Ir para conteúdo

CARDUME NO RIO DO PEIXE!!!!!


Posts Recomendados

Não tenho a menor pretensão de predar peixes, a idéia é acompanhar, se possivel pescar alguns para comer e fotografar o maximo de ações possiveis, não devemos jamais efetuar a pesca predatória em cardumes ou em qualquer lugar que seja, na maioria das vezes nem é permitido pescar em cardumes, só apreciar a passagem de um evento destes e uma grande dadiva. Pelo que fiquei sabendo o IBAMA esta acompanhando este cardume.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tenho a menor pretensão de predar peixes, a idéia é acompanhar, se possivel pescar alguns para comer e fotografar o maximo de ações possiveis, não devemos jamais efetuar a pesca predatória em cardumes ou em qualquer lugar que seja, na maioria das vezes nem é permitido pescar em cardumes, só apreciar a passagem de um evento destes e uma grande dadiva. Pelo que fiquei sabendo o IBAMA esta acompanhando este cardume.

gRAÇAS A DEUS QUE QUASE SEMPRE QUE TEM CARDUME NO ARAGUAIA O IBAMA ACOMPANHA JUNTAMENTE COM A POLICIA DO MEIO AMBIENTE.

MAIS QUE DA VONTADE DE IR ATE LA ISSO DA!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa que legal.....!!! Queria ter a oportunidade de ver ao vivo uma cena dessas...deve ser maravilhoso....

Agora, legal saber que o IBAMA acompanha esses eventos...!!! :wink: :wink: :wink:

Vale a pena mesmo Marquinhos, esta época lá é lindo, chega a dar cheiro de peixe no ar.

:lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa que legal.....!!! Queria ter a oportunidade de ver ao vivo uma cena dessas...deve ser maravilhoso....

Agora, legal saber que o IBAMA acompanha esses eventos...!!! :wink: :wink: :wink:

Vale a pena mesmo Marquinhos, esta época lá é lindo, chega a dar cheiro de peixe no ar.

:lol:

FRITO OU ASSADO?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa que legal.....!!! Queria ter a oportunidade de ver ao vivo uma cena dessas...deve ser maravilhoso....

Agora, legal saber que o IBAMA acompanha esses eventos...!!! :wink: :wink: :wink:

Vale a pena mesmo Marquinhos, esta época lá é lindo, chega a dar cheiro de peixe no ar.

:lol:

Vc já viu? Agora em relação a pescar, quando eles sobem, eles se alimentam?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa que legal.....!!! Queria ter a oportunidade de ver ao vivo uma cena dessas...deve ser maravilhoso....

Agora, legal saber que o IBAMA acompanha esses eventos...!!! :wink: :wink: :wink:

Vale a pena mesmo Marquinhos, esta época lá é lindo, chega a dar cheiro de peixe no ar.

:lol:

Vc já viu? Agora em relação a pescar, quando eles sobem, eles se alimentam?

Se comem??? Só tudo!!!

Olha umas imagens de um dos milhares de micro cardumes de pequeninas pataquinhas com cachorrinhas e apapás batendo atrás, imagina os cardumes grandes mesmo de peixões...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pUTZ, ESTES CARDUMES DE PIUAS E MATRINCHÃS DO ARAGUIÃO SAO SHOW. Já pequei neles algumas vezes, como o xande falou, vc sai fedendo à peixe. Além disso, é bacana ver os botos caçando nestes cardumes. cdom certeza a pescaria vai ser show. vale muito a apena só de ver. Se conseguir, leva um pouco de minhocuçu que é fatal para estes peixes, se nao conseguir vai no milho de latinha mesmo... abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Peguei um deste estilo no araguaia, não me lembro ao certo mais eram alguns mil metros que se estendia o cardume, subindo pela margem esquerda do rio. O ibama estava direto na area e pelo que falaram não podia pescar na area, mais eu tava é de olho na informação que piraibas estavam acompanhando o cardume a meia distancia, onde ja era permitido pescar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Peguei um deste estilo no araguaia, não me lembro ao certo mais eram alguns mil metros que se estendia o cardume, subindo pela margem esquerda do rio. O ibama estava direto na area e pelo que falaram não podia pescar na area, mais eu tava é de olho na informação que piraibas estavam acompanhando o cardume a meia distancia, onde ja era permitido pescar.

E tu pegou alguma Piraíba. ou ficou só no boato?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também já tive o prazer de ver e desfrutar de uma subida dessas no Araguaia !

Uma coisa impressionante !

Primeiro passaram os peixes de forragem, seguidos de perto pelos matrinxãs e piaus, que por sua vez eram seguidos pelos bagres ( pirararas, pintados, mandubés, bicos de pato ( palmitos ), barbados e outros do gênero ! )

O mais incrível é que "toda a cadeia alimentar" ia comendo o que lhes fosse sendo oferecido, e do barco, dava para distinguir "nitidamente" as "levas dos cardumes", um após o outro...

Nessa época, no período em que estive por lá ( próximo a Porto Luiz Alves ), haviam uns 50 botes - falaram-nos que chegavam a 200 botes no auge da temporada( 3 pescadores em cada ), que iam acompanhando os cardumes, e todos subindo peixe de forma ininterrupta !

