Ir para conteúdo

Expedição de pesca Serra da Mesa Setembro 2012


Posts Recomendados

Fala Galera do Biguá,

Vou postar aqui o relato do nosso grupo de pesca, em uma empreitada atrás dos Tucunas da Serra da Mesa.

A expedição de pesca teve início na quarta-feira dia 05/09/2012 na parte da tarde rumo a pousada Serra Negra do Geraldinho, saindo duas turmas uma daqui de Goiânia composta por Eu = Frederico, Rodrigo, e Rafael, e uma outra de Brasília composta pelos amigos Gustavo e Rui, que é nosso amigo Português mas residente em BSB.

Estavamos dispostos a chegar na quarta pescar quinta sexta e sábado com retorno domingo cedo, 09/09/2012.

Não conseguimos um sexto integrante para formar três duplas pra poder ficar com dois pescadores por barco então resolvemos dividir os dias com um barco com três integrantes.

Fiz nossas reservas em julho pra dois barcos novos e mais largos do Geraldo com motor 40hp, pois nesta época o Rui ainda não estava confirmado, Gosto das coisas bem organizadas e sem surpresas, já tinha ido uma outra vez ao Geraldo e sabia que o serviço dele não era dos melhores porém os pontos de pesca muito bons,

Ainda fiquei na dúvida antes de reservar para lá pensando em outras opções, mas li um relato falando que tinha mudado um casal pra pousada e que o serviço tinha melhorado muito, e que os barcos desenvolvidos pelo nakamura eram ótimos. Então fiz minha pré reserva no dia 07/07 pagando o depósito de confirmação.

No primeiro dia quinta feira tudo foi uma maravilha, estavamos a disposição dois barcos largos com motores 40hp Mercury muito economicos e andadores, nós ne quisemos levar nossos barcos visando o deslocamento mais rápido da cidade até a pousada e pra usufruir destes novos barcos do Geraldinho.

Então, no primeiro dia tivemos algumas ações, com poucos peixes na superfície, peguei apenas três pequenos de no máximo 2kg, e bem mais ações na meia água,

http://desmond.imageshack.us/Himg12/scaled.php?server=12&filename=tucuna1.jpg&res=landing

http://desmond.imageshack.us/Himg607/scaled.php?server=607&filename=tucunaavatar.jpg&res=landing

Foi assim com os outros companheiros também o peixe não queria subir. Mas todo mundo pegou seus bocudos.

Rodrigo com seu Tucuna.

http://desmond.imageshack.us/Himg850/scaled.php?server=850&filename=tucunarodrigo.jpg&res=landing

Rui também pegou alguns, e nosso amigo Lusitano ainda é adepto ao molinete,

http://desmond.imageshack.us/Himg259/scaled.php?server=259&filename=tucunarui.jpg&res=landing

Rafael mostrando os seus,

http://desmond.imageshack.us/Himg607/scaled.php?server=607&filename=tucunarafael1.jpg&res=landing

http://desmond.imageshack.us/Himg543/scaled.php?server=543&filename=tucunarafael.jpg&res=landing

Aqui o Gustavo mostrando os Tucunarés dele, é verdade que ele ainda precisa de umas aulas de como tirar fotografias :gorfei: :gorfei: :gorfei:

http://desmond.imageshack.us/Himg823/scaled.php?server=823&filename=tucunagustavo.jpg&res=landing

http://desmond.imageshack.us/Himg18/scaled.php?server=18&filename=tucunagustavo2.jpg&res=landing

Tudo estava correndo ótimo. e todos satisfeitos.

Temos alguns adeptos da pescaria em ceva, no geral todo mundo gosta porém o Rodrigo é fanático e ainda está em dúvida se pinchar tucunas é melhor do que pegar piaus ainda mais uma ceva de caranha.

