Ir para conteúdo

Líder para pescar Tucunaré-Açú: Quem usa???


Posts Recomendados

Pessoal, tenho mais uma duvida ! Peço aos experientes para que me esclareçam!

Já percebi que alguns usam líder, outros não na pesca do nosso querido tucunaré açu!

para os tucunas do sudeste eu sempre uso, mas não sei se devo usar na pescaria em barcelos.

Vejo que tem muita pauleira, e em um video do Beto Caranha, o bicho correu molongó a dentro, que eu achei que nao sairia por nada! Entao pergunto, usar ou não usar?

Se sim, qual a bitola da linha a ser usada?

Qual marca?

Qual tamanho do líder?

Quanto atrapalha nos arremessos por ser um líder mais grosso?

Se puderem me ajudar, fico grato !

Abraço!

ZezinhoVET

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Zezinho,

arrow:: Vai de pessoa para pessoa ! doeu::

arrow:: Normalmente os aficionados em iscas de hélice, terminam "abrindo mão" do líder (via de regra).

arrow:: Para os que usam iscas mais sujeitas a serem "engolidas" (até 11 cm), o líder é um necessidade...

arrow:: A questão da abrasão também é importante, pois "molongó submerso" é o que não falta...

Enfim, cada um tem sua técnica e manias...

Particularmente uso líder.

Pesco com PowerPro (multi) de 40/50 lb, de modo que o líder é bastante indicado para ser usado com iscas de superfície ou sub-superfície.

arrow:: Gosto mais de usar uma linha mono de 0,50mm (comum) e trançá-la para obter uma maior e melhor resistência ao conjunto. Este líder não é superior a 1,5 m - geralmente tem apenas 1 m de comprimento. Não gosto de Fluorcarbon, pois é muito duro...

Finalizando sua pergunta, como uso molinete, não tenho qualquer problema com o líder, embora o nó de emenda seja o menor possível... (gosto muito de usar o que chamo de "nó de sangue", mas tem outros tão bons quanto)

Boa pescaria para vocês, e aproveita para trazer um belo troféu para usar como seu Avatar, pois desse jeito que está, algum moderador vai acabar lhe perguntando "qual é a sua..." :gorfei:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Zezinho,

Tema bastante discutido por aqui...

Bom eu Nunca usei Leader na Amazônia...primeiro que nunca gostei de leader(aquele nó passando pelos aneis dos passadores é de matar) doeu:: ...segundo pois como me ensinaram é só mais um lugar pra enfraquecer o conjunto e perdemos o troféu diabo:: .... e se o tucunaré grande for pro pau....o negocio é soltar a carretilha e deixar ele parar e ir buscar(forçar é besteira...é muita força...vai abrir ou quebrar algo ::nada:: ).

O leader só seria interessante ao meu ver se pescarmos os tucunarés somente em pedreiras ...

Quem pesca sem Leader só tem que tomar um cuidado maior com o desgaste(desfiado) feito pelas garateias...e não se pode ter preguiça Naonao:: de cortar e dar outro nó(é nesta hora que o Grande entra :gorfei: :gorfei: ) buaa::

Bom esta é minha opinião...

Grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualmente, linha PP 65 lbs, sem líder e nó palomar.

Abs

Dini

Ops...Dini...não foi Vc que pulou de lado e foi convencido(como vc mesmo disse) a usar Leader???? :gorfei: :gorfei: :gorfei:

http://turmadobigua.com.br/forum/viewtopic.php?f=72&t=24646

Tinha acabado de ler....kkk :gorfei: :gorfei:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veterinário,perdi uma bruto nessa pescaria da semana passada em SIRN,só por preguiça de por um novo leader,pois tinha acabado de perder um outro numa pauleira muito funda,que o piloteiro Irmão,mergulhou 10 vezes,mas não conseguiu tirar,como faltava meia hora de pesca não fiz um novo leader.Joguei a isca na boca dele,pra não ir pro pau de novo,dei uma seguradinha,e só veio a linha,toda puída,ou foi na serrilha da boca dele,pois pelo jeito ele tinha enxarutado,ou foi em algum pau,abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualmente, linha PP 65 lbs, sem líder e nó palomar.

