Ir para conteúdo

Piraíba ou boto?


Posts Recomendados

Olá pessoal,

estive no rio das mortes-mt semana passada, e apesar de não ter pescando tanto, menos ainda peixe de couro,e estando na época errada, tive a possível sorte de ter tido uma puxada de piraíba e das grandes, ou então um boto..

queria saber a opinião do pessoal que tem conhecimento dessa modalidade ou de alguém que tenha um palpite, essa dúvida está me matando! Foi assim:

Pescamos por pouco tempo em cada ponto, o pessoal não se interessava muito por peixe grande, até porque não tinham equipamento e essa época no rio das mortes não é propícia a ter peixes de grande porte como a piraiba, pirarara e jaú... dizem que, pelo menos nos arredores do rancho que fui, ele é um rio de ''subida'', ou seja, o peixe grande só está por lá na época da piracema e quando ele desce de volta, após ter desovado, no período entre março e maio mais ou menos.. Mesmo sendo verdade que a quantidade deles aumenta muito, eu duvido que não há exemplares desses peixe ''perdidos'' nos poços, mesmo fora de época, já que antigamente TINHA, o pessoal pegava!!! São os apelidados ''moradores'', o peixe que desovou e parou por lá..

Paramos em uma pedreira, lugar na minha opinião promissor para o jaú e para a piraíba, eu ainda tinha no viveiro um piau e alguns canivetes, que só serviam para peixes menores, como jauzinhos ... pois isquei o piau e arremessei despretensiosamente, e soltei um pouco de linha, uns 50m do barco aproximadamente... pois bem, íamos mudar de ponto, visto que o pessoal não tinha muita paciência. Meu pai começou a recolher a carretilha quando de repente a linha afroxou, e ninguém entendeu o que ocorria. A vara entrou debaixo da canoa em uma fração de segundos, e eu só me lembro de gritar: segura, segura, não deixa cair na água!!!! Algo muito grande agarrou a isca no recolhimento e começou a subir o rio, tomando bastante linha! O bicho passou por entre um canal estreito perto da margem, em meio as pedras, e continuou levando.. Uma bicuda que estava fisgada em outra carretilha ficou desesperada ao ver o animal passar do lado dela e saltou pra dentro do barco! :gorfei: meu pai não sabia muito o que fazer e eu pedia que nem doido pra ele me passar a carretilha! ele demorou um pouco, mas me passou. Lembro até agora do ''bicho'' tomando linha mais uma vez. No momento que fui fisgar, escapou! ::nada::

Quando recolhi, me deparei com o anzol sem isca e a linha ralada na pedra.. estávamos convictos de que havíamos perdido uma piraíba e das grandes, pois o animal colocou a linha nas costas e desembestou a subir o rio! Nisso falei: calma que vamos pegar outra, que deve ter mais!! Isquei uma corvina morta mesmo, e arremessei... nisso nao demorou muito e algo pegou a isca, mas de uma forma mais lenta porém não menos forte, dessa vez descendo o rio e de uma forma bem diferente da primeira,.. deixei levar um pouco de linha, travei a carretilha e fisguei! nisso senti o peso do bicho, mas rapidamente escapou, muito mais rapido que o primeiro ''peixe''... Daí meu pai falou: agora é o boto.. e era mesmo, tinha um casal por lá.. Mas a primeira puxada nao parecia NADA com um boto, eu tive por baixo umas 6 ações deles e nenhum fez isso! Meu pai e o outro pescador que estava na canoa também acreditaram ser uma piraíba! Já o caseiro do rancho deu quase certeza que era um boto... E ficou a dúvida: O QUE ERA?????? blink::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

das inúmeras vezes que o boto levou minha isca, ele sempre, ou quase sempre, ao se livrar do anzol dá uma rebojada nas proximidades meio que "agradecendo" o peixe "ofertado". sempre percebi isso. e outra caracteristica é pegar a isca logo apos a caída na água. ele tem um senso, alem da velocidade muito grande e mesmo estando ha uma boa distancia da caída da isca, logo logo ele a encontra, antes mesmo dela tocar o fundo do rio. então, acho que sim, deve ser um boto na segunda isca... na primeira não posso opinar por falta de conhecimento mesmo. joia::: joia::: joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal muito obrigado pelas opiniões!

estou no aguardo de outras também.. Ramon o que o carocinho disse no programa eu já sabia e não é suficiente para desvendar o mistério :gorfei: , já que o anzol voltou sem isca (o piau estava iscado só pela parte de baixo da boca, então não seria muito difícil sair)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eduardo,qual a região que pescou???

