Ir para conteúdo

VELOCIDADE DE RECOLHIMENTO , QUANTO MAIS RÁPIDO MELHOR ?


Posts Recomendados

Amigos , resolvi abrir este tópico para esclarecer uma dúvida que meus clientes e muitos pescadores tem em relação a velocidade de recolhimento das carretilhas de pesca . Muita gente acha que quanto mais rápida a carretilha melhor, porém isso não é verdade !

Vamos aos fatos :

Carretilhas lentas :

Quanto mais lenta a carretilha , mais força de tração ela tem ou seja quanto mais lenta melhor para se puxar o peixe na hora da briga, mais forte ela é ! Em alguns casos o fabricante coloca mais drag nas carretilhas mais lentas. como as Quantum , as Smoke tem 3 tipos de recolhimento com diferentes drags.

Por isso o ideal é usar carretilhas mais lentas para pesca com iscas naturais , para pesca de espera, currico e com iscas artificias que não necessitam de recolhimento rápido como as de barbela, minhocas etc . Para pesca média pesada, o ideal é usar uma carretilha lenta para ter mais força de tração. Algumas carretilha pesadas já possuem 2 velocidades de recolhimento , geralmente uma delas é bem lenta , quase chegando 2:1 para se poder ter muita força na hora da briga.

Carretilhas Rápidas :

Ideal para pesca com iscas artificiais de superfície do tipo hélice , zaras, poppers etc ... Para se pescar em corredeiras e no mar . Fica bem mais fácil de se trabalhar uma isca de superficie com uma carretilha mais rápida, vc consegue trabalhar iscas artificiais até mesmo a favor das corredeiras e onde as ondas do mar quebram , como na pescaria de anchovas , por exemplo.

Então respondendo a pergunta acima ... Qual é melhor ? A resposta certa é Depende do tipo de pesca vai fazer. Mas com toda certeza se as carretilhas rápidas fossem melhor, os fabricantes não fariam carretilhas do mesmo modelo com diferentes tipos de recolhimentos .

Na minha opnião, uma carretilha acima de 7:0 é exagero ... carretilhas com recolhimento 6 a 6:6 máximo 7:0 estão de bom tamanho .

Mas fica ai a dica , espero ter ajudado quem está querendo comprar uma carretilha nova ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:bompost:

Penso que depende muito do trabalho e da isca para escolhermos a velocidade de

recolhimento da carretilha, por exemplo para zarar lentamente é melhor uma carretilha

mais lenta mas se for para trabalhar uma hélice ou mesmo uma zara de forma bem rapida

é melhor uma carreta mais rapida.

Ultimamente tenho usado uma carretilha com recolhimento 8.0 que é excelente para helice e

trabalhos rapidos de iscas.

abraxxx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Axo que estou andando na contra-mão pois estou sonhando com uma 20X1 diabo::

Assim que colocarem um segundo eixo de engrenagens nas carretas, elas irão ultrapassar a barrera ds 10x1 e se não pesarem mais que 200g é a que vou comprar. Tö velho e lento então que a carreta seja nova e rápida. rindo3:: rindo3:: rindo3::

Abrax

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sou tiozinho com o Mestre Eloy, :gorfei: :gorfei: :gorfei: mas tb acho melhor as rápidas.

Se quer o trabalho lento, é só manivelar mais lentamente, oras.

Pesca em águas profundas ou de arremessos longos, é menos cansativa quando com uma carreta mais rápida.

Quanto ao drag ser menor e talz, acho que é uma questão da qualidade das peças, independendo da velocidade da carretilha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Axo que estou andando na contra-mão pois estou sonhando com uma 20X1 diabo::

Assim que colocarem um segundo eixo de engrenagens nas carretas, elas irão ultrapassar a barrera ds 10x1 e se não pesarem mais que 200g é a que vou comprar. Tö velho e lento então que a carreta seja nova e rápida. rindo3:: rindo3:: rindo3::

Abrax

Não Eloy vc não está na contra mão , apenas o tipo de pesca que vc deve fazer é melhor usando a rápida mesmo ... Mas gostaira que o pessoal tivesse uma visão global de pesca, não somente TUCUNARÉS e iscas de superfície etc . Mas em todo tipo de pesca. Mas orbigado pelo comentário. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sou tiozinho com o Mestre Eloy, :gorfei: :gorfei: :gorfei: mas tb acho melhor as rápidas.

