Ir para conteúdo

Primeiro peixe na artificial... Elesbão Veloso-PI - 11/2012


Posts Recomendados

Amigos Pescadores...

Gostaria de dividir com vocês o prazer que tive de pegar meu primeiro peixe na artificial.

Nesse feriado de finados fui até Elesbão Veloso fazer visita e trazer minha avó pra Teresina. Uma viagem meio corrida, mas levei o materialzinho pra tentar pegar alguma coisa.

É em um povoado (Alta Vista) que fica entre Elesbão Veloso e Valença. Próximo a entrada para a Barragem da Mesa de Pedra. A pescaria aconteceu no rio São Vicente que corta aquela região.

É um rio de muitas pedras e vasta mata ciliar. Boa parte dela intacta ainda. Baixo processo de assoreamento e espécies como mandubé, surubim, piranha, traíra, curimatá, piau, mandi e branquinha...

Apesar do tempo seco e do rio cortado. O ponto de pesca permanece com água devido um olho d'água que existe lá próximo e que dá a cor azulada à água.

Cheguei por volta das 5h40 da manhã.

Arremessei umas 3 vezes junto ao "bugí" que tinha próximo à pedra onde estava. Na 4ª senti a puxada e a traíra logo apareceu na superfície.

Seguem as fotos:

Saindo logo cedo... Rio fica por volta de uns 500m de casa:

Imagem Postada

Mesmo o rio estando cortado, tinha água ainda por conta do olho-dágua:

Imagem Postada

Esse era o ponto:

Imagem Postada

Escolhendo a isca (Juma da Aicas):

Imagem Postada

Trabalhando junto ao "bugí":

Imagem Postada

Como estava só... Não pude tirar foto do peixe sendo tirado da água:

Imagem Postada

Imagem Postada

A traíra e a isca:

Imagem Postada

2 DETALHES:

01 - Tinha feito uma promessa que o primeiro peixe pego na artificial, seria oferecido à minha avó (ela ama comer peixe). Por isso não foi devolvida. Foi pro almoço.

Imagem Postada

Imagem Postada

http://farm8.staticflickr.com/7276/8157670623_da36930143_b.jpg

02 - Estava tentando arremessar um pouco mais longe, quando vi uns "soin" por cima de uma árvore. Eu acho que mirei neles e arremessei. Só pode. Resultado: Isca enroscada! Pela dificuldade, tive que voltar em casa, encher uma bóia e confeccionar um gancho pra reaver a pequena isca:

Partindo pro resgate:

http://farm8.staticflickr.com/7129/8157719363_44724cddd2_b.jpg

Voltando com a refém com sua integridade física intacta.

http://farm8.staticflickr.com/7258/8157752968_9eab6a8fb6_b.jpg

É uma experiência única. Agradeço a ajuda de todos que sempre me deram/dão uma mãozinha por aqui.

Espero que esse seja o primeiro relato de muitos.

Um abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pegar macaco faz parte rsrsrsrs!!! Ainda bem que vc não mirou num King Kong... aí complica kkkkk

Parabéns pela sua 1a captura com iscas artificiais!! Muito bacana mesmo!!

E sua vó deve ter gostado da traíra... fritinha... hummmmmm!! fome:: fome::

Abraxx

Edu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pescar traíra é bom demais!!!!

É muito bacana mesmo. Uma vez estava pescando no mesmo rio. Com vara de bambu. Tentando pegar piau. E olhando a água, passou uma folha e uma traíra a abocanhou. Eu fiquei besta. Minutos depois eu peguei essa traíra.

Só não mostro a foto porque eu tava mais feio que a traíra...

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pegar macaco faz parte rsrsrsrs!!! Ainda bem que vc não mirou num King Kong... aí complica kkkkk

Parabéns pela sua 1a captura com iscas artificiais!! Muito bacana mesmo!!

E sua vó deve ter gostado da traíra... fritinha... hummmmmm!! fome:: fome::

Abraxx

Edu

Eduardo... Fiquei triste meu amigo...

"Volto pra casa abatido... Desencantado e iludido"...

Quando cheguei em casa depois do almoço. Me passei pra a câmara de ar. Cheia de furos. Mas fui lá e peguei a danada. Era uma MS Hammer 100.

Rapaz a minha vó... Meu Deus... Guardou o peixe pra uma amiga dela que está grávida e disse há séculos desejar comer peixe.

Um abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns parceiro, agora viciou, não tem jeito... soltar sempre é bom, mas agradar a vovó as vezes é mais importante joia::: , abraços!

João...

Acho que sou viciado mesmo antes de pegar pela primeira vez.

Minha vó encheu os zói dágua. Achei até engraçado.

Mas sigo aquela regrinha: Guardar o suficiente pra se alimentar durante a "estadia" no local. E devolver todos, quando possível.

Nem que leve ovo com farinha pra substituir o peixe!

Obrigado e abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns, pescador... a primeira sempre é inesquecível!! joia:::

E matar peixe pra comer com a família não é vergonha nenhuma! Vergonha é o excesso... é deixar perder... é não soltar os pequenos. De resto, tá no caminho certo!

Abração!

Leozão...

Agradeço a resposta.

Pra mim sempre soltar. Os pequenos nem se fale!

Até mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabens!!! ::tudo::

Valeu Isaac... Bela dentuça... A primeira captura com artificial não tem preço joia:::

Legal este local... E a isca! diabo:: esta "juma" é mortal para trairas bang::

Grande Cavalcante...

Rapaz o lugar é super tranquilo. Tem muita curimatá, piau, mandi, mandubé, surubim... E grandes! Juriti, socó, curicas australianas... É bem preservado e fica no pé de uma serra.

Esse rio desemboca no Sambito que cai na Mesa de Pedra. Logo, o potencial na Mesa de Pedra deve ser até bom.

Uma coisa que percebi esse final de semana: A Lelé que me destes, é glow. Quando fui tirar a caixa de iscas do carro, lá estava ela acesa. Eu disse: Valei-me!

Ainda apanhando pra trabalhar ela. Mas meia-água é mortal mesmo. Tive duas ações na Juma. Uma deu foto, outra deu história.

Um abraço, agradeço novamente.

Agora procurar tucunarés nos lagos de Timon.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pescar traíra é bom demais!!!!

É muito bacana mesmo. Uma vez estava pescando no mesmo rio. Com vara de bambu. Tentando pegar piau. E olhando a água, passou uma folha e uma traíra a abocanhou. Eu fiquei besta. Minutos depois eu peguei essa traíra.

Só não mostro a foto porque eu tava mais feio que a traíra...

Abraços.

"Meu filho" se elas estão com essa brabeza mau:: toda atacando até folha, não precisa se preocupar muito com qual isca usar. :gorfei:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A descrição do local ficou TOP!]

Hoje em dia prefiro Mil vezes ler relatos de locais novos como esse. Imagine, talvez essa seja a primeira vez que alguém pesca com artificial nesse lugar !

Bela traíra e esforço para recuperar a isca !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A descrição do local ficou TOP!]

Hoje em dia prefiro Mil vezes ler relatos de locais novos como esse. Imagine, talvez essa seja a primeira vez que alguém pesca com artificial nesse lugar !

Bela traíra e esforço para recuperar a isca !

Henrique... Meu caro.

Pois é... Lá os moradores pescam muito "batendo timbó" (Tipo de cipó que libera uma toxina que entorpece os peixes) e de "Paris" (Fazem uma barragem com estacas de madeira, perpendicular ao leito do rio, e no centro, fazem uma "caixa" onde tudo que passa pela abertura central, cai dentro).

Esqueci de tirar fotos de lá. Tem um paris bem próximo de onde estava pescando. Eu condeno as duas práticas. Já vi pegarem jacaré e vários peixes independente de tamanho. Mas isso acontece apenas no período chuvoso.

Mas o que me alegra é que como na região acontece muito a saída dos trabalhadores para o corte de cana na região sul. A pesca e a caça lá têm diminuído consideravelmente. Peixe lá é "regalia".

Um abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pela bela pescaria e te garanto que isso é só o começo!

Comecei a pescar com artificiais há 04anos e a coisa tomou uma proporção que você vicia!

Principalmente quando começa a pescar tucunaré!

Fui bater na Amazônia esse ano!

Sou do Piauí mas moro na Paraíba, por aí não tem tucunaré não rapaz?

Abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pela bela pescaria e te garanto que isso é só o começo!

Comecei a pescar com artificiais há 04anos e a coisa tomou uma proporção que você vicia!

Principalmente quando começa a pescar tucunaré!

Fui bater na Amazônia esse ano!

Sou do Piauí mas moro na Paraíba, por aí não tem tucunaré não rapaz?

Abraço!!

Opa meu caro conterrâneo...

Tucunaré tem sim... Rio Poti e Parnaíba e lagoas isoladas (de preferência de difícil acesso, pois o povo daqui quando descobre, pega até acabar)...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...