Pesquei muito no rio das mortes.mas piraiba grande só mesmo nas aguas,nessa epoca de seca.não sei por qual motivo,elas não ficam no rio.a não ser que seja bem mais embaixo,tipo perto do araguaia joia::: , eu acredito ter sido um boto,pois tem de mais nesse rio,acredito ter mais do que no araguaia.

E outa que piraiba dificilmente sobe o rio,a não ser poucos metros na hora da briga,mas a tendencia logo apos abocanhar a isca é descer o rio......

Mas semana que vem o Carocinho aparece e da o parecer dele joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eduardo,qual a região que pescou???

Pesquei muito no rio das mortes.mas piraiba grande só mesmo nas aguas,nessa epoca de seca.não sei por qual motivo,elas não ficam no rio.a não ser que seja bem mais embaixo,tipo perto do araguaia joia::: , eu acredito ter sido um boto,pois tem de mais nesse rio,acredito ter mais do que no araguaia.

E outa que piraiba dificilmente sobe o rio,a não ser poucos metros na hora da briga,mas a tendencia logo apos abocanhar a isca é descer o rio......

Mas semana que vem o Carocinho aparece e da o parecer dele joia:::

é perto de burecaia, agua boa, se nao me engano... não tem muito peixe grande na seca pelo motivo que falei, dizem que é um rio de ''subida'', o peixe sai do araguaia e passa por lá no seu caminho para a desova, a partir de novembro, e depois volta a partir do fim de fevereiro mais ou menos e passam os cardumes de novo, até maio ou mais, bem simplificado e sem ser regra é mais ou menos isso... Agora por qual motivo ele é um rio de subida eu nao sei..

Entretanto,eu acredito que há sim os peixes moradores que ficam por lá na seca, vista que antigamente tinha e o pessoal pegava jaú, filhote, mesmo que bem menos, em outubro! provavelmente tem ainda, mas é mais difícil pegar (muito mais). Pelo menos na parte que fiquei tinha bem menos botos que no araguaia (nessa época), pois passei na balsa do araguaia e só se via botos, coisa de loco! É, o caseiro falou que a tendência da piraíba costuma ser descer o rio.. Mas já li se não me engano um post do proprio carocinho falando que as vezes ela sobe e meu pai disse que quando é grande as vezes isso acontece, mas vai saber...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boto tá atrapalhando demais pescaria em todo o Araguaia!

É de dar nojo...

Os mais experientes chegam a dizer que está havendo até uma redução na população de outros peixes, não sei se procede, alguma pesquisa científica deveria ser feita no Araguaia para averiguar a "infestação" de botos que está havendo!

Acho que poderiam liberar a caça de boto por alguns meses... diabo:: diabo::

hahahahaha obviamente que é uma brincadeira!

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

esqueci de falar, já vi no programa ''momento da pesca'' uma piraíba que após ser pega começou a subir o rio!

E Nero, vejo o pessoal reclamar muito mesmo! na balsa tinha muitos viu, ta doido... no rio das mortes, pelo menos no lugar que fui, a população estava mais controlada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eduardo,qual a região que pescou???

Pesquei muito no rio das mortes.mas piraiba grande só mesmo nas aguas,nessa epoca de seca.não sei por qual motivo,elas não ficam no rio.a não ser que seja bem mais embaixo,tipo perto do araguaia joia::: , eu acredito ter sido um boto,pois tem de mais nesse rio,acredito ter mais do que no araguaia.

E outa que piraiba dificilmente sobe o rio,a não ser poucos metros na hora da briga,mas a tendencia logo apos abocanhar a isca é descer o rio......

Mas semana que vem o Carocinho aparece e da o parecer dele joia:::

é perto de burecaia, agua boa, se nao me engano... não tem muito peixe grande na seca pelo motivo que falei, dizem que é um rio de ''subida'', o peixe sai do araguaia e passa por lá no seu caminho para a desova, a partir de novembro, e depois volta a partir do fim de fevereiro mais ou menos e passam os cardumes de novo, até maio ou mais, bem simplificado e sem ser regra é mais ou menos isso... Agora por qual motivo ele é um rio de subida eu nao sei..

