Ir para conteúdo

INVASÃO PESCADORES SUB EM BURITAMA SP


Posts Recomendados

Bem, amigos pescadores , não tenho nada contra a modalidade, mais de um tempo pra cá tá ficando dificil, no ultimo feriado do dia 07/09 tinha uns 5 mergulhadores fazendo uma varredura no bico onde costumo pescar diabo:: diabo:: , achei um absurdo, nenhuma chance aos tucunares que nos proporcionam tantas alegrias. ::nada:: ::nada::

Acho que deveria ter um controle melhor sobre esta modalidade mau:: , tipo: quantidade, tamanho, sei lá , uma licença especial, hoje qualquer "pe de macaco" compra o equipamento e sai atirando até em lambari , as lojas vendem sem nenhuma restrição.

Se as autoridades competentes não fizerem nada, muito em breve não teremos o que pescar. buaa:: buaa::

O caras não tem capacidade de ficar em pé o dia inteiro num barco dando mais de mil arremessos, pra capturar meia duzia de peixe, soltar alguns , outros escapam, o peixe tem a chance dele, ja na sub quando não matam, saem feridos de morte , sem salvação.

Vamos preservar a especie, que esta cada vez menor, hoje tucunaré de 500 g já é adulto e procriando, isso não é a seleção natural da especie, é humana , que capturam os maiores e os peixes tem que se adptar ou serão extintos.

O pior é que tem pescadores sub em todos os rios da região, com quem você conversa, encontram varios matando tudo pela frente, existem até o profissionais ja vendendo peixes capturados assim.

Eu sei que não se deve generalizar, em tudo que se faz existem os bons e os ruins, mais é o cenário que vejo neste momento.

Grande abraço aos que preservam ::tudo:: ::tudo::

Wagner

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Amigo, eu sou totalmente contra essa modalidade de pesca.

Matança sem tamanho, sem chance ao peixe

Sei que vai aparecer um monte de camaradas aqui bombardeando o que estou falando, mas ja tive a infeliz oportunidade de ver em serra da mesa esses camaradas com fieiras inteiras ( mais de 30 tucunas) mortos e nem grandes ainda era.....

infelizmente tem gente que não tem a minima sensibilidade para isso tudo.

abçrs

Que Deus no Ajude ainda mais a preservar e fazer o nosso papel

Adalberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E os pescadores de linha, com seus lambaris iscados, "linguiceiros", que enchem sacos e sacos de tucunarés e outros peixes? Esses podem?

A pesca sub é uma atividade muito difícil de ser praticada, pois é na apnéia, não é facil descer e pescar algo, é dificílimo passar o dia mergulhando. É MUITO MAIS FÁCIL PASSAR O DIA EM CIMA DO BARCO.

Eu pratico a modalidade, acho muito prazeirosa. É raro o dia que passo o dia mergulhando e trago uns 2 peixinhos pro consumo, apesar que não atiro em muitas espécias, e uma delas é o Tucunaré. Infelizmente tem os maus exemplos sim, mas tem 10x mais maus exemplos nos pescadores de linha.

Acho que tem espaço pra todos, desde que praticado com consciência. A legislação pra pesca sub é muito mais rigorosa do que pro pescador "linguiceiro", há inúmeras restrições. Basta ter um pouquinho de curiosidade e ir pro Google. Tem legislação que proíbe muitas espécias, tinha licença específica (todos foram contra a retirada deste específica), agora é a comum, etc.... basta saber ler.

Eu pratico o bait (com 100% pesque e solte), e também pratico a pesca sub.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É uma realidade triste em vários rios da região.

Neste mês de Setembro, os peixes estão iniciando o acasalamento, então é facil encontrar casais em aguas rasas. Só que nesta fase eles não comem nem atacam as iscas. Estão preocupados com a perpetuação da espécie.

Aí alguns ficam sem pegar peixe, não aguentam e partem pros arbaletes.

Vejam , eles nadam com 1 , no máximo 1,5 m de profundidade, pois os peixes estão no raso. E só pegam os maiores (matrizes). Assim dá pro cara ficar horas na água. Não nadam em apnéia porque eles vão snorkeando.

Só falo isso porque vi semana passada.

Não estou aqui a criticar fulano ou ciclano, a consciencia vai de cada um, como disse o Wagner, mas vejo um ponto extremamente negativo na CAÇA subaquatica:

E depois que apertam o gatilho tem volta? No anzol dá pra soltar.

Para mim a diferença mais importante chama -se esportividade.

Na pesca: procurasse o peixe, vc pega, luta pra não perdê-lo, se diverte, tira foto e PODE soltar se a consciencia mandar.

NA CAÇA subaquática: vc mergulha, acha o peixe , senta o dedo no gatilho e pronto, só vê a AGONIA do bicho. caveira:: Particularmente não vejo graça nessa atividade, pois é puramente predatória. Não há uma disputa, o peixe não tem chance.

Que não é pra qualquer um, certamente; deve cansar pra caramba, imagino eu.

Depende de preparo fisico, tem seus riscos; com ceteza!

Diz um conhecido que pratica, que o maior pesadelo é mergulhar e topar com uma rede perdida.

Como disse a ele: Mergulha quem quer! blink::

Eu vou pro rio é pra DESCANSAR corpo, mente e alma.

É claro que a PESSOA desinformada e inconsequente, vai fazer destruição não importando o meio de execução, como colocou o Afif.