Abs

Dini

Ops...Dini...não foi Vc que pulou de lado e foi convencido(como vc mesmo disse) a usar Leader???? :gorfei: :gorfei: :gorfei:

http://turmadobigua.com.br/forum/viewtopic.php?f=72&t=24646

Tinha acabado de ler....kkk :gorfei: :gorfei:

Verdade, rsrsrsrsrs.... doeu:: :gorfei:

Fui a SIRN decidido a tentar usar líder, mas após um dia de uso cheguei a conclusão que não via nenhum beneficio em usar o líder, e voltei a atar direto no snap... ::tudo::

Abs

Dini

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veterinário,perdi uma bruto nessa pescaria da semana passada em SIRN,só por preguiça de por um novo leader,pois tinha acabado de perder um outro numa pauleira muito funda,que o piloteiro Irmão,mergulhou 10 vezes,mas não conseguiu tirar,como faltava meia hora de pesca não fiz um novo leader.Joguei a isca na boca dele,pra não ir pro pau de novo,dei uma seguradinha,e só veio a linha,toda puída,ou foi na serrilha da boca dele,pois pelo jeito ele tinha enxarutado,ou foi em algum pau,abraço.

arrow:: Não sou eu que estou dizendo, MAS ENDOSSO CADA PALAVRA !

Dessa raiva é difícil (mas não impossível) passar...

arrow:: Pesco menos, mas com mais segurança !

arrow:: E agora, a "pérola final" : Não é força, é jeito...

lingua2:: :gorfei: :gorfei:
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

na minha opinião leader sempre, seja serra da mesa, seja, amazonas, uso o LEADER YGK GALIS FC ABSORBER, o nó sf ou albright, top demais!!!

o leader além da resistência a abrasão no caso do peixe em pauleira, pedreira, etc, principalmente na amazonia tem um particularidade, lá utilizamos hélice que é igaul a torção na linha, menos resistência ainda a abrasão, o leader também ajuda a nào ter problemas do multi entrar na hélice, garatéias, etc.

multi só recomendo power pro e os da YGK

abraxxx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola amigo,veja so,isso e pessoal ,ha bastante discutiçao sobre isso,arremesso ruim ,dificil confeçao etc,eu particularmente uso a 17 anos ,seja para qualquer peixe ,acho essencial ,tenho pouca experiencia com o açu,mas acho ki tucunare e igual em qualquer lugar ,na serra da mesa ,na amazonia ,todos jogam sujo,por isso lider para mim indispensavel .marcas ,sao varias ,gosto do cristal da intergreen,acho ki questao de custume .abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Zezinho,

Endosso as palavras do Meireles! Fui para SIRN e não usei leader, perdi uma única isca (T-20), pois o açú encharutou e provavelmente a linha já estava puída por algum peixe que tinha pego anteriormente, pegou na serrilha da boca e foi só o empo de ferrar e cortar, o peixe ainda deu 2 ou 3 saltos tentando se livrar da isca, no caso usava uma Varivas 50 Lb (estava numa Mg7), nas demais carretas PP 65 Lb e não tive problemas.

Peguei vários peixes no conjunto com a varivas 50 Lb, só perdi esse por descuido e preguiça de conferir a linha

Só uso leader em locais com muita pedra (ex: Xingú) ou qdo vou atrás de peixes com dentição (trairões e cachorras largas).

Abs e boa sorte por lá!

[/b]

Zezinho,

Tema bastante discutido por aqui...

Bom eu Nunca usei Leader na Amazônia...primeiro que nunca gostei de leader(aquele nó passando pelos aneis dos passadores é de matar) doeu:: ...segundo pois como me ensinaram é só mais um lugar pra enfraquecer o conjunto e perdemos o troféu diabo:: .... e se o tucunaré grande for pro pau....o negocio é soltar a carretilha e deixar ele parar e ir buscar(forçar é besteira...é muita força...vai abrir ou quebrar algo ::nada:: ).

