Ir para conteúdo

Facas de sobrevivência


Lamana

Posts Recomendados

Olá Pessoal,

esta é minha 2ª mensagem apenas, a anterior foi de apresentação, e para quem ainda não sabe nada de mim, destaco minha quase nula experiência na pesca.

Bem, desde muito pequeno sou apaixonado por lâminas, e as tenho por toda parte... na casa, no escritório, no carro, e óbvio, na cintura também... não me separo de meu "guepardo" como chamo um de meus canivetes,

e costumo carregar mais uma pequena faca no bolso 80% do tempo hehehe, não sou psicopata! Apenas gosto de lâminas e me sinto mais seguro com elas KKKKKKKKK além do mais um gaúcho que se presa não anda sem alguma "Bicuda" por perto!!!!!

Não sou muito adepto de facas muito caras, pois sei que teria dó de utilizá-las hehehe, e respondo a este tópico, no intuito de perguntar qual a utilização específica das facas na pesca (pode parecer absurda a pergunta, mas realmente não sei quase nada), além de limpar o peixe e cortar as linhas que empaçocam no molinete ? KKKKKKK

abçs

Tchê, Guri, Buenas ... seja bem-vindo à nossa casa. Te aprochega que já tem um topetudo ceva que já vai rodar.

Neste tópico, a galera quis saber sobre facas que fazem mais que uma simples faca de pesca. O próprio título do post já diz - facas de sobrevivência. joia::: joia:::

Um forte abraço, Tchê,

Wellington ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 61
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Rapaz do céu... agora ta ficando mais fácil as coisas... (não necessariamente mais barato.. kkk :gorfei: :gorfei: :gorfei: )

Então vamos lá:

Entre essas:

Victorinox Chef Forjada - Faca: 33cm - Lamina: 20cm - R$329,00

Zakharov Chef Aço Tradicional - Faca: 31cm - Lamina: 20cm - R$ 223,00

Sem levar em conta o preço, a indicação é pela Victorinox certo?

Ambas as facas são muito superiores a uma Tramontina Century?

A Victorinox Forjada é muito superior a Linha Standard ou Swiss Classic (pois o preço é 200 ou mais de diferença kkk)?

Está me ajudando muito..

A Chaira eu tenho uma da Mundial que é BBB. Não é uma dessas de Cerâmica mas é muito melhor do que as que vem naqueles kits vagabundos.. kkkk

Quebra o galho por enquanto.. Tenho uma pedra também.. falta um suporte que seja anti-derrapante para utilizar na superficie da pia.

A faca para a esposa está em falta no site que você passou.. Mas por enquanto deixo ela usando a que tem em casa mesmo.. kkkkk :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei:

ps.: Ia me esquecendo... As facas tramontinas Prochef são melhores que as Century ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz do céu... agora ta ficando mais fácil as coisas... (não necessariamente mais barato.. kkk :gorfei: :gorfei: :gorfei: )

Então vamos lá:

Entre essas:

Victorinox Chef Forjada - Faca: 33cm - Lamina: 20cm - R$329,00

Zakharov Chef Aço Tradicional - Faca: 31cm - Lamina: 20cm - R$ 223,00

Sem levar em conta o preço, a indicação é pela Victorinox certo?

Ambas as facas são muito superiores a uma Tramontina Century?

A Victorinox Forjada é muito superior a Linha Standard ou Swiss Classic (pois o preço é 200 ou mais de diferença kkk)?

Está me ajudando muito..

A Chaira eu tenho uma da Mundial que é BBB. Não é uma dessas de Cerâmica mas é muito melhor do que as que vem naqueles kits vagabundos.. kkkk

Quebra o galho por enquanto.. Tenho uma pedra também.. falta um suporte que seja anti-derrapante para utilizar na superficie da pia.

A faca para a esposa está em falta no site que você passou.. Mas por enquanto deixo ela usando a que tem em casa mesmo.. kkkkk :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei:

ps.: Ia me esquecendo... As facas tramontinas Prochef são melhores que as Century ?

Ô ômi indeciso da peste ...

