Ir para conteúdo

LINHAS DE MONOFILAMENTO PORQUE NÃO ?


Everson Curitiba

Posts Recomendados

Pessoal,

Após inúmeras leituras e diversos relatos sobre linhas de pesca, deixo este tópico para discussão:

E relato minha preferência e aguardo opiniões...

Pesco com carretilhas a mais de 10 anos , me chamou pra pescar tô dentro... pode ser RIO , LAGOA , CORREDEIRA, PESCA DE CEVA, EMBARCADA, DE BARRANCO etc. Enfim o que vale é tá pescando, pratico o esporte toda semana, seja onde for.

Tentei por diversas vezes usar linhas de multifilamento, e confesso que nunca me adaptei, e aos poucos deixei de usar, passando a utilizar somente as linhas de MONOFILAMENTO.

ENTÃO PERGUNTO: EXISTE ALGUMA DISCRIMINAÇÃO AS LINHA MONO - POIS QUASE TODO MUNDO DIZEM USAR MULTI.

EU ADORO AS MONOFILAMENTO - PROCURO SEMPRE USAR LINHA DE MARCA BOA E QUE POSSUAM BAIXA MEMÓRIA.

E VOCÊS O QUE TEM A DIZER DAS MONOFILAMENTO - OS QUE APROVAM - E OS QUE DESAPROVAM.....

OS QUE GOSTAM COMO EU RELATEM SUAS PREFERIDAS E TIPOS DE PESCA QUE A EMPREGAM..

AGUARDO OPINIÕES.

UM ABRAÇO

EVERSON CURITIBA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Everson!!!! joia:::

Eu uso e prefiro as linhas monofilamentos em pescaria de Piavas (piapara) no Rio uruguai (como essa aí do meu Avatar com peso de 6,2 Kg), prefiro as linhas mono pois sempre se está trabalhando perto de pedras e elas são mais eficientes a abrasão, certamente ainda uso um líder. A marca de minha preferência é a Super Raiglon!!!! ::tudo:: ::tudo:: Baita linha!!!! ::tudo:: ::tudo::

Porém, para outros tipos de pescaria como bait e corrico, prefiro as multifilamentos que facilitam a "ferrada" bem como tem um diâmetro muito menor com relação as de mesma libragem das mono!!!

Se você se adaptou com as mono, continue com elas, porém continue tentando usar as multi pois elas facilitam nossa vida!!!!! rindo3:: rindo3:: rindo3::

É isso aí....baita abraço!!! :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que cada uma tem suas vantagens.

Mas para pescar com iscas artificiais eu acho as multi infinitamente melhores e mais SEGURAS. Porque as mono tem elasticidade, e caso a isca enrosque e ao tentar soltar ela escape, vem com velocidade e certo perigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Everson acho que as monos reinam ainda em muitos pescadores mais para pesca com artificial o melhor é multi pois, são mais finas e aguentam mais, não tem elasticidade ( este é um quesito muito importante pois como mostrei no relato do rio paraná a isca tinha enroscado então fui puchar do jeito que o pirangueiro ensinou e a isca veio com força e bateu no meu pin** por causa da elasticidade) , as multis tambem duram mais e não tem memoria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Everson, não que eu não goste de multi, mas eu também gosto mais das mono.

Minhas experiências de multi em molinetes não deram mt certo. Sim, elas são beeem mais resistentes e a sensibilidade da puxada é praticamente imediata, mas os pontos negativos (pra mim) são: cabeleira insolúveis e encavalamento. Mesmo com enrolamento bem apertado, após mts arremessos ela acaba encavalando ao fisgar um bruto ou dando cabeleira devido a torção.

Acredito que nas carretilhas o problema de torção seja eliminado. Já nas varas telescópicas lisas eu acho o multifilamento um excelente negócio, pois podemos pescar com linhas extremamente finas e com ótima resistência.

Eu tenho pescado mais em pesqueiros e hoje uso mono na carretilha (Toff Power XT - recomendo) e nos molinetes (Platinum XT - linha barata) e multi num micro-molinete e nas telescópicas (Power Pro). Pesco tambas na carreta e no molinete maior; pacus, matrinxãs e carpas nos médios e tilápias no micro e telescópicas.

