Ir para conteúdo

Material p/ peixes de couro - bom e barato?


Posts Recomendados

Galera, estou indo p/ Barcelos em novembro, e além dos tucunarés, quero ir atrás tb dos peixes de couro (tanto lá como em futuras pescarias no Araguaia e afins). Li vários tópicos aqui sobre isso, mas como as minhas dúvidas são meio específicas, abri este novo tópico e gostaria q vcs me ajudassem.

Seguinte, pescarias de peixes de couro são raríssimas p/ mim; dessa forma, gostaria q me indicassem um equipamento bom e barato. Eu inicialmente estava cogitando duas carretilhas: Okuma Convector CV 55 L e Okuma Classic CL-452L. No entanto, não sei qual a capacidade de linha 0,90 q essas carretas comportariam. Alguém sabe? Elas dariam conta do recado (Barcelos e Araguaia)?

E quanto à vara? Alguma indicação de alguma q seja boa e barata? Vi o pessoal indicando umas da Okuma tb... Será q acho delas aqui em Brasília?

Pessoal, se tiverem outras indicações de materiais (carretilhas, varas, linhas, ...) de bom custo-benefício (mas q aguentem o tranco), peço q fiquem à vontade p/ indicar. Desde já agradeço a ajuda de vcs!

Abraços a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Vitor,

Estou vendendo uma carretilha PENN 209 LH (lado esquerdo), já esta com 100 metros de linha 0,90. É um trator para peixes de couro. Só usei uma veza. Ta novinha. Valor 200,00. Se te interessar me mande MP.

Abrx

Ricardo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Okuma Convector CV 55 L comporta 200 m de linha 0,92 mm. Tenho uma companheira de mais de 5 anos de excelentes serviços prestados no Araguaia e no Tocantins. Ainda nem abri. Tem freio mecânico para auxiliar no arremesso (ajuda muito contra as cabeleiras) - nas Penn, pelo menos nas 345 GTI, não tem freio mecânico.

Por fim, a 55 L recolhe quase 1 metro de linha por manivelada.

Uso também faz muitos anos, 2 varas pesca Brasil de 60 e 80 lbs e 2 varas sumax century 120 lbs. Estas century comprei por 80 e tantos reais há uns tantos anos lá no Estácio.

Se quiser ou for pinchar, acho a de 60 lbs perfeita, além de aguentar no braço peixe de mais de 50 kg. Uso pra jaús e pirararas.

Pra soltar a iscar e funcionar o barco, qualquer uma serve.

Uso as linhas Max Force 0,92 mm na Okuma e na Penn. Quando vou pro Araguaia lá embaixo e pro Tocantis, troco pela mesma Max Force 0,70 mm; facilita o pincho e aguenta mmmmuuuuiiiiitttttooooo.

As linhas Max Force são as mais resistentes à abrasão e com menos elasticidade que conheço. Uso somente elas pra peixe grande desde 2005.

No Estácio tem uns encastoos de 120 e 200 libras, já com girador acho. Sempre os usei e nunca fiquei na mão.

Se for comprar as varas Pesca Brasil, troque pelo menos a ponteira; perdi grandes peixes por ponteira ou passador destruído; depois de muitos percalços, coloquei em todas as minhas varas ponteiras com roldana; nunca mais tive problemas.

Vara mais leve, e mais cara, é a MS Black Max, com excelentes passadores; tem no Estácio.

Vara pra entortar boca de piraíba é a MS Giant Cat Fish (tem pra carretilha e molinete - cuidado ao comprar); não sei se tem aqui no DF.

Na última pescaria, já usei o Molinete MS Thunnus; é um show de equipamento. Pena que os grandes entraram só nas carretas (acho que é a experiência).

Talvez seja melhor comprar chumbadas e anzóis em Barcelos - excesso de bagagem.

Dependendo como vc irá pescar, giradores são fundamentais.

Qualquer coisa, dá um toque.

Abração,

Wellington ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Convector CV30 eu tenho uma e apesar de pequena é pau pá toda obra...

Ja a CV55 esta na minha lista para o proximo ano no araguaia, onde ouvi recomendações do puloteiro NICA de Luiz Alves falando que é uma excelente carretilha, quando perguntei sobre carretilhas grandes com manivelas esquerda.

Ja vara, Giant Cat Fish, não precisa mais que isso...

Abs! :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, já tá praticamente decidido q a carretilha vai ser a Okuma Convector mesmo. Com relação à vara, ainda não sei, vou dar uma pesquisada. Do q já tenho de material em casa, a mais pesada é uma tal de Sumax Trevala (bem simples e em duas partes, o blank desmota do cabo). Alguém conhece essa vara e sabe p/ q pescaria ela seria adequada? Acho q é leve p/ as minhas pretensões, né? P/ fazer par com a Convector é melhor eu pegar uma vara com roldana na ponteira ou não é necessário?

Por fim, já sei qual será a carretilha, a linha e já tenho algumas opções de vara (embora ainda esteja meio sem saber qual escolher), mas uma coisa q eu tinha esquecido de perguntar é sobre os anzóis e peso dos chumbos. Aqueles anzóis 12/0 da Marine Sports eu acho q não devem ser muito confiáveis, né? Ou estou errado? O complicado é q fui perguntar o preço de um anzol 12/0 da Mustad, aí o lojista me disse q seria 7 REAIS A UNIDADE!!! Achei meio caro... Rs... O q me sugerem? E os chumbos, de qtas gramas?

Muito obrigado aos q já ajudaram até agora! Abraços, povo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vitor, não conheço a Sumax Trevala; dei uma olhada no site da sumax, parece que é de 30 a 60 lb. Deve ser bem leve. Disse acima que quando vou pescar com arremessos, uso uma 60 lb; a diferença é que é de carbono maciço. Não sei. Mas como é pra jigs no mar, deve aguentar.

Como disse acima (no post acima tb), a CV 55 L arremessa sim; e arremessa demais; no meu caso, optimizado por vara 60 lb (mais flexível) e linha 0,72 mm max force.

Anzóis MS nunca vi abrir; como alternativa, gosto e uso muito do mustad 8/0, aquele BN (preto).

Chumbada leve de variados tamanhos; vc poderá juntar duas ou três chumbadas menores ...

Em regra, vc jamais precisará de vara com roldana em água doce aqui no Brasil ... pode haver exceções ... como fisgar um tubarão touro de 4 metros que elegeu aquele afluente como morada ... :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Coloquei nas minhas por questão de custo e pra brigar com os sacanas dos botos ... mau:: mau:: mau::

Abração,

Wellington ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...