Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Carlos Tocantins

MOTOR DE POPA VAZANDO OLEO PELA HELICE

Posts Recomendados

OLA

TENHO UM MOTOR DE POPA YAMAHA 15 HP, MODELO 2012, NOVO ZERO. USEI ELE CERCA DE UMAS 5 VEZES

EM PASSEIOS CURTOS CERCA DE 5 A 10 MINUTOS. E ELE NÃO FICAVA FUNCIONANDO. EU ATRAVESSAVA O RIO, ACAMPADO PESCAVA DA BEIRA E O DEIXAVA PARADO DURANTE A MAIOR PARTE DO TEMPO. QUANDO CHEGUEI EM CASA E COLOQUEI O MOTOR NO CARRINHO PERCEBI, NO OUTRO DIA QUE ELE ESTAVA SAINDO UM ÓLEO ESCURO PELA HELICE, NAO ERA MUITO MAS ALGUNS PINGOS. A PROPORÇÃO QUE USO DE OLEO É 24/1, SEGUINDO RECOMENDAÇÃO DO FABRICANTE.

ISSO É NORMAL?

ABRAÇOS

CARLOS.

Imagem PostadaImagem Postada

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

OLA

TENHO UM MOTOR DE POPA YAMAHA 15 HP, MODELO 2012, NOVO ZERO. USEI ELE CERCA DE UMAS 5 VEZES

EM PASSEIOS CURTOS CERCA DE 5 A 10 MINUTOS. E ELE NÃO FICAVA FUNCIONANDO. EU ATRAVESSAVA O RIO, ACAMPADO PESCAVA DA BEIRA E O DEIXAVA PARADO DURANTE A MAIOR PARTE DO TEMPO. QUANDO CHEGUEI EM CASA E COLOQUEI O MOTOR NO CARRINHO PERCEBI, NO OUTRO DIA QUE ELE ESTAVA SAINDO UM ÓLEO ESCURO PELA HELICE, NAO ERA MUITO MAS ALGUNS PINGOS. A PROPORÇÃO QUE USO DE OLEO É 24/1, SEGUINDO RECOMENDAÇÃO DO FABRICANTE.

ISSO É NORMAL?

ABRAÇOS

CARLOS.

Amigo Carlos Tocantins, este oleo escuro é o oleo 2t a mais que está usando no combustivel, e está certo em colocar 1/24, nos poximos tanques vc deverá usar 1/2 para 20, no manual do proprietario tem as orientações. Quanto ao oleo que sai no escap (no helice), fique tranquilo que depois que mudar a quantidade de oleo, e a forma de usar o motor (tem de acelerar o bixinho bem de vez enquanto) vai sumir,o que tem de cuidar é se sair oleo claro, amarelo claro, ai sim é ole do diferencial (rabeta), cuide de tirar o helice sempre que utilizar o motor em pescarias ou mesmo em passeios, pode acontecer (e isto acontece com frequencia) de entrar linha de pesca atraz do helice e ir direto no retentor do eixo, ai suici:: , passa agua e sai o oleo e ai as engrenagens vão pro mau:: , é bem facil retirar o helice, se precisar de orientação é so me ligar que te explico como, e não esqueça as revisões pra não perder a garantia, e a vida util do motor tbm.

Abraços

Fernando

Imagem PostadaImagem Postada

Compartilhar este post

Link para o post

parabéns fernando nautica...vc e o chicão..são profissionais do mais alto gabarito..... pessoas que se dispõe a passar informações(respondendo e-mails,mensagens ou por telefone) sem interesse financeiro algum...,mas que para nós pescadores é imprescindivel....

VCS TEM O MEU RESPEITO ....

Imagem Postada

Compartilhar este post

Link para o post

parabéns fernando nautica...vc e o chicão..são profissionais do mais alto gabarito..... pessoas que se dispõe a passar informações(respondendo e-mails,mensagens ou por telefone) sem interesse financeiro algum...,mas que para nós pescadores é imprescindivel....

+1

Compartilhar este post

Link para o post

Olá pessoal para não abrir outro tópico,vou deixar meu problema aqui nesse tópico,bem é o seguinte ,tenho um motor evirunde 15 hp ,ano 96,ele tava um ano parado aí colaram o segmentos ,daí levei para um mecanico que fica não na minha cidade ,mas a uns 360 km de distancia ,o mecanico deixou ele funcionando até aí tudo bem mas verifiquei que começou a vazar oleo da rabeta,por onde sai o escapamento do motor (fumaça),é um oleo claro,estou ocm quase certeza que é uns dos retentores do eixo do helice,olhei no mercado livre e o vendedor me falou que nesse eixo vai 2 retentres do eixo,agora nao sei como trocar os retentores,pois o mecanico fica muito distante da minha cidade 360 km,será que vcs poderiam me ajudar como se troca os retentores,á desmontei o helice só tá o eixo e uma peça que nao sei se é o primeiro retentor,pediria ajuda como se troca o retentor,fico no aguardo desse socorro.

Imagem Postada

Compartilhar este post

Link para o post

Olá pessoal para não abrir outro tópico,vou deixar meu problema aqui nesse tópico,bem é o seguinte ,tenho um motor evirunde 15 hp ,ano 96,ele tava um ano parado aí colaram o segmentos ,daí levei para um mecanico que fica não na minha cidade ,mas a uns 360 km de distancia ,o mecanico deixou ele funcionando até aí tudo bem mas verifiquei que começou a vazar oleo da rabeta,por onde sai o escapamento do motor (fumaça),é um oleo claro,estou ocm quase certeza que é uns dos retentores do eixo do helice,olhei no mercado livre e o vendedor me falou que nesse eixo vai 2 retentres do eixo,agora nao sei como trocar os retentores,pois o mecanico fica muito distante da minha cidade 360 km,será que vcs poderiam me ajudar como se troca os retentores,á desmontei o helice só tá o eixo e uma peça que nao sei se é o primeiro retentor,pediria ajuda como se troca o retentor,fico no aguardo desse socorro.

Edir, dá uma olhada nesse tópico, talvez ele possa te ajudar joia:::

viewtopic.php?f=74&t=6885&p=75442&hilit=troca+do+rotor#p75442

Imagem Postada

Compartilhar este post

Link para o post

Segue o link para os catalogos da Evinrud onde tem a planta explodida da sua rabeta (do motor) com os respectivos part number. Verifique o modelo do seu motor porque aparecem 25 modelos diferentes em 1996.

http://epc.brp.com/Index.aspx?lang=E&s1 ... &brands=ej

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo, pelo que passou realmente são os retentores do eixo do helice, não é complicado a troca, mas precisa de uma noção de mecanica, primeiro voce tem de comprar os retentores ORIGINAIS ::tudo::, consiga o telefone da Viper em são paulo que vão te vender somente originais, só não passo o nº agora pq estou em casa, mas amanhã vou na oficina e passo. Voce terá de retirar o hélice, bem facil, tire a cupilha que trava a porca (um arame que prende a porca), retire o hélice e o encosto do hélice (uma arruela grossa que fica atrás do hélice. Isto com o motor em um cavalete, carrinho de transporte, ........ vamos fazer o seguinte, compre os retentores e quando chegar, me avise e passe teu telefone, ai vou te explicar passo a passo estando voce junto ao motor, aí não terá erros, ok?

Não é complicado, pode ficar tranquilo ::tudo::

Abraços

Fernando

Imagem Postada

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo Bino, fico feliz em passar um pouco do que sei a quem precisa, neste caso me sinto entre amigos que respeitam uns aos outros e que como eu, pescadores esportivos, que tem grande preocupação com a preservação do meio ambiente ::tudo:: . Confesso que quando estou aqui meu stress chega a nivel quase zero :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Sempre, na medida do possivel, estarei a disposição dos amigos daqui !!!

Abraços tocantinenses

Fernando

Imagem Postada

Compartilhar este post

Link para o post

Andrey ,Walther e Fernando ,muito obrigado pela ajuda ,depois dessa ajuda fiquei mais aliviado,Fernando quando chegar os retentores irei lhe dizer ,ok. Amigo vou dar uma olhada nessa loja ,mais uma vez obrigado. joia:::

Imagem Postada

Compartilhar este post

Link para o post

Olá pessoal ,mais uma pergunta,estou tentando afrouxar os parafusos da rabeta,mas tentei usar a chave 10 e nao deu certo ,tentei a chave 9 e tb nao deu ,perguntei um mecanico e entre a 10 e a 9 ,existi a tres oitavo ,será que vai dar certo ? meu motor é evirude 15 hp ,ano 96 , já olhei e nao vi aquele parafuso que desconecta a mudança de macha,vi um video no youtube que primeiro vc afrouxa os parafusos depois desce um pouco e lá dentro tem um parafuso que vc afrouxa ,depois desce todo o eixo com a rabeta completa,será que meu motor é assim ? fico no aguardo dos mais experientes do forúm ,obrigado gente. smile::