Ó, se ocê bota uma faca victorinox numa pedra daquelas de córrrrrgo, eu num fal mais co cê ... e numa chaira mundial???? chorei:: chorei:: chorei::

O link que eu te passei tem modelo disponível sim; rola pra baixo a página. Veja:

http://afiador.lojavirtualfc.com.br/pro ... er-precos-

Mano, faca é algo muito pessoal; tenho a victorinox, a zakharov, a century, a prochef ... e uso todas e outra (s) e nenhuma ...

Entra no site da tramontina e procure a linha design colletion ... linhas prochef, originale, evolution ...

http://www.tramontinadesigncollection.c ... busca/faca

Facas forjadas são em regra bem mais caras ...

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Eu pretendo comprar uma kabar bk2. é uma faca pequena, porém de grande utilidade. Não adianta nada ter uma faca excelente se o pescador não souber como utiliza-la e também ter conhecimento de sobrevivencia. Sugiro que os pescadores assistam videos no youtube sobre sobrevivencia ou sobre buscraft. nestes videos ensinam muitas técnicas de sobrevivencia, mostram como montar um kit de sobrevivencia bem pequeno com muitos itens que poderão ser uteis nas horas de necessidade. Eu na minha falta de conhecimento fiquei impressionado com uma ferramenta chamada pederneira, um negocio simples que pode resolver muitos problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Wellington, no inicio do topico o sr. mencionou o fato de que portar arma é contravenção penal

É obvio que se portarmos uma faca na cinta poderemos ter sérios problemas com a polícia.

Também concordo que durante a pescaria a faca deve estar na cintura. De nada adianta uma faca no fundo da mala na hora da necessidade.

Normalmente durante a viagem de nossa residencia até o local da pescaria, a faca estará dentro da mala de pesca. Pergunto ao Sr. se mesmo estando a faca dentro da mala, isto pode ser configurado como contravenção penal?

Será que o fato de estarmos indo para uma pescaria, de estarmos com a carteirinha de pesca do IBAMA, isso não pode atenuar a situação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra mim uma faca de sobrevivência tem que ter 3 coisas: um aço que nunca vai te deixar na mão e não perde o fio facilmente, um serrotinho e uma pederneira embutida. Tentei unir tudo isso em um só produto mas não consegui achar o aço que eu queria (S30V). Então eu comprei uma Gerber USA Yari II Tanto Knife feita em aço S30V (quem conhece de aço sabe o que é esse S30V) e pra completar comprei uma pederneira BLACK AURORA FIRE STARTER que encaixou perfeitamente na bainha dessa faca. Comprei tudo pelo ebay e se alguém quiser é só digitar esses nomes aí que acha fácil. Gastei em tudo 77 dólares. Tem também aquela do Bear Grylls (que faz o programa A Prova de Tudo), essa tem pederneira que já vem com ela, e o aço acho que é o 440.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Wellington, no inicio do topico o sr. mencionou o fato de que portar arma é contravenção penal

É obvio que se portarmos uma faca na cinta poderemos ter sérios problemas com a polícia.

Também concordo que durante a pescaria a faca deve estar na cintura. De nada adianta uma faca no fundo da mala na hora da necessidade.

Normalmente durante a viagem de nossa residencia até o local da pescaria, a faca estará dentro da mala de pesca. Pergunto ao Sr. se mesmo estando a faca dentro da mala, isto pode ser configurado como contravenção penal?

Será que o fato de estarmos indo para uma pescaria, de estarmos com a carteirinha de pesca do IBAMA, isso não pode atenuar a situação.

Desculpe a demora ... não tinha visto ...

Ainda é muito controverso se foi ou não revogada pelo Estatuto do Desarmamento a parte da Lei de Contravenções Penais relativa a armas brancas ...

Conversando sobre o tema com minha Esposa, que atua perante Juizados Especiais, para onde vão os processos das facas/armas brancas, ela disse-me que, onde ela atua, o Juiz tem mandado arquivar todos os casos, contra a vontade do Promotor, que entra com recurso, mas tem perdido todos os recursos na Turma Recursal.

Decifrando, segundo esse entendimento, não é mais contravenção penal o porte de arma branca ... pode botar sua faca na cintura piuchado ... Como já disse, diferente é o entendimento do STJ.

Que faremos?