Se quer o trabalho lento, é só manivelar mais lentamente, oras.

Pesca em águas profundas ou de arremessos longos, é menos cansativa quando com uma carreta mais rápida.

Quanto ao drag ser menor e talz, acho que é uma questão da qualidade das peças, independendo da velocidade da carretilha.

dando meu pitaco...

nem sempre leo, claro que ta sim relacionado à qualidade das peças... mas independente disso, considerando os mesmos materiais utilizados, tem sim muita relação da velocidade com a força da carretilha. velocidade = relação coroa e pinhão, quanto mais veloz, maior a diferença (dentes e tamanho entre elas) aumentado contudo a fragilidade da relação. ou seja, é preciso equilibrio tambem. e não adianta muito melhorar o drag com outros materiais, pq se ali aguenta.. la na coroa x pinhão acaba estourando (moendo tudo). joia:::

e se quer o trabalho rápido, é só manivelar mais rapido, oras... lacou:: lacou:: lacou::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vale lembrar que além de quantas voltas do carretel para uma da manivela o tamanho do carretel(se está cheio ou vazio)influência na velocidade de recolhimento...

O que importa é quantos centímetros de linha são recolhidos por volta da manivela...é só fazer o cálculo em uma continha bem simples cuja qual eu não me lembro a fórmula, mais daqui a pouco aparece um que saiba!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpem-me a ignorância do "macaco" ...

mas a velocidade não é apenas uma característica a ser considerada com as demais?

Drag, materiais, marinização, ....

para se decidir sobre a mais adequada para um determinado tipo de pesca, local, peixe ...

Se o "macaco" não estiver errado,

não faz sentido discutir esta característica específica para definir a melhor.

Antecipadamente peço desculpas pelas colocações erradas do "macaco", que sou eu mesmo, claro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sou tiozinho com o Mestre Eloy, :gorfei: :gorfei: :gorfei: mas tb acho melhor as rápidas.

Se quer o trabalho lento, é só manivelar mais lentamente, oras.

Pesca em águas profundas ou de arremessos longos, é menos cansativa quando com uma carreta mais rápida.

Quanto ao drag ser menor e talz, acho que é uma questão da qualidade das peças, independendo da velocidade da carretilha.

dando meu pitaco...

nem sempre leo, claro que ta sim relacionado à qualidade das peças... mas independente disso, considerando os mesmos materiais utilizados, tem sim muita relação da velocidade com a força da carretilha. velocidade = relação coroa e pinhão, quanto mais veloz, maior a diferença (dentes e tamanho entre elas) aumentado contudo a fragilidade da relação. ou seja, é preciso equilibrio tambem. e não adianta muito melhorar o drag com outros materiais, pq se ali aguenta.. la na coroa x pinhão acaba estourando (moendo tudo). joia:::

e se quer o trabalho rápido, é só manivelar mais rapido, oras... lacou:: lacou:: lacou::

Gostei de sua comprrenção no topico ... E vejo um problema enorme nessa correria em cada vez mais crescer a velocidade de recolhimento ... Elas irão ficar cada vez mais frágeis, pois isso só cresce e o peso dinimui .. onde isso vai chegar ? ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vale lembrar que além de quantas voltas do carretel para uma da manivela o tamanho do carretel(se está cheio ou vazio)influência na velocidade de recolhimento...

O que importa é quantos centímetros de linha são recolhidos por volta da manivela...é só fazer o cálculo em uma continha bem simples cuja qual eu não me lembro a fórmula, mais daqui a pouco aparece um que saiba!!!

