Ir para conteúdo

Aula sobre carretilhas...


Posts Recomendados

Olá pessoal!

Bom, estou interessado em comprar uma carretilha, mas isso não vem ao caso, agora.

Para decidir, queria que algum pescador, que entende do assunto, me desse uma aula sobre os componentes das carretilhas.

Algumas perguntas que me ajudarão:

- O que é esses tal de MG7, DC7, etc?

- Qual é o melhor material para o corpo da carretilha?

- Qual é o melhor material para o freio da carretilhas (que venha de fábrica)?

- Qual é o melhor tipo de rolamento?

E outras questões que façam a diferença em uma carretilha.

Desde já, agradeço.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Gabriel....

Nós já temos um tópico explicando sobre isso.

http://turmadobigua.com.br/forum/viewtopic.php?f=72&t=5394

Sobre o material do corpo, do freio e etc...acesse o site do fabricante e consulte as especificações sobre o modelo q vc está interessado...hee.... joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Gabriel....

Nós já temos um tópico explicando sobre isso.

http://turmadobigua.com.br/forum/viewtopic.php?f=72&t=5394

Sobre o material do corpo, do freio e etc...acesse o site do fabricante e consulte as especificações sobre o modelo q vc está interessado...hee.... joia:::

Valeu Fabrício, já dei uma olhada nesse tópico, vou olhar de novo.

Mas ainda queria que alguém me ajudasse aqui no fórum sobre material do corpo, freio, etc.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo,

vou tentar de ajudar de forma simples, MG 7 e DC 7 são siglas da shimano. A primeira MG geralmente é a respeito do material da carretilha q é de Magnésio, ou seja carrtilhas com essa sigla são de magnésio. DC é uma sigla para as carretilhas de freio digital da shimano ( Digital control). Com relação ao corpo temos basicamente tres materiais: aluminio( resiste a agua salgada, antigamente era o mais pesado, hoje em dia ja temos modelos desse material bem leve. É muito resistente e existem variações como as marinizadas), Grafite geralmente são as mais baratas e apesar de leves não custumam resistir muito a muito esforço. E o magnésio q é muuito leve, caro e não pode ser utilizado em agua salgada. Já existem algumas variações de materiais como a dyna rigid da daiwa. Com relação a freio , temos basicamente o magnético ( bom pra iscas leves e arremessos contra o vento ) e o centrifugo q ápesar de dar mais cabeleira , geralmente depois de acustumado é bem eficaz. Dai temos as variações como os duplos sitemas de freio q possuem os dois tipos, o DC q possui um sistema digital para arremessos bem longos, entre outros. Com relação aos rolamentos, temos a principio os de aço inox q são os mais baratos e menos resistentes. Dai temos os mais sofisticados que são muuuito mais resistentes, mas mais caros como o PT da quantum, ARB da shimano, CRBB da daiwa e HPCR da ABU. Esses rolamentos são muito caros, mas aumentam muito a resistencia da carretilha.

Deu pra ter uma noção???

Abrass e boas pescarias

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo,

vou tentar de ajudar de forma simples, MG 7 e DC 7 são siglas da shimano. A primeira MG geralmente é a respeito do material da carretilha q é de Magnésio, ou seja carrtilhas com essa sigla são de magnésio. DC é uma sigla para as carretilhas de freio digital da shimano ( Digital control). Com relação ao corpo temos basicamente tres materiais: aluminio( resiste a agua salgada, antigamente era o mais pesado, hoje em dia ja temos modelos desse material bem leve. É muito resistente e existem variações como as marinizadas), Grafite geralmente são as mais baratas e apesar de leves não custumam resistir muito a muito esforço. E o magnésio q é muuito leve, caro e não pode ser utilizado em agua salgada. Já existem algumas variações de materiais como a dyna rigid da daiwa. Com relação a freio , temos basicamente o magnético ( bom pra iscas leves e arremessos contra o vento ) e o centrifugo q ápesar de dar mais cabeleira , geralmente depois de acustumado é bem eficaz. Dai temos as variações como os duplos sitemas de freio q possuem os dois tipos, o DC q possui um sistema digital para arremessos bem longos, entre outros. Com relação aos rolamentos, temos a principio os de aço inox q são os mais baratos e menos resistentes. Dai temos os mais sofisticados que são muuuito mais resistentes, mas mais caros como o PT da quantum, ARB da shimano, CRBB da daiwa e HPCR da ABU. Esses rolamentos são muito caros, mas aumentam muito a resistencia da carretilha.

Deu pra ter uma noção???

Abrass e boas pescarias

Ô ce deu. Mas me diz uma coisa: já ouvi pessoas falando que as carretilhas DC 7 arremessam mais e tals. Isso é verdade?

Muito obrigado pela contribuição, vai me ajudar muito na hora que eu for comprar uma carretilha.

Obrigado, abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

gabriel este freio é muitoooo mais caro e não dá nenhumaaaaaa cabeleira e arremessa longe sim porque tem configuração contra o vento, vai perto porque freia muito, long cast, é o que vai mais longe mas pode dar um poquinho de cabeleira e tem um outro que esqueci o nome que é normal que pode ser usado para qualquer situação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

gabriel este freio é muitoooo mais caro e não dá nenhumaaaaaa cabeleira e arremessa longe sim porque tem configuração contra o vento, vai perto porque freia muito, long cast, é o que vai mais longe mas pode dar um poquinho de cabeleira e tem um outro que esqueci o nome que é normal que pode ser usado para qualquer situação.

Olá Lucas! Tudo bem?

Cara, não entendi muito bem o que você disse. Dá para falar de novo?

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gabriel, eu tenho uma Shimano Metanium MG DC7, ou seja, uma carretilha com corpo de magnésio e freio digital. É excelente e tem sido minha principal carretilha em pescarias de tucunaré-açú no Rio Negro. Eu "turbinei" ela e substitui os discos de fricção originais por Carbontex (ficou mais "áspero" e aparentemente mais forte).

A Shimano reduziu o preço das carretilhas que usam o sistema DC. A Scorpion, por exemplo, está bem acessível.

Acho importante você reler o tópico citado pelo Fabrício. Lá tem muita informação relevante. Mestre Biguá, como sugestão, o tópico poderia ser atualizado para contemplar a nova onda de carretilhas super-rápidas.

Quanto às suas perguntas, todas tem resposta pessoal e particular, além de variarem de acordo com a pesca que você pretende fazer. Aproveitando a sua foto, a melhor carretilha para pescar dourados, por exemplo, não é a melhor carretilha para pescar tucunaré azuis. O top para a pesca dos açuzões não é o top para a pesca de matrinchãs, por exemplo. Pescarias diferentes exigem materiais diferentes. Isso não quer dizem, porém, que você não possa pescar várias espécies com a mesma carretilha. Como sugestão, algumas carretilhas que servem para "quase tudo" são as Shimano Curado 200 E7 ou G7; a Shimano Chronarch (nova), as Daiwa Zillion...

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vlw a dica, Gustavo.... joia:::

E tem um tópico interessante, q, apesar de ser a respeito das 7.0 - logo quando entraram no mercado - tem o mesmo propósito.

Aqui o link.

http://www.turmadobigua.com.br/forum/viewtopic.php?f=3&t=21&start=0&hilit=burner

Lucas e Gabriel, vale a pena dar uma lida. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...