Ir para conteúdo

Perfil Alto vs Varas


FlavioD

Posts Recomendados

Amigos pescadores, estou para montar meu primeiro kit de perfil Alto, a carretilha já tenho em mente uma Penn. Porem estou atras de uma vara.

A utilização se dará em pesqueiro na captura de pirararas de tamanhos mais frequentes de 20kg-30kg, com relatos de piras de até 45kg.

Já pesquisei bastante sobre as varas e todas as mencionadas em outros sites ou posts me levam a uma vara de molinete. Ai minha dúvida usar vara de molinete em carretilhas de perfil alto é normal? Se não é o que eu perco usando uma carretilha perfil alto em uma vara de molinete?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz ... nunca li sobre isto: vara de molinete para carretilha alta.

Eu iria com uma para carretilha mesmo.

Como Você pesquisou e obteve esta informação, Você é o melhor juiz.

Este é o problema eu acho que esta errado, existe a diferença e passadores, ponteira e o fixador de carretilha que tem aquele "gatilho"(que não sei para que serve rsrsrs) apesar de algumas varas de carretilha não ter ele.

Ai eu queria saber mesmo o que eu vou perder ou danos causados usando uma vara de molinete com carretilha.

já fiz isso algumas vezes e nas "minhas" pescarias não senti muita diferença. Se tem uma vara para molinete e pretende usa-la com carretilha por que não encontra uma vara adquada no mercado, verifique a possibilidade de trocar o reel seat desta vara. É uma solução.

Estou realmente pensando em trocar tudo de molinete e colocar de carretilha, estou fazendo uma pesquisa para saber como faz e se compensa mesmo. :P

Sobre comprar uma de carretilha, achei apenas de no máximo 2,10m e bastante cara. Eu estava querendo uma para long cast com 3m e desta não encontrei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Espinha"!!!

Colega, embora leiga, acrescento um dado não citado , que certa vez ouvi do "meu assessor" ( infelizmente ausente neste momento, e tvz explicasse melhor) :

Segundo ele, passadores das varas de molinetes são montados no lado contrário da "espinha" da vara; nas v. de carretilha, exatamente sobre esta. Se vais trocar os componentes, tvz convenha inverter os lados. Melhor ainda submeter a vara a colega capaz de reconhecer se, de fato, foi montada cf espinha . Quando ainda pescava, marido ficava cheio de estórias de que , nas lojas, tinha de escolher as varas que "estavam na espinha" ( e parece que isso era meio "enroscado"...) . Tvz, nas produções em série, cf marca, este detalhe possa passar despercebido algumas vezes..., podendo induzir-te a erro.

Parece que se não montar cf espinha, aumentas a chance de quebrar a vara, tal como quebraríamos nossa ppia espinha, caso curvássemos demasiadamente nosso corpo para trás.

Todavia, já que vais atrás das "piras", sendo a vara original um tanto parruda, talvez possas esquecer tais detalhes, se quiseres aproveitar parte dos materiais , se os passadores forem reforçados e de 02 pernas. Caso a vara original não seja rápida, mas de ação moderada ou rápida, seu "galeio" tvz até lhe facilite o pincho de certas iscas não muito rijas para as Piras. Bem como ajudará a amortecer cabeçadas destas e garantir integridade do cj na lida com estas brutas.

PS: Há + de 30 a, numa emergência em distante viagem de férias , marido foi convidado p corricar no mar. Tendo apenas a carreta e sem ::nada:: + $$$ p gastar... , não se desfez das "empunhaduras" e _ portanto sem alterar lado dos componentes_, alterou uma parrudíssima v/molinete p/ v. de carretilhas de gde porte. Apenas escolheu passadores de grandes e reforçadas pernas, além de aumentar-lhes o nº e qtidade. Sofreu gozações rindo2:: rindo2:: eternas pelos passadores esquisitos de cores diversas que encontrou no vilarejo ( por isto, e por tê-lo ajudado na sofrida montagem dos passadores, lembro da estória...); mas que rendeu-lhe _ e até à "naba" aqui_, alguns ::fishing troféis salgados ao longo dos tempos.

Vara há + de década/s encostada , embora eficiente-esquisita; mas guardada como possível ativadora de loucuras memoráveis na velhice; como aquelas coisas que não têm preço...

Mas dê uma conversadinha com os cobrões:

.Marcão (Custon By Marco) e Bete,

.Jorge Pozzobon

que certamente te darão baita assistência ou orientação!

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado a todas as respostas!

Ilza, uma das minhas pesquisas me retornou que a posição dos passadores na espinha interfere no tipo de ação da vara, sendo assim a vara que estou querendo já é de ação rápida, então não mexerei na localização deles.

JRoberto, eu olhei varias da pesca Brasil, tem umas parrudas mas nenhuma com mais de 2.5m, é este um dos meus problemas, alias as únicas varas grandes de pesca pesadas que achei para carretilha ultrapassam meu orçamento e muito(essas varas 500R$ +).

Pelo que andei descobrindo depois de criar esse tópico. O maior problema da vara de molinete com uma carretilha perfil alto é a distancia do primeiro passador até a carretilha. O tamanho dos passadores influencia apenas na precisão, pelo que entendi.

O Reel Seat acho que não muda tanto, apenas tem que encaixar a carretilha corretamente.

A pesca de Pirarara a vara fica parada muito tempo, diferente da pesca artificial que arremessa algumas centenas de vezes por hora, então algumas diferenças da vara de carretilha para molinete não farão total diferença.

Devo comprar uma Caranha 3002 da Albatroz, barata e me foi recomendada por quem pesca pirarara com ela.

Se gostar da vara e ver que o blank dela presta devo mudar os passadores para ficar correto pra carretilha.

Novamente obrigado a quem ajudou :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ué Flavio, geralmente o fabricante tem o mesmo blanck/caniço pra molinete e pra carretilha...

Qdo se pesca com molinete aquela aste que liga a vara ao molinete, geralmente fica entre os dedos da mão... se o peixe puxar de repente dá tempo no reflexo segurar a vara e evitar que o peixe tome o equipamento da tua mão...., a carretilha é junta/'colada' a vara, e agente segura-a com a mão aberta, moral da história: seria fácil do peixe arrancar seu equipo da mão, dai a necessidade do gatilho, com eles entre os dedos vc tem mais firmeza e ajuda a vara não ficar torcendo na tua mão.

acho que deveria usar vara pra carretilha, tem muita coisa no mercado, vc vai encontrar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marques, para mim isso não influenciava muito já que tem varas para carretilhas sem o grimp no reel seat.

Na verdade para o que estou procurando, não estou obtendo resultados. Que é uma vara para long cast para pesca de pirararas na parte do dia, visto que as que estão mais ativas comem no meio do lago, no pesqueiro que frequento a lagoa é grande. Outro fator é que o lure max tem que ser por volta de 500g, já que estamos falando de arremessar um boia torpedo + isca + uma chumbada para a boia não andar com o vento. Por causa desses pre-requisitos as varas de carretilha começam a ficar muito caras ou dificil de encontrar.

PS.: Giant Catfish da MS e VARA PESCA BRASIL MAXFORCE PESADA PBSH 201 não possuem reel seat de carretilha com grimp, citei essas duas por que estavam abertas no meu PC

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo,

A Ilza matou a charada com relação ao uso de varas de molinetes com carretilhas, vc estará "forçando" uma situação não desejável caso opte por essa opção (usar vara de molinete com carretilha), pegue por exemplo a sua "espinha", a não ser que seja daquele grupo de malabaristas chineses que se contorcem todo e tanto faz dobrar a coluna para frente ou para trás.... :gorfei: ...vc estará "forçando" e portanto não recomendado...se bem que o uso em PP vc pode trabalhar com a frição mais solta/controlada, o inverso de uso por exemplo no rio Araguaia...onde a alavanca e frição vão ser postos à prova, no caso de pegar uma pirarara de bom porte...

Bom fica a dica...mas, existem boas opções de varas "parrudas" para pesca pesada com carretilha.

Abs e boa sorte! joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Flavio D,

Acho que o Nilton, numa frase , resumiu a questão

"...mas, existem boas opções de varas "parrudas" para pesca pesada com carretilha..."

Mas caso prefiras mesmo a "gambiarra" : veja, não é minha praia. Sou leiga. E só conjecturando..., certamente contaminada por ver a coisa da perspectiva de quem tem braços femininos, mas....

Se numa “emergência econômica” ( isso sim, a vida impôs como minha praia...kkk), irás usar V. de molinete como se de Carretilha, pras “Piras”, quero crer que te referes a uma V. parruda e maciça, onde a citada questão “espinha” tvz possa ser esquecida.

Mas; de qqer forma, atentar para a resistência dos passadores, especialmente suas pernas . E durante flexão da vara, na lida, tvz percebas a linha raspando no blanck; demandando, no mínimo , realocar alguns passadores ; quiçá o 1º e maior, além de acrescentar um ou outro nas partes de mior flexão e; se bobear, até troca de ponteira.

Citaste que o “lago é grande” e gostarias de uma V. “maior que 2,5m” p “atingir seu centro”. Uma vara com tais dimensões, parruda (maciça como quero crer), munida com uma Penn (que afirmas “ter em mente”.. [ tenho e já usei 02 destas que]; nos modelos antigo que conheço, não eram indicadas para longos lançamentos...); e ainda pretendes arremessar em torno de “500g” (se entendi bem).; sei não... medo::

Mesmo se tratando de uma pesca de espera, com menos arremessos que bait;

Já que te esforças por economizar (como a vida tb me obriga sempre...)), melhor avaliar c + cautela, pra não gastares num "Conjuntão" super dimensionado; de difíceis arremessos e uso cf pretendido.

PS: a ausência do gatilho, na pesca em foto, não creio ( opinião minha) ser problema. Até pq , terás de segurar vara na empunhadura da frente, pra distribuir a linha com o polegar-devaneador durante recolhimento ( o que, no início, é um xy@*# gorfei:: msm). Já no lançamento, podes usar , como gatilho, os ppios parafusos da alça de reforço da penn, que sempre vão além do eixo da vara. Pelo menos é o que eu fazia, nos curtos arremessos que meus braços femininos conseguiam com minhas Penns proterozóicas.

Boa sorte! joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...