Então ficamos acordados que fariamos uma ceva de caranha no primeiroo dia jogando o trato antes de sair atrás dos tucuna, reforçariamos na manhã do segundo e pescaríamos uma hora no entardecer do sugndo e mais o período da tarde do terceiro se estivesse tendo ações.

Voltamos à pousada a noite, e ae veio uma surpresa, Geraldo avisou que não teria como nós ficarmos com dois barcos largos pois ele só tinha quatro e uma turma que chegou com pessoas mais pesadas iria precisar do barco, tentei argumentar com o Geraldinho que eu tinha feito as reservas com dois meses de antecedência para dois barcos novos largos, e que já tinha feito depósito antecipado de reserva, mas nada adiantou e no outro dia estavamos com um barco bom e outra tranqueira dauqelas antigas do Geraldinho enchedora de água.

Pelo menos os piloteiros manteve os mesmos, Celino e Galego.

Na manhã do segundo dia passamos na ceva pra jogar mais trato, Rapaz ae veio a bobeira, inventei de descer um molinete micro com linha 0,18 asso e um grão de milho, pensando em pegar um piau se ali tivesse. Combianmos de esperar 10 minutos e ir embora pros tucunas, não passou nem 2 minutos senti alinha pesar,

pensei mais que merda, já engarranchou, não vai dar pra pescar aqui não, só que a linha foi pesando e vi que era peixe e preguei o ferro, do jeito que eu chasquei começou a tomar linha, comecei a falar é caranha, é caranha, o cético do rodrigo ainda resmungou que era piau, mas não parou de tomar linha e o molinetinho micro tava já saindo fumaça quando cortou alinha no anzol, todo mundo sabia que a briga não teria chance pra min, mas a esperança da caranha agora estava viva na mente de todos. Eu tinha levado como opção de varas pra trabalhar iscas mais pesadas e algumas iscas de barbelas mais longas uma Amazon Tucuna III 36 Lbs da Fleming, e uma carretilha quantum kinect, com linha power pro 60 lbs. Pensei vou colocar um anzo, chinu nº9 e ver se vai guentar o tranco, enquanto eu colocava o anzol o molinetinho micro do Rodrigo deu sinal mas com a arrancada dela e a fricção meio travada rebentou num só tranco a segunda corrida da caranha, o Rafael que neste segundo dia estava comigo na canoa já tomou uma arrancada e sem estar preparado pra corrida não regulou a fricção e a terceira arrancada partiu a linha dele em menos de 3 segundos. Tudo isso em menos de 10 minutos, sem brincadeira. Agora todo mundo estava ligado, chequei a minha fricção da kinect, ficamos em silencio absoluto e não demorou enm 5minutos e uma segurou minha isca, avisei aos companheiros uma pegou minha linha, na hora que o piloteiro viu a ação na ponta da var falou chasca, eu falei espera ainda não tava snetindo que ela tinha firmado, mais duas pesadas e todo mundo olhou pra min esperando a minha chascada,

nós tinhamos amarraos uma canoa no bico da outra, posicionei minha mão esquerda embaixo da parte superior do cabo da vara e amão direita segurando a carretilha o real sit davar e o dedo polegar em cima do carretel pra seguar a fricção, uma mania que tenho, então quando senti que abicha segurou preguei uma master ferrada, Kras foi a coisa mais sinistra que eu já vi, do jeito que eu ferrei minha vara saiu voando pra cima e pra trás, caiu na água pra trás da canoa e a caranha abriu pro outro lado só que na hora do coice de mula meu dedo destravou o carretel e quando eu peguei na linha que comecei a tentar recuperar minha vara percebi que o carretel estava travado e quanto mais eu puxava mais ela afundava e a caranha abrindo linha pro outro lado embolandoa linha que eu colocava pra dentro da canoa, falei pro Rafael tentar pux´la enquanto eu recuperava minha vara, só que após um tempo a linha que o rafael puxava parou de correr. Cheguei a té o final da linha rezando pro nó que tinha dado no carretel não desatasse, na hora que comecei a levantar a var ela engarranchou, e pra minha sorte e por Deus dei duas puxadas mais a bertas e a bicha desengarranhou e voltou as minhas mão, tenho até que mandar engraxá-la. Porém a caranha devia ter passado em algum pau e estourado a linha.