Sobre a fiscalização que disse o Wagner, eu acho que tem que aumentar pra TODO MUNDO, pescador, profissional, mergulhador.

Sobre licenças e controle de venda dos euipamentos, aí eu já não acho certo. Porque tem gente que pratica de forma mais consciente, só me admira até hoje não ter escutado sobre o seu uso como arma ou aguem que tenha se ferido!!!!

Outro dia fiquei sabendo de um "causo".

O caçador subaquatico disparou num Tucunare grande, mas o tiro não foi preciso e o peixe fugiu com a lança, arpão, sei lá como se chama...... Tá procurando outra pra repor até agora, mas o peixe certamente morreu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como dizem... Armas não matam, quem matam são as pessoas.

Independente de qual tipo de pesca sempre tem os conscientes e os que não ligam com nada.

Sinceramente a maioria dos matadores de peixes que conheço não são mergulhadores. Pra começar o pessoal aqui na região que mergulha só vai atrás de tilápia e nem matam pequenas.

Lógico que já vi pescadores subaquáticos matando casais de tucunaré, inclusive a noite mas quem nunca viu também um cara com uma carretilha e uma artificial com uma fieira enorme de tucunarés de todos os tamanhos.

Sinceramente acho muito mais fácil pegar um molinete com um lambari e jogar lá do que ficar em baixo da água segurando o fôlego e ainda ter que acertar o peixe.

Opinião como se diz cada um tem a sua, porém falar que todos os mergulhadores são matadores é tão ignorante como dizer que todos os baitcastings são o mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra mim estão todos certos.Existem linguiçeiros que matam tudo, existem caçadores de arpão que matam um monte tbm.

Existem os pescadores que fazem o pesque e solte e tem os que embarcam.

Se é mais facil atirar mergulhando do que no arremesso, sinceramente acho que não!

Enfim a LEI É BOA 10K mais um exemplar tá bom demais.

É FISCALIZAR o tamanho e a quantidade, e boa.

Cada um com sua consciência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra mim estão todos certos.Existem linguiçeiros que matam tudo, existem caçadores de arpão que matam um monte tbm.

Existem os pescadores que fazem o pesque e solte e tem os que embarcam.

Se é mais facil atirar mergulhando do que no arremesso, sinceramente acho que não!

Enfim a LEI É BOA 10K mais um exemplar tá bom demais.

É FISCALIZAR o tamanho e a quantidade, e boa.

Cada um com sua consciência.

Concordo plenamente!

A lei é igual para todos os pescadores, se você não está cumprindo a lei já está ciente de que pode ser punido.

Agora o que indiscutivelmente falta é aplicação desse tipo de lei, se a coisa fosse levada ao pé da letra mesmo duvido muito que veríamos tanta cena de matança.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também, quanto ao Tucunaré, a lei o considera exótico em muitas regiões e não estipulam cotas, simplesmente incentivam a extinção. Eu sou totalmente contra matar Tucunarés, pois são a alegria do pescador esportivo.

Daí vc encontra um fdp com fieira de Tucunarés bem no seu pesqueiro preferido, e o cara se acha na razão, pois a lei os ampara.

Falta associações de pesca esportiva, que possam ingressar com ações judiciais em favor dos associados. Já os pescadores sub, neste aspecto, são muito mais organizados, possuem associações que vira e mexe ingressa com uma ação contra algo que os prejudica.

Muitas leis proibem o pescador sub de matar espécies nativas, em qualquer quantidade, onde apenas um exemplar morto é crime, isso ocorre na bacia do Paraná, onde ao pescador sub, só é permitido matar Tucunarés, Corvinas, Tilápias e outras espécies exóticas, em qualquer quantidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha opinião é a seguinte...

Se o cara ta dentro d´água é pra matar...não tem essa de apreciar belezas...se fosse pra apreciar belezas ele não levaria arpão...e o pior que eu acho é que eles matam os grandões(pesca seletiva)que poderiam dar filhos grandes também(genética)...o homem não faz seleção...a natureza faz isso por si só...

Todo mundo come peixe...qualquer pescador come peixe...mais ai é que vem a consciência...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O dia q eu conhecer um pescador sub verdadeiramente consciente eu posso mudar um pouco meu posicionamento sobre essa modalidade mas como ainda n vi e olha que conheço muitoooss continuo achando um bando de @#$##@#

O que eu vejo são pescadores predadores mudando para pesca sub por ser bem mais fácil e produtivo nunca conheci um pescador esportivo e/ou consciente querendo entrar na modalidade sub!!

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Venho acompanhando - a distância - o desenrolar desse tópico, até pelo "tema" que ele trata...

arrow:: Não haverá qualquer tipo de conclusão construtiva, independente dos posicionamentos prós e contras.

arrow:: Para alguns, as formas de visualização das "cores" sempre são (e serão) nítidas (branco ou preto), onde o difuso (cinza) perde cada vez mais espaço...

arrow:: Para outros contudo, o "brilho das cores" (independente de sua nitidez) é muito mais importante e interessante.

arrow:: Não existe verdade absoluta, e sim formas de ver e entender fatos. aplauso::

arrow:: Esse é um dos ensinamentos da vida... doutor::

Aproveitando a deixa do Afif, "Acho que este é um assunto que não vale a pena ser comentado no forum, porque nunca vai ter fim e só gera discórdias e brigas, pois alguns não tem inteligência para argumentar e defender seu ponto de vista sem ofender de outros.", e concordando com ele, estou trancando este tópico. ::excl::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...