O leader só seria interessante ao meu ver se pescarmos os tucunarés somente em pedreiras ...

Quem pesca sem Leader só tem que tomar um cuidado maior com o desgaste(desfiado) feito pelas garateias...e não se pode ter preguiça Naonao:: de cortar e dar outro nó(é nesta hora que o Grande entra :gorfei: :gorfei: ) buaa::

Bom esta é minha opinião...

Grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Líder tem mtas aplicabilidades!

melhor que pescar com líder é utilizar um belo MONOFILAMENTO... hj em dia parece que é crime usar mono. Mas em muito tipos de pescaria a mono é bem melhor que a multi.

Mas realmente, no caso dos açus monofilamento é atraso de vida.

Pescar com líder é mandatório pra quem usa linhas 50 lb ou mesmo as multifilamentos 65lb mais finas.

A power pro 65 lb aguenta enrosco tranquilamente (menos pedra logicamente). lacou::

líder tem seus prós e contras. Resta a cada um achar sua preferência surtei::

Eu particularmente não uso e nunca perdi um açu por linha estourada... e já tirei de 20lb com rip roller 6'25'' ancharutada. danca:: danca::

Um dia vou perder um troféu por linha estourada. Mas estou feliz assim. Quem não perde o peixe tem menos história pra contar.kkk surtei:: surtei:: surtei::

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pura questão de preferência.

Esta é uma "briga" q não termina nunca...hehee...

Eu não uso líder em nenhuma pescaria (só usei no Xingu e achei interessante), mas no AM não uso e tenho CERTEZA q não precisa.

Na AM - Uso Power Pro 65lb - O peixe pode ir pra pauleira q quiser... A linha sequer desfia.

Na SM - Uso Triumph 40lb - O peixe pode ir pra pauleira q quiser, q tb agüenta.

Este mês passei 15 dias pescando na AM...Linha direto no pitão ou snap...e nenhuma isca perdida. ::fishing

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sempre uso lider porque gosto da transparecia que ele da de 1 metro ate a isca , é uma escolha muito pessoal no meu caso uma mania de quem pesca de fly que tem que usar tipet ou linhas Ghost Tip "ponta fantasma" .Acredito que esta transparencia ajuda a nao assustar o peixe mais isso e uma coisa pessoal ja perdi peixe porque o nó do lider soltou ,ja perdi peixe por nao estar usando lider e ja peguei peixe com lider e sem lider muitas vezes mais sempre observei que minha produtividade aumenta sempre que uso lider acredito porque os lugares que pesco os peixes sao muito espertos "manhosos" e o lider ajuda por ser transparente a não assustar o danado entao sempre uso e nao me arrependo .

"O grandão pode escapar porque o nó do lider escapou mais tambem pode ser porque a linha estourou na serrilha de sua boca ."

Entao na minha humilde opiniao com lider voce tem maiores chances de pegar o grandão porque voce vai deixar ele menos desconfiado pela transparencia do lider principalmente se ele estiver bem manhoso. voce joga aquela t20 ou aquela perversa e trabalha bem devagar ai quero ver que bitelão que resiste kkkkkkk Abraço ::fishing

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A maioria Amazona " Big Daddy" pescadores não consideram o Acu um peixe que requer um líder.

A qualquer determinado tempo durante uma briga com um peixe grande ele é capaz de corte a linha, até mesmo um líder de poly.

95% do tempo isto é de adquirir a linha na brânquia de peixe ou pela boca, e talvez 5% fraturas estariam em um objeto fixo como uma árvore.

65 Power-Pro é grande bastante SE;

Eu pus uma volta de cerca de 40 cm no fim de conexão e mantém uma linha dobro para o espaço de linha que é provável adquirir contato abrasivo ou cortante.