Olha, se a polícia pegar e quiser encrespar, não adianta; vai ter de ir à Delegacia assinar um Termo Circunstanciado, e contratar advogado e doer a cabeça pelo menos até o julgamento. Não adianta falar que um doido disse num fórum de pesca que não é mais contravenção ... lembra do Capitão Nascimento ...

Respondendo ao Leonel, sr. tá lá no céu ... doeu:: doeu:: rimou e serviu pra dizer que sequer sou senhor de minhas vontades ... desde que casei, por óbvio ... nem pescar consigo sem aquele trem chamado alvará ...

Leonel, o porte da arma branca ou de qualquer outra arma comprende inclusive a residência ... carro então ...

O melhor a fazer? Sei lá, levar faca de cozinha somente ... sei lá ... e uma imagem de Nossa Senhora de Aparecida ... não conheço caso de alguém autuado no caminho da pescaria por esse motivo ...

Leonel, possuo uma Kabar BK2 ... na hora que a tiver em mãos, ficarás impressionado ... é muito mais robusta que se imagina ... como disse um forista de bush craft:"A BK2 foi a primeira faca que possuí em que tive a impressão de que, com ela, poderia ir a qualquer lugar!"

Quanto à faca, o Girotto falou da necessidade da pederneira ...

Na bainha, Emerson, é o lugar mais próximo da faca que a pederneira pode ficar ... faca somente full tang, sem buracos no cabo para pederneira, bússola, linha, chumbada, anzol, dentefrício ... para entender, faca com cabo maciço formando um único corpo com a faca ... quem quiser faca de sobrevivência mesmo, fuja dos cabos ocos, ainda que tragam camisinhas ...

Quanto ao aço, muito bem escolhido, embora eu prefira outros tipos ... mas isto é que nem cor de isca; cada doido com uma cor diferente ... e se achando ... alegre::

É isso ...

Abração,

Wellington ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Facas de sobrevivência ótimas na minha opinião são da Kabar (tem um modelo maior que as convencionais, é a Big Brother, para quem gosta de facas maiores), Cold Steel (Tem modelos tops, mas que são caros. Ex: Laredo Bowie, Trail Master).

A Tigershark da SOG também é muito boa, principalmente os modelos antigos.

Já falando das facas nacionais, 2 excelentes marcas na minha opinião são a Zakharov e a Arkhip.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Eu também gosto muito de cutelaria, e tenho uma pequena coleção de canivetes e facas.

Minha opinião, em se tratando de "faca de sobrevivência", essa deverá fazer tarefas leves e pesadas se necessário.

Tenho algumas da excelente marca Ka-Bar Bk-14, 7, 2 que são todas em aço carbono 1095 e diria que se fosse para escolher apenas uma iria de BK-2. Essa corta desde tomates maduros, até lenha pesada. É muito bem feita e muito bruta!

Na minha tralha de pesca sempre levo uma BK-2, uma "neck knife" BK-14 e um canivetinho victorinox.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também gosto muito de cutelaria, e tenho uma pequena coleção de canivetes e facas.

Minha opinião, em se tratando de "faca de sobrevivência", essa deverá fazer tarefas leves e pesadas se necessário.

Tenho algumas da excelente marca Ka-Bar Bk-14, 7, 2 que são todas em aço carbono 1095 e diria que se fosse para escolher apenas uma iria de BK-2. Essa corta desde tomates maduros, até lenha pesada. É muito bem feita e muito bruta!

Na minha tralha de pesca sempre levo uma BK-2, uma "neck knife" BK-14 e um canivetinho victorinox.

Abraços!

Vejam o detalhe: neck knife ... EU (eu viu) entendo que é a melhor pra se levar junto ao corpo no barco ...

Nas pescarias, hj, levo uma mora inox (uso a scout, mas qq uma serve), um amolador de bolso diamantado victorinox e, se der, levo no barco o facão que carrego no carro ... e só ...

Abração ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também gosto muito de cutelaria, e tenho uma pequena coleção de canivetes e facas.

Minha opinião, em se tratando de "faca de sobrevivência", essa deverá fazer tarefas leves e pesadas se necessário.

Tenho algumas da excelente marca Ka-Bar Bk-14, 7, 2 que são todas em aço carbono 1095 e diria que se fosse para escolher apenas uma iria de BK-2. Essa corta desde tomates maduros, até lenha pesada. É muito bem feita e muito bruta!

Na minha tralha de pesca sempre levo uma BK-2, uma "neck knife" BK-14 e um canivetinho victorinox.

Abraços!

Vejam o detalhe: neck knife ... EU (eu viu) entendo que é a melhor pra se levar junto ao corpo no barco ...

Nas pescarias, hj, levo uma mora inox (uso a scout, mas qq uma serve), um amolador de bolso diamantado victorinox e, se der, levo no barco o facão que carrego no carro ... e só ...

Abração ...

É isso mesmo Wellington!!!

Estou me acostumando a usar a ka-bar BK-14 no pescoço mesmo... Ate pq foi desenvolvida para tal.

Essa mora que vc usa já ouvi falar muito bem tbm.

Grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, pretendo agregar a tralha uma destas facas, de preferência com Wi Fi, Tv a cabo com o brasileirão, air bag, controle remoto, ar condicionado, frigobar, em suma tudo que precisamos p sobreviver :gorfei:

Desculpem a brincadeira :amigo: , aceitando opinões joia:::

Lamana, gosto muito de facas, como boa parte do meu trabalho é na mata e na água, pesquisei bastante, ouvi diversas opiniões, inclusive de amigos policiais, militares, etc, aquiri várias, mas gostei realmente de duas marcas, são caras, cerca de US$ 100.00 uma faca, mas vale a pena, comprei no eBay.

A primeira marca é a Ka-bar, fabricada nos EUA, é a mesma faca utilizada pelo exército americano, tem em várias configurações, com lamina serrilhada, lisa, ponta tanto, normal, etc. Tem um acabamento impecável e o aço é ótimo, não perde o fio facilmente, ela vem afiada como uma navalha. Essa é minha faca principal, valeu o preço que paguei.

Em segundo vem a marca Cold Steel, fabricação americana, ótima qualidade, acabamento muito bom, excelente aço, parece uma navalha.

MAS COMO É PRA AGREGAR A TRALHA, indico multi utilitários, uso muito, além da faca, o preço é salgado, marca Leatherman, fabricada nos EUA, essa marca é top lá fora em matéria de multiutilitários, utilizado nas principais forças policiais e militares no mundo, na minha opinião vence a Victorinox.

Sites relacionados:

http://www.kabar.com

http://www.coldsteel.com

http://www.leatherman.com

Todas elas vc pode encontrar no eBay.

Afif,

Um primo me emprestou há pouco tempo uma Kabar e me apresentou exatamente como você, que era a faca do exército americano e tals.

Fiquei impressionado com a qualidade da faca, e acho que o modelo que ele me mostrou era um dos mais simples, tanto que estou escolhendo uma, mas são tantas opções de modelo que ainda não consegui me decidir.

No meu pouco conhecimento do assunto, é A FACA! joia:::

Olá meu amigo Xande!

Não sei se já adquiriu sua ka-bar, mas se fosse EU iria de BK-2 ou BK-7... são perfeitas!

Grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 4 semanas depois...
  • 4 semanas depois...

Procure as com lâminas SOLINGEN! O resto, é resto!

Concordo que as Soligen são excelentes, mas existem outras boas facas reconhecidas internacionalmente nos mais variados ambientes e situações, tais marcas que eu recomendaria a qualquer um que busca um bom equipamento são:extrema ratio, mora, fallkniven, sog, gerber, ka-bar, fox, schrade, kershaw, cold steel, e outras. Cada uma para sua aplicação. Recomendo que leiam este post interessante sobre http://berardofacascustom.blogspot.com. ... encia.html

Abraços a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Procure as com lâminas SOLINGEN! O resto, é resto!

Concordo que as Soligen são excelentes, mas existem outras boas facas reconhecidas internacionalmente nos mais variados ambientes e situações, tais marcas que eu recomendaria a qualquer um que busca um bom equipamento são:extrema ratio, mora, fallkniven, sog, gerber, ka-bar, fox, schrade, kershaw, cold steel, e outras. Cada uma para sua aplicação. Recomendo que leiam este post interessante sobre http://berardofacascustom.blogspot.com. ... encia.html

Abraços a todos.

