Ir para conteúdo

Dourados na artificiais.


Posts Recomendados

Gente estou com uma duvida devido aos muitos dourados perdidos nas artificiais nos últimos dias, pesco na região de tangara da serra mt, no rio sepotuba, e sempre tem muita ação de dourados, media de 3kg na artificial, principalmente na shad rap fire tiger 7 , mais o que esta acontecendo muito comigo e na hora da batida do peixe, sábado passado perdi 8 exatamentes do mesmo jeito o peixei bateu, pulou e "guspiu" a isca,

Vara que eu pesco é uma black hawk 8-17 lbs 1,80m carretilha shimano chronarch 201E, linha sufix 0,35 mono e um pequeno empate flexível com distorcedor e snap.

Nao sei se a vara é muito grande para o bait, mais tenho até um alcance bom com ela e uma precisão boa, to pensando que pode ser um vicio meu , que na batida ergo a vara para fisgar, ao invés de fisgar de lado no sentido da recolhida. E com a fricao um pouco apertada, o peixe não chega a levar linha.

Sobre as garateias uso as original mesmo, e fiz um teste com as da borboleta e não mudou muita coisa.

Ou a boca do dourado é tao dura assim? Sempre pesquei muito na artificial, mais agora esta tendo muito douradinhos e os bichos estão ruim de engatar.

Abraços. doeu::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hugo, aconteceu a mesma coisa comigo, na argentina, tive muita ação, alguns dourados beiravam os 4kg com certeza, mas sempre no primeiro ou segundo pulo, eles escapavam, a relação ações x embarque foi muito pequena, eu estava com equipamento tudo errado, vara 17lb e monofilamento, além de garatéias originais, ai revi alguns conceitos, é a minha opinião vamos lá, te sugiro o seguinte:

- Não adianta, pra fisgar mais os bixos precisa de uma vara dura, toco mesmo, e nada de 17lbs, são mais lentas e finas, não funcionou como eu queria, sugiro uma vara Albatroz Enzo 25lbs de no máximo 6´ (1,83m), para ter precisão nos arremessos, essa vara é um toco, muitíssimo rápida... a libragem pode ser exagerada mas é para que a vara seja realmente rápida para ferrar... se quiser brincar e perder mais peixes, continue com 17lb...

- Esqueca a linha de monofilamento, nylon na pescaria de dourados é fracasso na certa, aconteceu comigo, ela é muito elástica, e como todos sabem, os dourados tem a boca muito dura, de difícil penetração, você precisa de uma linha seca, que quando o peixe ataca, a resposta da fisgada seja maior e imadiata, ou seja, sem elasticidade, então te recomendo uma linha de multifilamento 30 ou 40lb (tem várias marcas boas (sufix 832, power pro) a linha é mais cara, mas pode durar muitas e muitas pescarias, o custo x benefício vale a pena.

- Trocar as garatéias das iscas por algumas mais afiadas, isso é muito importante, eu estava usando a vmc 9626 4x, mas esquece esta, não são afiadas o suficiente, então perdi muito peixe... Te recomendo as vmc 8527 6x, essas sim, são extremamente afiadas, além de muito fortes... dependendo das iscas de 7 a 12cm você pode usar as número 1 ou 2..

- Temos mania de erguer a vara na hora que o dourado pula, experimenta abaixar a vara deixando a linha sempre tensionada na hora da briga e dos saltos...

- Sempre confere o fio das garatéias, para ver se ainda estão afiadas, muitas vezes, com enroscos e peixes capturados, o fio do anzol das garatéias amassa ou se desgasta, não ficando mais afiada com era, ai é bom ter algumas reservas guardadas, para ir trocando durante a pescaria, acredite, ficar atento a isso faz a diferença.

Com certeza assim suas capturas vão aumentar muito, perdendo-se menos peixes, eu ainda não tive a oportunidade de pescar dourados novamente, mas depois do baile que eu tomei dos dourados na argentina, na próxima, só vou com esse equipamento que te recomendei...