Boa .... ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em relação à fragilidade dos componentes internos acho que muito breve as marca mais renomadas como Shimano, Daiwa, Abu Garcia entre outras estarão trazendo equipamentos com material diferente para coroa e pinhão!!!

Isso realmente já está acontecendo, porém a relação de Coroa e Pinhão continuará mais frágil com a relação de recolhimento rápido ... Eu acredito que um dia eles coloquem 2 velocidades de recolhimento nas carretilhas de perfil baixo , isso iria resolver o problema ... Como nas carretilhas oceânicas , assim que o peixe pega vc pode reduzir a velocidade , ganhando em força . Eu já vi uma Abu garcia de perfil redondo, porém pequena que tinha 2 velocidades ....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exceto pras zaras e sticks, em que uma relação de recolhimento e IPT menores realmente facilitam o trabalho das iscas, entendo que em todas as demais circunstâncias de pesca (não me lembro de exceções) relação de recolhimento e IPT maiores ajudam e muito no resultado final ...

Quanto a resistência das carretas ser maior ou menor em relação à velocidade de recolhimenro, a par do exemplo citado pelo Marcelo das Smoke, ofereço como contraponto as Abu Garcia, especialmente as da nova série E as Revo Toro. Nestas, o drag é o mesmo na 4.9 e na 6.4 ... será que a resistência das peças é menor?

Carreta resistente é aquela feita de materiais resistêntes. Considero da Daiwa Advantage 153 HTLSA como uma das carretilhas mais bem construídas. É tudo em bronze, mas alguém imagina o IPT?

Não vou nem comentar sobre carretas e molinetes grandes ... só compro com IPT (CPT) superior a 1,0 metro ... e de preferência drag de 30 kg - vide Thunnus da MS ...

Por fim o exemplo do Meu Grande Amigo Eloy resume bastante:

" Na hora que vc tiver um bruto na linha e ele vier no rumo do barco é que vc verá quanta diferença faz uma velocidade de recolhimento maior ...", e não adianta manivelar mais rápido ...

É isso.

Ressalto, por necessário, que é minha opinião ...

Abração, Marcelo; é muito bom tê-lo conosco ...

Wellington ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Wellington, eu não abro excessão nem pro stick. É uma técnica de linha frouxa e quando o peixe bate vc precisa ajustar a linha ou vai perder o peixe. Comprei a Abu 7.9 pra zarar e stickar....

Acompanhar uma tartaruga qualquer um faz quero ver acompanhar o Isain Bolt.

Lembrando que a carreta é para recolher a linha, a draga é a vara.

Abrax

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Wellington, eu não abro excessão nem pro stick. É uma técnica de linha frouxa e quando o peixe bate vc precisa ajustar a linha ou vai perder o peixe. Comprei a Abu 7.9 pra zarar e stickar....

Acompanhar uma tartaruga qualquer um faz quero ver acompanhar o Isain Bolt.

Lembrando que a carreta é para recolher a linha, a draga é a vara.

Abrax

Bem, não dá pra discutir muto, visto que vc tem a Sol ... pra fazer comparação ...

Eu adoro minha Alphas R-Edition pra zaras e sticks ...

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exceto pras zaras e sticks, em que uma relação de recolhimento e IPT menores realmente facilitam o trabalho das iscas, entendo que em todas as demais circunstâncias de pesca (não me lembro de exceções) relação de recolhimento e IPT maiores ajudam e muito no resultado final ...

Quanto a resistência das carretas ser maior ou menor em relação à velocidade de recolhimenro, a par do exemplo citado pelo Marcelo das Smoke, ofereço como contraponto as Abu Garcia, especialmente as da nova série E as Revo Toro. Nestas, o drag é o mesmo na 4.9 e na 6.4 ... será que a resistência das peças é menor?

Carreta resistente é aquela feita de materiais resistêntes. Considero da Daiwa Advantage 153 HTLSA como uma das carretilhas mais bem construídas. É tudo em bronze, mas alguém imagina o IPT?

