsegundo: "Pronto, ja enrosquei a isca". Antes de concluir essa frase vi um peixinho amarelo (os do lago do jaó são os PITANGAS) saltando lá na frente. mal pude acreditar que era mesmo o "velho bocudo" que até aquele dia só tinha visto nos programas do Rubinho e Gustavo dos Reis. Infelizmente era minha primeira isca artificial eu nao tinha o habito de amassar as farpas. O bichinho mandou a isca lá dentro da goela, machucou , demorei a tirar...tanto que a soltura ficou comprometida e ele teve que ser incorporado ao meu organismo após ser assado.

Em relação aos peixes que ja peguei na artificial eu diria que o tucunaré tem muita explosão mas folego curto. AO contrário da bicuda e matrinchã que demoram a cansar. Pra mim o peixe mais animal na artificial é a bicuda, principalmente as grandes. Dificil de se entregar, corre muito por ser hidrodinamica e salta feito louca. Já vi bicudas estourarem na isca e a linha fica frouxa após a pancada, achei que nao tinha fisgado, mas quando fui ver o peixe ja tinha passado por baixo do barco e estava lá atrás...ô peixinho doido. O trairão tb é muito bom na briga, dá uns estouros animais na isca, as vezes chega a passar por cima da isca...outras vezes dá uma sugada que vc vê se formar um buraco embaixo dela. Briga mediana, mas fica pesada qnd se aproxima do barco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

?Caraca? Não coloquei meu breve relato!!! :lol: :lol: :lol:

Meu primeiro Tucuna foi em 2002!!! Um pequeno azul quando estava de férias a vários dias na casa de meus pais e sem nada pra fazer!!! Não pescava a vários anos e resolvi pegar aquela isca de meia água, sem olho, com garatéias enferrujadas que para trocar deu um trabalhão devido a não ter um alicate de bico!!!

Peguei aquela vara de fibra de vidro pesadona e um molinete antigão, coloquei uma linha que estava guardada na caixa de pesca de meu pai e fui tentar alguma coisa e... eis que deu resultado!!! No 2º arremesso eu podia jurar que tinha agarrado a isca em alguma coisa, mas quando o bicho pulou pra fora d'água!!! FOI PAIXÃO!!!

As traíras também dão show quando são fisgadas na superfície e se assemelham muito aos Tucunas!!! Se não for Tucuna, só traíra na superfície!!!

Aos amigos que pescam outros peixes, peço que também exponham sua opinião!!!

Valeu!!! :twisted: :twisted: :twisted:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Posso me considerar uma pessoa fortúita, pois meu primeiro tucunaré foi pego nas águas azuis transparentes do rio Tapajós, próximo à Alter do Chão / Santarém, num dos mais belos cenários em que pesquei ! Uma da primeiras pescarias de artificiais ( 1989 ), ainda no costume regional de utilização de corrico ( colher prateada Tony Acceta ), o contraste daquele amarelão dourado brigando na ponta da linha foi algo fantástico que sempre estará presente nas minhas lembranças ! Peixe de uns 2,5 quilos, mas que me pareceu ( naquela época ) algo monumental ( e acho mesmo que era... ). Ainda tenho dúvidas de quem foi que ficou realmente "fisgado"... :roll: :oops:

Imagem Postada

Batida de tucunaré é única ! Não tem similar ! É emoção e adrenalina, sempre ! Não tem essa de "experiente e calejado", pois quando o "bocudão" dá a arrancada inicial, não há como o coração deixar de acelerar... Bem verdade que essa arrancada ( nem sempre ) é longa, mas a tensão das primeiras cabeçadas é sempre grande ! Se for um "maiorzinho" então, é como dizem por aqui :

:arrow: "Viiixxxxi ! ! !" :shock: :shock: :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que bom que perguntaram...Meu primeiro tucunaré em ambiente natural foi pego no rio "furquia" perto do rio das mortes e do cristalino mais ou menos em 1994. O rio parecia um enorme aquário, águas limpissimas, estava eu, meu saudoso pai e um colega de goiânia (Paulinho tamate) . Foi tão grande minha alegria que pulava sem parar e gritava, realmente foi algo emocionante. O pessoal ribeirinho pensou, doidinho da silva....mas e daí, a emoção era só minha mesmo...inesquecível....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu primeiro tucunaré foi em 2006 na serra da mesa... nessa época eu pescava de isca viva...não tinha nem anzol, tudo era emprestado... mas foi sensacional, pois na época gostava de pescar, e só pescava mandi e traira, uahuahuahuahauh