Certamente muitos vão discordar, mas como se diz: gosto é gosto! surtei::

Abc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo plenamente com Lamana

Não é que um tipo de linha é melhor q outro mas sim cada uma para uma utilização mais adequada. Mas tb n impede de vc utilizar mono no bait por exemplo mas para trabalhar no bait com certeza multi é mais apropriada, por exemplo trabalhar hélice com mono é praticamente inviável

No meu caso utilizo mono só na pesca de gdes peixes de couro, n por ser melhor mas sim por ser mais barata, possibilitando trocar com mais frequencia a linha qd estiver polida ou mesmo qd se perde em garranchos frequentes.

vlw

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Everson!!!! joia:::

Eu uso e prefiro as linhas monofilamentos em pescaria de Piavas (piapara) no Rio uruguai (como essa aí do meu Avatar com peso de 6,2 Kg), prefiro as linhas mono pois sempre se está trabalhando perto de pedras e elas são mais eficientes a abrasão, certamente ainda uso um líder. A marca de minha preferência é a Super Raiglon!!!! ::tudo:: ::tudo:: Baita linha!!!! ::tudo:: ::tudo::

Porém, para outros tipos de pescaria como bait e corrico, prefiro as multifilamentos que facilitam a "ferrada" bem como tem um diâmetro muito menor com relação as de mesma libragem das mono!!!

Se você se adaptou com as mono, continue com elas, porém continue tentando usar as multi pois elas facilitam nossa vida!!!!! rindo3:: rindo3:: rindo3::

É isso aí....baita abraço!!! :amigo:

Preciso revisar meus conceitos.... ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Everson acho que as monos reinam ainda em muitos pescadores mais para pesca com artificial o melhor é multi pois, são mais finas e aguentam mais, não tem elasticidade ( este é um quesito muito importante pois como mostrei no relato do rio paraná a isca tinha enroscado então fui puchar do jeito que o pirangueiro ensinou e a isca veio com força e bateu no meu pin** por causa da elasticidade) , as multis tambem duram mais e não tem memoria.

Se for para pensar no ""pin"""acho melhor eu me acostumar logo com as multi também... :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: valeu amigo... essa foi boa.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo plenamente com Lamana

Não é que um tipo de linha é melhor q outro mas sim cada uma para uma utilização mais adequada. Mas tb n impede de vc utilizar mono no bait por exemplo mas para trabalhar no bait com certeza multi é mais apropriada, por exemplo trabalhar hélice com mono é praticamente inviável

No meu caso utilizo mono só na pesca de gdes peixes de couro, n por ser melhor mas sim por ser mais barata, possibilitando trocar com mais frequencia a linha qd estiver polida ou mesmo qd se perde em garranchos frequentes.

vlw

vlw amigo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cada uma tem seu lugar;

Multi no bait, no currico na Argentina e tb na piapara, tanto na batidinha como na espera.

Mono no pincho, na rodada ou na espera nos grandes bagres do Araguaia.

Pirararas e filhotes do rio Negro, tb podem ser na multi legal::

tá aí a opinião de que manja do assunto... valeu amigo... joia::: joia::: joia::: joia::: joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 anos depois...
3 horas atrás, Edmar Alves disse:

No dias atuais tem alguém ai que pesca com iscas artificiais com linhas de monofilamento?

Edmar,

Todas essas alternativas são decorrentes de processos evolutivos da indústria fabricante.

Peixes de "boca dura", via de regra precisam de uma resposta mais rápida, e para isso a pouca elasticidade das multifilamentos é inquestionável.

Nada que impeça contudo o uso das monofilamentos, que capturam tanto quanto, embora tenham mais elasticidade (muitas vezes imperceptível).

Outro fator a ser considerado é a capacidade de carregamento de linha x tamanho do molinete / carretilha. Se a busca é por pesca cada vez mais esportiva, é necessário reduzir o porte (peso) do material, sem abrir mão da "reserva de linha". Para isso, as multifilamento possuem diâmetro bem mais fino (comparada com a resistência das de monofilamento) e permitem maior disponibilidade.

Já vi gente pescando (e pegando) tucunarés açús com molinete 1500... (freio aberto) e linha monofilamento. Vai mesmo de gosto e prática com o equipamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/05/2019 em 16:49, Kid M disse:

Edmar,

Todas essas alternativas são decorrentes de processos evolutivos da indústria fabricante.

Peixes de "boca dura", via de regra precisam de uma resposta mais rápida, e para isso a pouca elasticidade das multifilamentos é inquestionável.

Nada que impeça contudo o uso das monofilamentos, que capturam tanto quanto, embora tenham mais elasticidade (muitas vezes imperceptível).

Outro fator a ser considerado é a capacidade de carregamento de linha x tamanho do molinete / carretilha. Se a busca é por pesca cada vez mais esportiva, é necessário reduzir o porte (peso) do material, sem abrir mão da "reserva de linha". Para isso, as multifilamento possuem diâmetro bem mais fino (comparada com a resistência das de monofilamento) e permitem maior disponibilidade.

Já vi gente pescando (e pegando) tucunarés açús com molinete 1500... (freio aberto) e linha monofilamento. Vai mesmo de gosto e prática com o equipamento.

Muito pertinente e contextualizado seu comentário Kid...

Tem indicações de linhas de monofilamento que atendam pesca de tucunaré sudeste, com carretilha x vara carbono x plugs para pesca de arremesso?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não uso monofilamento pra iscas artificiais há muito tempo, por vários motivos já citados pelos colegas mas também pelo quesito segurança, se erra uma arremesso e acerta um galho, aguapé etc. e puxa pra desenroscar a isca vem igual uma bala em nossa direção devido a elasticidade da linha, já vi muito disso. Agora pra outros tipos de pesca gosto e uso demais a monofilamento, aqui mesmo no Pardo onde pesco toda semana as piaparas não comem na multi nem a porrete. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Edmar Alves disse:

Tem indicações de linhas de monofilamento que atendam pesca de tucunaré sudeste,

Apenas algumas sugestões do tempo em que usava linhas mono para tucunaré, mas já me bandeei para as multi...

131979537_Mono1.jpg.33eefcd884482042eaa23917f2472809.jpg  1905349146_Mono2.jpg.6d2523a91cfdc471161889ae0a7bac73.jpg  1274167182_Mono3.jpg.1d234aa09d339f99743fee72735bfaad.jpg  1841102138_Mono4.jpg.adedae0540052c6f17c97fc3cac93722.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/10/2012 em 18:55, Everson Curitiba disse:

Pessoal,

Após inúmeras leituras e diversos relatos sobre linhas de pesca, deixo este tópico para discussão:

E relato minha preferência e aguardo opiniões...

Pesco com carretilhas a mais de 10 anos , me chamou pra pescar tô dentro... pode ser RIO , LAGOA , CORREDEIRA, PESCA DE CEVA, EMBARCADA, DE BARRANCO etc. Enfim o que vale é tá pescando, pratico o esporte toda semana, seja onde for.

Tentei por diversas vezes usar linhas de multifilamento, e confesso que nunca me adaptei, e aos poucos deixei de usar, passando a utilizar somente as linhas de MONOFILAMENTO.

ENTÃO PERGUNTO: EXISTE ALGUMA DISCRIMINAÇÃO AS LINHA MONO - POIS QUASE TODO MUNDO DIZEM USAR MULTI.

EU ADORO AS MONOFILAMENTO - PROCURO SEMPRE USAR LINHA DE MARCA BOA E QUE POSSUAM BAIXA MEMÓRIA.

E VOCÊS O QUE TEM A DIZER DAS MONOFILAMENTO - OS QUE APROVAM - E OS QUE DESAPROVAM.....

OS QUE GOSTAM COMO EU RELATEM SUAS PREFERIDAS E TIPOS DE PESCA QUE A EMPREGAM..

AGUARDO OPINIÕES.

UM ABRAÇO

EVERSON CURITIBA

Caro Everson, segue aí minha opinião:

Linhas de mono e multi tem, logicamente, características diferentes e com isso prós e contras diferentes.

As Monofilamento tem mais resistência a abrasão, são mais transparentes na água (as linhas transparentes né), não fazem atrito nos passadores. Em contra partida, possuem memória (ainda que algumas possuam bem pouco), tem elasticidade, são menos fortes a tração do que a Multi, tem bitola mais grossa (quando comparada com uma Multi de mesma libragem) e por isso cabe menos linha no carretel.

As Multifilamento não tem memória e nem elasticidade (ou pelo menos tendem a zero), possuem força de tração excelente e possuem uma bitola mais fina (quando comparada com uma Mono de mesma libragem) o que propicia mais linha no carretel. Contundo, são menos resistentes à abrasão, são mais visíveis na água, provocam mais atrito nos passadores (Apesar que as Multi enceradas de qualidade quase não geram atrito).

Como podemos ver, ambas tem prós e contra, né! Tanto é que quem pesca de Multi, geralmente usa líder de Mono (seja de fluorcarbono ou não), para unir os prós de cada linha e minimizar os contras.

Eu pesquei muitos anos com Mono, até para isca artificial, mas mudei para a Multi e me adaptei muito bem, acho melhor para arremessar, para trabalhar, acho que a Multi faz um arrasto menor na água (devido a bitola poder ser menor), a fisgada fica mais certeira (devido a ausência de elasticidade)...mas sempre uso o líder, para evitar estouros de linha por abrasão, para melhorar a apresentação da isca, uma vez que linha mono de fluor é mais transparente na água, para evitar que a garatéia fure a linha de Multi (isso às vezes acontece).

Hoje eu uso multi para iscas artificiais, mas mono para pesca pesada, pelo fato de que é uma linha mais em conta e porque, na minha opinião, para pesca pesada é interessante ter linhas de bitola mais grossa, para evitar o encavalamento da linha no carretel da carretilha (as carretilhas de pesca pesada geralmente tem um drag mais forte e a pressão da linha no carretel é maior, ficando mais fácil da linha penetrar no carretel e encavalar).

Acho que é isso! (Minha opinião apenas)

Espero te ajudado!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...