Ir para conteúdo

Duvida com Motores!!


Posts Recomendados

Blza Galera!!

Estou iniciando um projeto para montar meu Bass joia:::

Como o custo para ter um barco tipo Bass Boat não é baixo, vou ter que ir por partes rindo3::

Assim, decidi que o primeiro item que vou comprar é o motor.

Em função de alguns fatores, decidi optar por um barco um pouco menor. Vou escolher entre o Trick, o X1, o F3 e o CDS Pro Team 165.

Para este conjunto a ser montado, estou pensando em comprar Mercury de 75 HP (esse final de semana estive na pousada do Gil na Serra da Mesa e pesquei com um F3 + um Mercury 75 Hp carburado e fiquei doido para montar um conjunto parecido), mas, após umas pesquisas, fiquei com algumas duvidas para saber as principais diferenças entre motores da mesma potencia.

Assim, quais seriam os prós e contras dos motores:

- 75 hp carburado

- 75 hp optimax

- 75 hp E-tec

Tambem gostaria de saber quais os pros e contras entre um motor 2 tempos para um 4 tempos.

Hoje, apenas para conhecimento, tenho um Brazuka 500 Lx + um Mercury Sea Pro.

Aos que puderem ajudar com as duvidas, ficarei grato joia::: joia:::

Abçs!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou na mesma situação portanto vou pedir licença para pegar uma carona no seu tópico.rsrsrs

No meu caso estou incluindo um casco Quest 258 na comparação e dando preferência para motores de 90 hp.

Abração

Blza Walther!!

Pode aproveitar o topico, qualquer sugestão/contribuição sera bem vinda!!

joia::: joia:::

Abçs!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tive contato com os motores e-tec, não gostei, apresentaram muitos defeitos, motores novos. O carburado é o de manutenção mais fácil e barato, porém o consumo é maior. Eu iria de optimax, economico, veloz, e todo mundo fala bem.

Blza Afif!!

Então, gostaria de saber se a diferença de preço entre o Mercury 75 hp carburado (R$ 17.987,00 no site da martinelli) para o Mercury 75 hp Optimax (R$ 22.230,00 no site da Martinelli) é justificada pela economia, velocidade, etc, etc.

Abçs!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1- eu não iria de 75. Compraria o 90 que tem o mesmo peso do 75, por pouca diferença de preço.

2- compraria da marca que tiver com uma BOA REVENDA próxima.

3- a gasolina é de boa qualidade na sua região? se não, compre carburado.

Blza Rodrigo!!

Cara, depois que voce falou é que fui olhar, o 90 hp pesa a mesma coisa que o 75 hp ::tudo::

Sendo assim, e pela pequena diferença de preço, o 75 hp realmente não vale a pena joia::: ja estou pensando no 90 hp mesmo!!

Quanto a gasolina, sinceramente, não sei te responder, pois a gente acredita que esta comprando a melhor (pelo menos sempre busco os melhores postos) mas, se realmente são de qualidade, ai ja é outro papo.

E quanto aos motores 4 tempos, valem o investimento??

Abçs!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá meus amigos...

Alguma coisa eu posso ajudar vcs, visto q estou há alguns anos pulando de barco em barco, de motor em motor para conseguir chegar no conjunto atual.

Sobre a escolha dos cascos, MUITA ATENÇÃO.

Caso eu poste alguma coisa, serei suspeito pra falar, então, todo e qualquer interessado em adquirir um barco tipo bassboat, deve OBRIGATORIAMENTE ligar para usuários q tenham ou q já tiveram o barco q vc está querendo comprar. Esta é sempre a melhor coisa a ser feita.

O investimento é alto e vc somente deverá fazê-lo, após ter certeza do q está comprando. joia:::

Quanto ao motor.

É batata q vc vai querer sempre andar mais rápido. Lembram-se daquele jargão "o homem nunca está satisfeito com o q tem?!?!"...Pois é...no caso de motores de popa é a mesma coisa.

Compre logo o maior motor suportado pelo casco (ou q vc já tenha visto sendo usado) e pronto. Assim, vc terá q trocar todo o conjunto quando achar q o seu barco não está andando mais...ou seja, será caro demais e vc rapidamente vai desistir da idéia...kkkkk....Comprando um motor subdimensionado, em poucos meses, vc estará comprando um maior.

No caso do Sanches...vá logo de 90hp e pronto.

Eu já tive um 90hp Etec e puts. Sou todo elogios pro motor.

É super silencioso, é econômico, e nunca deu qualquer tipo de problema, mesmo eu vendendo-o com apenas 8 horas de uso...kkk... :gorfei:

...mas o Eloy tem o mesmo motor, e já deixou o bicho parado por 1 ano...Bateu a chave e pronto, o motor funcionou certinho.