Depois disso, pensa num viciado em pesca....fiquei doido com o danado tomando linha...o primeiro foi um azul de uns 2,5 kg..detalhe nesse dia, peguei 10 tucunas e foi quando aprendi a solta-los, desses 10 apenas 1 de 1,5 kg, virou um assado na hora do almoço, todos foram soltos... inclusive vi nesse dia a cena mais linda, parado ao pé de uma árvore na serra, água limpinha, um cardume de monstros passou ao pé do barco, 3 peixes embarcados...o menor de 2 kg....

De artificial na superfície foi em junho de 2007..depois disso, Lamba Lure no More !!!!

LOUCURA LOUCURA !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dizem que o primeiro a gente nunca esqueçe........, tem coisas que é melhor nem lembrar...... :lol: :lol: :lol: , mas o que eu não vou esquecer nunca é uma das primeira pescarias com iscas de superficie, uma biruta 70 branquinha, erratica, mais do que superficie, mas o lago da SM ainda tinha muito galhos e paus e era dificil arremessar, aquele capricho para acertar nos buracos entre os galhos, um toque, dois, tres e derepente um azulão sai detras de um pau pega a isquinha e literalmente voa quase um metro fora dágua, acho que nunca vou esquecer aquela cena, o bicho interinho fora d'agua, caindo sobre uns paus e levando a minha isquinha embora, a minha cara de frustração acho que dava uma novela mexicana..... :cry: :cry: :cry: , dai alguns minutos ele começa a pular no meio do lago como se tivesse me gozando, Fi*** da P***, devolve minha isquinha Laz******.

Duas semanas depois eu voltei no mesmo lugar, E ACREDITEM SE QUISEREM, minha isquinha tava enroscada nuns paus a mais ou menos cinco metros da beirada, até hoje guardo com carinho a bichinha que o Bocudo me devolveu.......

Tem muitas outras que os bocudos levaram até hoje só me devolveram esta......tá bom demais. Agora a briga tá noutro nivel......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faltou citar o ano Maurão...

Ou tá com vergonha de revelar a idade?

kkkk

bração

Dizem que o primeiro a gente nunca esqueçe........, tem coisas que é melhor nem lembrar...... :lol: :lol: :lol: , mas o que eu não vou esquecer nunca é uma das primeira pescarias com iscas de superficie, uma biruta 70 branquinha, erratica, mais do que superficie, mas o lago da SM ainda tinha muito galhos e paus e era dificil arremessar, aquele capricho para acertar nos buracos entre os galhos, um toque, dois, tres e derepente um azulão sai detras de um pau pega a isquinha e literalmente voa quase um metro fora dágua, acho que nunca vou esquecer aquela cena, o bicho interinho fora d'agua, caindo sobre uns paus e levando a minha isquinha embora, a minha cara de frustração acho que dava uma novela mexicana..... :cry: :cry: :cry: , dai alguns minutos ele começa a pular no meio do lago como se tivesse me gozando, Fi*** da P***, devolve minha isquinha Laz******.

Duas semanas depois eu voltei no mesmo lugar, E ACREDITEM SE QUISEREM, minha isquinha tava enroscada nuns paus a mais ou menos cinco metros da beirada, até hoje guardo com carinho a bichinha que o Bocudo me devolveu.......

Tem muitas outras que os bocudos levaram até hoje só me devolveram esta......tá bom demais. Agora a briga tá noutro nivel......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Num lembro direito, provavelmente já tinha tomado algumas, mais foi na serra da mesa por volta do ano 2000, talvez um pouco antes pois eu nem morava em Brasilia ainda, eu pescava com isca viva, lembro que eu tinha uma enorme quantia de umas 5 iscas artificiais na caixa, mais num achava que aquele trem funcionava e muito menos como funcionava, fiz uma meia duzia de arremesos e num peguei nada. O primeiro tucuna na artificial foi varios anos depois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu primeiro tucunaré foi pêgo num lago do Araguaia, próximo da região de Cocalinho. Ano? 1992. Tinha 14 anos aproximadamente e naquela época não era fácil (e nem barato) encontrar boas iscas artificiais em Brasília.

