Ir para conteúdo

Santa Vitória - muito frio e poucos peixes


Posts Recomendados

Após o convite do Luizão, finalmente teria a oportunidade de conhecer a represa de São Simão, no município de Santa Vitória - MG. O local é muito comentado pelos grandes exemplares de Azuis, onde na melhor época do ano, tem produtividade comparável à da Serra da Mesa.

A ocasião seria o Primeiro TOPESCA, onde formaria equipe com o Alan Leôncio, que viria de BH e um fiscal local, chamado Ronaldo.

Quarta a noite viajei de Ribeirão Preto para Uberlândia, onde encontrei (regado a um bom churrasco) o Luizão, Alan Leôncio, Zeca Caterva, Rodriguinho BH, Zezinho VET e Marlúcio.

Na quinta-feira pela manhã rumamos para Santa Vitória, enfrentando a esburacada BR365.

Chegando lá fomos alojados na aconchegante pousa Bela Vista.

Imagem Postada

Tivemos notícia que estavam saindo bons exemplares neste dia, como os abaixo fotografados e liberados.

Imagem Postada

Imagem Postada

Confesso que não sou muito fã de torneios, porque gosto de pescar sem estresse, na lenta, apreciando a paisagem e tomando uma geladinha com um belo tira-gosto. Mas teria a sexta-feira para praticar este tipo de pesca.

Saímos com o Luizão e fomos ao rio Ronda e a um ponto chamado Broaca, porém sem sucesso. Vimos muitos peixes, porém eles estavam refugando, não conseguindo embarcar sequer um exemplar.

Imagem Postada

À noite churrasco de novo e preparação dos detalhes finais.

Olha a foto da equipe mais bela...

Imagem Postada

Quando acordei olhei o termômetro do caro que marcava 11,5 graus, com um vento sul que determinava uma sensação térmica bem pior. Entretanto, o acampamento estava bombando. Cheio de gente.

Imagem Postada

Imagem Postada

O nosso fiscal, morador local, nos sugeriu ir ao Rio dos Bois, que estava com a água mais limpa, por se localizar acima da barra do Tejuco. Surgiu a dúvida: voltar ao Ronda, onde detectamos na véspera muita atividade, porém sem capturas, ou seguir a sugestão do fiscal e ir à busca dos grandes exemplares numa área desconhecida.

Mapa numa mão, GPS na outra e fomos em direção ao Rio dos Bois. Notamos que apenas os grandes barcos navegaram nesta direção (1 Quest e 2 Bass Boat). Não era por acaso... o que parecia pertinho no mapa era longe pacas!! Perdemos muito tempo navegando e não tivemos qualquer ação.

As 14:00 horas decidimos retornar ao Ronda, mesmo que o objetivo fosse apenas não voltar sapateiro (o limite de tempo era 17:30h). Uma hora depois chegamos ao novo destino e fomos aos pontos marcados no GPS na véspera, onde tivemos atividade de peixe. Em pouco mais de uma hora, embarcamos 7 peixes, sendo apenas 4 deles acima dos 30 cm (limite do torneio). Eu peguei os 2 maiores (39 e 39 cm) com uma biruta 90 cor de melancia.

Imagem Postada

Seguem as fotos dos dois maiores peixinhos, que apesar de modestos, nos deram a oitava colocação (36 barcos no total).

Imagem Postada

Imagem Postada

http://i259.photobucket.com/albums/hh302/fabioneves73/CIMG1130.jpg

A parte cômica da pescaria foi de novo proporcionada pelo Alan. Tínhamos dois peixes médios no viveiro. Bastava a captura de um grande para sermos campeões. O Alan lança sua X-Rap prateada para o meio do lago, a vara emborga até a metade... a briga é demorada... de repente emerge uma traíra de cerca de 2 kg. O Alan fica puto, porque este peixe não contava para a pontuação e decide fazer, a noite, um sashimi da bicha. Eu solto a danada para não consumir o oxigênio do viveiro. Só depois descobrimos que não contava pontos, mas tinha um belo troféu para a maior traíra (a ganhadora foi uma bem menor que a do Alan). Ele concluiu que a maior traíra na verdade era eu!!! Rsrsrssss.

http://i259.photobucket.com/albums/hh302/fabioneves73/traira.jpg

O mais interessante é que a cultura do pesque e solte ainda não chegou por aquelas bandas. Ouvi vários comentários dos moradores locais:

- Me dá esse peixe pra fritar! Não amarga não!!

- A represa tá cheia de peixe.. um só não faz falta!

- Amanhã eu vou pescar aqui! HEHEHE!!! (local da soltura dos peixes)´.

Espero que o torneio tenha alertado os moradores locais de que a possibilidade de negócio rentável (turismo de pesca esportiva) está no peixe vivo e não no morto!

http://i259.photobucket.com/albums/hh302/fabioneves73/CIMG1132.jpg

Por fim gostaria de elogiar a organização do Luizão e do Marlúcio, que foi impecável. Também a Prefeitura de Santa Vitória que disponibilizou uma estrutura de primeiro mundo.

Valeu pelos vários amigos virtuais (www.tucunazul.com.br) que tive a oportunidade de conhecer pessoalmente.

Continuo preferindo pescar sem estresse, mas que a farra é boa... isso é!!

Mais fotos no site de um dos promotores do evento http://www.casadaisca.com.br/topesca_fotos.asp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Fábio,

Esqueminha esse muito legal !

Andou "no meio dos cobras"... Luizão, Zeca, e por aí vai... ( só fera ! )

Pescaria nessas condições mencionadas, só na base do "milagre"...

Agora esse troféu tem a marca do Luiz Marcos,

grande "artesão", que anda "sumido"

aqui do Fórum, ou será que estou errado ?Imagem Postada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Parabéns Fábio, belo relato...muito engraçado..ehhehe essa da traíra foi 10...uahuahuah, alias não foi nada..soltaram a bicha..uahuahauhua

minha meta é ano que vem participar pelo menos de 5 torneios...acho massa..!!!!

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...