Ir para conteúdo

VARA DE CARBONO QUEBRADA


Carlos Tocantins

Posts Recomendados

OLÁ AMIGOS

APÓS PERDER UMA VARA DE CARBONO. AGORA QUEBREI OUTRA TAMBEM DE CARBONO. UM AMIGO COLOCOU A VARA NA CAMIONETE JUNTAMENTE COM UMA CAIXA TERMICA, NA VIAGEM A CAIXA QUEBROU A PONTA DA VARA (A PONTEIRA COM UM PASSADOR). EXISTE POSSIBILIDADE DE REPARO, PODE SER COLADA OU COISA DO TIPO. ESSA VARA É NOVA NEM TINHA USADO AINDA POUCOS DIAS DE COMPRADA.

GRANDE ABRAÇO

CARLOS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que dá pra colar, isso dá. Tem que colar com uma luva, um pedaço de outro blank por fora. Mas fica bem ruim. Eu particularmente não gosto. Mas há quem aprove, conheço alguns casos.

Outra opção é colar a ponteira onde quebrou e reposicionar alguns passadores. Tbm não é o ideal, a vara perde muito da sua ação, geralmente fica muito dura em relação a ação original, que deve ter sido a razão pela qual vc comprou a sua vara.

Há ainda outra opção: se a sua vara quebrada for TOP, pode valer a pena aproveitar o reel seat e os passadores. Sera usado um outro blank e cabos, tem um custo bem elevado.

Claro que a opção é sua. Procure um rod builder que faça reforma de varas. Aqui no Forum tem o Jorge Pozzobom, o Marcão Custom by Marco, o Vítor Poiani, entre outros.

Mas eu esqueceria essa quebrada e compraria outra, juntamente com um tubo para transporte. joia:::

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende onde quebrou, dá para consertar...

Quebrei uma CBM ao tirar a vara do porta varas doeu:: doeu:: doeu:: doeu:: doeu::

A vara era 5'7 e agora ficou com 5'3.. aliás preciso ir buscar lá no Marcão.. kkkkkkkkkkkk

Ela vai ficar um pouco mais rápida o que para mim não é problema.. o maior problema é ser 5'3... toquinho de vara... rsrsrsrsrs

Quem manda guardar a vara com a capa dentro do tubo.. bem feito para mim. :gorfei: :gorfei:

Como o Cleison falou, no meu caso foi colocado uma ponteira nova e reposicionado alguns passadores.

Gde Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parrillo, qdo dá pra salvar, ótimo!

Mas pelo que eu sei, a vara fica mais lenta e não mais rápida.

A velocidade da vara tem relação com a porção dela que mais verga quando é trabalhada. As varas rápidas vergam quase que exclusivamente o primeiro terço do blank, considerando da ponta para o cabo e sempre mais flexíveis quanto mais se aproxima da ponta. Quando mais rápida a vara, menos trabalho do blank. Quando se perde parte da ponta da vara, se perde a porção do blank que mais verga. Considerando desta forma, a parte mais para baixo é que vai vergar.

Assim, a vara que quebra parte da ponta, acaba ficando com a ação mais lenta, embora fique muito mais firme, mais dura até. Como vc disse, um toquinho mesmo p q as varas de ação rápida tem a parte mais baixa bem rígidas.

abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso Cleison, a vara não fica mais rápida, fica mais dura. :gorfei:

:gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Falei uma légua, expliquei a rebinboca da parfuseta e no final das contas, era isso aí que eu queria dizer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parrillo, qdo dá pra salvar, ótimo!

Mas pelo que eu sei, a vara fica mais lenta e não mais rápida.

A velocidade da vara tem relação com a porção dela que mais verga quando é trabalhada. As varas rápidas vergam quase que exclusivamente o primeiro terço do blank, considerando da ponta para o cabo e sempre mais flexíveis quanto mais se aproxima da ponta. Quando mais rápida a vara, menos trabalho do blank. Quando se perde parte da ponta da vara, se perde a porção do blank que mais verga. Considerando desta forma, a parte mais para baixo é que vai vergar.

Assim, a vara que quebra parte da ponta, acaba ficando com a ação mais lenta, embora fique muito mais firme, mais dura até. Como vc disse, um toquinho mesmo p q as varas de ação rápida tem a parte mais baixa bem rígidas.

abraço,

A ação não fica mais lenta não, pelo contrário fica bem mais rápida. No caso do blank de carbono maciço precisa ver quantas libras a vara tem. E a informação de fazer uma emenda com luva no carbono maciço não funciona, pode ter quem faça, mas volta a quebrar.

Abr.

Marcão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parrillo, qdo dá pra salvar, ótimo!

Mas pelo que eu sei, a vara fica mais lenta e não mais rápida.

A velocidade da vara tem relação com a porção dela que mais verga quando é trabalhada. As varas rápidas vergam quase que exclusivamente o primeiro terço do blank, considerando da ponta para o cabo e sempre mais flexíveis quanto mais se aproxima da ponta. Quando mais rápida a vara, menos trabalho do blank. Quando se perde parte da ponta da vara, se perde a porção do blank que mais verga. Considerando desta forma, a parte mais para baixo é que vai vergar.

Assim, a vara que quebra parte da ponta, acaba ficando com a ação mais lenta, embora fique muito mais firme, mais dura até. Como vc disse, um toquinho mesmo p q as varas de ação rápida tem a parte mais baixa bem rígidas.

abraço,

A ação não fica mais lenta não, pelo contrário fica bem mais rápida. No caso do blank de carbono maciço precisa ver quantas libras a vara tem. E a informação de fazer uma emenda com luva no carbono maciço não funciona, pode ter quem faça, mas volta a quebrar.