Acampávamos numa ilha e só pegávamos branquinhas e piaus do barranco, até o dia em que tive uma visão fantástica: um lindo tucunaré amarelo passando tranquilamente na minha frente, há uns 4 metros do barranco! O coração disparou! Com toda discrição que a tremedeira permitiu, joguei meu spinnerzinho borboleta em cima.... O ataque foi imediato e meu batimento cardíaco certamente passou dos 200/minuto...

Ao se aproximar do barranco, ele saltou, se soltou da garatéia e ficou se debatendo na terra. Não pensei duas vezes: pulei em cima do troféu e me ajoelhei (risos) em cima da barriga do coitado para que ele não conseguisse voltar para a água... Na inocência daquela época, obviamente, não havia a menor possibilidade devolução...

Depois disso, minha paixão pela pesca aumentou muito, e abriu-se um novo mundo para mim: o da pesca com iscas artificiais. Tratei de encomendar com um tio que trazia "muamba" do Paraguay as três iscas que mais me atraíram nos relatos de pescaria da antiga revista Aruanã (que eu colecionava): 1 Fat Rap, 1 Crazy Shad e 1 Bomber Long A14. Todas as três, eu tenho até hoje, acredite quem quiser....

Esse relato é simples, mas ainda me emociona. Obrigado pela atenção de quem leu.

Forte abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu 1º Tucuna foi um 'Popoca' de 2kg em um dos lagos as margens do rio Araguaia (lago meia lua) em Goiás. Mais precisamente em Bandeirantes no ano de 2005.

Usava uma vara Fleming Apache 2 de 17 lbs, carretilha Fleming Voyage 100 e a isca foi uma Espertinha da KV.

Na mimha opinião o tucuna é 'o peixe'. :mrgreen:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito legal a pergunta.

Meu primeiro Tucunaré, foi no lago de uma fazenda que fica as margens do Rio Cristalino.

Em 1994, fomos passar o natal e ano novo, estava tudo muito cheio, e não tinha Tucunaré nem para remédio, somente peixe de couro. E como era minha primeira pescaria no Cristalino, fomo a uma fazenda, andamos por cerca de 1 hora de barco e uns 50 minutos a pé, em um pasto sem chinelos, pois o piloto disse que eram 5 minutos.

Chegamos no lago e começamos a bater, todos foram se afastando e eu fisguei o meu primeiro tucunaré a aproximadamente 2 metros do barranco, levei um susto tão grande que cai para trás literalmente, o peixe deu um saldo e eu não sabia o que fazer. O Marco me disse que era o macho e que provavelmente estava defendendo os filhotes. Ele estava extremamente magro. Soltamos o peixe, pois não havia necessidade de peixes para comer.

Mas essa é uma cena que não sai da minmha cabeça, cada vez que volto ao Cristalino sempre recordo junto ao Marco.

Eu amo pescar Tucunaré, mas o Robalo também mexe com as emoções.

Mas na verdade estou sempre atrás de um peixe de couro :roll: :roll: :roll:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ahhhh o meu primeiro Tucunaré...

aquele que fez os cambitos tremerem.

Foi no lagoão no Araguaia, todo mundo rindo da minha isca artificial "piabinha", falando que aquilo la era pra otario e que não pegaria nada. Nesta época isca boa eram mais caras que hoje e essa piabinha tinha uma fama aqui no lago.

Com um molinete coloquei a isquinha e fiquei, tacando e recolhendo, pois com essa isca ja tinha pego uma cachorrinha, foi quando de repente achei que a isca tinha entrado em algum enrosco e dei aquela confirida.

Quando puxei a vara, deu a danada corridinha e a vara invergô. Ai a galera do barco grita: "Num acredito!"

E eu la com us zoios esbugalhados :shock: vejo a linha afrochá e o pulo... ai deu ate frio na barriga.

E trabalha e corre, e corre e trabalha e embarco. Era um azuzim de 3kg e pouco. Ai pronto, olhei pra danada da isca e falei pra mim mesmo: "Tu vai ter companhia!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos!!! Podem colocar citações a respeito de outros peixes que também tenham paixão!!!

Afinal... nem todos gostam exclusivamente de pescar Tucunaré (talvês a maioria, mas... nem todos) :lol: :lol: :lol:

Alguns de nós não tem oportunidade de pescá-lo(Tucunaré) e investem suas fichas em outras espécies!!! Seria interessante demonstrar também sua paixão por outros que fazem a alegria da mesma forma!!!

Valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...