Ir para conteúdo

Reportagem ( vídeo ) da Globo sobre o Pantanal


Kid M

Posts Recomendados

Amigos,

Essas imagens que foram apresentadas no Globo Rural ( pelo ótimo jornalista José Hamilton Ribeiro ), mostram-nos a realidade dos fatos no Pantanal ! Mais do que uma "simples denúncia", a reportagem nos alerta para algumas explicações muito interessantes, e até mesmo conceitos que já foram abordados nesse Fórum... Lembram-se de alguns debates sobre a hereditariedade dos grandes espécimes para seus descendentes ? Pois é, também tá lá... Aconselho a darem uma olhadinha, se é que não viram o material na TV ! Uma maravilha de produção e de RELATO ! Bom aprendizado... :twisted:

http://video.globo.com/Videos/Player/No ... AL,00.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Xandego,

Se a televisão mostrasse reportagens como essas com mais frequência, seria mais fácil as pessoas se conscientizarem da realidade que se aproxima ! Não com teorias, mas com fatos demonstrados, como faz a reportagem ! Não tenho dúvidas que para o bem de muitos, alguns têm que perder, mas será que não se justifica essa "transformação" ? Em outros paízes, uma série de medidas já vem sendo aplicada com êxito há bastante tempo, mas aqui elas esbarram num tema que parece ser tratado como um "tabu', que é o educacional ! Tem tudo a ver, pois se não há educação, como estabelecer "consciência" ? Agravando tudo isso com ausência de qualquer amparo social ( saúde, alimentação, segurança, etc... ). :oops:

Sempre entendi que não se trata apenas de APLICAR LEIS, mas de fazê-las serem cumpridas, e para isso, é fundamental contar com o apoio daqueles que podem exercer a vigilância, que são ( hoje ) os principais infratores... É claro que isso é complicado, e mais que isso, CUSTA DINHEIRO, e muita grana, mas persisto na tese de que peixe silvestre não é para ser comercializado, pois vale muito mais vivo do que morto... ( mas isso já é uma outra conversa... ). :evil:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Xandego,

Se a televisão mostrasse reportagens como essas com mais frequência, seria mais fácil as pessoas se conscientizarem da realidade que se aproxima ! Não com teorias, mas com fatos demonstrados, como faz a reportagem ! Não tenho dúvidas que para o bem de muitos, alguns têm que perder, mas será que não se justifica essa "transformação" ? Em outros paízes, uma série de medidas já vem sendo aplicada com êxito há bastante tempo, mas aqui elas esbarram num tema que parece ser tratado como um "tabu', que é o educacional ! Tem tudo a ver, pois se não há educação, como estabelecer "consciência" ? Agravando tudo isso com ausência de qualquer amparo social ( saúde, alimentação, segurança, etc... ). :oops:

Sempre entendi que não se trata apenas de APLICAR LEIS, mas de fazê-las serem cumpridas, e para isso, é fundamental contar com o apoio daqueles que podem exercer a vigilância, que são ( hoje ) os principais infratores... É claro que isso é complicado, e mais que isso, CUSTA DINHEIRO, e muita grana, mas persisto na tese de que peixe silvestre não é para ser comercializado, pois vale muito mais vivo do que morto... ( mas isso já é uma outra conversa... ). :evil:

Penso exatamente assim também Kid. :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Espetacular essa reportagem .. + 1 vez o Brasil me envergonha..

Bom vou dar meu "parecer " pra isso tudo ..

Primeiro ... Acho que o salário de um policial ambientar deveria ser mais alto pra começar a chamar mais homens para que visam esse mercado em mais números ( quem vai querer ir pro meio do mato; levar a família onde não tem infra-estrutura social e ganhar pouco? ) Aliás acho que falta de fiscalização pesada, dura é o principal fator disso tudo estar acontecendo.

Segundo.. Falta ter pessoas com CARÁTER na fiscalização dos rios, ( vocês acham que barcos hotéis, pescadores profissionais, não "molham a mão " de alguns policiais para deixarem seguir com quantidades ou medidasde peixes acima da média ?)

Terceiro ... Sou muito afavor de que exista Cota de medidas, Mínimas e Máximas para abate de peixes ..

Quarto ... O que eu vejo é DESORGANIZAÇÃO e DESINTERESSE TOTAL até de políticos hein !! ( aquele cara da usina, não pudia bolar nenhum geito de os peixes subirem rio acima ? com a grana que gira dentro de uma usina então nem se fala neh ?)

