Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mauro Neto

Motorização para o BIGFISH 5514

Posts Recomendados

Boa tarde amigos!, há cerca de um mês estou pesquisando um conjunto (lancha/motor) para adquirir e acabei optando pela compra do Bigfish 5514 da Metalglass, no entanto algumas dúvida surgiram qto a qual motorização a utilizar.

(Vou utilizar a lancha para pesca e passeio (com a familia), principalmente em fins de samana, talvez umas 2x/mês!)

Assim, estou recorrendo aos mais experientes para poder chegar a um produto q atenda as minhas necessidades.

Seguem abaixo as minhas indagações:

-Pela frequencia com que vou utilizar, me sugeriram o motor dois tempos carburado, pois teria uma manutenção mais barata, mais pratica e com um custo/benefício bom! Será que ainda vale a pena comprar um motor desta categoria com as novas tendencias do mercado...

Com esta dúvida comecei a procurar pelos motores injetados e foi ai que fiquei mais indeciso. As marcas que procurei foram o Mercury Optimax e o Evinrude E-tec e cheguei aos questionamentos:

-Descartar logo de cara o carburado?

-Optando pelos injetados, qual atenderia melhor as minhas necessidades, pois:

#O Optimax apesar da maior cilindrada, tem o maior peso. (faz diferença?)

#O Evinrude apesar do menor peso, tem a menor cilindrada. (faz diferença?)

#Qual potência traz melhor custo/benefício para o BigFish 5514? 75HP ou 90HP? Qual tem o melhor consumo L/Hr?

#Na opnião dos colegas, qual dos motores tem dado menos manutenção, tem menor custo de manutenção e facilidade de peças? (tenho acesso as duas autorizadas das respectivas marcas).

**Vale lembrar que o Evinrude tem melhor preço que o Mercury! É fato! Ja pesquisei!!**

Acho que com as respostas consiguirei chegar a uma boa compra, sem muitas 'duvidas de nao ter feito o melhor negócio!

Obrigado pela atenção!

Abraço a todos!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo, ha mais ou menos 1 ano tenho um BF5514 flex com

Motor mercury 90 hp 2t!

Uso no rio Araguaia e lago das brisas

Velocidade : sozinho até umas 43 milhas... Com três adultos e toda tralha umas 37 -39 milhas!

Consumo: aí depende muito, mas eu gasto em media no Araguaia 20 litros dia, a distancia eu nao sei te falar exato

Mas os lugares que pesco fica uns 40-50 minutos pra chegar !!!Ando em media a pouco mais de 30 milhas, mas as vezes e bom da uma acelerada!!!rs

Fiz uma revisão este mês de 50 hs ficou menos de 300 reais... Nunca tive problema com o motor...partida, etc.

E um excelente barco....se tivesse que comprar de novo compraria com mesmo motor...

Acho que os e-tec / 4tempos tem suas vantagens, mas ainda prefiro o 2t!

Valeu

Compartilhar este post

Link para o post

Evinrude E-Tec mais barato que Mercury 2 tempos ???? pode comprar, entao ...

em regra, os evinrude sao mais caros que um mercury, pela melhor tecnologia ...

acho que com qq um dos 2 vc vai estar bem servido ...

tem muito relato aqui, de proprietario de Big Fish 5514 ... tanto com 75, quanto com 90 ....

tem ainda um relato de um barco, que era do fabricio bigua, de 5,5 metros, o qual pesquisou bastante pra colocar um motor de 90 Hp, entre o mercury e o evinrude ...

e o fabricio é o "mestre dos magos" dos barcos aqui no forum ... heheheheh .

portanto, acho que, melhor que te darmos palpite, talvez seja voce ler esse referido topico, e tomar suas proprias conclusoes.

abs e boa compra, pois acho que com qq dos dois vc terá muita alegria.

joia:::

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Mauro...a turma disse tudo com muita propriedade...(menos esse negócio de eu ser o mestre dos magos...hehehe)... rindo3::

Qualquer um dos 3 irá lhe atender muito bem. Se um motor de 15HP de qualquer boa marca já é bom...imagine um 75hp ou 90hp?!?! hehehe...

Como o Cândido disse....eu tb nunca vi um Etec - de mesma cilindrada - mais em conta/barato que um Optimax.

O carburado é muito bom, mas sou muito mais de arriscar o injetado. É bater na chave e ligar. Aquele negócio de bombar a perinha, já era...hehehee..

Muitos dizem isso ou aquilo, q dá manutenção a mais, e tals...mas isso é conversa pra boi dormir...hehee...Claro q o injetado exigirá uma manutenção mais detalhada...mas nas nossas condições de uso (2x ao mês), e navegando como manda o figurino (manual do usuário), vc terá motor para a vida toda sem qualquer tipo de quebra.

O nosso amigo Eloy Fonseca aqui do fórum deixou o ETEC 90hp dele desligado por mais de 1 ano. Quando este mês resolveu ligá-lo. Na terceira batida na chave o bicho funcionou igual um reloginho.