Aqui nesses links a garatéia que te disse (vmc 8527 6x):

http://www.iscaecompanhia.com.br/produt ... GrupoID=14

http://www.reidapesca.com.br/detalhes.a ... dProd=5113

*se quiser investir mesmo,tem a owner 4x, mas são caríssimas...

Espero ter ajudado, obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente estou com uma duvida devido aos muitos dourados perdidos nas artificiais nos últimos dias, pesco na região de tangara da serra mt, no rio sepotuba, e sempre tem muita ação de dourados, media de 3kg na artificial, principalmente na shad rap fire tiger 7 , mais o que esta acontecendo muito comigo e na hora da batida do peixe, sábado passado perdi 8 exatamentes do mesmo jeito o peixei bateu, pulou e "guspiu" a isca,

Vara que eu pesco é uma black hawk 8-17 lbs 1,80m carretilha shimano chronarch 201E, linha sufix 0,35 mono e um pequeno empate flexível com distorcedor e snap.

Nao sei se a vara é muito grande para o bait, mais tenho até um alcance bom com ela e uma precisão boa, to pensando que pode ser um vicio meu , que na batida ergo a vara para fisgar, ao invés de fisgar de lado no sentido da recolhida. E com a fricao um pouco apertada, o peixe não chega a levar linha.

Sobre as garateias uso as original mesmo, e fiz um teste com as da borboleta e não mudou muita coisa.

Ou a boca do dourado é tao dura assim? Sempre pesquei muito na artificial, mais agora esta tendo muito douradinhos e os bichos estão ruim de engatar.

Abraços. doeu::

Acredito que se você usar uma vara com ação mais rápida (eu prefiro uma vara menor também) e linha de multifilamento que tem menos elasticidade seu rendimento vai ser melhor.

aplauso:: mestre::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha parceiro, os caras já te falaram tudo, e disseram os fatores pra otimização de equipamento, o Adão te deu o que fazer e o João passou a fundamentação teórica.

Minha contribuição é a seguinte, se não quer gastar demais, e/ou não dá pra fazer tudo pra ficar com equipo ótimo, o que deveria mexer, ou dentre esses fatores, qual deles tem maior peso pra perder peixe:LINHA

Troque a linha por multifilamento, na minha opinião é a primeira coisa que deve fazer, isso já vai te fazer perder bem menos peixe, e depois, com o tempo troque a vara, garatéia owner/gamakatsu etc.

boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro amigo Hugo, vou te dar umas dicas....

Primeiro lugar trocar a linha mono por linha multifilamento 30lbs com um leader de fluor 0,47~0,52mm, depois vamos trocar as garatéias trazeiras da isca por garatérias VMC modelo SureSet 4x do tamanho que não atrapalhe o nado da Isca, e na frente use garatéia VMC 4x do mesmo tamanho da isca.

Com a multi você vai diminuir a flexibilidade do conjunto vara + linha tornando a fisgada mais seca, e a garatéia SureSet vai ajudar na fisgada, ja tive várias vezes a perna maior da SureSet no canivete da boca do Dourado.

Se melhorar bom , mas se quiser ficar melhor , aí vc troca a vara por uma 10-20lbs, do tamanho que vc achar que se adapta melhor, acho que de 1,68 a 1,90 tá valendo.....

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hugo, aconteceu a mesma coisa comigo, na argentina, tive muita ação, alguns dourados beiravam os 4kg com certeza, mas sempre no primeiro ou segundo pulo, eles escapavam, a relação ações x embarque foi muito pequena, eu estava com equipamento tudo errado, vara 17lb e monofilamento, além de garatéias originais, ai revi alguns conceitos, é a minha opinião vamos lá, te sugiro o seguinte:

- Não adianta, pra fisgar mais os bixos precisa de uma vara dura, toco mesmo, e nada de 17lbs, são mais lentas e finas, não funcionou como eu queria, sugiro uma vara Albatroz Enzo 25lbs de no máximo 6´ (1,83m), para ter precisão nos arremessos, essa vara é um toco, muitíssimo rápida... a libragem pode ser exagerada mas é para que a vara seja realmente rápida para ferrar... se quiser brincar e perder mais peixes, continue com 17lb...

