Ir para conteúdo

Dourado de 20kg morto em Minas(Compartilhando minha revolta


Posts Recomendados

Infelizmente, o cidadão que pegou o doradão, esta no direito dele. " A legislação permite ", e não adianta a gente olhar de cara feia, chingar, brigar... Ele esta pescando de forma correta ( Carretilha ).

Digo isso, pois isso que vimos é mto menos npactante do que ver varios peixes agonizando prezos em uma rede, rede essa que passa dias e mais dias dentro da agua, só recolhendo os peixes desavisados.

Lembrando que não estou defendendo o cidadão, pois acho chocante tratar aquele belo peixe com descaso. Mas a lei permite, e se existissem fiscais no áto da captura, não poderiam fazer nd.

Mato grosso cota zero... Ta chegando... joia:::

Grande abçoo!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meus amigos, :amigo:

Sempre tem que aparecer alguém com um "contraponto", ainda que para evocar uma reflexão.

Estou me propondo a ser esse alguém, embora - desde já - deixe claro minha posição conservacionista.

Longe de "defender" ações dessa natureza - impensáveis no nosso meio esportivo - é preciso entendê-las !

arrow:: Apenas como "linha de comparação", e melhor compreensão de alguns, recorro a uma época não muito distante em que "fumar" tinha toda a essência requerida pela "moda" reinante. Fumava-se em todos os lugares e oportunidades, sem sequer desconfiar da realidade que havia por trás desse hábito. Haviam os fumantes inveterados e os "passivos", que conviviam com essa realidade. O apelo era tão grande que até se criaram "lendas" que se transformaram em aspectos culturais como o "anúncio do Gérson para o Vila Rica", onde ele dizia que "tinha que levar vantagem em tudo, certo ?" (os mais antigos haverão de lembrar...).

Pois bem, e dentro do que estamos falando, alguns deixaram de fumar, e até se tornaram "anti-tabagistas", mas não conseguiram sair do processo cultural da "vantagem em tudo"... (claro que respeitadas as devidas - e poucas - exceções).

Estamos - com relação à pesca esportiva - testemunhando um novo paradigma, ou melhor, um novo "degrau de consciência" em torno do tema. Assim como no "fumo", muitos de nós já migraram para um novo patamar de consciência, chegando até a "incriminar" atos tão comuns - a muito de nós um pouco mais "velhos"- num passado não distante, do "absurdo" que se comete em "matar peixes" e "depredar os cardumes"...

Volto a insistir que se trata de algo "inquestionável" nos dias de hoje e às pessoas que já têm esse grau de consciência, e quanto às demais ? Aquelas que ainda estão num "mundo de ignorância de conhecimento e bom senso" ? Será que a "culpa" e/ou "responsabilidade" é só delas ? Onde estão as campanhas de esclarecimento e exemplificação necessárias a uma mudança cultural nas pessoas... Lembram-se dos "fumantes passivos" ?? É parecido sem ser igual...

Como muitos aqui no Fórum, também já tive a minha cota de "peixe morto", de "pescarias sem limites" e de outras ações hoje vistas como "barbáries"...

arrow:: Não tenho arrependimento de tê-las cometido ! Tenho sim, é "raiva" pelo tempo que demorei para entender que peixe vivo é muito mais prazeroso do que exibido como troféu !

arrow:: E para terminar, e puxando da memória daqueles que tiveram a oportunidade de acompanhar o início da fase de pesca esportiva no nosso País, acalentada nos seus primórdios por gente como o Rubinho, Gugu, Genésio, Otávio Riota e tantos outros nomes, que nos traziam em programas de televisão dominicais, imagens de peixes sendo liberados após suas capturas e por conta disso sendo nacionalmente identificados como "americanizados" e "inventadores de moda", lembro a todos que este terminou sendo o verdadeiro divisor de cultura que fez com que alguns de nós (poucos diante do conjunto) hoje passasse a ter essa visão conservacionista.

Claro que também no passado, os que "Não fumavam" se sentiam "perturbados" com a "ignorância" dos fumantes (e posso falar disso com tranquilidade, pois fui fumante por 10 anos), mas por mais que falassem do "mau causado", pouco eram ouvidos, ou levados à sério...

Cada vez mais, o grau de consciência NO MUNDO em torno dos recursos naturais passa a impor um novo grau de atitude e posicionamento nas gerações em torno do tema ECOLOGIA. Assim como já tratamos de "poluição", "aquecimento global", "desmatamento", "produtos orgânicos", etc... começamos (ainda que timidamente) a pensar em "estoques pesqueiros" e principalmente, na manutenção silvestre de nossas riquezas, sendo a principal delas (água doce) a que mais trás preocupação ao mundo...

arrow:: Pescar esportivamente vem nesse grupo de mudanças em curso, com velocidade menor que a desejada (principalmente por nós, esportistas), mas é algo inexorável...

Não acredito que tenhamos - obrigatoriamente - que repudiar os atos do feliz pescador que conseguiu a façanha de pegar um douradão de 20 kg. Certamente não aprovamos que esse "peixe-troféu" não tenha retornado para continuar seu ciclo natural de vida, mas será que podemos (todos, ou a maior parte... ) jogar a primeira pedra ??

Sem polemizar, mas como uma "visão diferente" da simples crítica que costumamos postar, esse posicionamento é - como já disse - para sua reflexão e não necessita de provocar sua reação e/ou resposta defensiva !

arrow:: Esse não é (ou jamais será) o meu propósito...

Antes que pensem diferente, digo logo que há muito já solto praticamente tudo que pesco... só fica "o do barranco" para a celebração gastronômica do momento... (afinal, não é atrás disso que estamos, a celebração de ocasiões especiais ?)

arrow:: Não me queiram mal, pois muitas vezes esquecemos que as ações tem mais de uma forma de serem vistas... :amigo:

Grande Kid.

Concordo com vc, mas o que mais impressiona neste vídeo e a maneira desrespeitosa / grosseira de tratar o peixe.

Também já matei muito peixe sem propósito. Mas o fazia com uma pancada na cabeça assim que o tirava da água.

Fazendo uma comparação, o que este "pescador" fez seria como sair para caçar o almoço, quebrar 3 pernas de um veado ( o que equivale a tirar o peixe da água em termos de capacidade de mobilização), e ficar vendo ele morrer durante 2 horas. De quebra, dando uns chutes na barriga do animal de vez em quando.

Acho que mesmo os que ainda matam peixes indiscriminadamente devem, pelo menos, demonstrar respeito pelo sofrimento das suas "vítimas".

Acho este tipo de vídeo importante para a defesa do pesque e solte e do respeito à vida e ao sofrimento dos seres com os quais convivemos na terra.

Quem é cadastrado em outros foruns (o que não é o meu caso) deveria reproduzi-lo por lá.

Aquele abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

lamentável!! ::nada:: ::nada:: caveira:: Conada

Quanta falta de respeito ao peixe e a "mãe natureza" que apesar de toda a poluição e matança neste rio ainda consegue que criaturas fantásticas como esta sobrevivam a degradação e faça seu papel de reprodutor, daí vem um palhaço desse e mata uma fêmea deste tamanho, como alguns já falaram é uma pessoa instruída e dono de loja em BH, idiota tá dando o tiro no próprio pé.

Nunca vi um exemplar deste tamanho, é (era, neste caso ) simplesmente lindo, fantástico!!! É sem dúvida nenhuma o peixe dos meus sonhos que ainda não tive a oportunidade de fisgar, mais com certeza o dia que eu conseguir todos verão meu triunfo através das fotos e quem sabe do vídeo que com certeza terá um final muito diferente deste vídeo apresentado acima, terei o prazer enorme de postar a todos os amigos do fórum e quem sabe mandar o vídeo a esse "matador" a qual nem prefiro me lembrar do nome.

Abraço a todos e vamos lutar contra a matança, fazer abaixo-assinado, ou algum movimento, etc. para que possam ser criadas leis severas contra atitudes assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o Kid e acho que a degustação do barranco sempre irá existir, mas claramente obedecendo o limite lógico de que não se deve chegar à extravagância. Sendo assim, não seria necessário tamanho exemplar servindo de tira-gosto pra ninguém.

Meu pai me ensinou a não xingar em hipótese alguma, principalmente algo inocente como um animal ou até mesmo um bem material. Além de carregar o peixe de jeito inadequado e deixar cair sobre as pedras, ainda deu pra escutar a frase: "Vamos medir essa b....". É como um cuspe no prato que se está comendo.

Lastimável...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...