Abr.

Marcão

Falou quem entende... joia::: joia::: joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parrillo, qdo dá pra salvar, ótimo!

Mas pelo que eu sei, a vara fica mais lenta e não mais rápida.

A velocidade da vara tem relação com a porção dela que mais verga quando é trabalhada. As varas rápidas vergam quase que exclusivamente o primeiro terço do blank, considerando da ponta para o cabo e sempre mais flexíveis quanto mais se aproxima da ponta. Quando mais rápida a vara, menos trabalho do blank. Quando se perde parte da ponta da vara, se perde a porção do blank que mais verga. Considerando desta forma, a parte mais para baixo é que vai vergar.

Assim, a vara que quebra parte da ponta, acaba ficando com a ação mais lenta, embora fique muito mais firme, mais dura até. Como vc disse, um toquinho mesmo p q as varas de ação rápida tem a parte mais baixa bem rígidas.

abraço,

A ação não fica mais lenta não, pelo contrário fica bem mais rápida. No caso do blank de carbono maciço precisa ver quantas libras a vara tem. E a informação de fazer uma emenda com luva no carbono maciço não funciona, pode ter quem faça, mas volta a quebrar.

Abr.

Marcão

Vichhh Marcão, agora enrolou tudo. :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Sempre achei que a ação da vara (rápida, moderada, lenta) era classificada pela porção do blank que mais verga no arremesso, no trabalho da isca ou na briga com o troféu. Busquei uma discussão sobre ações de blanks aqui mesmo no FTB onde você explicou com muita propriedade essa questão, inclusive com várias ilustrações. ::tudo::

http://www.turmadobigua.com.br/forum/viewtopic.php?f=72&t=9516

Também vi uma discussão sobre uma vara que quebrou a ponta e tocaram justamente nesse ponto, se a vara fica mais lenta ou mais rápida. Pena que a discussão está em inglês.

http://www.bdoutdoors.com/forums/rod-building/436737-first-build-results-failure.html

Em uma das suas explicações no tópico daqui do FTB, vi que a ação da vara tem relação com o período de tempo que leva para voltar à posição normal depois de vergada nos arremessos fisgadas ou nos trabalhos com as iscas.

Nesse caso, a rigidez do blank também deve ser considerada para classificar a ação da vara em rápida, moderada ou lenta?

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parrillo, qdo dá pra salvar, ótimo!

Mas pelo que eu sei, a vara fica mais lenta e não mais rápida.

A velocidade da vara tem relação com a porção dela que mais verga quando é trabalhada. As varas rápidas vergam quase que exclusivamente o primeiro terço do blank, considerando da ponta para o cabo e sempre mais flexíveis quanto mais se aproxima da ponta. Quando mais rápida a vara, menos trabalho do blank. Quando se perde parte da ponta da vara, se perde a porção do blank que mais verga. Considerando desta forma, a parte mais para baixo é que vai vergar.

Assim, a vara que quebra parte da ponta, acaba ficando com a ação mais lenta, embora fique muito mais firme, mais dura até. Como vc disse, um toquinho mesmo p q as varas de ação rápida tem a parte mais baixa bem rígidas.

abraço,

A ação não fica mais lenta não, pelo contrário fica bem mais rápida. No caso do blank de carbono maciço precisa ver quantas libras a vara tem. E a informação de fazer uma emenda com luva no carbono maciço não funciona, pode ter quem faça, mas volta a quebrar.

Abr.

Marcão

Vichhh Marcão, agora enrolou tudo. :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Sempre achei que a ação da vara (rápida, moderada, lenta) era classificada pela porção do blank que mais verga no arremesso, no trabalho da isca ou na briga com o troféu. Busquei uma discussão sobre ações de blanks aqui mesmo no FTB onde você explicou com muita propriedade essa questão, inclusive com várias ilustrações. ::tudo::

http://www.turmadobigua.com.br/forum/viewtopic.php?f=72&t=9516

Também vi uma discussão sobre uma vara que quebrou a ponta e tocaram justamente nesse ponto, se a vara fica mais lenta ou mais rápida. Pena que a discussão está em inglês.

http://www.bdoutdoors.com/forums/rod-building/436737-first-build-results-failure.html

Em uma das suas explicações no tópico daqui do FTB, vi que a ação da vara tem relação com o período de tempo que leva para voltar à posição normal depois de vergada nos arremessos fisgadas ou nos trabalhos com as iscas.

Nesse caso, a rigidez do blank também deve ser considerada para classificar a ação da vara em rápida, moderada ou lenta?

Abraço,

Cleison, se a vara quebrou e ela é lenta = vai continuar lenta com a ponta mais grossa se média vai ficar um pouco mais rápida pois perdeu uma parte onde ela trabalha como média e se rápida vai ficar mais rápida a ponta mais dura, pois quebrou a parte que faz a ação.

A ação lenta enverga desde o cabo

a média do meio para cima

e a rápida uns 30 a 40cm da ponta, não devendo envergar abaixo do meio.

a extra rápida é só uns 15 cm

a xx fast que poucos conhecem não enverga nada.

As varas de carbono maciço, tem um comprometimento maior do blank nas libragens menores, veja o caso das varas MS, elas tem um tubo de glass na parte do cabo todo, senão enverga até o cabo chegando ao Butt. As varas de carbono maciço são compostas com fibra na sua maioria.

Cleison, muita gente não conhece o que é uma vara xxfast a ponto de dizer que a Vara Enzo é uma vara fast entendeu? Uma vara extra fast é a SC V.

Nesses tópicos que você colocou foi bem explicado por várias pessoas, inclusive com os desenhos de cada ação.

Abr.

Marcão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...