Não vou nem comentar sobre carretas e molinetes grandes ... só compro com IPT (CPT) superior a 1,0 metro ... e de preferência drag de 30 kg - vide Thunnus da MS ...

Por fim o exemplo do Meu Grande Amigo Eloy resume bastante:

" Na hora que vc tiver um bruto na linha e ele vier no rumo do barco é que vc verá quanta diferença faz uma velocidade de recolhimento maior ...", e não adianta manivelar mais rápido ...

É isso.

Ressalto, por necessário, que é minha opinião ...

Abração, Marcelo; é muito bom tê-lo conosco ...

Wellington ...

A Questão da resistência não tem haver com a qualidade do material de construção somente , as 2 tem o mesmo material ... A relação de coroa e pinhão menores é mais forte ... Uma comparação besta, mas que tem, haver com engrenagens e força é a seguinte ... um carro pra subir uma ladeira tem que usar a relação menor de marcha e nunca a quinta marcha .. correto ?! Como eu descrevi, para pesca com iscas de superfície as de recolhimento maior são melhores ... porém para outros tipos de iscas artificiais como as de barbela, meia água , minhocas e jigs , iscas vivas , corrico etc , a carretilha mais lenta é melhor por ter vantagens em força etc ... Como disse anteriormente , vamos esquecer um pouco os tucunarés e imaginar amplamente a questão carretilha X pesca . Mas valeu pelo comentário. ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Wellington, eu não abro excessão nem pro stick. É uma técnica de linha frouxa e quando o peixe bate vc precisa ajustar a linha ou vai perder o peixe. Comprei a Abu 7.9 pra zarar e stickar....

Acompanhar uma tartaruga qualquer um faz quero ver acompanhar o Isain Bolt.

Lembrando que a carreta é para recolher a linha, a draga é a vara.

Abrax

Eloy respeito muito seus comentários, mas está meio fora de foco .... Como disse antes para pesca com iscas artificiais de superficie com certeza a rápidas são melhores , porém as mais lentas ( que não são tão lentas como vc descreve ) tem sim suas vantagens em outros tipos de pesca ... Esquecendo Tucunarés .... e iscas com trabalho mais apurado . Do resto com certeza vc usar uma carretilha intermediária vc tem algumas vantagens em força etc Por isso que carretilhas médias pesadas são lentas, para os companheiros de pesque e pague , é um exemplo ótimo para carretilhas lentas , pesca de espera , iscas naturais , currico ..... Mas valeu pelo comentário

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exceto pras zaras e sticks, em que uma relação de recolhimento e IPT menores realmente facilitam o trabalho das iscas, entendo que em todas as demais circunstâncias de pesca (não me lembro de exceções) relação de recolhimento e IPT maiores ajudam e muito no resultado final ...

Quanto a resistência das carretas ser maior ou menor em relação à velocidade de recolhimenro, a par do exemplo citado pelo Marcelo das Smoke, ofereço como contraponto as Abu Garcia, especialmente as da nova série E as Revo Toro. Nestas, o drag é o mesmo na 4.9 e na 6.4 ... será que a resistência das peças é menor?

Carreta resistente é aquela feita de materiais resistêntes. Considero da Daiwa Advantage 153 HTLSA como uma das carretilhas mais bem construídas. É tudo em bronze, mas alguém imagina o IPT?

Não vou nem comentar sobre carretas e molinetes grandes ... só compro com IPT (CPT) superior a 1,0 metro ... e de preferência drag de 30 kg - vide Thunnus da MS ...

Por fim o exemplo do Meu Grande Amigo Eloy resume bastante:

" Na hora que vc tiver um bruto na linha e ele vier no rumo do barco é que vc verá quanta diferença faz uma velocidade de recolhimento maior ...", e não adianta manivelar mais rápido ...

É isso.

Ressalto, por necessário, que é minha opinião ...