Quinto ... a palavra é Concientização!!! Poxa quem gosta de pescar; gosta de sentir o peixe na linha, então PESQUE e SOLTE ,do que adianta o peixe embarcado? O tanto de pisicultura que existe , compre peixes em uma delas e faça em casa pra comer, ou MELHOR, mate apenas para comer no local, não precisa trazer um freezer cheio não.( Concientização tbm para os fazendeiros sobre DESMATAMENTO )( por que existe tráfico de drogas ? Resposta: porque tem quem usa ,...... Por que pescadores "metem" rede com tudo nos rios mais lindos e em peixes mais lindo ?? Resposta: por que tem quem os compra... Conscientizem e não comprem destes certo?

e Fiscalização na piracema tbm é importantíssimo.

Bom acho que esses fatores estão bem em baixa :(

Devemos com certeza fazer a nossa parte e ajudar o próximo a fazer a coisa certa ..

Kid-M belíssima reportagem vlw mesmo .. abraço a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

So acrescentando ao que o getulio falou, temos ainda no caso de grandes propridades, com o famoso Pivo para irrigação que retirão milhoes de litros d'agua por dia e devolvem para o leito do rio toneladas de agrotoxicos que aniquilam com a população de pexes dos nossos rios, temos aqui procimo a cristalina GO o rio são marcos que era muito piscoso e hoje tem mais de 70 pivos retirando agua todos os dias e onde ja não se acha mais peixe como antigamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos,

Acho que o assunto merece algumas complementações... ( pelo menos no aspecto de "ponto de vista", ainda que pessoal ! ). Senão vejamos :

Aproveitando o texto do Getúlio !

Primeiro ... Acho que o salário de um policial ambientar deveria ser mais alto pra começar a chamar mais homens para que visam esse mercado em mais números ( quem vai querer ir pro meio do mato; levar a família onde não tem infra-estrutura social e ganhar pouco? ) Aliás acho que falta de fiscalização pesada, dura é o principal fator disso tudo estar acontecendo.

Não se discute que o "ganho" de um fiscal deve ser digno o suficiente para que ele possa exercer sua função ( isso é inquestionável ), mas lembro-lhes que num País como o nosso, onde pagar salário mínimo legalizado ( com carteira asssinada ) é cada vez mais difícil ( pelos custos = impostos que isso implica ), daí a preocupação de não colocar "pessoas erradas" nas funções de "melhor ganho"... Também entendo que essa fiscalização possa ( e deva ) ser feita por pessoas da própria região, que mais do que ninguém, já conhecem e estão habituadas ao local de trabalho, não necessitando de custos complementares de "mudança familiar" ! "Fiscalização pesada" significa o que ? Tem fiscalização ou não, pois "meio termo" é algo conceitual, e o que pode ser uma coisinha "simples" para uns ( pescadores profissionais ), pode não ser para outros ( pescadores esportivos )... A regra é para ser seguida... SEMPRE, até porque só é regra dessa forma... :)

Segundo.. Falta ter pessoas com CARÁTER na fiscalização dos rios, ( vocês acham que barcos hotéis, pescadores profissionais, não "molham a mão " de alguns policiais para deixarem seguir com quantidades ou medidasde peixes acima da média ?)

Discordo um pouco dessa afirmação ! Acho ( pelo exemplos de solidariedade e vivencia que tenho encontrado nas áreas ribeirinhas por onde vou ) que o melhor termo é CRENÇA ( não caráter ) ! Vivemos num País de IMPUNIDADE, onde os exemplos são sempre "do mal", quase nunca "do bem" ! Se NADA ACONTECE, fica até difícil defender uma forma ética de se proceder e pensar... É claro que a CORRUPÇÃO está presente e avança sempre, principalmente com as situações geradas por quem as possibilita "avançar", ou será que se não existir interesse do "cliente", há condições de haver o "acerto" ? É ruim de ler, mas - infelizmente - é a dura realidade em que convivemos... Pensem a respeito, pois não necessariamente os errados são os que fazem as "mutretas", mas aqueles que as deixam acontecer... ( muitas vezes na ilusão que é só uma "coisinha" no meio do todo... ). :roll:

Terceiro ... Sou muito afavor de que exista Cota de medidas, Mínimas e Máximas para abate de peixes ..

Mas existe cota sim ! Está na faixa de 10 ou 15 quilos ( sei lá ! ) + um troféu de qualquer tamanho ou espécie ( desde que não de espécies ditas "protegidas" ). Todos ( ou quase todos ) os peixes esportivos tem medidas mínimas de captura ! Respeitá-las já é um 1º passo ! O 2º passo seria liberá-los, mas até isso é controverso... O que NÃO PODE ( na minha opinião ) é existir a COMERCIALIZAÇÃO desses peixes, mesmo que a título de subsistência ! Na captura e comercialização, NADA É RESPEITADO, nem tamanho mínimo, muito menos quantidade... Na minha opinião, UM CRIME contra o País ! :evil:

Quarto ... O que eu vejo é DESORGANIZAÇÃO e DESINTERESSE TOTAL até de políticos hein !! ( aquele cara da usina, não pudia bolar nenhum geito de os peixes subirem rio acima ? com a grana que gira dentro de uma usina então nem se fala neh ?)