- Esqueca a linha de monofilamento, nylon na pescaria de dourados é fracasso na certa, aconteceu comigo, ela é muito elástica, e como todos sabem, os dourados tem a boca muito dura, de difícil penetração, você precisa de uma linha seca, que quando o peixe ataca, a resposta da fisgada seja maior e imadiata, ou seja, sem elasticidade, então te recomendo uma linha de multifilamento 30 ou 40lb (tem várias marcas boas (sufix 832, power pro) a linha é mais cara, mas pode durar muitas e muitas pescarias, o custo x benefício vale a pena.

- Trocar as garatéias das iscas por algumas mais afiadas, isso é muito importante, eu estava usando a vmc 9626 4x, mas esquece esta, não são afiadas o suficiente, então perdi muito peixe... Te recomendo as vmc 8527 6x, essas sim, são extremamente afiadas, além de muito fortes... dependendo das iscas de 7 a 12cm você pode usar as número 1 ou 2..

- Temos mania de erguer a vara na hora que o dourado pula, experimenta abaixar a vara deixando a linha sempre tensionada na hora da briga e dos saltos...

- Sempre confere o fio das garatéias, para ver se ainda estão afiadas, muitas vezes, com enroscos e peixes capturados, o fio do anzol das garatéias amassa ou se desgasta, não ficando mais afiada com era, ai é bom ter algumas reservas guardadas, para ir trocando durante a pescaria, acredite, ficar atento a isso faz a diferença.

Com certeza assim suas capturas vão aumentar muito, perdendo-se menos peixes, eu ainda não tive a oportunidade de pescar dourados novamente, mas depois do baile que eu tomei dos dourados na argentina, na próxima, só vou com esse equipamento que te recomendei...

Aqui nesses links a garatéia que te disse (vmc 8527 6x):

http://www.iscaecompanhia.com.br/produt ... GrupoID=14

http://www.reidapesca.com.br/detalhes.a ... dProd=5113

*se quiser investir mesmo,tem a owner 4x, mas são caríssimas...

Espero ter ajudado, obrigado!

Eu as vezes ergo a vara na hora batida, olha no meu canal zelelemt no youtube tem algumas posturas minhas lah, E sobre multifilamento, eu ja usei, tanto a 832 como power pro, e nao gostei pois o leito do rio onde pesco e somente pedras, e muito raso, mesmo rodando vc fica olhando o fundo do rio , entao sempre estava estourando a multi mesmo com lider, e o lider era do fluor 0,60 que uma vez foi cortado por um dourado de uns 12 kg. dai perdi minha isca (juana) e o baita do peixao. E outra dificuldade que tive com as multi foi estourar a linha, as vezes nao tem como ligar o motor devido de estar em corredeiras e a linha enroscada e o barco descendo. Quebrei uma MS BW desse jeito.

Sobre as garateias acho que podem ser elas, vou procurar essas suas indicadas.

Meu irmao usa as owner e está tendo o mesmo problema que o meu.

Com voces a batida do dourado na isca ja segue do pulo? aqui eh bateu pulou , depois que acontece a briga.

Mas estou pecando mesmo eh na batida do peixe, como trabalho com toques de varas e a ponta da vara perto da agua, quando sinto o peixe meu vicio e levar a ponta da vara pra cima da cabeca, dai nesse meio tempo nao acerto a fisgada, e vendo videos de mestre que nem voces nos tucunas, quando o bixo bate vcs pescam com a ponta da vara abaixada mesmo. quase parecido com uma recolhida ou uma trabalhada de helice, (nao sei se tah dando pra entender.)

Muito Obrigados pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...