Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Dudu Kist

Luz de LED na Proa no alternador do motor de 15hp

Posts Recomendados

Buenas pessoal,

Será que tem como conectar dois fios no alternador do motor de 15 hp yamaha ou mercury e ligar em duas lâmpadas de 6v na proa e popa, fica bom para navegar a noite...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meu amigo, não tenho certeza, mas você irá precisar colocar um retificador de corrente entre a lampada e o alternador (para estabilizar a tensão), pois conforme sobe o giro do motor (RPM), a voltagem sobe também (iria queimar a lâmpada). Alguém mais sabe se isso é real? smile::

Compartilhar este post

Link para o post

o meu barco tem um sistema de iluminação interno, com tres lampadas, sendo um pra cada divisão interna, com interruptor individual e tudo. seria fácil puxar pra proa e popa. so que, com chicote pra conectar numa bateria. direto no motor, acho que o amigo Maycon ja falou tudo, ocilaria muito. joia:::

Compartilhar este post

Link para o post

o meu barco tem um sistema de iluminação interno, com tres lampadas, sendo um pra cada divisão interna, com interruptor individual e tudo. seria fácil puxar pra proa e popa. so que, com chicote pra conectar numa bateria. direto no motor, acho que o amigo Maycon ja falou tudo, ocilaria muito. joia:::

além do que so iria iluminar com o motor funcionando... lacou::

Compartilhar este post

Link para o post

SE for pra usar só com o barco NAVEGANDO=MOTOR ACELERADO iria funcionar sim.

MAs se fosse 12V. 6V iria queimar. Eu colocaria neste caso lampada comum, e não LED.

Alex, mesmo colocando lampada de 12v ela irá queimar, mesmo colocando o retificador, pois o mesmo só transforma corrente alternanda em corrente continua, não controla a voltagem ( em motores pode chegar até a 20v todo acelerado). A luz de LED tem mais resistencia que as lampadas comuns, vida util maior>

Abraços a todos

Fernando

praia:: ::fisherman praia:: ::fisherman praia::

E vida dificel :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Compartilhar este post

Link para o post

MAs se fosse 12V. 6V iria queimar. Eu colocaria neste caso lampada comum, e não LED.

Alex, mesmo colocando lampada de 12v ela irá queimar, mesmo colocando o retificador, pois o mesmo só transforma corrente alternanda em corrente continua, não controla a voltagem ( em motores pode chegar até a 20v todo acelerado). A luz de LED tem mais resistencia que as lampadas comuns, vida util maior>

Abraços a todos

Fernando

Se eu colacasse uma bateria de 15A 12V de moto, será que o com o retificador ela iria recarregar??

Compartilhar este post

Link para o post

Abraços a todos

Fernando

Fernando, mais uma vez venho DISCORDAR DE VC.

Eu usei em um 25 Yamaha 1979 um sealed beam ligado direto na saída do motor, por MUITOS ANOS.

Recentemente no MT pesquei com um pirangueiro que tinha justamente em um motor 15 um farol adaptado ligado diretamente na saída, e não queimou nada não. Pescamos por 5 dias.

Já disse que quando eu falo é por experiência. Faça o teste, se a lampada (comum)queimar eu pago uma nova pra vc. Agora coloca no BARCO e navega. Não vale ligar no tanque. ::nada::

Compartilhar este post

Link para o post

Abraços a todos

Fernando

Fernando, mais uma vez venho DISCORDAR DE VC.

Eu usei em um 25 Yamaha 1979 um sealed beam ligado direto na saída do motor, por MUITOS ANOS.

Recentemente no MT pesquei com um pirangueiro que tinha justamente em um motor 15 um farol adaptado ligado diretamente na saída, e não queimou nada não. Pescamos por 5 dias.

Já disse que quando eu falo é por experiência. Faça o teste, se a lampada (comum)queimar eu pago uma nova pra vc. Agora coloca no BARCO e navega. Não vale ligar no tanque. ::nada::

Alex meu amigo, no caso de um farol a lampada é de no minimo 55 wats, uma lampada de iluminação interna ou de navegação costuma ser de 2wats, ou seja, a resistencia da lampada de 2w não vai aguentar a oscilação de voltagem que chega a 19v. Um sealed beam o filamento é bem mais grosso e por isto maior sua resistencia a voltagem maiores que 12v.

:gorfei: :gorfei: :gorfei:

Abraços

Fernando

::fisherman ::fisherman praia:: ::fisherman ::fisherman

Compartilhar este post

Link para o post

:gorfei:

a discussão é sobre watts ou volts??? boei agora lacou:: lacou:: lacou::

:gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Andrey, os dois estão intimamente ligados (apesar de serem diferentes :gorfei: :gorfei: )

Abraços

Fernando

Compartilhar este post

Link para o post

Então fernando, se vc reparar, eu disse a ele que usasse LAMPADA COMUM, que acho ser 11 watts cada, salvo engano. (reparou que aqui não tenho certeza?) palmas::

Neste caso seriam 22 wats de consumo, o que acho que aguentaria.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso