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Dudu Kist

Luz de LED na Proa no alternador do motor de 15hp

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Buenas pessoal,

Será que tem como conectar dois fios no alternador do motor de 15 hp yamaha ou mercury e ligar em duas lâmpadas de 6v na proa e popa, fica bom para navegar a noite...

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Meu amigo, não tenho certeza, mas você irá precisar colocar um retificador de corrente entre a lampada e o alternador (para estabilizar a tensão), pois conforme sobe o giro do motor (RPM), a voltagem sobe também (iria queimar a lâmpada). Alguém mais sabe se isso é real? smile::

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o meu barco tem um sistema de iluminação interno, com tres lampadas, sendo um pra cada divisão interna, com interruptor individual e tudo. seria fácil puxar pra proa e popa. so que, com chicote pra conectar numa bateria. direto no motor, acho que o amigo Maycon ja falou tudo, ocilaria muito. joia:::

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o meu barco tem um sistema de iluminação interno, com tres lampadas, sendo um pra cada divisão interna, com interruptor individual e tudo. seria fácil puxar pra proa e popa. so que, com chicote pra conectar numa bateria. direto no motor, acho que o amigo Maycon ja falou tudo, ocilaria muito. joia:::

além do que so iria iluminar com o motor funcionando... lacou::

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SE for pra usar só com o barco NAVEGANDO=MOTOR ACELERADO iria funcionar sim.

MAs se fosse 12V. 6V iria queimar. Eu colocaria neste caso lampada comum, e não LED.

Alex, mesmo colocando lampada de 12v ela irá queimar, mesmo colocando o retificador, pois o mesmo só transforma corrente alternanda em corrente continua, não controla a voltagem ( em motores pode chegar até a 20v todo acelerado). A luz de LED tem mais resistencia que as lampadas comuns, vida util maior>

Abraços a todos

Fernando

praia:: ::fisherman praia:: ::fisherman praia::

E vida dificel :gorfei: :gorfei: :gorfei:

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SE for pra usar só com o barco NAVEGANDO=MOTOR ACELERADO iria funcionar sim.

MAs se fosse 12V. 6V iria queimar. Eu colocaria neste caso lampada comum, e não LED.

Alex, mesmo colocando lampada de 12v ela irá queimar, mesmo colocando o retificador, pois o mesmo só transforma corrente alternanda em corrente continua, não controla a voltagem ( em motores pode chegar até a 20v todo acelerado). A luz de LED tem mais resistencia que as lampadas comuns, vida util maior>

Abraços a todos

Fernando

praia:: ::fisherman praia:: ::fisherman praia::

E vida dificel :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Se eu colacasse uma bateria de 15A 12V de moto, será que o com o retificador ela iria recarregar??

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SE for pra usar só com o barco NAVEGANDO=MOTOR ACELERADO iria funcionar sim.

MAs se fosse 12V. 6V iria queimar. Eu colocaria neste caso lampada comum, e não LED.

Alex, mesmo colocando lampada de 12v ela irá queimar, mesmo colocando o retificador, pois o mesmo só transforma corrente alternanda em corrente continua, não controla a voltagem ( em motores pode chegar até a 20v todo acelerado). A luz de LED tem mais resistencia que as lampadas comuns, vida util maior>

Abraços a todos

Fernando

praia:: ::fisherman praia:: ::fisherman praia::

E vida dificel :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Fernando, mais uma vez venho DISCORDAR DE VC.

Eu usei em um 25 Yamaha 1979 um sealed beam ligado direto na saída do motor, por MUITOS ANOS.

Recentemente no MT pesquei com um pirangueiro que tinha justamente em um motor 15 um farol adaptado ligado diretamente na saída, e não queimou nada não. Pescamos por 5 dias.

Já disse que quando eu falo é por experiência. Faça o teste, se a lampada (comum)queimar eu pago uma nova pra vc. Agora coloca no BARCO e navega. Não vale ligar no tanque. ::nada::

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SE for pra usar só com o barco NAVEGANDO=MOTOR ACELERADO iria funcionar sim.

MAs se fosse 12V. 6V iria queimar. Eu colocaria neste caso lampada comum, e não LED.

Alex, mesmo colocando lampada de 12v ela irá queimar, mesmo colocando o retificador, pois o mesmo só transforma corrente alternanda em corrente continua, não controla a voltagem ( em motores pode chegar até a 20v todo acelerado). A luz de LED tem mais resistencia que as lampadas comuns, vida util maior>

Abraços a todos

Fernando

praia:: ::fisherman praia:: ::fisherman praia::

E vida dificel :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Fernando, mais uma vez venho DISCORDAR DE VC.

Eu usei em um 25 Yamaha 1979 um sealed beam ligado direto na saída do motor, por MUITOS ANOS.

Recentemente no MT pesquei com um pirangueiro que tinha justamente em um motor 15 um farol adaptado ligado diretamente na saída, e não queimou nada não. Pescamos por 5 dias.

Já disse que quando eu falo é por experiência. Faça o teste, se a lampada (comum)queimar eu pago uma nova pra vc. Agora coloca no BARCO e navega. Não vale ligar no tanque. ::nada::

Alex meu amigo, no caso de um farol a lampada é de no minimo 55 wats, uma lampada de iluminação interna ou de navegação costuma ser de 2wats, ou seja, a resistencia da lampada de 2w não vai aguentar a oscilação de voltagem que chega a 19v. Um sealed beam o filamento é bem mais grosso e por isto maior sua resistencia a voltagem maiores que 12v.

:gorfei: :gorfei: :gorfei:

Abraços

Fernando

::fisherman ::fisherman praia:: ::fisherman ::fisherman

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:gorfei:

a discussão é sobre watts ou volts??? boei agora lacou:: lacou:: lacou::

:gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Andrey, os dois estão intimamente ligados (apesar de serem diferentes :gorfei: :gorfei: )

Abraços

Fernando

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Então fernando, se vc reparar, eu disse a ele que usasse LAMPADA COMUM, que acho ser 11 watts cada, salvo engano. (reparou que aqui não tenho certeza?) palmas::

Neste caso seriam 22 wats de consumo, o que acho que aguentaria.

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