Ir para conteúdo

Como definir A ISCA CERTA ???


Kid M

Posts Recomendados

Amigos,

Já pararam para pensar sobre o que consideramos como "a isca certa" ?

Claro que é a que está funcionando, e que nos possibilita pegar os peixes desejados...

Mas se você estiver pescando e precisar escolher uma alternativa, qual a sua opção ??

Parece simples, e na verdade é, embora nem sempre tenhamos consciência disso...

Façamo-nos algumas perguntinhas simples, do tipo :

1. Com qual isca começarei a pesscaria... (uma pista forte)

2. Em condições parecidas as encontradas em outras oportunidades, o que fiz para "dar certo" ?

3. Estamos falando de tipo, tamanho, marca, cor, trabalho, ou de tudo isso simultaneamente ?

Via de regra, escolhemos quase sempre algo em que acreditamos ser o mais adequado !

Nesse pensamento, nossa opção é por algo em que nos inspire a confiança necessária para "arriscar"...

Mas será que isso tem a ver com "a isca" ou com nossa maneira de projetar um sucesso esperado ?

Temos todos (indistintamente) predileções específicas... Cores, marcas, tamanhos, etc... mas por que ?

Minha percepção (nada além disso) me faz crer que deve-se a "confiança" gerada (em cada um de nós) pelas escolhas feitas, quer por sucesso já comprovados em outras oportunidades, ou por "acreditar" que essa crença possa ser o diferencial entre o "fracasso e o sucesso" no arremesso realizado...

Em outras palavras, qual é o grande motivador da pesca com iscas artificiais ? Se passar - através da isca usada - numa "presa irresistível" ao predador, capturando-o com habilidade e técnica...

Isso, na verdade, me parece ser "a magia" desse tipo de pescaria (com artificiais).

arrow:: Por que "junto da galhada", "próximo ao toco", "na curva do rio", esperamos encontrar o peixe ? Por acreditarmos que além do habitat propício para "ele lá estar", é também através de "nossa escolha" (tanto da isca quanto do arremesso) que pretendemos atraí-lo.

Claro que o tipo de isca usado tem sua influência, mas influência maior sempre haverá na crença do próprio pescador que caberá a ele, fazer valer essa diferença, adaptando-se às situações existentes !

arrow:: A verdadeira "arte" da pescaria não é ter centenas de iscas disponíveis, mas sim aquelas em que o pescador acredita serem as adequadas para atrair seu oponente, no caso, o predador...

Quanto maior a insegurança nessas "escolhas", maior será o "troca troca" de iscas em busca daquela "mágica" que fará "toda a diferença", mas será que isso é mesmo verdade ??

arrow:: A provocação é muito mais de questionamento interno, do que um convite a qualquer polêmica...

Pense nisso, até para definir qual é a SUA isca certa ! ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Kid, muitas vezes já me fiz essas perguntas e indagações. Tentei, por diversas ocasiões, achar a "isca ideal", aquela "pegadora", que vai me trazer o troféu.... Por alguns instantes cheguei a ter a convicção de que a havia achado..... Ledo engano! Depois da "tese" dar certo por duas, no máximo três pescarias seguidas, na quarta, em condições absolutamente idênticas, nada daquilo funcionou e a "isca ideal" não pegou foi Puts nenhuma. :gorfei:

Hoje, um pouquinho mais calejado nas pescarias, diria-te que tudo é tese, e que, pelo fato de ser uma tese, cada um tem a sua. joia::: Eu sempre confiarei meus arremessos mais promissores nas Ailes 125; sempre "arrastarei", na pedra mais promissora, uma Super Shad Rap; ou então, lá naquele poço "que não nega nunca", "arrastarei" minha Alfer´s preferida..... joia::: A minha fé sempre vai estar depositada nelas. Por quê? Não sei, sinceramente!!! :gorfei: vergonha:: Talvez pelo sucesso que outrora já tive, usando-as; talvez pelo simples encantamento que me passam, em virtude do seu trabalho, forma ou cor; talvez, ainda, por saber que "essas são as marcas".... Sei lá.......... doeu:: suici::