Com certeza o problema destes motores está no uso da nossa gasolina medíocre...então, o Optimax sai ganhando, visto não ser tão sensível quanto o Etec, e os bicos injetores serem mais baratos.

Os 4T são top demais. São super econômicos, super silenciosos, mas são mais caros e mais pesados, e, para os donos de barcos de alta performance, q buscam 1 MPH em qualquer coisinha, peso é sinal de menos desempenho...No mais, os 4T são tudo de bom.

Então, escolha o casco correto, um motor q atenda bem a sua necessidade e corra para o abraço...hehee... joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá meus amigos...

Alguma coisa eu posso ajudar vcs, visto q estou há alguns anos pulando de barco em barco, de motor em motor para conseguir chegar no conjunto atual.

Sobre a escolha dos cascos, MUITA ATENÇÃO.

Caso eu poste alguma coisa, serei suspeito pra falar, então, todo e qualquer interessado em adquirir um barco tipo bassboat, deve OBRIGATORIAMENTE ligar para usuários q tenham ou q já tiveram o barco q vc está querendo comprar. Esta é sempre a melhor coisa a ser feita.

O investimento é alto e vc somente deverá fazê-lo, após ter certeza do q está comprando. joia:::

Quanto ao motor.

É batata q vc vai querer sempre andar mais rápido. Lembram-se daquele jargão "o homem nunca está satisfeito com o q tem?!?!"...Pois é...no caso de motores de popa é a mesma coisa.

Compre logo o maior motor suportado pelo casco (ou q vc já tenha visto sendo usado) e pronto. Assim, vc terá q trocar todo o conjunto quando achar q o seu barco não está andando mais...ou seja, será caro demais e vc rapidamente vai desistir da idéia...kkkkk....Comprando um motor subdimensionado, em poucos meses, vc estará comprando um maior.

No caso do Sanches...vá logo de 90hp e pronto.

Eu já tive um 90hp Etec e puts. Sou todo elogios pro motor.

É super silencioso, é econômico, e nunca deu qualquer tipo de problema, mesmo eu vendendo-o com apenas 8 horas de uso...kkk... :gorfei:

...mas o Eloy tem o mesmo motor, e já deixou o bicho parado por 1 ano...Bateu a chave e pronto, o motor funcionou certinho.

Com certeza o problema destes motores está no uso da nossa gasolina medíocre...então, o Optimax sai ganhando, visto não ser tão sensível quanto o Etec, e os bicos injetores serem mais baratos.

Os 4T são top demais. São super econômicos, super silenciosos, mas são mais caros e mais pesados, e, para os donos de barcos de alta performance, q buscam 1 MPH em qualquer coisinha, peso é sinal de menos desempenho...No mais, os 4T são tudo de bom.

Então, escolha o casco correto, um motor q atenda bem a sua necessidade e corra para o abraço...hehee... joia:::

Obrigado Fabricio!!

Sempre contribuindo joia:::

Como voce disse, o investimento é alto, então, não posso errar.

Conto com a ajuda de todos!!

Grande abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Parceiro, e ai!?!?

A primeira duvida ja foi respondida né!?!?! 90 é o ideal para esse porte de casco. Segundo o que posso te falar em relação a estes motores é que em relação ao investimento inicial voce ja percebeu que o carburado é o menor. O peso tambem, e o custo de combustivel mais o oleo lubrificante fica igual aos e-tec e optmax. Pois o Marlucio tem um 115 optmax e eu um carburado, andamos juntos com cascos identicos, quando vamos fazer os calculos dos custos sempre empatamos, pois gasto um pouco mais com gasolina e um pouco menos com oleo. Sem falar que de vez em quando aqui em Uberlandia desaparece o oleo do optmax e é preciso ficar pedindo aos amigos que vão a são paulo pra trazer, e o tcw3 comum voce pode usar de qualquer marca. Leve em conta se ha concessionaria ai em Monte Carmelo, custo das revisões, custos das peças, dificuldade em encontrar as peças, possibilidade de travar bico, investimento inicial, partida com a bateria totalmente carregada e com 12,4Volts, etc. Acredito que voce vai de carburado..

Abs,

luizão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo bem Alessandro.

Passei pela mesma situação a 4 meses atrás quando fui comprar o meu bass, que por sinal e bem similar a especificação que voce está pretendendo. Fiz como esta pensando, comprei o motor primeiro e logo após o bass.

Fiquei navegando pelos foruns, internet e lojas de motores e ai surgiu a duvida terrivel de qual escolher? então começei enviar MP nos foruns para os usuarios de cada motor, Etec, Optimax e 4 T, devo ter enviado mais de 50 MP. No caso dos carburados eu tinha um 60 hp mercury na minha lancha que tinha vendido, assim tinha conhecimento sobre este.

Com as respostas das MP fiz um levantamento sobre cada um.

* E-tec - Nivel de satisfação alto, motorzaço, no entanto muitos deles reclamaram da queima de bico injetores. Indicaram sempre usar gasolina de boa qualidade, que no meu caso onde moro que quase imposivel, (São Miguel do Araguaia - GO) gasolina podium so em Goiania ou Palmas que estão a 500 km cada. Tambem a autorizada para reparos no motor somente neste dois locais.

* Optimax - O nivel de satisfação e alto, a queima de bico tambem foi citada em menor volume. Me alertaram em relação ao peso do motor, que no meu caso o bass que estava pretendendo suportaria sem problemas.

* 4 T Yamaha - Este foi o melhor nivel de satisfação, pareçe que os donos destes motores os ama, tem o mesmo peso o Optimax mas com consumo menor. Me orienteram em relação colocar um filtro antes de gasolina antes dela chegar no motor.

* Carburados - É o urso dos motores, acredito que para quem pesca pouco seria a melhor opção. Colocando este no bass pequeno trabalhando com giro de 4000 a 4500 e bem economico, falo porque tinho um na minha lancha antiga. Não optei por este por ando muito na temporada de pesca e emissão de poluente na agua é um pouco alta. Como pesco no Araguaia tive problemas com ele na saida da agua do motor (onde ele mija) como o Araguaia tem muita areia, praias, o bico de onde sai a agua ficava entopido direto, e se não tivesse observando poderia ter danificado o motor.

Resumindo a escolha do motor

Apos a respostas das MP, e andando na região onde pesco que Luiz Alves, Cristalino, Rio Crixas pegando sugestão de proprietários de motor e quem arruma os motores na região, mesmo não sendo autorizadas optei pelo motor que seria melhor para o meu caso, pesco muito, preciso de um motor economico e confiavel, e quando estrague talvez o pessoal daqui consiga arrumar, desta forma optei pelo Yamaha 90 HP 4T. Inclusive comprei este no valor bem interessante por ser 4T.

Agora na escolha do Bass fui atras de um com qualidade, modelo bonito, com acabamento e que cabia no meu orçamento.

Acabei fechando com o pessoal da xtreme boats, tive pessoalmente na fabrica e personalizamos um modelo para a minha necessidade, até porta varas coloquei no bass para as minhas pescarias no Araguaia, coloquei cadeira mais confortaveis, enfim, visite o link abaixo e o bass que comprei é o cinza com amarelo, inclusive ja está com o motor.

http://www.facebook.com/xtremeboats#!/m ... 982&type=3

http://caterva.com.br/forum/viewtopic.php?t=80423

Duvidas que são muitas, estamos a disposição. ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelentes dicas, Adriano...

E parabéns pela escolha....Os X1 estão sendo muito bem aceitos no mercado.

Ah...e poste as fotos do seu novo barco na sala POSTE AQUI AS FOTOS DO SEU BASSBOAT...Tenho certeza q a turma irá gostar muito.

Abs.

Fabrício BIguá

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tive contato com os motores e-tec, não gostei, apresentaram muitos defeitos, motores novos. O carburado é o de manutenção mais fácil e barato, porém o consumo é maior. Eu iria de optimax, economico, veloz, e todo mundo fala bem.

Blza Afif!!

Então, gostaria de saber se a diferença de preço entre o Mercury 75 hp carburado (R$ 17.987,00 no site da martinelli) para o Mercury 75 hp Optimax (R$ 22.230,00 no site da Martinelli) é justificada pela economia, velocidade, etc, etc.

Abçs!!

Para mim justificaria sem dúvida alguma, a tecnologia é outra, emite menos ruído, só pilotando eles pra ver como é na verdade... E outra coisa, vc vai desembolsar muito mais grana em revisão e manutenção do que com um carburado. Depende do seu bolso.

São N fatores que vc deve pesar, e acho que o principal é sua disponbilidade financeira pro seu hobby. Eu tenho uma Bigfish com 50 carburado, se eu tivesse grana, estaria de granbass com 250 pro XS...rsrrsrs...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se a opção é por 90 HP eu iria de carburado.

"Ah, mas bebe mais".

Eu duvido que se for feito um cálculo de custo de propriedade utilizando VPL como referência um carburado saia mais caro.

Se tem a opção de carburado na mesma potência, para que comprar Optimax ou E-Tec?

Isso é só para outros países onde é proibida a venda de motores carburados.

1 abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lamana meu amigo.

Eu sei disso, é só para aquela limpezinha básica. rsrsrsrsrs

Pois é, e nos motores com a tecnologia moderna é uma limpezinha básica no bolso da gente.

Hoje tenho um 90 HP carburado. Meu próximo barco com certeza terá motorização maior. É uma pena pois vou ser obrigado a ter motores que não estão adaptados para nossa realidade (combustível).

Ainda por cima acho a tecnologia ainda incipiente, por isso nota-se tantos problemas nesses motores.

Vou sentir saudades! Nos carburados se você tiver um arame e um alicate resolve qualquer parada...

1 abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom na minha opinião, se eu fosse comprar um casco hoje ficaria entre 2 o Classic da megabass ou a 268 da quest, eu não compraria os menores pois em pouco tempo vc vai achar o barco pequeno, por ex se pesca em 3 apertado. Eu tenho um 268 que estava com um 90hp mercury carburado e andava a 47 milhas (eu acho q chegava mais pois isso dava com o hélice original) numa boa e plana muito rápido. O bom é que esse motor é o min deles por isso quando achar que ele esta devagar é só trocar o motor! rs . Outra coisa a quest perde muito é no pós venda ( o atendimento deles é ruim no meu ponto de vista) por isso eu acho q hj a megabass leva muita vantagem nisso tb!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Adriano, vi seu barco la na Xtreme quando fui buscar o meu! Parabéns pelo bom gosto, teu barco ficou muito show!

Abraço.

Tudo bem Alessandro.

Passei pela mesma situação a 4 meses atrás quando fui comprar o meu bass, que por sinal e bem similar a especificação que voce está pretendendo. Fiz como esta pensando, comprei o motor primeiro e logo após o bass.

Fiquei navegando pelos foruns, internet e lojas de motores e ai surgiu a duvida terrivel de qual escolher? então começei enviar MP nos foruns para os usuarios de cada motor, Etec, Optimax e 4 T, devo ter enviado mais de 50 MP. No caso dos carburados eu tinha um 60 hp mercury na minha lancha que tinha vendido, assim tinha conhecimento sobre este.

Com as respostas das MP fiz um levantamento sobre cada um.

* E-tec - Nivel de satisfação alto, motorzaço, no entanto muitos deles reclamaram da queima de bico injetores. Indicaram sempre usar gasolina de boa qualidade, que no meu caso onde moro que quase imposivel, (São Miguel do Araguaia - GO) gasolina podium so em Goiania ou Palmas que estão a 500 km cada. Tambem a autorizada para reparos no motor somente neste dois locais.

* Optimax - O nivel de satisfação e alto, a queima de bico tambem foi citada em menor volume. Me alertaram em relação ao peso do motor, que no meu caso o bass que estava pretendendo suportaria sem problemas.

* 4 T Yamaha - Este foi o melhor nivel de satisfação, pareçe que os donos destes motores os ama, tem o mesmo peso o Optimax mas com consumo menor. Me orienteram em relação colocar um filtro antes de gasolina antes dela chegar no motor.

* Carburados - É o urso dos motores, acredito que para quem pesca pouco seria a melhor opção. Colocando este no bass pequeno trabalhando com giro de 4000 a 4500 e bem economico, falo porque tinho um na minha lancha antiga. Não optei por este por ando muito na temporada de pesca e emissão de poluente na agua é um pouco alta. Como pesco no Araguaia tive problemas com ele na saida da agua do motor (onde ele mija) como o Araguaia tem muita areia, praias, o bico de onde sai a agua ficava entopido direto, e se não tivesse observando poderia ter danificado o motor.

Resumindo a escolha do motor

Apos a respostas das MP, e andando na região onde pesco que Luiz Alves, Cristalino, Rio Crixas pegando sugestão de proprietários de motor e quem arruma os motores na região, mesmo não sendo autorizadas optei pelo motor que seria melhor para o meu caso, pesco muito, preciso de um motor economico e confiavel, e quando estrague talvez o pessoal daqui consiga arrumar, desta forma optei pelo Yamaha 90 HP 4T. Inclusive comprei este no valor bem interessante por ser 4T.

Agora na escolha do Bass fui atras de um com qualidade, modelo bonito, com acabamento e que cabia no meu orçamento.

Acabei fechando com o pessoal da xtreme boats, tive pessoalmente na fabrica e personalizamos um modelo para a minha necessidade, até porta varas coloquei no bass para as minhas pescarias no Araguaia, coloquei cadeira mais confortaveis, enfim, visite o link abaixo e o bass que comprei é o cinza com amarelo, inclusive ja está com o motor.

http://www.facebook.com/xtremeboats#!/m ... 982&type=3

http://caterva.com.br/forum/viewtopic.php?t=80423

Duvidas que são muitas, estamos a disposição. ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Olá pessoal,sem querer abrir um novo tópico,e ressuscitando esse tópico :gorfei: gostaria de saber se é possivel eu adaptar o meu motor de 15 hp evirunde ano 96 ,numa lancha pequena de uns 4 metros,sendo que com volante e acelerador na parte da frente da lancha e troca de macha ,avante ,neutro e ré ? alguém já fez isso ?fico no aguardo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...