Ir para conteúdo

Cabeleiras


Posts Recomendados

Pessoal, bom dia!

Estou com uma dificuldade enorme, e sei que a maioria de vocês já passaram por isso.

Comprei a minha primeira carretilha (até então só pescava com molinetes) e, é claro, não consigo fazer um único arremesso sem que se forme as famosas cabeleiras!! Já regulei a minha carretilha de todas as formas possíveis, enrolei a linha de todas as maneiras imagináveis, e ainda estou apanhando da bendita Fleming Bandit!

Vocês têm mais alguma dica para que isso diminua, além do treino é claro?

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tare amigo!!!

Qdo eu tive a minha primeira carretilha, fazia muita cabeleira tb.

Oque eu fazia era o seguinte. Montavo o equipamento com um chumbo na ponta da linha ( em casa ), a regulagem do freio, eu deixava bem apertada e começava a arremessar. Ai quando os arremessos iam melhorando eu ia soltando a regulagem do freio, até que ficou bom de mais.

Mas as cabeleiras nunca te abandonam. Até hj eu faço algumas ( varias... hehe ) É um pouquinho mais de força e elas aparecem.

Abçooss...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, bom dia!

Estou com uma dificuldade enorme, e sei que a maioria de vocês já passaram por isso.

Comprei a minha primeira carretilha (até então só pescava com molinetes) e, é claro, não consigo fazer um único arremesso sem que se forme as famosas cabeleiras!! Já regulei a minha carretilha de todas as formas possíveis, enrolei a linha de todas as maneiras imagináveis, e ainda estou apanhando da bendita Fleming Bandit!

Vocês têm mais alguma dica para que isso diminua, além do treino é claro?

Obrigado!

Talvez este vídeo ajude:

http-~~-//www.youtube.com/watch?v=uwyJdtaGG6w

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leandro, eu não conheço essa carretilha então não posso afirmar com certeza.. Mas algumas carretilhas são bem complicadas de domar viu..

As dicas que eu dou são:

1) Utilize vara de ação média para começar (ou até mesmo as lentas).

2) Utilize iscas um pouco mais pesada do que as atuais que você está utilizando. (cuidado com o casting da vara)

3) As carretilhas em geral tem um ajuste fino que fica do lado da manivela. Destrave a carretilha e vá apertando esse ajuste. a isca deve descer bem devagar até tocar o solo. Quando ela tocar o solo o carretel TEM que parar de girar.

4) Utilize o máximo de freio da carretilha. Aqui depende do modelo da mesma. Exemplo:

- No caso das Marine Sports você tem o ajuste magnetico por fora (uma rodinha com números) e também tem o ajuste de buchas internamente (abrindo a tampa lateral).

-No caso das Shiimano é somente interno por buchas.

Com essas dicas você já vai diminuir bastante as malditas cabaleiras. Depois vc vai soltando os freios, ajustes, diminuindo peso da isca e utilizando varas mais rápidas..

Ahh e cuidado que algumas iscas tem mais facilidade em te "prejudicar".. Geralmente as Zaras são bem tranquilas de arremessar.

Gde Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Somando a tudo que o Parrilo disse, a dica que eu dou é: arremesse com o dedão bem rente ao carretel, sutilmente. Tem de sentir a saída da linha. Se ver que vai dar me*da, trave o carretel com o dedão antes que piore a cabeleira rs.

E treine a favor de um vento leve, pra começar. Vai parecer trapaça, mas ajuda a pegar a confiança.

Abraxx e boa sorte.

Edu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Somando a tudo que o Parrilo disse, a dica que eu dou é: arremesse com o dedão bem rente ao carretel, sutilmente. Tem de sentir a saída da linha. Se ver que vai dar me*da, trave o carretel com o dedão antes que piore a cabeleira rs.

E treine a favor de um vento leve, pra começar. Vai parecer trapaça, mas ajuda a pegar a confiança.

Abraxx e boa sorte.

Edu

2X ::tudo::

O freio digital é fundamental. rindo3::

Boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando iniciei no uso das carretilhas fazia da seguinte maneira:

Colocava chumbo na ponta da linha, apertava o freio mecânico soltava o carretel e ia soltando o freio ate o chumbo descer devagar até encostar no chão e o carretel parar de girar e colocava o freio magnetico na posição 10 e ia arremessando até pegar bastante prática, faço isso até hoje...

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom não sei qual tipo de linha esta usando,eu só uso multifilamento e se não estiver usando lhe aconcelho a mudar.

Um dos pontos mais importante que considero pra se evitar cabeleira é como se colocar a linha no carretel,tem que ser bem distribuida principalmente no começo,se for preciso use até o dedo para ajudar a distribuir a linha no carretel,principalmente nas laterais,sem deixar fendas,e enrolar muito apertado,muito mesmo,daquelas de dar caembras,no resto é fazer como a galera já falou.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok pessoal, muito obrigado pelas dicas. Vou colocá-las em prática. Em relação à regulagem da carretilha, já regulei o freio magnético para a posição 10, o freio mecânico (catraca junto à manivela) está todo apertado e o ajuste fino do peso das iscas é regulado a cada troca de isca. Isto está correto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sou nenhum expert... Mas, é isso mesmo,, a cada troca de isca,, você deve regular o ajuste para que o carretel não fique solto demais e nem preso demais...

No começo eu peguei uma borracha e passei um clip's nela e em casa mesmo eu ficava arremessando,,, até conseguir fazer quase sem cabeleiras... Aí... você vai pegando confiança e soltando os freios...

Hoje em dia.. utilizo duas buchas abertas do freio centrífugo e o ajuste fino todo aberto, apenas tiro a folga do carretel... E não fico regulando mais a cada troca de isca..

flw..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O início é desse jeito mesmo. ::tudo::

Faça TUDO o que recomendaram aí em cima e treine, treine muito.

Uso quase exclusivamente carretilhas já fazem mais de 20 anos e de vez em quando ainda dou umas cabeleiras sinistras.

Acho que vou abrir um "coiffeur". :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Abraços

PS.: Cuidado com o nó do lider que é danado para dar cabeleiras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje em dia com as DCs da Shimano, o número de cabeleira reduziu muito, alguns dizem que as DCs não dão cabeleira, mas acontece até com elas também.

Molhe a linha, evite arremessos com vento contra ou iscas que geram mais arrasto no ar (como as meia-água), use iscas mais pesadas. É uma fase normal, naquela que vc tem vontade de jogar a carretilha fora, mesmo com anos de experiência, as cabeleiras nunca ter largarão. Vc supera.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Leandro.

Tenho uma grande dica. Quando der cabeleira, voce começa a desembaraçar e fala bem alto o nome de um "NÓ CEGO" que voce conhece. É batata...solta tudo. :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Abrx

Ricardo

Ou então grita o nome da velha mais fofoqueira que tu conhecer!!! :gorfei: :gorfei: :gorfei: Não há sarapiera de linha que não se desfaça! :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Brincadeiras à parte, arremessar "bem" é basicamente resultado de muita prática! joia:::

Melhores dicas que as dadas acima não há! joia:::

Abração e boa sorte joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...