Fala Léo,

Até concordo com você, pois tenho uma VASTA coleção, mas até hoje na minha opinião, e olha que uso, as outras não superaram as Solingen, uma que chega perto é a Cold Steel, e dessas que você citou eu tenho pelo menos um modelo.

Um abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Procure as com lâminas SOLINGEN! O resto, é resto!

Concordo que as Soligen são excelentes, mas existem outras boas facas reconhecidas internacionalmente nos mais variados ambientes e situações, tais marcas que eu recomendaria a qualquer um que busca um bom equipamento são:extrema ratio, mora, fallkniven, sog, gerber, ka-bar, fox, schrade, kershaw, cold steel, e outras. Cada uma para sua aplicação. Recomendo que leiam este post interessante sobre http://berardofacascustom.blogspot.com. ... encia.html

Abraços a todos.

Fala Léo,

Até concordo com você, pois tenho uma VASTA coleção, mas até hoje na minha opinião, e olha que uso, as outras não superaram as Solingen, uma que chega perto é a Cold Steel, e dessas que você citou eu tenho pelo menos um modelo.

Um abraço!

Tudo na paz meu xará obrigado.

Não tenho nenhuma Solingen, mas andei fazendo uma limpa nas minhas laminas, antes tinha um monte de porcaria, fui dando pra camaradas que não possuiam, e fiquei só com coisa boa, uma gerber BG ultmate knife, schrade schf3, uma Kershaw Camp 10, e uma glee (cópia da mora) que uso pra cozinhar no meio do mato. Agora chega de comprar laminas, vou investir em outras tralhas, to de olho no gps etrex 30, e num fogareiro revolucionário chamado biolite, que funciona como recarregador de energia, e algumas mochilas militares americanas maxpedition e condor.

Qual é o modelo de Solingen que vc possui.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Procure as com lâminas SOLINGEN! O resto, é resto!

Concordo que as Soligen são excelentes, mas existem outras boas facas reconhecidas internacionalmente nos mais variados ambientes e situações, tais marcas que eu recomendaria a qualquer um que busca um bom equipamento são:extrema ratio, mora, fallkniven, sog, gerber, ka-bar, fox, schrade, kershaw, cold steel, e outras. Cada uma para sua aplicação. Recomendo que leiam este post interessante sobre http://berardofacascustom.blogspot.com. ... encia.html

Abraços a todos.

Fala Léo,

Até concordo com você, pois tenho uma VASTA coleção, mas até hoje na minha opinião, e olha que uso, as outras não superaram as Solingen, uma que chega perto é a Cold Steel, e dessas que você citou eu tenho pelo menos um modelo.

Um abraço!

Ah, Leo ... quantas opiniões ... o melhor aço ...

Qual o melhor? Um Touro Solingen nr 9 ou um aço-corta-prego??? Ou um legítimo Besouro??? Um Jacaré?? Formiga?? Um Corneta antigo ... ou novo? Um três listras? Tramontina? "Aço frio" sem chance??? Kabar da Guerra ou da BK2?? Gerber??? Mora (da cidade)?? Da cidade de Solingen antigo ou novo?? As Fallkiven?? Facas de Piloto, Ontario - tem gente muito boa que diz que é a melhor??? Cuteleiros, nacionais ou não, consagrados ou não?? Fillipon? Gil Ribben? Fábio Souza? Facas Santa Fé e aço de trilho de trem?? Zakarov e seu 58/62? ...

Esqueci ou não citei um monte ...

Mas não aguento a coceira ... o que faz um aço ser melhor ou pior??? Todo aço Solingen ou de Solingen, então, teria as mesmas características???

Tudo isso pra dizer que, mesmo na matemática, uma equação já seria perigosa ... fora dela é suicídio ... e desconhecimento ...

Não tome minha sinceridade como ofensiva ... não o é ... é somente sinceridade mesmo ...

Qualquer dia desses a gente se encontra e, no local certo - buteco -, descobrimos até o sexo dos anjos, quanto mais o melhor aço ...

Abração ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...



×
×
  • Criar Novo...