Do pouco que sei, apenas digo que, hoje, não olho mais o passado! bang:: raivinha:: Quer dizer, não é porque "naquela ocasião, nesse lugar, com esse clima, foi essa que deu certo", que eu vou voltar a utilizá-la.... Naonao:: Hoje sou mais pragmático, e não sei até que ponto é bom que eu tenha me tornado assim..... vergonha:: Por exemplo, numa pescaria de corrico clássico argentino, atrás do Tigre, como defino "aquela isca"??? Em primeiro lugar, a pedra a ser explorada está a que profundidade, quer dizer, a quantos metros está a Puts da pedra? :gorfei: "A más o menos 6m señor"! Bora usar SSR 14. Como definir a cor? De manhã cedinho, independente da cor da água, vou de isca escura (ao menos com o lombo escuro), normalmente tom azulado ou marrom; clariou bem o dia e o sol "ta a pino", e a água clara: bora usar iscas claras; a água tá suja, mas o sol "tá a pino", bora usar isca escura; o tempo tá nublado: independente da cor da água, bora usar isca escura (ao menos com o lombo escuro); à tardinha, independente da cor da água: isca escura de novo, de preferência azulada..... joia::: E assim vamos indo............... "La piedra está a 15m, señor": Puts, a mesma coisa, só que a isca, por óbvio, não poderá mais ser as SSR-14. bang:: Bora botar uma Alfer´s lá! joia::: A pescaria é de bait: a mesma coisa que o corrico, só com as iscas adequadas............

Olha tchê, na real, meu amigo, tudo é tese, e por mais que nos esforcemos a "entender" um padrão "do que usar", na verdade dependemos também, e sempre, "de la surte"! seila:: "Sin olvidarmos, todavia, de la nuestra capacidad, por supuesto"! joia:::

Baita tópico! ::tudo::

Um grande abraço! :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, pescando aqui na minha região o guia no caso acaba sendo eu...hehehe

Eu sou aficcionado por iscas de superfície, mais em geral tenho usado mais iscas de sub-superfície do que iscas de superfície...Pq??? pq estão dando muito mais produtividade na pescaria. E é claro que na pescaria buscamos fortes emoções e acho que o prazeroso não é apenas a explosão na superfície, e também aquele tranco que dá em uma isca de meia-água e que não entra o peixe e vc fica pensando que era o maior peixe da pescaria...e também onde e quando vc vai usar determinada isca levando em consideração resultados anteriores com a mesma situação!!!

Eu tenho a isca certa em minha caixa de pesca, só que uma para cada situação, ou seja, não tenho a isca perfeita que servirá pra todas situações e sei que nem terei, pois perderá toda a graça!!! danca::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

está certíssimo mestre Kid,a isca primeiramente fisga o pescador mas nem sempre o peixe em questão,o resto é ter vontade de ter a tal cor o tal modelo, o marketing fortíssimo viola:: e faz parte :gorfei: e quanto mais iscas usadas numa pescaria inversamente a quantidade de peixes capturados,mas o que seria do mercado de iscas artificiais e tantos outros,roupas/relógios..etc vai do grau de compulsão de cada um surtei:: ,antigamente num novo lançamento comprava várias iscas e cores, hoje quando desejo uma isca, pesquiso quem já usou e compro 1 para experimentar seu trabalho e eficiência,e já paguei caro no passado, tenho caixas de tranqueiras que não uso suici:: chorei:: ,vou fazer uma fogueiraaaa :gorfei:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

..., tenho caixas de tranqueiras que não uso suici:: chorei:: ,vou fazer uma fogueiraaaa :gorfei:

:gorfei: :gorfei: :gorfei: Isto mesmo! Ramon :gorfei: O negócio é fazer uma fogueiraaaa :gorfei: :gorfei:

E eu tenho uma porção "desta lenha" por aqui bomba::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por partes, e apenas como comentários... (não são réplicas)

Luiz Paulo arrow:: Também tenho preferência pelas iscas de superfície, mas - como você - tenho "as demais" na caixa, até para avaliar o que usar dentro do contexto apresentado ! Isso não significa que goste mais ou menos de todas as variedades, e sim que "me arrisco" com alguma específica em que acredito venha produzir melhor resultado.

Junos arrow:: O contexto é basicamente este que descreve, onde o pescador usa seu "feeling" para - com base na sua auto-confiança - escolher aquilo que entende seja o mais apropriado para o local ! Mas veja que já existe uma pré-condicionante nessa escolha de "suas experiências anteriores"... Diria inclusive que "o padrão" é exatamente "não haver padrão", o que torna a pescaria esse "deslumbramento" para todos que a praticam.

Ramon arrow:: Você abordou algo com uma precisão insuperável : "a isca primeiramente fisga o pescador..." Esta sim é a grande realidade de nosso apelo compulsivo ! Tornamo-nos mais colecionadores do que efetivamente usuários de tanta tralhas que vamos acumulando ao longo do tempo ! E, ainda pior, temos uma enorme dificuldade de desapegarmo-nos dessas "tranqueiras", quer por "nos enganarmos" de que ainda iremos usá-las num futuro incerto e improvável, quer por simples "afeição" (e como...). Depois parece que os espaços para guardarmos as tralhas vão "encolhendo" a cada ano... Haja faxinaço !

Fco Cavalcante arrow:: Fogueira é necessário, mas e a "coragem" para esse desapego ? Tenho enormes dificuldades nesse aspecto, embora tente (e me prometa sempre) superar esse vício de comprar mais do que "me livrar" do que já tenho... Usar então, já passa a ser coisa secundária...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se um dia vcs descobrirem a isca ideal me avisem....penso como o Ramon..primeiro somos fisgados e depois o peixe...e tem outro pensamento para a pesca de artificial...pescar com isca artificial é acreditar em cada arremesso..isso sim faz a diferença....acho que mais que a isca ideal, devemos ter o arremesso preciso, o trabalho correto e a sorte de nossa isca passar na frente do peixe e atraí-lo...

abraços,,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto mais vc pesca menos iscas usa.

Quando estava comecando meu maior medo era nao ter exatamente a isca que esta pegando , por exemplo pelo parceiro ou por alguma informaço extra. ficava louco pintava a isca se fosse preciso. Pra mim isso se chama falta de confiança e habilidade para trabalhar suas proprias iscas da melhor maneira possivel.

Hoje , acho isso uma evoluçao , nao tenho mias esse medo , afinal se alguem pegou peixe e porque ele esta la , entao vamos arrumar um jeito de levantar o bicho .

otimo texto mestre;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha como os colegas já falaram

Eu tenho uma porrada de iscas e não posso entrar em loja de pesca que acabo comprando mais..kkk

Sei lá acho que já virou mania.

Mas eu não tenho aquela que considere a perfeita

Tenho as minhas prediletas.

Como falaram acho que preciso confiar mais nos meus arremessos, nas iscas e parar com essa coisa de carregar caixas e mais caixas de iscas para a pescaria.

Já peguei tucunare pra caramba com uma isca que achava matadeira, então semana seguinte fui nos mesmo lugares, mesmos pontos, mesmo piloteiro, tudo..tudo............MESMA ISCA e não entrou nada.

Peguei com outra isca totalmente diferente ..

Então é isso ai

abrçs Kid e toda moçada do forum

Adalberto ( magrão)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que parte da letra desta música explica meu pensamento, ou melhor, sentimento na relação isca/pesca/peixe:

Lua e Flor

Oswaldo Montenegro

...

Eu amava

...

Eu amava

Como amava um pescador

Que se encanta mais

Com a rede que com o mar ...

