Ir para conteúdo

Que Tucuna é esse?


Posts Recomendados

Também tenho certeza que é o azul... Geralmente os filhotes de azul são assim mesmo...Tb já peguei assim em Epitácio e Ipiaçú.

Repare que o rabo dele é metade vermelho e metade azul.. Conforme vai crescendo vira todo azulzinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodolfo,

O pessoal daqui (Salvador) já matou a charada !

Trata-se do nosso Pinima, que é muito popular nas lagoas e açudes da região !

Imagem Postada

Pelo que pude perceber das fotos, o condomínio em que esteve deve ser no Litoral Norte, possivelmente Interlagos, Praia dos Lagos ou próximo à Guarajuba !

Os "juvenis" não conseguem atingir a maturidade ( tamanho e peso ) pois são sempre "caçados" pelos locais, que certamente não praticam o pesca & solte ! negativo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Diante de tamanhas certezas, vou ter que me acostumar com a idéia de "tucunarés azuis" no litoral baiano... lingua2::

Deconhecia a existência deles na região... mas nada como um dia depois do outro !

Alguém poderia me mostrar um desses azuis "não juvenis" pegos por aqui ??

arrow:: Só para garantir essa nova realidade... anjo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Diante de tamanhas certezas, vou ter que me acostumar com a idéia de "tucunarés azuis" no litoral baiano... lingua2::

Deconhecia a existência deles na região... mas nada como um dia depois do outro !

Alguém poderia me mostrar um desses azuis "não juvenis" pegos por aqui ??

arrow:: Só para garantir essa nova realidade... anjo::

Kid e demais amigos.

Nós, pescadores de tucunaré na Bahia, especialmente em Salvador e região, estamos acostumados a pegar peixes iguais a este em praticamente todas as nossas pescarias. Sem nemhuma dúvida, por se tratar da nossa região, onde não há (até que se prove o contrário) tucunaré azul, este é um filhote (baby com disse o pinguim) do nosso estimado pinima. Acho que funciona mais ou menos com o paca - acu na amazonia.

Aqui na Bahia, quase todos os pinimas grandes são amarelos e quase todos os pequenos / filhotes são desta coloracão.

Abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz,

me espanta a certeza de quem nunca pescou o Pinima afirmar que esse é azul, rsrsrs, o pior é que a galera do Ceará que conhece muito nosso Pinima através do Castanhão, afirma que é Pinima, mas ainda tem gente que nunca pescou na Bahia e nunca pescou um Pinima chamando os nossos Pinimas de azus! rsrsr, Várias espécies entre elas o Pinima e o Azul, assim como os juvenis dos amarelos do Rio de Contas -BA apresentam esse aspecto de paca quando muito jovens!

Temos sim embora poucos saibam Tucunas Azus na Bahia, mas graças a Deus muitos poucos sabem onde, e é muito longe de Salvador, mas longe mesmo, basta pesquisar direito na NET para encontra um vídeo de Matanças de Azuis na Bahia no youtube, MATANÇA, pois infelizmente onde eles existem não existe pescadores esportivos e sim predadores!

Mas esses juvenis retratados nós (Bahianos e Cearenses que se manifestaram nesse tópico) temos certeza que não são azuis e até achamos graça de tamanha teimosia!

Sem mais!

Pinguim( O descompensado Naval) rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, amigos,

Diante de tamanhas certezas, vou ter que me acostumar com a idéia de "tucunarés azuis" no litoral baiano... lingua2::

Deconhecia a existência deles na região... mas nada como um dia depois do outro !

Alguém poderia me mostrar um desses azuis "não juvenis" pegos por aqui ??

arrow:: Só para garantir essa nova realidade... anjo::

Kid e demais amigos.

Nós, pescadores de tucunaré na Bahia, especialmente em Salvador e região, estamos acostumados a pegar peixes iguais a este em praticamente todas as nossas pescarias. Sem nemhuma dúvida, por se tratar da nossa região, onde não há (até que se prove o contrário) tucunaré azul, este é um filhote (baby com disse o pinguim) do nosso estimado pinima. Acho que funciona mais ou menos com o paca - acu na amazonia.

Aqui na Bahia, todos os pinimas grandes são amarelos e todos os pequenos / filhotes são desta coloracão.

Abraço a todos.

Rapaz,

me espanta a certeza de quem nunca pescou o Pinima afirmar que esse é azul, rsrsrs, o pior é que a galera do Ceará que conhece muito nosso Pinima através do Castanhão, afirma que é Pinima, mas ainda tem gente que nunca pescou na Bahia e nunca pescou um Pinima chamando os nossos Pinimas de azus! rsrsr, Várias espécies entre elas o Pinima e o Azul, assim como os juvenis dos amarelos do Rio de Contas -BA apresentam esse aspecto de paca quando muito jovens!

Temos sim embora poucos saibam Tucunas Azus na Bahia, mas graças a Deus muitos poucos sabem onde, e é muito longe de Salvador, mas longe mesmo, basta pesquisar direito na NET para encontra um vídeo de Matanças de Azuis na Bahia no youtube, MATANÇA, pois infelizmente onde eles existem não existe pescadores esportivos e sim predadores!

Mas esses juvenis retratados nós (Bahianos e Cearenses que se manifestaram nesse tópico) temos certeza que não são azuis e até achamos graça de tamanha teimosia!

Sem mais!

Pinguim( O descompensado Naval) rsrsrs

Galera, é o seguinte: do pouco que eu conheço...tentando esclarecer algumas coisas...rsrsrsrrs...

1º Amigo :amigo: , Pinguim, as únicas pessoas que se manifestaram nesse tópico sobre os pinimas do Castanhão fomos eu mesmo e o colega Raphael...repare em nossos cadastros que nenhum de nós dois é cearense como pensou e escreveu o nobre colega...o que não afasta a discussão sobre o mérito da causa do tópico...