Foto mostrando a mania de aguardar com o dedo no carretel.

Imagem Postada

Aí a ceva de caranha deu asua verdadeira cara, passou-se uma hora sem nem mecher e o plano de ficar dez minutos e depois tucunas foi pro saco, mas ainda pescamos mais uma hora de tucuna com alguns peixes antes do alomço.

Uma das melhores coisas, almoço com peixe assado e picanha na cachoeirinha.

http://desmond.imageshack.us/Himg40/scaled.php?server=40&filename=almoocaverna.jpg&res=landing

Só que os planos estavam comprometidos a adrenalina das arrancadas das caranhas e o score de 4 a 0 pra elas tomou conta do almoço e a tarde do segundo dia ficou comprometida com a ceva de caranha.

E muito cruelmente passamos a tarde inteira em cima da ceva eu rodrigo e rafael, o rui eo gustavo inteligentemente saíram pros tucunas, e eu tive uma ação as 5:30 da tarde tomada de linha monstro tocando com o motor elétrico em cima dela e ela passou de baixo dum pau e estourou o multi, só pra atiçar os pescadores.

No terceiro dia todos voltaram pra ceva cedo, confesso que já estava em dúvida se era a melhor opção ficar lá e abdicar os tucunas no melhor horário,, mas ficamos e então veio uma ação na vara do Gustavo, ele pescava com uma vara intergreen e uma abu garcia ambassadeur perfil redono, cara quando ele resolveu chascar foi mesma coisa dele tentar levantar um carro, a vara nem dobrou, escapou da mão dele com o super coice e esta foi reto pra dentro dagua com a corrida das caranhas. A garagalhada tomou conta de todos e o Rui que dividia a canoa com ele, Europeu, muito delicadamente, falou que ficaria fudido se isso acontece com a vara dele, ae a galera não guentou e até os piloteiros riram.

Rapaz foi aí que entrou a sorte de principiante, Rui, que era a primeira vez pescando em rios ou lagos Brasucas, segurava seu molinete com as duas mãos e a vara apoiada debaixo da bunda, tomou a corrida, e a caranha dele correu pro limpo e proporcionou uma briga limpa e o homem conseguiu embarcá-la a primeira e única da pescaria.Tá aki as fotos.

http://desmond.imageshack.us/Himg513/scaled.php?server=513&filename=tambaquibalana.jpg&res=landing

http://desmond.imageshack.us/Himg843/scaled.php?server=843&filename=tambaquirui.jpg&res=landing

Mas eles estavam em outra canoa saíram pro meio com o peixe e só tive a oportunidade de ver o peixe quando cheguei em casa e o Rui me mandou asimagens dele via ftp. Cara quando vi não acreditei, parece que a caranha dele é um tambaqui de 9 kilos, observem direito pra me tirarem a dúvida e postem os experts quanto ao veredito, é ou não é um tambaqui??? A cabeça e o olho tá muito parecido com um tambaqui.

Se forTambaqui na SM é a primeira vez que ouço falar.

Rapaz só sei que minha canoa não teve mais ação de peixe na ceva,

Passamos o terceiro dia inteiro envolvido com ela e pescamos meia hora uns tucuna

s que estouraram perto da ceva saindo mais dois.

E a sensação que ficou é que devíamos ter pescado mais tucunarés.

Mas a pescaria foi excelente e já estamos planejando novembro ou lago angical ou cana brava.

A única coisa ruim foi uma intoxicação alimentar fortíssima que voltamos, o trio de goiania, dor de barriga e vomito, Rodrigo e Rafael foram parar no hospital, Não comemos no trajeto pra goiania, não sei onde pegamos.