Entretanto,eu acredito que há sim os peixes moradores que ficam por lá na seca, vista que antigamente tinha e o pessoal pegava jaú, filhote, mesmo que bem menos, em outubro! provavelmente tem ainda, mas é mais difícil pegar (muito mais). Pelo menos na parte que fiquei tinha bem menos botos que no araguaia (nessa época), pois passei na balsa do araguaia e só se via botos, coisa de loco! É, o caseiro falou que a tendência da piraíba costuma ser descer o rio.. Mas já li se não me engano um post do proprio carocinho falando que as vezes ela sobe e meu pai disse que quando é grande as vezes isso acontece, mas vai saber...

Conheço aquela região,tem uma pedreira feia bem na boca do Burecaia,tem ate boias para navegação doeu:: doeu::

E ali é realmente um lugar de muito boto,na ponta de baixo da primeira ilha(abaixo do Burecaia) naquele espraiado,vi 8 botos de uma só vez encurralar um cardume,era coisa feia de se ver,mas de peixe pequeno,nunca tinha visto um rio com tanto assim,era bicuda,cachara,corvina e jurupesen aos montes........

Abraços e vamo esperando o Caroço :gorfei:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eduardo,qual a região que pescou???

Pesquei muito no rio das mortes.mas piraiba grande só mesmo nas aguas,nessa epoca de seca.não sei por qual motivo,elas não ficam no rio.a não ser que seja bem mais embaixo,tipo perto do araguaia joia::: , eu acredito ter sido um boto,pois tem de mais nesse rio,acredito ter mais do que no araguaia.

E outa que piraiba dificilmente sobe o rio,a não ser poucos metros na hora da briga,mas a tendencia logo apos abocanhar a isca é descer o rio......

Mas semana que vem o Carocinho aparece e da o parecer dele joia:::

é perto de burecaia, agua boa, se nao me engano... não tem muito peixe grande na seca pelo motivo que falei, dizem que é um rio de ''subida'', o peixe sai do araguaia e passa por lá no seu caminho para a desova, a partir de novembro, e depois volta a partir do fim de fevereiro mais ou menos e passam os cardumes de novo, até maio ou mais, bem simplificado e sem ser regra é mais ou menos isso... Agora por qual motivo ele é um rio de subida eu nao sei..

Entretanto,eu acredito que há sim os peixes moradores que ficam por lá na seca, vista que antigamente tinha e o pessoal pegava jaú, filhote, mesmo que bem menos, em outubro! provavelmente tem ainda, mas é mais difícil pegar (muito mais). Pelo menos na parte que fiquei tinha bem menos botos que no araguaia (nessa época), pois passei na balsa do araguaia e só se via botos, coisa de loco! É, o caseiro falou que a tendência da piraíba costuma ser descer o rio.. Mas já li se não me engano um post do proprio carocinho falando que as vezes ela sobe e meu pai disse que quando é grande as vezes isso acontece, mas vai saber...

Conheço aquela região,tem uma pedreira feia bem na boca do Burecaia,tem ate boias para navegação doeu:: doeu::

E ali é realmente um lugar de muito boto,na ponta de baixo da primeira ilha(abaixo do Burecaia) naquele espraiado,vi 8 botos de uma só vez encurralar um cardume,era coisa feia de se ver,mas de peixe pequeno,nunca tinha visto um rio com tanto assim,era bicuda,cachara,corvina e jurupesen aos montes........

Abraços e vamo esperando o Caroço :gorfei:

Alex, ainda não tenho certeza se estamos flando do mesmo lugar.. Veja,pra cima do rancho tem 3 ilhas e na primeira tem sim uma grande area de praia.. O local que a ação ocorreu é conhecido por santa rosa, devido a ficar em frente a uma fazenda com esse nome. Não lembro se pra baixo ou pra cima da sta rosa tem um lugar conhecidp como curral de folhas, e bem mais pra cima tem uma pedreira enorme conhecida por corredeira dos macacos... Nesse trecho nessa epoca tem bastantw corvina e inumeras cachorras de uma especie menor, muiiita bicuda, alguns apapas, mandubés,barbados, cachorras-facão e poucas iguais a essas da sua foto, elas estão por lá em outra epoca.. Os piaus já foram embora tbm, tem poucos. Tem cacharas e jurupensens nas ilhas. Outubro é dos piores meses pra se pescar por lá, tem epocas bem melhores.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eduardo,qual a região que pescou???