Normalmente aproximadamente 40/50 cm de linha dobro próxima 100% segurança de integridade de linha proverá até mesmo depois de dano pesado de uma brânquia.

Depois de cada gancho para cima mim sinta a linha com meus lábios sentir qualquer defeito, e então refaça.

Eu considero Power-Pro e bom para sobre uma semana de pesca dura eu enrolo em carretel isto para trás sobre outro carretel e adquiro em uma segunda semana.

Linha dobro é segurança dobro e pequeno pagar que eu não tenho éguas noturnas sobre aquele rompimento de peixe grande, fora.

tchau::

Nunca vá para a Amazona com determinadas opiniões. Pergunte seu guia e discuta suas idéias com um guia experiente. Não todos os guias são experientes, porém.

NOTA;

Nunca sempre refaça ou trabalhe em linha variável no barco COM a corrida de motor. Enfileire na água o valerá alguns dedos se o motor adquirir um cabo da linha.!!!!!!!!!!!!!!!! esteja atento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ae Zezinho.

Se vc usa por aqui não vejo porq mudar na Amazônia.

Eu não uso lá... (surasix +sufix832 65lb)

Imagem Postada

Nem na Serra da mesa... (90 by eloy + samurai 55)

Imagem Postada

Nem no Paranã...(Nakatani 90 + sufix832 40lb)

Imagem Postada

Nem no Angical... (Nakatani 90 + sufix832 40lb)

Imagem Postada

Nem na Serra do Facão...(aile de Barbela + samurai55)

Imagem Postada

Ah! Na Argentina eu uso! (Rapala de barbela + sufix832 30lb)

Imagem Postada

Abrx e boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca fui nos açus, mas quando se trata de pescaria de Tucunarés, quase sempre há estruturas como galhadas e pedras submersos, e o multi não aguenta isso, sempre usei líder pra predadores, e em grande parte das situações, eu vejo que o líder foi realmente necessário, pois volta bem ralado, as vezes sou obrigado a trocá-lo no meio da pescaria.

E quantas vezes o peixe nada pra debaixo do barco e a linha entra em atrito com o fundo do barco.

Existe também a situação, quando se está de multi sem líder, que a garatéia da isca engata e a ponta do anzol entra bem entre os fios do multifilamente, uma situação que acho bem desagradável.

Acho que não atrapalha o uso de um líder do tamanho da vara, de modo que o nó não entre na carretilha, quando totalmente recolhido, nunca foi um transtorno o uso do líder, muito pelo contrário, sempre o acho muito útil e necessário.

Acho que tem muita gente que não usa só pela questão de atar o nó, que é chato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não uso lider em pescaria alguma, e na amazônia passo 100% com as Rips 7.25 com linha 80lb direto no pitão.

Mas é uma questão de gosto, apenas tenho o costume de cortar 50cm da linha sempre que o piloteiro vai fazer aquela mudança de lago por garantia. E tem mais, nunca passei por uma situação de estourar a linha com os açus em situação alguma. Se o bichão quiser arrancar a garateia sem problemas. :gorfei:

"Nada contra Lider" seila::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca fui nos açus, mas quando se trata de pescaria de Tucunarés, quase sempre há estruturas como galhadas e pedras submersos, e o multi não aguenta isso, sempre usei líder pra predadores, e em grande parte das situações, eu vejo que o líder foi realmente necessário, pois volta bem ralado, as vezes sou obrigado a trocá-lo no meio da pescaria.

E quantas vezes o peixe nada pra debaixo do barco e a linha entra em atrito com o fundo do barco.

Existe também a situação, quando se está de multi sem líder, que a garatéia da isca engata e a ponta do anzol entra bem entre os fios do multifilamente, uma situação que acho bem desagradável.

Acho que não atrapalha o uso de um líder do tamanho da vara, de modo que o nó não entre na carretilha, quando totalmente recolhido, nunca foi um transtorno o uso do líder, muito pelo contrário, sempre o acho muito útil e necessário.