Imagem Postada

Compartilhar este post

Link para o post

Olá pessoal ,mais uma pergunta,estou tentando afrouxar os parafusos da rabeta,mas tentei usar a chave 10 e nao deu certo ,tentei a chave 9 e tb nao deu ,perguntei um mecanico e entre a 10 e a 9 ,existi a tres oitavo ,será que vai dar certo ? meu motor é evirude 15 hp ,ano 96 , já olhei e nao vi aquele parafuso que desconecta a mudança de macha,vi um video no youtube que primeiro vc afrouxa os parafusos depois desce um pouco e lá dentro tem um parafuso que vc afrouxa ,depois desce todo o eixo com a rabeta completa,será que meu motor é assim ? fico no aguardo dos mais experientes do forúm ,obrigado gente. smile::

Amigo, motores johson / everud usam medidas em polegada, neste caso deve usar 3/8, se usar uma chave 10 ou 9 mm vai espanar o sextavado ::nada:: . E o varão de engate é preso por uma peça retangular com dois parafusos, vc tem que retirar os 4 parafusos que fixam a rabeta, baixar a mesma um pouco e ai solta um dos 2 parafusos que fixam o varão, mas cuide pra não apertar demais este do varão, ele espana a rosca com certa facilidade.

Abraços

Fernando

Imagem Postada

Compartilhar este post

Link para o post

Bem pra não abrir outro topico, ja que o problema parece ser o mesmo do amigo Carlos, vou colocar o meu problema.

Usei o motor no feriado, dia 2 no rio paranaíba, consumindo cerca de 5 litros (rodei pouco, ja que o rio ta com pouca água, apesar de ja estar chovendo por la). mistura um pouco mais rica 18 litros de gasolina pra meio litro de óleo. funcionou normal a pescaria toda, sem problema algum.

voltei pra casa e como talvez não vá usar o motor esse ano, fiz a manutenção que sempre faço (recomendada pelo forum), retirando toda gasolina do sistema, retirando velas, limpando e borrifando (com uma seringa) 5 ml de oleo nautico no motor (pelo vão das velas), e por fim, puxando a partida 5 ou 6 x.

acontece que 2 dias depois, notei que no local onde tava o motor (no cavelete), havia uma certa quantidade de oleo (semelhante ao oleo usado de carro, mas com menos viscosidade).

pergunto: é o oleo que coloquei que desceu até o hélice (detectei que foi ali que saiu o oleo)?

é normal isso?

obs.: limpei tudo ontem de noite e coloquei uma bandeija em baixo. não foi constatado nem um pingo de oleo hoje pela manha.

se alguem puder ajudar... joia::: joia::: joia:::

Imagem Postada

Compartilhar este post

Link para o post

Bem pra não abrir outro topico, ja que o problema parece ser o mesmo do amigo Carlos, vou colocar o meu problema.

Usei o motor no feriado, dia 2 no rio paranaíba, consumindo cerca de 5 litros (rodei pouco, ja que o rio ta com pouca água, apesar de ja estar chovendo por la). mistura um pouco mais rica 18 litros de gasolina pra meio litro de óleo. funcionou normal a pescaria toda, sem problema algum.

voltei pra casa e como talvez não vá usar o motor esse ano, fiz a manutenção que sempre faço (recomendada pelo forum), retirando toda gasolina do sistema, retirando velas, limpando e borrifando (com uma seringa) 5 ml de oleo nautico no motor (pelo vão das velas), e por fim, puxando a partida 5 ou 6 x.

acontece que 2 dias depois, notei que no local onde tava o motor (no cavelete), havia uma certa quantidade de oleo (semelhante ao oleo usado de carro, mas com menos viscosidade).

pergunto: é o oleo que coloquei que desceu até o hélice (detectei que foi ali que saiu o oleo)?

é normal isso?

obs.: limpei tudo ontem de noite e coloquei uma bandeija em baixo. não foi constatado nem um pingo de oleo hoje pela manha.

se alguem puder ajudar... joia::: joia::: joia:::

Amigo Angrey, o oleo que utilizou para lubrificar os cilindros (colocado nos orificios das Velas) provavelmente ´desceu para o hélice, pois o escapamento do motor é justamente no hélice. É normal apos o uso, e colocando o motor em posição vertical (no cavalete), o escorrimento de oleo no hélice, principalmente quando a mistura de oleo/gasolina for maior que a recomendada, e quando se armazena o mesmo tendo feito a lubrificação que fez. Lembrando que no caso de mistura de oleo acima do normal, a possa de oleo vai ser escura, e quando for por lubrificação, a possa vai ter uma tonalidade mais clara.

No teu caso, penso ser normal esta possa, mas não deixe de efetuar uma troca de oleo do diferencial quando for utiliza lo na proxima temporada, e conferir se existe ou não agua dentro do diferencial (rabeta), ok?