Era peixe para ninguém

botar defeito, ou "dar vencimento"...Imagem Postada

Bom saber que agora estão sendo "patrulhados" pelo pessoal do Ibama e Polícia Ambiental ! Medidas como essas são as que garantirão a pesca de nossos descendentes ! Parabéns portanto pelo trabalho realizado ! :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tive este prazer por alguma vezes.....mas tem um detalhe.....dependendo da maneira como o cardume está se locomovendo, e do tipo de peixe que predomina (às vezes são vários misturados) o peixe não come nada, só quer saber de nadar bem rápido pra fugir dos botos. Quando chegam nas praias mais rasas, onde se sentem mais seguros pois o boto e os predadores maiores não os alcançam, aí sim o bicho pega com força.

Agora cardume de predadores natos como cachorras e apapás.....aí dá até dó....até em guimba de cigarro bate peixe.

Mais bacana do que pescar nesta área é ver os ataques dos botos. Os peixes literalmente voam tentando escapar. Faz barulho de cachoeira na água. Bom demais....... tô só esperando notícias certeiras de uns certos amigos do Turma do Biguá pra pegar um a balaio aqui e só parar na beira do rio....iiuhu!!!!!

abraços

Beto -o sumido

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os cardumes de carnívoros atacam tudo, mas os cardumes de piau, matrinchã e caranha só comem quando estacionam. Quando ele está subindo o rio ele nao para pra nada, esse tipo de situação geralmente acontece mais no incio das chuvas.

Existe um local no Araguaia, proximo a Luis Alves onde todo ano, na epoca que o rio começa a voltar para o leito, a alevinada sai dos lagos e vai para lá. Acho que por causa de uma verdadeira escadaria de pedra que tem nesse barranco. Seguindo esses cardumes vem os cardumes de bico-de-pato, verdadeiras bolas pretas com milhares de peixes, cachorras-facão, as quais vc só encherga o brilho prateado passando entre as piabinhas e as douradas estourando no meio dessa bagunca toda.

Imagem Postada

bicos de pato

Uma vez encontramos até uma "bola" de filhotes de pirarucu, devidamente vigiada pelos pais, subindo rumo ao crixás.

Imagem Postada

Imagem Postada

Nessa época do ano eles saem dos campos alagados e procuram os lagos boca franca.

Quem quiser conhecer os cardumes do Araguaia a época é essa. Só lembrem de nao pescar em cima do carduma diretamente. É proibido e se alguem pegar vcs a tralha vai embora e voces ganham uma multa chata.

Se alguem for eu aconselho a degustar uma matrinchã na brasa.....é O PEIXE.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tive este prazer por alguma vezes.....mas tem um detalhe.....dependendo da maneira como o cardume está se locomovendo, e do tipo de peixe que predomina (às vezes são vários misturados) o peixe não come nada, só quer saber de nadar bem rápido pra fugir dos botos. Quando chegam nas praias mais rasas, onde se sentem mais seguros pois o boto e os predadores maiores não os alcançam, aí sim o bicho pega com força.

Agora cardume de predadores natos como cachorras e apapás.....aí dá até dó....até em guimba de cigarro bate peixe.

Mais bacana do que pescar nesta área é ver os ataques dos botos. Os peixes literalmente voam tentando escapar. Faz barulho de cachoeira na água. Bom demais....... tô só esperando notícias certeiras de uns certos amigos do Turma do Biguá pra pegar um a balaio aqui e só parar na beira do rio....iiuhu!!!!!

abraços

Beto -o sumido

Senti uma indireta... kkkkkkkkkkkkkkkk

Deixe eu conseguir confirmar com antecedência que te aviso. 8)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ja vi um cardumim de piau subindo o belo Araguaia, as Douradas batiam que o baruião era D+.

Ai tinha um barquim do IBAMA ao lado so de olho, e quando chegou berto do grupo de barcos eles foram em cada barco, pediram a licença e olharam o barco para ver se tinha quirela.

Mas esse dia foi um dia bão d+ pra fisgar as Douradas.

Araguaia tem que ser um remédio tomado ao menos uma vez por ano!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faz inveja ni nois não Thiagão.....ai que vontade que dá......

Os cardumes de carnívoros atacam tudo, mas os cardumes de piau, matrinchã e caranha só comem quando estacionam. Quando ele está subindo o rio ele nao para pra nada, esse tipo de situação geralmente acontece mais no incio das chuvas.

Existe um local no Araguaia, proximo a Luis Alves onde todo ano, na epoca que o rio começa a voltar para o leito, a alevinada sai dos lagos e vai para lá. Acho que por causa de uma verdadeira escadaria de pedra que tem nesse barranco. Seguindo esses cardumes vem os cardumes de bico-de-pato, verdadeiras bolas pretas com milhares de peixes, cachorras-facão, as quais vc só encherga o brilho prateado passando entre as piabinhas e as douradas estourando no meio dessa bagunca toda.

Imagem Postada

bicos de pato

Uma vez encontramos até uma "bola" de filhotes de pirarucu, devidamente vigiada pelos pais, subindo rumo ao crixás.

Imagem Postada

Imagem Postada

Nessa época do ano eles saem dos campos alagados e procuram os lagos boca franca.

Quem quiser conhecer os cardumes do Araguaia a época é essa. Só lembrem de nao pescar em cima do carduma diretamente. É proibido e se alguem pegar vcs a tralha vai embora e voces ganham uma multa chata.

Se alguem for eu aconselho a degustar uma matrinchã na brasa.....é O PEIXE.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Senti uma indireta... kkkkkkkkkkkkkkkk

Deixe eu conseguir confirmar com antecedência que te aviso. 8)

Tô na espera.......

Castellões teve aí por agora e parece que se deu mal....rio pra lá de alto né?

Betão, o trem tá lá em cima, este ano acho que vai ficar no ponto pra lá de 15 de maio. abração, tamo precisando encontrar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...