Ir para conteúdo

Dúvida kit para P&P Esportiva


Posts Recomendados

Bom dia pessoal, comecei a pescar a pouco tempo e até então sempre pesquei de molinetes. Sempre acompanhei o fórum para saber sobre lugares bons e tal, mas dessa vez estou precisando de uma ajuda com o equipamento, que estou com muitas duvidas para escolher e gostaria de uma ajuda.

Como falei sou iniciante, mas costumo pescar em um P&P esportivo, que dá alguns peixes grandes de 20kg até 40kg, piraras, pirarucus, pincacharas, pintados, tambacus etc. Eu pesco em rio tbm, mas em quantidade muito menor do que nesse pesqueiro, por falta de tempo mesmo eu não vou tanto a rios e prefiro ir no pesqueiro.

Mas agora quero mudar, quero aprender a usar carretilha e queria a ajuda do pessoal num equipamento para esses tipos de peixes.

Por ser iniciante eu pretendo gastar em média 300/400 reais, eu gostei muito da carretilha de perfil baixo (não sei se é o recomendado para esses tipos de peixes) mas pelo estilo gostei muito da de perfil baixo.

Eu estava em dúvida entre 3 carretilhas para comprar, não sei se vcs me indicam uma melhor, era as:

- Brisa 10000 (por ser mais barata, mas não gostei por ser de plastico)

- Lubina GTO Tournament by jh (preço bom, mas se a diferença pra gts for mta, eu ficaria com a gts)

- Lubina Gts Tournament 8.0:1 Marine Sports (essa por ser mais cara me deixa com um pé atraz)

E a vara eu não tenho noção de qual escolher, eu arremessei com uma de um amigo de 60lb (ele tem um lubina gts e uma fleming pirara 60lb), mas achei mto grossa, não era pesada, mas achei meio grossa para arremessar.

Qual vocês me indicam por esse meu perfíl difícil rsrs

Muito obrigado, abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Túlio, tudo bem?

Eu tenho pescado bastante em pesqueiros daqui de BSB, principalmente no Point da Pesca Corumbá (normalmente aos sábados).

Eu uso uma carretilha Lubina GTS do JH, com linha 0,35 de multifilamento e uma vara de 25lbs para estes lugares (a vara é uma Black Widow da Marine).

Sei que não é o equipamento ideal, considerando o peso dos "meninos" e que há um risco considerável de dano a eles, porém eu não gosto muito de "rebocar" peixe (com todo o respeito aos que gostam desta modalidade de pesca), ao contrário, gosto de deixar a briga um pouco empatada (peso do peixe vs. sub dimensionamento do equipamento), por isso, preciso trabalhar com a vara e o freio para o equipamento não estragar ou perder o peixe pelo estouro da linha ou do leader.

Confesso que algumas vezes utilizei um molitete e uma vara, algo próximo de ultra-light, para ir para o Point da Pesca Corumba. Resultado? Linha arrebentada umas 4 vezes, até que eu conseguisse acertar o timming. (neste dia meu sogro reclamava comigo dizendo que aquele equipamento não prestava porque eu demorava muuuito para trazer o peixe -- pra mim estava ótimo, porque era justamente isto que eu queria: uma boa briga!)

Penso que não existirá "resposta final ou definitiva" ao seu questionamento -- pense no que mais te agrada e é isto que interessa. Por exemplo: eu não entendo nada de vinhos, mas gosto de tomá-los. Então, uma garrafa de vinho para mim é boa quando "seca rápido", e o vinho é ruim quando a bebida na garrafa demora a terminar, independentemente de ser um Merlot, um Chardonay ou um Shiraz. Entendeu?

A propósito, este é o mesmo equipamento que eu uso para ir pescar em Tupaciguara e é o mesmo que usarei em Serra da Mesa, assim que tiver um tempo, por isso eu o considero um coringa, compensando pelo custo/benefício.

Quando comecei a pescar (tanto tucunas, tarpons, robalos, bem como em pesque pagues) usava uma versão anterior à da Brisa da MS, que você se referiu. Até hoje tenho a carretilha e a utilizo como "segunda" peça nas minhas pescarias (o valor sentimental dela é indescritível em razão da felicidade que este equipamentozinho já me proporcionou). Com o passar do tempo venho adquirindo outros itens, ou substituindo alguns anteriores que não tinham muita qualidade.