Pesquei muito no rio das mortes.mas piraiba grande só mesmo nas aguas,nessa epoca de seca.não sei por qual motivo,elas não ficam no rio.a não ser que seja bem mais embaixo,tipo perto do araguaia joia::: , eu acredito ter sido um boto,pois tem de mais nesse rio,acredito ter mais do que no araguaia.

E outa que piraiba dificilmente sobe o rio,a não ser poucos metros na hora da briga,mas a tendencia logo apos abocanhar a isca é descer o rio......

Mas semana que vem o Carocinho aparece e da o parecer dele joia:::

é perto de burecaia, agua boa, se nao me engano... não tem muito peixe grande na seca pelo motivo que falei, dizem que é um rio de ''subida'', o peixe sai do araguaia e passa por lá no seu caminho para a desova, a partir de novembro, e depois volta a partir do fim de fevereiro mais ou menos e passam os cardumes de novo, até maio ou mais, bem simplificado e sem ser regra é mais ou menos isso... Agora por qual motivo ele é um rio de subida eu nao sei..

Entretanto,eu acredito que há sim os peixes moradores que ficam por lá na seca, vista que antigamente tinha e o pessoal pegava jaú, filhote, mesmo que bem menos, em outubro! provavelmente tem ainda, mas é mais difícil pegar (muito mais). Pelo menos na parte que fiquei tinha bem menos botos que no araguaia (nessa época), pois passei na balsa do araguaia e só se via botos, coisa de loco! É, o caseiro falou que a tendência da piraíba costuma ser descer o rio.. Mas já li se não me engano um post do proprio carocinho falando que as vezes ela sobe e meu pai disse que quando é grande as vezes isso acontece, mas vai saber...

Conheço aquela região,tem uma pedreira feia bem na boca do Burecaia,tem ate boias para navegação doeu:: doeu::

E ali é realmente um lugar de muito boto,na ponta de baixo da primeira ilha(abaixo do Burecaia) naquele espraiado,vi 8 botos de uma só vez encurralar um cardume,era coisa feia de se ver,mas de peixe pequeno,nunca tinha visto um rio com tanto assim,era bicuda,cachara,corvina e jurupesen aos montes........

Abraços e vamo esperando o Caroço :gorfei:

Alex, ainda não tenho certeza se estamos flando do mesmo lugar.. Veja,pra cima do rancho tem 3 ilhas e na primeira tem sim uma grande area de praia.. O local que a ação ocorreu é conhecido por santa rosa, devido a ficar em frente a uma fazenda com esse nome. Não lembro se pra baixo ou pra cima da sta rosa tem um lugar conhecidp como curral de folhas, e bem mais pra cima tem uma pedreira enorme conhecida por corredeira dos macacos... Nesse trecho nessa epoca tem bastantw corvina e inumeras cachorras de uma especie menor, muiiita bicuda, alguns apapas, mandubés,barbados, cachorras-facão e poucas iguais a essas da sua foto, elas estão por lá em outra epoca.. Os piaus já foram embora tbm, tem poucos. Tem cacharas e jurupensens nas ilhas. Outubro é dos piores meses pra se pescar por lá, tem epocas bem melhores.

Opa agora sim sei de onde fala,achei que estava onde o Rio Burecaia encontra o Rio das Mortes(isso é bem pra baixo) esse local com nome de Curral das Folhas eu conheço,ja pesquei la em 1995,onde meu tio pegou uma piraiba de 1,20m bem no meio do poço...... e quanto mais pra cima for mais dificil a ação de piraibas....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá alex, tinha esquecido de responder, me desculpe

1995 eu estava nascendo hahaha

Meu pai e os amigos pegaram muito peixe grande por lá, faz muitos anos que ele frequentam o local. Mas a verdade é que não se compara ao araguaia, pelo menos na minha opinião. O que tem mais é o filhote mesmo, piraíba grande é mais raro, não que não tenha.. No começo da subida o caseiro falou que passa umas brutas por lá, na faixa dos 2m. Ele mesmo já pegou uma de 115 kgs. Infelizmente o pessoal da região não tem muita consciência de preservação ambiental, fazendo verdadeiras chacinas mesmo na época da piracema... Redões,espinheis e anzois de galho por toda a parte, até rede de lance com os redões tem gente que passa, fazer o que... Sorte que no araguaia já perceberam que o peixe trás mais lucro vivo que morto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...