Ir para conteúdo

LINHAS DE MONOFILAMENTO PORQUE NÃO ?


Everson Curitiba

Posts Recomendados

9 horas atrás, Lucca Brasi disse:

Quer uma linha mono de primeira linha? Applaud F1 verde, da Sanyo. Serve para iscas naturais e também para artificiais ( apesar que para estas as multi são insuperáveis). Mas, como mono, é inigualável! 

Salvei uma aqui em favoritos..hehe

Obrigado pela dica 👌👍

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Guto Pinto disse:

Eu não uso monofilamento pra iscas artificiais há muito tempo, por vários motivos já citados pelos colegas mas também pelo quesito segurança, se erra uma arremesso e acerta um galho, aguapé etc. e puxa pra desenroscar a isca vem igual uma bala em nossa direção devido a elasticidade da linha, já vi muito disso. Agora pra outros tipos de pesca gosto e uso demais a monofilamento, aqui mesmo no Pardo onde pesco toda semana as piaparas não comem na multi nem a porrete. 

Esse negocio de engarranchar iscas é Phodis...kkkk 

Eu sou mestre para isso rs....e vou levar muito em consideração antes de tomar a decisão...

 

Obrigado pelo conselho;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Carrão disse:

Caro Everson, segue aí minha opinião:

Linhas de mono e multi tem, logicamente, características diferentes e com isso prós e contras diferentes.

As Monofilamento tem mais resistência a abrasão, são mais transparentes na água (as linhas transparentes né), não fazem atrito nos passadores. Em contra partida, possuem memória (ainda que algumas possuam bem pouco), tem elasticidade, são menos fortes a tração do que a Multi, tem bitola mais grossa (quando comparada com uma Multi de mesma libragem) e por isso cabe menos linha no carretel.

As Multifilamento não tem memória e nem elasticidade (ou pelo menos tendem a zero), possuem força de tração excelente e possuem uma bitola mais fina (quando comparada com uma Mono de mesma libragem) o que propicia mais linha no carretel. Contundo, são menos resistentes à abrasão, são mais visíveis na água, provocam mais atrito nos passadores (Apesar que as Multi enceradas de qualidade quase não geram atrito).

Como podemos ver, ambas tem prós e contra, né! Tanto é que quem pesca de Multi, geralmente usa líder de Mono (seja de fluorcarbono ou não), para unir os prós de cada linha e minimizar os contras.

Eu pesquei muitos anos com Mono, até para isca artificial, mas mudei para a Multi e me adaptei muito bem, acho melhor para arremessar, para trabalhar, acho que a Multi faz um arrasto menor na água (devido a bitola poder ser menor), a fisgada fica mais certeira (devido a ausência de elasticidade)...mas sempre uso o líder, para evitar estouros de linha por abrasão, para melhorar a apresentação da isca, uma vez que linha mono de fluor é mais transparente na água, para evitar que a garatéia fure a linha de Multi (isso às vezes acontece).

Hoje eu uso multi para iscas artificiais, mas mono para pesca pesada, pelo fato de que é uma linha mais em conta e porque, na minha opinião, para pesca pesada é interessante ter linhas de bitola mais grossa, para evitar o encavalamento da linha no carretel da carretilha (as carretilhas de pesca pesada geralmente tem um drag mais forte e a pressão da linha no carretel é maior, ficando mais fácil da linha penetrar no carretel e encavalar).

Acho que é isso! (Minha opinião apenas)

Espero te ajudado!

 

Obrigado companheiro pela grande contribuição!

De fato eu fiz esses mesmos levantamentos de pros e contras de cada uma delas e ainda alguns outros;

Dois pontos que fico "batutando", a questão de ter emenda entre fluor e multi, que mesmo que seja um nó perfeito gera bastante atrito, e a questão de para pesca de tucunares sudeste você não precisa de mais que 50 metros de linha, no maaaaximo 70, que considerando uma linha mono de 25 a 30 libras caberia tranquilo na maioria das carretilhas padrão hoje...

E o ponto principal de querer usar mono é que os tucunarés estão cada vez mais "veacos" e em época de represa subindo é bater na isca e correr para meio das estruturas... (já "perdi" alguns bons)

Por outro lado tem muitas variados e fortes vantagens do multi, inquestionáveis, mas a fortíssima desvantagem da baixa resistência a abrasão...

E um ponto que tenho serias dúvidas é o trabalho em geral das iscas se é melhor com mono ou multi....é polêmico, já escutei muitas teorias e já tive algumas conclusões praticas...

Enfim...vamos trocando opiniões e amadurecendo as ideias...hehe...

O importante é pescar e acima de tudo, divertir.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Edmar Alves disse:

Obrigado companheiro pela grande contribuição!

De fato eu fiz esses mesmos levantamentos de pros e contras de cada uma delas e ainda alguns outros;

Dois pontos que fico "batutando", a questão de ter emenda entre fluor e multi, que mesmo que seja um nó perfeito gera bastante atrito, e a questão de para pesca de tucunares sudeste você não precisa de mais que 50 metros de linha, no maaaaximo 70, que considerando uma linha mono de 25 a 30 libras caberia tranquilo na maioria das carretilhas padrão hoje...

E o ponto principal de querer usar mono é que os tucunarés estão cada vez mais "veacos" e em época de represa subindo é bater na isca e correr para meio das estruturas... (já "perdi" alguns bons)

Por outro lado tem muitas variados e fortes vantagens do multi, inquestionáveis, mas a fortíssima desvantagem da baixa resistência a abrasão...

E um ponto que tenho serias dúvidas é o trabalho em geral das iscas se é melhor com mono ou multi....é polêmico, já escutei muitas teorias e já tive algumas conclusões praticas...

Enfim...vamos trocando opiniões e amadurecendo as ideias...hehe...

O importante é pescar e acima de tudo, divertir.

 

 

 

 

Pois é meu camarada, existem opiniões diversas e adaptações diferentes ...cada um tem que ir com as ferramentas que se sente mais confortável, confiável e que se dá melhor.

Muitas das vezes a diferença entre um ou outro tipo de equipamento é mínima... ficar se preocupando demais com o 0,1% de diferença é menos importante do que ser feliz na pescaria.

Falou tudo: "O importante é pescar e acima de tudo, divertir."

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em outubro estou indo pra Epitacio, estou pensando e abastecer as carretilhas pelo menos uma com linha 0.33 monofilamento, será que é o suficiente? e colocar fluocarbon de 0.43. As marcas seriam a SUPER BASS DA Marine Sports, e a VEXTER ULTIMATE SOFT tbm da Marine, alguém pode me dizer se é suficiente essa medida? e esses modelos são bons?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...