"Desorganização e desinteresse total" é o termo correto ! Nem precisamos envolver "os políticos" nisso ! Basta que a empresa ( neste caso "a exploradora da usina" ) tenha um mínimo de Responsabilidade Social e AMBIENTAL, que essas coisas nem sequer precisariam ser fiscalizadas... Mais uma vez voltamos aos aspectos de IMPUNIDADE, pois não tenho dúvida de que deve ter existido alguma recomendação dos orgãos ambientais sobre medidas a serem adotadas, e que foram deixadas para "depois"... Soluções tecnológicas sempre existirão, mesmo CUSTANDO mais do que fazer uma "escada" ao lado da represa, mas é preciso querer... :roll:

Quinto ... a palavra é Concientização!!! Poxa quem gosta de pescar; gosta de sentir o peixe na linha, então PESQUE e SOLTE ,do que adianta o peixe embarcado? O tanto de pisicultura que existe , compre peixes em uma delas e faça em casa pra comer, ou MELHOR, mate apenas para comer no local, não precisa trazer um freezer cheio não.( Concientização tbm para os fazendeiros sobre DESMATAMENTO )( por que existe tráfico de drogas ? Resposta: porque tem quem usa ,...... Por que pescadores "metem" rede com tudo nos rios mais lindos e em peixes mais lindo ?? Resposta: por que tem quem os compra... Conscientizem e não comprem destes certo?

CONSCIENTIZAÇÃO é a palavra de ordem ! Muito dela é atrelada a CONHECIMENTO, a CULTURA e finalmente a EDUCAÇÃO ! Não pensem que por ser "educação" precisa ser "estudo", "escola" e coisas do tipo ! É preciso que sejam ligadas a VALORES, CONCEITOS, VIVÊNCIA ! Conheço tantos "analfabetos" que são muito mais "CONSCIENTES" e preparados "culturalmente" para evitar essas maluquices que vemos hoje... Gente que sempre se preocupou em PRESERVAR, não em EXTORQUIR ! Não tinha "instrução", é bem verdade, mas tinha muito mais BOM SENSO que muita gente formada em Universidades... Fazendeiros que vivem da terra, quase sempre são cuidadosos com as matas ciliares de suas propriedades, até para preservar a continuidade de seus patrimônios, mas aqueles que as "arrendam" ou "as possuem" só para "explorar a agricultura e/ou pecuária", não tem quaqluer compromisso com "continuidade", mas apenas com o LUCRO... :(

E sobre os PIVOS DE IRRIGAÇÃO comentados pelo Adhemar, é claro que deve existir algum tipo de relação com o fenômeno de "menos peixe", não pela retirada da água dos rios, mas pela sua devolução com insumos agrícolas, e certamente, alguns agrotóxicos junto ! É preciso verificar se as condições das matas ciliares de proteção aos cursos d'água estão mantidas ( será ? duvido muito... ) e mais até, se o manejo das culturas obedece as instruções de rotação e menor emprego de agentes químicos, estes sim, os verdadeiros "matadores" de nossos peixes !

O IMPORTANTE de tudo isso, é que COMEÇAMOS ( finalmente ) a discutir o assunto como COMUNIDADE ! Dentre em breve ( quem sabe quando ) passaremos a tratar disso como SOCIEDADE, e ai, se ainda der tempo, poderemos preservar um pouco disso que temos para nossos descendentes... Não basta ( apenas ) cada um fazer a "sua parte", pois "o outro lado" está muito mais "numeroso e feroz" ! PENSEM NISSO !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kid-M fico agradecido antes de tudo, de você questionar minhas idéias, acho q isso é fundamental para que possamos discutir um assunto.

Você deixou muito claro sobre EDUCAÇÃO. Alfabetização não quer dizer ao pé de letra ter educação, acho que educação não é teoria, mas sim atitude ! e para "crimes ecológicos" não passa de falta de educação as veses e acaba tendo desastres imensos, muito bem lembrado Kid-M ..

Abraço turma, Kid -M acho que fazer a parte de cada um é um belo começo, já que não podemos só nós salvarmos o mundo, o outro lado pode estar mais numeroso, mas se fizermos nossa parte e DAR EXEMPLOS, quem sabe esse numero tão grande não diminua ?( Vc disse que não podemos APENAS fazer isso , eu entendi certim, mas que tal fazer e dar exemplo?? mostrar pros companheiros e pras pessoas como fazer ??( infelismente o poder não está só nas nossas mãos, mas está tbm nelas..... pense nisso)

BOAS pescassssss,,.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...