Mas agora estamos zerados e prontos pra outra,

Peraí prontos pra outra pescada diarréia quero mais não :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Amigos!

Eu sou o Rui, um dos participantes da expedição, a quem carinhosamente (?) chamam de portuga...

Queria dar os parabéns ao Fred pelo relato e confirmar que de fato foi muitíssimo bom.

O meu troféu da pescaria foi de fato a o Tambaqui ou Tambacu ou Caranha - os especialistas dirão - que tinha 9 Kg.

Depois de eu ter visto as 4 arrancadas das linhas dos meus colegas mas que infelizmente acabaram em linha cortada ou em vara voadora (hihihi), quando vi a ponta da vara a vergar não fisguei - apenas segurei firme (põe firme nisso!). Só que logo no início senti a linha a passar numa galhada e pensei cá para mim - lá se vai a linha...

Pedi ao Galego, nosso piloteiro, para sair da ceva para área aberta - ao que ele foi muito rápido, reconheça-se - e quando começa a deslocar o barco senti a linha soltar do pau - YES! pensei eu!!!

As minhas pernas tremiam como varas verdes...

Aí amigos, levou sem exagero mais de 50 m de linha - o pessoal do outro bardo gritava "vai acabar a linha!!!".

Mas felizmente não acabou, e apesar das realidades totalmente diferentes, o fato de já ter pegado muitos peixes pesados em lagos desportivos, deu uma grande ajuda para controlar o bixo.

Consegui embarcá-lo perante as saudações dos meus colegas!

Tiradas as devidas fotos, e apesar de muitas vozes contrárias, decidi devolver o lindo exemplar ao seu habitat natural e esperar que algum colega pescador possa ter o mesmo prazer que eu tive!

As minhas mãos e pernas tremeram acho que por mais de meia-hora da adrenalina...

Mas apesar disto, confesso que se já tinha uma especial queda para as artificiais, fiquei definitivamente convencido que pesca desportiva é com iscas artificiais e o Tucunaré é "O" peixe...

Peguei uns 10 tucunas, sendo que uns 2 na superfície, uns 6 na meia água e uns 2 mais no fundo.

Podem crer que tentei de tudo, desde as Firesticks de várias cores, as Z 90 de várias cores, Jumpin Minnow da Rebel, Dr. Spock, Anaconda Face e Macetão, Bicuda, Baby Torpedo, Tucuna Bait Turbo, X Rap da Rapala, Perversa, Biruta, e muitas outras ...

Mas as iscas que efetivamente funcionaram foram as seguintes:

Superfície: Zig Zarinha do Nelson Nakamura transparente de cabeça vermelha e a Trairão da Imakatsu;

Meia Água: a simples e eficiente Inna Pro 90 cor papagaio, a Poderosa 60 laranja transparente do Nelson Nakamura, a Juanita da Borboleta na cor osso;

Fundo:Colher dourada da Johnson e uma twitch bait de barbela longa da Rapala que não me lembro o nome.

Andamos nós a gastar montes de dinheiro a montar uma caixa de artificiais e as que pegam são aquelas basiquinhas mesmo...

Mas pelo menos a mim dá-me cá um gozo comprar artificiais... É como se estivesse a fazer uma coleção!

Levei 4 conjuntos, sendo 1 de carretilha e 3 de molinete (em Portugal praticamente não existem carretilhas):

- Vara Shimano Clarus 17 Lb 5'6" com Carretilha MS GTO Johnny Hofman

- Vara Rapala TS2 17 Lb 5'6" com Molinete Shimano Spirex 1000

- Vara Yume Tempest 20 Lb 5'6" com Molinete Shimano Sienna 2500

- Vara Yume Snake 30 Lb 6'0" com Molinete Shimano 3500 (para as caranhas)

Apesar de ser óbvia a diferença de precisão no lançamento com carretilha, podem crer que não deixei de fazer nada com os conjuntos de molinete que tenha feito com a carretilha! Salvaguardando a questão da precisão que eu já assumi, acredito que há uma grande dose de exagero nas comparações depreciativas e sobretudo uma questão de imagem associada... Mas isto é outra conversa...

Resumindo, posso dizer que estou ansiosamente á espera de uma nova expedição para por na água as minhas artificiais e sentir aquela emoção de um tucunaré a bater na isca, que não tem igual...

Pescar e Soltar fará você voltar - Viva a cota Zero!

Grande abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

blz de pescada ...

tbem fiquei na duvida, mas acho que tambaqui, puro, nao é nao .... PODE ate ser tambaCU ou mistura de tambaqui com caranha .... ta muito puxado pra caranha ... aguardemos os experts

abs

Fala Cândido,

Kra já peguei alguns tambacus em pesqueiros,

Vc acha que tá mais com cara de tambacu porquê??

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show de pescaria! Parabéns à equipe! Quanto à pescaria de molinete tenho uma teoria pra vocês: tanto faz você pescar de molinete ou de carretilha, o peixe não sabe o que está atrás da linha... rsrsrsrsrsrs... Da próxima vez me convida.

Abçs,

Marcos Gaspar

Fala Gaspar,

Rapaz e não é que o molinete do Rui tem uma boa desenvoltura,

Consegue lançar bem e trabalhar bem a isca,

E de ante mão já está convidado pra próxima.

Abs,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bela pescaria,

a Serra da Mesa realmente e um lugar sensacional.

É uma pena que não seja mais protegida.

abrs ::tudo:: ::tudo::

Fala Helson,

Kra serra da mesa é uma benção pra nós do centro-oeste,

realmente é uma pena que não seja cota zero,

vi muitos piabeiros pescando, gente saindo do geraldinho com

caixas cheias de peixe todo mundo querendo levar o máximo, ::nada:: ::nada:: ::nada:: .

Nós abatemos 4 tucunas de 1 kg no máx pra comer no almoço, com até

um certo peso na conciência,

soltamos todo o resto até o redondo.

Tem que consientizar o povo,

Visitamos um amigo que estava numa casa no condominio Brasil,

Tinha mais de 1000 pessoas lá, muitas casas com os quintais lotados

de barracas. Espero que quem frequente crie consiência.

Abs,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Top a pescada hein...Geraldinho seempre aprontando..sacanagem essa do barco...priorizou os gordinhos kkkkkk

OS redondos são tambaquis...agora se são nativos ou introduzidos são outros 500...só bixão, parabéns!!

Fala Rodrigo,

Kra o Geraldinho sempre traz alguma surpresa,

Ainda tenho medo de ir pra outras por causa dos pontos de pesca

mais acho que na próxima vou arriscar algo diferente,

sei lá germano, ou vida de peixe.

Kra acho que eles podem estar lá quando alagou a área,

e aalgou algumas represas com peixes, mais peixes de criatório são

estéreis até tambaquis, e outros, não se reproduzem,

Isto é uma lei como medida de segurança.

Abs

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Amigos!

Eu sou o Rui, um dos participantes da expedição, a quem carinhosamente (?) chamam de portuga...

Queria dar os parabéns ao Fred pelo relato e confirmar que de fato foi muitíssimo bom.

Grande abraço a todos!

Fala parceiro,

Sussa ae por Brasília??

Kra os dias passam mas a vontade continua a mesma,

de pescar. Foi uma grande pescaria com bons momentos.

Até a próxima

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fredão...Parabéns pela organização desta pescaria. Uma das mais emocionantes, mesmo porque perdi meu material quando tentei fisgar um destes monstros do lago...hehehe...Me registrei no fórum por sua sugestão. Parabéns também ao Rui (Portuga) pela Caranha/tambaqui...Estou dentro da próxima expedição...é só avisar...abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...