Enfim, acho que a Lubina GTS do JH ou a Black Widow são boas para este tipo de brincadeira no pesque-pague e ainda podem servir para outro tipo de pescaria, como a dos tucunarés, por exemplo.

Espero ter ajudado.

Forte abraço,

Fabrício Ferreira.

Brasília.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É lá mesmo que eu costumo pescar Fabrício, de vez em quando eu vou ao de Luziania tbm.

Mas então é um bom kit né, vou tentar ver na loja essa vara que você falou, pelo que vi na internet parece ser uma boa vara.

Eu tambem gosto muito da 'briga', ficar ali 10 minutos trabalhando o peixe, isso que eu acho fera.

Valeu pela resposta,

Abraçoo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tulio vara legal para P&P não pode ser muito lenta "flexível" e nem muito rápida "dura", a lenta cansa muito o pescador e o peixe e em certos casos o peixe pode até morrer depois de muito tempo brigando com o pescador e uma vara muito rápida não te dá muita emoção para tirar o peixe, num geral os pescadores usam varas de 2,10mt e de 30 a 40Lb são varas de certa forma grandes e podem te dar bons arremessos e não cansam muito o peixe e nem o pescador depois de fisgado o peixe, segue alguns exemplos dessas varas:

Albatroz - Altezza (a mais usada em Goiânia)

Sumax - Kenzaki

Sumax - Sahara (tenho essa é ótima)

Shimano - sojourn

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezados Pescadores de BSB...

Também sou fã dos PP e sempre tô indo num e noutro...

Também gosto muito de reduzir no equipamento pra ter uma briga mais técnica, ultimamente reduzi até no tamanho do anzol (hoje só pesco com MS/Chinu nr. 4 ou 5), pois aí o bicho pega mesmo...

Minha primeira carretilha foi uma Brisa 8000, que não troco/vendo por nada nesse mundo, pelas mesmas razões citadas... Sentimentalismo... Ela tá um espetáculo até hoje (eu mesmo faço a manutenção e até hoje nunca deu problema algum) e sempre trabalhando nos pesqueiros da vida, pois para as artificiais já me modernizei bastante e não a uso mais para essa finalidade.

Falando especificamente pra P&P, e não querendo rebocar o peixe, qualquer uma dessas carretas vai te atender plenamente... Agora se pegar carretas as mais leves, como o amigo acima mencionou, já fica melhor pra usar também com iscas artificiais, não que a Brisa não faça esse serviço, mais vai arremassar 1.000 vezes com uma carreta mais pesada e depois me fala no fim do dia... :gorfei: doeu::

Se gostar muito das pirararas, pra não judiar demais das carretas, iria de perfil redondo, pois é mais reforçada.

Quanto às varas, minha dica vai no seguinte... Se for em dia que o PP está muito cheio (sab/dom/feriados) leve uma vara mais reforçada (25 lbs), pois fica mais fácil controlar o peixe para que não fique arrastando as linhas dos pescadores que estarão à sua volta. Se for num dia mais tranquilo, use e abuse de uma tralha mais light pra se divertir.

Outra dica que dou para PP é com relação à linha: eu adoro linhas de multifilamento, mas acabei voltando para as monofilamento para PP, pois pra mim são melhores em quase tudo... danca:: Por isso hoje já tenho uma tralha pra PP e outra pra bait, pra não ter que ficar mudando a linha das carretas toda hora que vou pescar.

É isso... Querendo mais alguma informação é só postar ai... ::tudo::

Abração e qualquer hora dessa nos esbarramos em algum PP da vida... E vamos ::fisherman

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre as Pirararas e duração da "briga", recomendo ler http://www.pescaeturismo.com.br/pescaria/pesqueiro-castelinho-conheca-os-misterios-da-pesca-das-grandes-pirararas/

A Pirarara é um peixe forte, algumas brigas duram muito tempo. Como é um P&P existe uma chance do mesmo peixe ser capturado mais de uma vez, creio que varias brigas demoradas no mesmo dia pode ser prejudicial a saúde do peixe, pensando nisso recentemente montei um equipamento que acho o ideal para o tamanho médio de onde pesco (+- 25kg) e uso um outro mais leve para pescas de redondos.

Sobre tamanho do anzol, a mais de um mês pesquei uma pira que engoliu o anzol por ser pequeno demais, até hoje me arrependi de ter usado ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...