Espero ter ajudado e qualquer duvida é só falar.

Abraços

Fernando

Imagem Postada

Compartilhar este post

Link para o post

Grande Fernando, agradeço as informações e fico mais aliviado tb. de qq forma, vou seguir o seu conselho, ja que ta na hora mesmo da troca do oleo da rabeta e aproveito e vejo se ta havendo entrada de água ali.

abraços.

Andrey joia:::

Imagem Postada

Compartilhar este post

Link para o post

Imagem Postada

ilustrando melhor a situação (a mancha preta é o oleo a que me referi)

Amigo, pode ficar despreocupado ::tudo:: , esta mancha é o oleo 2t que colocou a mais. Quando for escura e de baixa densidade, é oleo com gasolina que não foi queimado, quando clara e com viscosidade maior, ai tem de verificar mesmo, ok?

Abraços

Fernando

Imagem Postada

Compartilhar este post

Link para o post

Imagem Postada

ilustrando melhor a situação (a mancha preta é o oleo a que me referi)

Amigo, pode ficar despreocupado ::tudo:: , esta mancha é o oleo 2t que colocou a mais. Quando for escura e de baixa densidade, é oleo com gasolina que não foi queimado, quando clara e com viscosidade maior, ai tem de verificar mesmo, ok?

Abraços

Fernando

grande Fernando, mais uma vez agradeço pela sua atenção.

fica na paz

Abraços

:amigo:

Imagem Postada

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal estou levando um olé do tal encosto do helice ,acho que é esse o nome da peça que fica tb no eixo do helice,como faz muito tempo sem manutenção ele colou no eixo ja tentei puxar o danado mas nada,dei umas batidazinhas ,coloquei oleo e nada ,acho que é a crosta da agua salgada onde eu navegava muito,alguem tem uma ideia pra mim ? obrigado.

Imagem Postada

Compartilhar este post

Link para o post

Olá pessoal ,já desmontei a rabeta ,e verifiquei que o que estourou não foi os retentores do heixo do helice não ,foi os retentores da parte de cima da rabeta ,onde fica o eixo em que faz rodar o rotor ,estourou os dois retentores desse eixo e vazou oleo da rabeta por cima e desceu o oleo,agora eu ja tirei as medidas dos retentores ,deu 32 mm fora e 14 mm na parte de dentro,vou usar a internet para ver onde posso comprar os mesmo,alguém tem as referencias desses retentores ou só eu dizendo o tamanho deles o vendedor saberá qual retentor eu quero ? valeu pessoal.

Imagem Postada

Compartilhar este post

Link para o post

so vc dizer a marca, potencia e o ano do motor ja é suficiente pra encontrar. se vc conseguir uma vista explodida desse motor com o codigo da peça seria mais fácil, mas como é mais antigo não sei se seria facil achar. mas vale tentar

joia:::

Imagem Postada

Compartilhar este post

Link para o post

Ok Andrey , meu motor é um evirunde 15 hp ,ano 96 , como eu ja retirei os retentores vou medir eles e ligar para uma loja para ver se eles tem os retentores,fiz uma medição dos retentores do eixo que roda o rotor da bomba dagua e deu nas medidas, diametro 32 mm ,espessura 5 mm , furo 14,5 mm , agora será que fiz a medição certa ? vou aguardar alguem daqui que ja fez essa troca,fico no aguardo.

Imagem Postada

Compartilhar este post

Link para o post

Ok Andrey , meu motor é um evirunde 15 hp ,ano 96 , como eu ja retirei os retentores vou medir eles e ligar para uma loja para ver se eles tem os retentores,fiz uma medição dos retentores do eixo que roda o rotor da bomba dagua e deu nas medidas, diametro 32 mm ,espessura 5 mm , furo 14,5 mm , agora será que fiz a medição certa ? vou aguardar alguem daqui que ja fez essa troca,fico no aguardo.

Edirlessandro, entra nesse site ai, e entra em motores evinrude, onde tem a vista explodida. depois basta cadastrar um email que vc vai ter acesso a praticamente todos motores da linha, inclusive motores mais antigos, bastando pra isso saber o ano e o modelo do seu motor. é top. mesmo sem saber ingles, basta vc ir clicando parte por parte do motor ate vc achar a rabeta e consequentemente a peça que vc ta querendo, inclusive com o numero dela. ai fica mais facil de vc encontrar. e como sugestão, salve a pagina nos seus favoritos caso precise de ajuda futura.

joia:::

http://www.nautibras.com.br/menu-pecas.htm

Imagem Postada

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso