Ir para conteúdo

Manivela esquerda ou direita?


Posts Recomendados

Assim, acho desnecessário criar um post só pra essa pergunta, então vou fazer aqui mesmo ( se nao for permitido apague essa msg por favor ). Eu sempre pesquei com molinete, vou iniciar na pescaria de carretilha agora. Apesar de ser destro, gosto mais dos molinetes com a "manivela" do lado esquerdo lingua::

Agora com a carretilha eu não sei se escolho uma com a manivela esquerda ou direita, será que se eu for na loja eles deixam eu "testar" as carretilhas ?

Qual lado da manivela vcs me aconselham ?

Obrigado tchau:: tchau::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá João...a sua dúvida pode ser a dúvida de muitos, então, nada melhor q deixá-lo por aqui.

E este é o "correto", pescar da forma mais confortável.

A sua mão forte (direita), deve ser a mão q empunha a vara...Isso vai facilitar muito nos arremessos, trabalhos de iscas e etc.

Então, compre a carretilha com manivela esquerda. ::fishing

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, eu uso sempre em minhas pescarias uma carretilha esquerda e outra direita .. justamente para poder descansar ! O braço que vc arremessa vai ser sempre o mesmo , eu como sou destro, uso o braço direito para arremessar, e posso usar qualquer lado de manivela para recolher .... Estou treinando arremessos com o braço esquerdo, mas não tenho precisão. Enfim , vc deve comprar uma carretilha a sua escolha e treinar ! Vai conseguir usar independente do lado da manivela . Marcelo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sou destro e uso manivela do lado direito, questão de costume. o grande problema nessa situação é ter que sempre trocar a vara de uma mão pra outra depois da ferrada do peixe ou na hora do recolhimento. mas a proxima que comprar, vou pra manivela esquerda. como o Marcelo ai falou, se treinar com as duas, dá pra revezar e cansar menos. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou destro...usava molinete com o recolhimento do lado esquerdo, mas carretilha sempre usei direita,

Carretilhas sempre eram fabricadas somente com manivela direita...bem posteriormente começaram a fabricar as esquerdas.

Como o Fabrício falou, o correto é: a que vc se adaptar melhor...se aprender a usar as duas melhor ainda... joia::: joia::: joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

João eu no seu caso compraria uma esquerda e uma direita....kkkkk

É sério!!!! Sempre usei manivela esquerda, mas quando fui para Barcelos meu parceiro disse para eu levar carretilhaa esquerda e direita, pois a toada por lá era mais bruta. Acabei sendo teimoso e no terceiro dia pedi emprestada uma carretilha direita dele...rsrsrsrs

Hoje uso recolhimento esquerdo para trabalhos mais cadenciados zaras, hélices e sticks. Recolhimento direito para poppers, jigs e meia agua....

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando comecei usar carretilhas elas não existiam com manivela esquerda então tive que me acostumar com as direita, mas depois que usei a esquerda foi impressionante a melhora no trabalho das iscas. Deixar a vara na mão "boa" é fundamental.

Hoje ainda uso as direita para puxar hélice e com iscas que não exijam uma trabalho mais apurado, além de descansar a outra mão.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando comecei usar carretilhas elas não existiam com manivela esquerda então tive que me acostumar com as direita, mas depois que usei a esquerda foi impressionante a melhora no trabalho das iscas. Deixar a vara na mão "boa" é fundamental.

Hoje ainda uso as direita para puxar hélice e com iscas que não exijam uma trabalho mais apurado, além de descansar a outra mão.

Abs.

2x joia:::

É isso! Também fui forçado a usar as duas pois para mim é impossível zarar com a mão esquerda. Descansa o braço mas o ruim é ter que comprar tudo em dobro. Tenho a 1500 e a 1501, uma Steez direita e uma Sol esquerda, agora parti paras as Abus... uma esquerda e uma direta.

Quanto à mão boa, depende da técnica que vc estará usando. Em algumas delas a mão boa será aquela que dá velocidade à manivela. Em outras a que trabalha a isca.

Abrax e boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando comecei usar carretilhas elas não existiam com manivela esquerda então tive que me acostumar com as direita, mas depois que usei a esquerda foi impressionante a melhora no trabalho das iscas. Deixar a vara na mão "boa" é fundamental.

Hoje ainda uso as direita para puxar hélice e com iscas que não exijam uma trabalho mais apurado, além de descansar a outra mão.

Abs.

2x joia:::

É isso! Também fui forçado a usar as duas pois para mim é impossível zarar com a mão esquerda. Descansa o braço mas o ruim é ter que comprar tudo em dobro. Tenho a 1500 e a 1501, uma Steez direita e uma Sol esquerda, agora parti paras as Abus... uma esquerda e uma direta.

Quanto à mão boa, depende da técnica que vc estará usando. Em algumas delas a mão boa será aquela que dá velocidade à manivela. Em outras a que trabalha a isca.

Abrax e boa sorte!

Mestre Eloy como sempre muito tecnico ::tudo::

Comigo acontece isso,depois de muitos anos de pesca,descobri que trabalho Zara e sticks melhor com manivela esquerda,pois a mão direita trabalha melhor a isca,e ja com helices manivela direita,pois a mão direita recolhe mais rápido....... e por ai vai....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro João, quando fui fazer a transição de molinete para carretilha tive a mesma dúvida que você, então vai aí uma dica: Geralmente os molinetes tem eixos que permitem você trocar a manivela de esquerda para direita (exceção super paoli que é só manivela esquerda), então faça como eu, inverta a manivela, faça alguns arremessos e tire suas conclusões. No meu caso parece que quando enrolo com a mão direita eu não mantenho o ritmo adequado, fico dando solavancos irregulares na manivela, quando estou embarcado e algum companheiro pede pra eu enrolar a carretilha dele e a mesma é manivela direita quem fica enrolado sou eu é um desastre; sou destro, pesquei minha vida toda com molinete e carretilha manivela esquerda e na minha opinião é até mais prático, pois você arremessa com a direita e já leva a mão esquerda na carretilha; repare que quando o pescador é destro e pesca com manivela direita a cada arremesso ele é obrigado a mudar a vara da mão direita para a esquerda e daí pegar a manivela com a mão direita, isso é questão de gosto, mas acho mais prático não ter que trocar de mão após os arremessos. Fico chateado, pois como gosto de pesca de grandes peixes de couro sou obrigado a comprar carretilhas com manivela direita, pois não vem esquerda (tekota 800 e pen 345), fazer o que, nesse caso tenho que me adaptar.

Só pra você ter uma ideia eu tenho as seguintes carretilhas:

- 02 shimano curado 201 E7 (esquerda)

- 06 abu garcia perfil alto e baixo (todas esquerda)

- 02 pen 321 (esquerda)

- 02 pen 345 (direita)

- 02 tekota 800 shimano (direita)

Se você pesca há muitos anos com molinete manivela esquerda, compre carretilhas com manivela esquerda, tiro no escuro é você fazer o contrário. Um grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...