...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha como os colegas já falaram

Eu tenho uma porrada de iscas e não posso entrar em loja de pesca que acabo comprando mais..kkk

Sei lá acho que já virou mania.

Mas eu não tenho aquela que considere a perfeita

Tenho as minhas prediletas.

Como falaram acho que preciso confiar mais nos meus arremessos, nas iscas e parar com essa coisa de carregar caixas e mais caixas de iscas para a pescaria.

Já peguei tucunare pra caramba com uma isca que achava matadeira, então semana seguinte fui nos mesmo lugares, mesmos pontos, mesmo piloteiro, tudo..tudo............MESMA ISCA e não entrou nada.

Peguei com outra isca totalmente diferente ..

Então é isso ai

abrçs Kid e toda moçada do forum

Adalberto ( magrão)

Eu compartilho mais da idéia do Magrão e vou mais além, para mim não existe a (as) isca (as) perfeita (as), e sim as prediletas, e embora tenha algumas que realmente não deveriam serem projetadas pois não servem para nada, a maioria é momento e manha para aprender a fazer o trabalho correto. Já tive iscas que não dava nada que estava prestes a vender e dar a última chance e matar a pau, subir de repente de lixo para jóia rara, assim como tenho iscas em minha caixa que já matei a pau, mas não tenho pegado mais nada com elas. Resultado cada vez mais compro mais e vendo menos pois admito que sou iscólatra quero testar todos os lançamentos, e sempre quero dar a última chance para as vendáveis.

Preferencia, sim tenho pelas de superfície pois para mim são muito mais emocionantes e difíceis de trabalhar, mas uma porrada na superfície vale mais que 10 trancos na meia- água por isso acho mais fácil me desfazer das de meia-água, quero sempre superar meus desafios, mas sabendo que um Nakamura com um pedaço de pau com garatéias, zara muito melhor que eu como uma dog x, mas tendo minhas porradas na minha ultra mega dog x vou sonhando em ser um Nakamura! rsrsr

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse vício de comprar e o apego as iscas que estão na caixa são dois problemas difíceis de resolver.

Quanto ao primeiro tenho me policiado e feito um grande avanço nesse sentido. Já faz um tempo que não compro uma isca.

O segundo acho mais complicado pois mesmo sabendo que só usarei talvez 10 iscas do arsenal, e são sempre as mesmas, não consigo deixar de levar as outras 190. É quase como se fosse uma traição para com aquelas que ficariam em casa. Sempre acabo encontrando um "se" como desculpa para carregar o estoque inteiro.

- E se hoje não estiver pegando com essas...

- E se eu perder as matadeiras...

- E se os peixes estiverem preferindo uma de outra cor...

- E se eu quiser experimentar aquela que ainda não foi para a água...

Não tem jeito, lá vou eu carregando mais de 20 kg de iscas.

Freud deve explicar.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou me ater à proposta inicial do KID de como definir uma isca, que já ficou claro, não ser nada simples.

Escolho a isca somente após tentar entender o ambiente e as condições do dia.

Procuro informações que possam me direcionar na busca por locais mais prováveis onde o peixe deva estar, portanto antes de escolher a isca, escolho o local da pesca; pois de nada adianta ter mil iscas e não houver peixe para vê-las.

Conforme o local , aí sim parto para o tipo de trabalho da isca:

Raso: superfícies Zaras, Poppers, Hélices

Média profundidade: twchinbaits, slashbaits, minnowbaits

Fundo: jigs, crankbaits, iscas de silicone, colher

Após escolhido o trabalho, passo para a cor conforme a água e claridade do dia e vento

água límpida dia ensolarado sem vento

água turva dia nublado pouco vento (não atrapalhe o trabalho)

água verde (Algas) entardecer e amanhecer vento forte

água barrenta

Esse seria o meu padrão de trabalho, que não sei se é o correto, mas ainda é um padrão.

Sou à favor de ter várias iscas à disposição para ter opções, mas sempre sabendo COMO usar e Qdo USAR.

abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...