2º Amigo :amigo: , Pinguim, realmente, é de espantar a certeza de alguns que nunca pescaram o pinima ou outras "raças" de tucunaré que "TAMBÉM" assumem a coloração paca quando não estão na fase reprodutiva e, já chegam afirmando, categoricamente, que é um Azul, sendo que na região em destaque nem existe o Azul...existe o pinima...rsrsrsrs...

3º É preciso ter em mente que "PACA", é apenas um estado de coloração do peixe, é o famoso mimetismo que várias "raças" de tucunarés assumem quando estão fora da fase reprodutiva, entre eles, o próprio pinima, que sempre fica paca quando fora dessa fase, independentemente de ser grande ou não, de ser juvenil ou não...exemplo disso é o tucunaré pinima, com coloração paca, de 11.090kg, pego no Castanhão este ano, e que teve suas fotos estampadas em várias publicações, inclusive nesta casa, como podem ver nos tópicos. Revendo meus arquivos de pescarias aqui, encontrei uma foto de um tucuna bem grandinho já, pego no Castanhão por um colega meu, o curioso dele é que vê-se claramente que ele está passando de uma coloração pra outra, ou seja, está entrando ou saindo da fase reprodutiva. Segue a foto do bicho, ressalte-se que os biólogos afirmam que eles usam essa coloração para se camuflar melhor e caçar com mais proficiência, vamos à foto:

Imagem Postada

E vejam esse outro, bem juvenil, com várias listras pelo corpo, pego por mim no Castanhão, vão dizer que é azul???:

Imagem Postada

4º Conheço muito menos a respeito do tucunaré azul do que do pinima, com este último, realmente, tenho afinidade! Já o vi em vários tamanhos e colorações diferentes, tanto aqui na Paraíba como no Ceará, quanto na Bahia...AO MEU MODO DE VISTA, a melhor maneira de esclarecer a dúvida do colega sobre a espécie do tucunaré que ele postou a foto, é considerando quais as espécies de tucunaré existentes na região onde foi feita a captura, ou seja PINIMA. Todavia, sem afastar a possibilidade de algum infeliz ter colocado alevinos de tucunaré azul no maldito lago do condomínio dele...

5º Caso houvessem pinimas e azuis na mesma região, no mesmo reservatório, aí sim, seria muuuiiiitttooo difícil afirmar quem seria quem, considerando o tamanho e coloração do mesmo. E outra coisa que não sei afirmar, é se o tucunaré azul é capaz de assumir a coloração paca quando já adulto, tal qual o pinima faz, ou se ele só fica pintadinho quando criança....

6º Por fim, quem quiser conhecer o Castanhão e ver toneladas de peixes idênticos aos das fotos do colega, é só entrar em contato que marcamos alguma coisa por lá... ::tudo:: ::tudo:: ::tudo::

Abraços a todos e boa sorte,

Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande colega Eduardo desculpe trocar o seu Nobre Estado pelo também Nobre Estado do Ceará, é que não reparei direito e associei o Castanhão ao seu Estado Natal! lacou::

Bom amigo excelente as suas colocações, na Bahia temos sim azuis mas em lugares muito distantes da capital lá para o Oeste do estado e pelo que eu vi em barragem e lagoa de fazendas particulares, e embora pacas os juvenis de azuis são muito diferentes destes de pinimas apresentados pelo amigo que pescou aqui na Bahia que pela foto é provavelmente na região da estrada do coco, Litoral Norte e está repleto de Pinimas. Basta ver direito que as listas alegadas não estão completas e tem a formação de quase ocelos que também são incompletos nas listras. Ou seja nós que pescamos e conhecemos a região não temos dúvidas de que são PINIMAS pois costumamos pegar cardumes de juvenis desses que geralmente não fazemos fotos pois sempre procuramos os pais que geralmente se apresentam já em tom bem amarelo, embora como o amigo falou e demonstrou nas fotos também encontramos uns criados na fase de paca.

Bom amigo como falei sou louco para ir no Castanhão, e também pescar nos açudes do seu estado pois tenho visto muitas fotos bonitas, minha irmã está morando em Campina Grande, uma hora dessa que eu for visitá-la entrarei em contato com você!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Grande colega Eduardo desculpe trocar o seu Nobre Estado pelo também Nobre Estado do Ceará, é que não reparei direito e associei o Castanhão ao seu Estado Natal! lacou::

Bom amigo excelente as suas colocações, na Bahia temos sim azuis mas em lugares muito distantes da capital lá para o Oeste do estado e pelo que eu vi em barragem e lagoa de fazendas particulares, e embora pacas os juvenis de azuis são muito diferentes destes de pinimas apresentados pelo amigo que pescou aqui na Bahia que pela foto é provavelmente na região da estrada do coco, Litoral Norte e está repleto de Pinimas. Basta ver direito que as listas alegadas não estão completas e tem a formação de quase ocelos que também são incompletos nas listras. Ou seja nós que pescamos e conhecemos a região não temos dúvidas de que são PINIMAS pois costumamos pegar cardumes de juvenis desses que geralmente não fazemos fotos pois sempre procuramos os pais que geralmente se apresentam já em tom bem amarelo, embora como o amigo falou e demonstrou nas fotos também encontramos uns criados na fase de paca.

Bom amigo como falei sou louco para ir no Castanhão, e também pescar nos açudes do seu estado pois tenho visto muitas fotos bonitas, minha irmã está morando em Campina Grande, uma hora dessa que eu for visitá-la entrarei em contato com você!

Abraço!

Pinguim, tá fechado já!!! É só dar um toque antes que definimos as datas e o destino!!!

Abração,

Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...