Acho que tem muita gente que não usa só pela questão de atar o nó, que é chato.

Afif, são poucos os pedrais por lá. As estruturas mais procuradas são os molongós, os cabibis e as praias e nenhum dos 3 são grandes ameças às mults. A maior ameaça é a lixa da boca dos tucunas, então se vc for usar uma destas iscas com possibilidade de ser engolida, previna-se.

Já pesquei por lá em uma seca extrema, pegamos traira arremessando no meio do rio, daí não me furtei ao uso do lider. Aprimorei, e muito, meu SF. Porém, em condições normais: sem líder.

As situações desagradáveis podem ocorrer em qualquer sistema. Se furar a linha ou enroscar na palheta, estará nas suas mãos, vc decide, corta a linha ou não, e refaz o nó. Com o líder são dois nós, dois pontos de ruptura, e quem decide não é vc e sim o peixe. Sei que o líder tem muitas vantagens, mas dois nós?! Prefiro pescar sem nó.

Abrax

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para amazônia tenho usado multifilamento 55lb a 65lb

Sempre uso leader de fluor 40lb, que corresponde a 0,58mm

Uso nó SF e troco o leader por completo a cada 2 dias.

Além da segurança, uma vantagem do leader de mono é evitar q a linha fique enroscando na primeira garatéia da isca artificial, note que a isca mais usada atualmente é a rip roller 6,25 que tem 3 garatéias e a primeira fica bem proxima ao terminal.

Nunca perdi peixe por problemas com nós de emenda e esse ano consegui capturar exemplares com 22, 21, 19, 18 e 17lb de peso. Isso não quer dizer muita coisa, pois já ouvi relatos de pescadores experientes que tiveram problemas com leader e nós de arranque.

Perdemos peixes com anzóis destruídos (garatéia VMC e gamakatsu 1/0 4X).

A verdade é uma só: Para embarcar um grande exemplar, por melhor que você esteja preparado, a sorte as vezes prevalece. Se o tucunaré estiver em um bom dia, é quse impossível vencê-lo... diabo:: diabo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para amazônia tenho usado multifilamento 55lb a 65lb

Sempre uso leader de fluor 40lb, que corresponde a 0,58mm

Uso nó SF e troco o leader por completo a cada 2 dias.

Além da segurança, uma vantagem do leader de mono é evitar q a linha fique enroscando na primeira garatéia da isca artificial, note que a isca mais usada atualmente é a rip roller 6,25 que tem 3 garatéias e a primeira fica bem proxima ao terminal.

Nunca perdi peixe por problemas com nós de emenda e esse ano consegui capturar exemplares com 22, 21, 19, 18 e 17lb de peso. Isso não quer dizer muita coisa, pois já ouvi relatos de pescadores experientes que tiveram problemas com leader e nós de arranque.

Perdemos peixes com anzóis destruídos (garatéia VMC e gamakatsu 1/0 4X).

A verdade é uma só: Para embarcar um grande exemplar, por melhor que você esteja preparado, a sorte as vezes prevalece. Se o tucunaré estiver em um bom dia, é quse impossível vencê-lo... diabo:: diabo::

po Nero, cade o relato ??? rsrsrrsrs só pra dar uma atiçada nas lombrigas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa é uma guerra que não tem vencedor.

Vou te dizer meu método.

Na amazônia uso um líder curto, com cerca de 20 - 25 centímetros, e troco todos os dias. Também corto 1/2 a um metro da multi todos os dias, a depender do estado da linha.

O objetivo aí é só evitar rompimento com a lixa da boca do tucunaré ou com os dentes de eventuais outros peixes que entram - trairas, bicudas, piranhas.

Toda vez que pego um peixe acima de 3 ou 4 kg olho a linha, procurando desfiados. Se encontrar algum corto lá mesmo. Detalhe: uso Power pró 50 libras.

Nó de emenda: SF by bruca ou Eloy (veja no youtube).

::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...