Abração, Marcelo; é muito bom tê-lo conosco ...

Wellington ...

A Questão da resistência não tem haver com a qualidade do material de construção somente , as 2 tem o mesmo material ... A relação de coroa e pinhão menores é mais forte ... Uma comparação besta, mas que tem, haver com engrenagens e força é a seguinte ... um carro pra subir uma ladeira tem que usar a relação menor de marcha e nunca a quinta marcha .. correto ?! Como eu descrevi, para pesca com iscas de superfície as de recolhimento maior são melhores ... porém para outros tipos de iscas artificiais como as de barbela, meia água , minhocas e jigs , iscas vivas , corrico etc , a carretilha mais lenta é melhor por ter vantagens em força etc ... Como disse anteriormente , vamos esquecer um pouco os tucunarés e imaginar amplamente a questão carretilha X pesca . Mas valeu pelo comentário. ::tudo::

Marcelo, o que vc quer são comentários de acordo com o que vc pensa ... já que vc falou que falei só sobre tucunarés, me diz onde estão os tucunas pra pescar com equipamento de 30 kg de drag? Ah! Me contraponha sobre recolhimento menor e iscas de superfície ...

Sobre o carro, este tem 3, 4, 5 ou 6 marchas ou mais ... vc pode escolher reduzir ... ou pra chegar na sexta, vc vai sair de primeira ... me explica depois como uma carretilha com peças de plástico com recolhimento lento (ou um fusca) ganha em força de uma com peças de alumínio/bronze ... ah ... deixa pra lá ...

Como vc disse anteriormente, vamos ABRIR a cabeça e imaginar amplamente a questão, mesmo que vc tenha de engolir em seco e ... errado ...

#saco

#chato

Nem sei porque ainda respondo sobre sexo dos anjos ... VSF ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos , resolvi abrir este tópico para esclarecer uma dúvida que meus clientes e muitos pescadores tem em relação a velocidade de recolhimento das carretilhas de pesca . Muita gente acha que quanto mais rápida a carretilha melhor, porém isso não é verdade !

Vamos aos fatos :

Carretilhas lentas :

Quanto mais lenta a carretilha , mais força de tração ela tem ou seja quanto mais lenta melhor para se puxar o peixe na hora da briga, mais forte ela é ! Em alguns casos o fabricante coloca mais drag nas carretilhas mais lentas. como as Quantum , as Smoke tem 3 tipos de recolhimento com diferentes drags.

Por isso o ideal é usar carretilhas mais lentas para pesca com iscas naturais , para pesca de espera, currico e com iscas artificias que não necessitam de recolhimento rápido como as de barbela, minhocas etc . Para pesca média pesada, o ideal é usar uma carretilha lenta para ter mais força de tração. Algumas carretilha pesadas já possuem 2 velocidades de recolhimento , geralmente uma delas é bem lenta , quase chegando 2:1 para se poder ter muita força na hora da briga.

Carretilhas Rápidas :

Ideal para pesca com iscas artificiais de superfície do tipo hélice , zaras, poppers etc ... Para se pescar em corredeiras e no mar . Fica bem mais fácil de se trabalhar uma isca de superficie com uma carretilha mais rápida, vc consegue trabalhar iscas artificiais até mesmo a favor das corredeiras e onde as ondas do mar quebram , como na pescaria de anchovas , por exemplo.

Então respondendo a pergunta acima ... Qual é melhor ? A resposta certa é Depende do tipo de pesca vai fazer. Mas com toda certeza se as carretilhas rápidas fossem melhor, os fabricantes não fariam carretilhas do mesmo modelo com diferentes tipos de recolhimentos .

Na minha opnião, uma carretilha acima de 7:0 é exagero ... carretilhas com recolhimento 6 a 6:6 máximo 7:0 estão de bom tamanho .

Mas fica ai a dica , espero ter ajudado quem está querendo comprar uma carretilha nova ...

Esse negócio que que carretilha rápida é boa pra zara, popper, etc... acho relativo, concordo que pra hélice as rapidas são melhores... Porém, uso stick, zara e popper em uma Pixy que é 5.8, pra mim é a top... tenho 6.1, 7, etc também...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exceto pras zaras e sticks, em que uma relação de recolhimento e IPT menores realmente facilitam o trabalho das iscas, entendo que em todas as demais circunstâncias de pesca (não me lembro de exceções) relação de recolhimento e IPT maiores ajudam e muito no resultado final ...

Quanto a resistência das carretas ser maior ou menor em relação à velocidade de recolhimenro, a par do exemplo citado pelo Marcelo das Smoke, ofereço como contraponto as Abu Garcia, especialmente as da nova série E as Revo Toro. Nestas, o drag é o mesmo na 4.9 e na 6.4 ... será que a resistência das peças é menor?

Carreta resistente é aquela feita de materiais resistêntes. Considero da Daiwa Advantage 153 HTLSA como uma das carretilhas mais bem construídas. É tudo em bronze, mas alguém imagina o IPT?

Não vou nem comentar sobre carretas e molinetes grandes ... só compro com IPT (CPT) superior a 1,0 metro ... e de preferência drag de 30 kg - vide Thunnus da MS ...

Por fim o exemplo do Meu Grande Amigo Eloy resume bastante:

" Na hora que vc tiver um bruto na linha e ele vier no rumo do barco é que vc verá quanta diferença faz uma velocidade de recolhimento maior ...", e não adianta manivelar mais rápido ...

É isso.

Ressalto, por necessário, que é minha opinião ...

Abração, Marcelo; é muito bom tê-lo conosco ...

Wellington ...

A Questão da resistência não tem haver com a qualidade do material de construção somente , as 2 tem o mesmo material ... A relação de coroa e pinhão menores é mais forte ... Uma comparação besta, mas que tem, haver com engrenagens e força é a seguinte ... um carro pra subir uma ladeira tem que usar a relação menor de marcha e nunca a quinta marcha .. correto ?! Como eu descrevi, para pesca com iscas de superfície as de recolhimento maior são melhores ... porém para outros tipos de iscas artificiais como as de barbela, meia água , minhocas e jigs , iscas vivas , corrico etc , a carretilha mais lenta é melhor por ter vantagens em força etc ... Como disse anteriormente , vamos esquecer um pouco os tucunarés e imaginar amplamente a questão carretilha X pesca . Mas valeu pelo comentário. ::tudo::

Marcelo, o que vc quer são comentários de acordo com o que vc pensa ... já que vc falou que falei só sobre tucunarés, me diz onde estão os tucunas pra pescar com equipamento de 30 kg de drag? Ah! Me contraponha sobre recolhimento menor e iscas de superfície ...

Sobre o carro, este tem 3, 4, 5 ou 6 marchas ou mais ... vc pode escolher reduzir ... ou pra chegar na sexta, vc vai sair de primeira ... me explica depois como uma carretilha com peças de plástico com recolhimento lento (ou um fusca) ganha em força de uma com peças de alumínio/bronze ... ah ... deixa pra lá ...

Como vc disse anteriormente, vamos ABRIR a cabeça e imaginar amplamente a questão, mesmo que vc tenha de engolir em seco e ... errado ...

#saco

#chato

Nem sei porque ainda respondo sobre sexo dos anjos ... VSF ...

Calma amigo... Acho que vc não entendeu muito bem, pois meu exemplo do carro foi muito ruim mesmo ... A questão que falei da resistência que eu quis dizer é o seguinte, uma mesma carretilha com recolhimento diferentes , com certeza a com recolhimento menor é mais forte por causa da relação coroa pinhão ... Isso é fato não é pensamento meu .... Foi isso que tentei explicar . Já falando de Drag, isso é outra coisa ... A carretilha pode ter o mesmo drag com recolhimentos diferentes , ou geralmente é assim com alguns fabricantes, eles colocam maior drag na que possue recolhimento menor justamente por ela ser mais forte.

O exemplo que citou, Da abu garcia Revo toro com 2 rocolhimento é ótimo.. porque a Abu Garcia faz 2 carretilhas iguais com recolhimentos diferentes ??? É claro que elas servem para pescarias diferentes , a mais lenta serve para uma pesca de espera, corrico etc ... a mais rápida para jig vertical , artificais etc ... Qual é mais forte ?? A que possue menor recolhimento , qual tem mais drag .. as 2 tem o mesmo Drag.

Se tiver nervoso só ir pescar ... Valeu rindo3::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é ... Eu fiz essa merda do carro , errei e a pessoa entendeu errado!!! Mas espero que o tópico ajude algumas pessoas que pensam em comprar uma carretilha e não sabem porque umas são mais lentas e outras mais rápidas .... Valeu ! joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente algumas pessoas acham que quanto mais rápida a carretilha melhor ela é..... Existem suas indicações para cada recolhimento. Pra mim o recolhimento ideal é de 5.8 a 6.4, salvo para hélices na Amazonia.Hoje uso uma 7.3, mas ano que vem vou de 8 pois facilita o recolhimento da folga de linha

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se a premissa "quanto mais rápida, melhor a carretilha" fosse verdadeira, os fabricantes já não produziriam mais as lentas.

Como o amigo Marcelo está tentando dizer, a velocidade da carretilha está diretamente ligada ao tipo de pesca e ao tipo de iscas utilizadas.

E o exemplo do carro não foi totalmente infeliz, mas eu prefiro comparar com as marchas de uma bicicleta, que é mais visual: se você soltar a bicicleta na ladeira com a marcha lenta engatada, certamente irá pedalar no vazio, não conseguirá dar tração, o que seria o caso de se pescar tucunaré com carretilha lenta; ao contrário, se você pegar uma subida com marcha rápida engatada seu esforço será enorme, sem falar que a pressão nas peças, coroa e pinhão, será muito maior, o que seria equivalente a pescar pirara com com carretilha rápida.

Como carretilha ainda não tem marcha, significa dizer que para cada tipo de pescaria, você deverá adequar o tipo de carretilha a ser utilizada; já no caso da bicicleta, conforme o terreno muda, basta mudar a marcha, não precisa trocar a bicicleta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se a premissa "quanto mais rápida, melhor a carretilha" fosse verdadeira, os fabricantes já não produziriam mais as lentas.

Como o amigo Marcelo está tentando dizer, a velocidade da carretilha está diretamente ligada ao tipo de pesca e ao tipo de iscas utilizadas.

E o exemplo do carro não foi totalmente infeliz, mas eu prefiro comparar com as marchas de uma bicicleta, que é mais visual: se você soltar a bicicleta na ladeira com a marcha lenta engatada, certamente irá pedalar no vazio, não conseguirá dar tração, o que seria o caso de se pescar tucunaré com carretilha lenta; ao contrário, se você pegar uma subida com marcha rápida engatada seu esforço será enorme, sem falar que a pressão nas peças, coroa e pinhão, será muito maior, o que seria equivalente a pescar pirara com com carretilha rápida.

Como carretilha ainda não tem marcha, significa dizer que para cada tipo de pescaria, você deverá adequar o tipo de carretilha a ser utilizada; já no caso da bicicleta, conforme o terreno muda, basta mudar a marcha, não precisa trocar a bicicleta.

Muito obrigado pela exlicação, foi extamente oque eu estava tentando explicar e me enrrolei um pouco .... O objetivo do tópico é auxiliar as pessoas que querem comprar uma carretilha e não sabem extamente a função velocidade de recolhimento .. Eu senti essa necessidade, pois meus clientes a maioria deles acham que para qualquer tipo de pesca deve-se usar carretilhas rápidas. Eu sinceramente só estou tentando ajudar . Muito obrigado pela ótima explicação ! palmas::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...