Os motores injetados geram informações na central que futuramente podem ser recuperadas (horas de uso, giro máximo, faixa de giro mais usada e etc)...e, se vc usa o motor certinho, na hora de uma futura revenda vc o venderá mais facilmente.

O ETEC, para o seu barco, na minha opinião, é o mais indicado. Por ele ser mais leve, ele irá te proporcionar uma melhor velocidade final. O 90HP irá consumir uns 23 l/h andando de mão topada.

Outra coisa...vc já comprou o barco!?!?!

Se não, envie um email para o usuário Castelano aqui do fórum. Ele tem um GrandFish Flex 6000 com um 115hp 4T (30h de uso) e estava querendo vender para comprar um BassBoat....Quem sabe vc não compra um conjunto 2011/12 pelo mesmo preço do conjunto novo q vc quer comprar???

E olha q o GrandFIsh é top de linha para uso misto (pesca/lazer)...

Abs...e qualquer coisa estamos na área... joia:::

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite Fabricio, obrigado pela orientacao!,

Na Martinelli tem o E-tec 75hp 1000 mais barato que o Mercury 75 optimax, e o 90hp R$ 1060 mais em conta, e o vendedor disse que ainda da melhorar um pouco de acordo com a forma de pagamento!!

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Na Martinelli tem o E-tec 75hp 1000 mais barato que o Mercury 75 optimax, e o 90hp R$ 1060 mais em conta, e o vendedor disse que ainda da melhorar um pouco de acordo com a forma de pagamento!!

Abraço!

Puts, top demais.

Dei uma olhada e o Etec 90 está saindo R$ 21.000,00....o mesmo preço de tabela do Optimax....Mas veja certinho, pois o Optimax na Barcos Mega Bass custa tb R$ 21.000,00, mas ativado, já com frete e hélice em inox.

Todos os Etec vem com hélice de alumínio, ou seja, só a diferença de hélice dá uns R$ 2.000,00... joia:::

Então, fique esperto. joia:::

Compartilhar este post

Link para o post

Mauro, vamos colocar custo beneficio, um motor Optmax de 75 ou 90 HP (eu fico com o 90, vai ficar mais economico que 75) em uma Big fhis 5514 vai ficar show, a manutenção do Optmax é baixissima, os bicos injetores e bombas de comb. não costumam dar problemas (desde que não use gasolina velha, com + 30 dias já é velha), só vai trocar filtro de combustivel a cada 50 horas ou 6 meses, os bicos injetores são muito resistentes e tem manutenção (tem como limpar e usar novamente). O E-Tec é bom tbm, mas .... se der pau em um bico mau:: mau:: mau:: , vai ter de trocar mesmo (uns quase 2 paus buaa:: vão embora), peso potencia??? o Optamax ganha de longe, consumo??? o Opt ainda ganha na economia.

Lembro que esta é minha opinião, conheço os dois, tenho clientes com os dois motores, e digo que prefiro os Optmax ::tudo:: .

Abraços Tocantinenses

Fernando

Compartilhar este post

Link para o post

Evinrude E-Tec mais barato que Mercury 2 tempos ???? pode comprar, entao ...

em regra, os evinrude sao mais caros que um mercury, pela melhor tecnologia ...

acho que com qq um dos 2 vc vai estar bem servido ...

tem muito relato aqui, de proprietario de Big Fish 5514 ... tanto com 75, quanto com 90 ....

tem ainda um relato de um barco, que era do fabricio bigua, de 5,5 metros, o qual pesquisou bastante pra colocar um motor de 90 Hp, entre o mercury e o evinrude ...

e o fabricio é o "mestre dos magos" dos barcos aqui no forum ... heheheheh .

portanto, acho que, melhor que te darmos palpite, talvez seja voce ler esse referido topico, e tomar suas proprias conclusoes.

abs e boa compra, pois acho que com qq dos dois vc terá muita alegria.

joia:::

Boa noite Candido, obrigado pelas dicas!

Na Martinelli os E-tec estão em média R$ 1000,00 mais em conta que os optimax!

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Abraço!

Puts, top demais.

Dei uma olhada e o Etec 90 está saindo R$ 21.000,00....o mesmo preço de tabela do Optimax....Mas veja certinho, pois o Optimax na Barcos Mega Bass custa tb R$ 21.000,00, mas ativado, já com frete e hélice em inox.

Todos os Etec vem com hélice de alumínio, ou seja, só a diferença de hélice dá uns R$ 2.000,00... joia:::

O que seria ativado??

Compartilhar este post

Link para o post

Abraço!

Puts, top demais.

O que seria ativado??

É um procedimento feito em motores 0km para funcionarem pela primeira vez.

Muitos vendedores cobram 300 reais ou mais para fazer esta ativação q é feita através de um aparelho q somente as autorizadas tem.

Isso é obrigatório e necessário, visto a fábrica saberá certinho o dia q o motor foi ligado pela primeira vez... joia:::

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso