Ir para conteúdo

4 amigos do FTB em Yahapé, ARG. SENSACIONAL!!!


Posts Recomendados

A pescaria começou, para mim, com um convite direto do amigo Junos há um mês, :amigo: com intuito de irmos a Cabaña Sapito em Yahape-Argentina, com outros amigos: João Luiz Lusardo e Thiago Jonko. Com saída prevista dia 30 de outubro e volta dia 4 de novembro, sendo que seriam quatro dias de pescaria (31/10, 1/11, 2/11, 3/11), porém, antes que eu passe a relatar a pescaria, gostaria de explicar como conheci o Junos, ou melhor, como reecontrei o Junos após 25 anos.....Isso aí ...depois de 25 anos!!!! doeu:: doeu::

Em 6 de setembro deste ano, me cadastrei aqui no FTB e já na sala de apresentação o Junos veio me recepcionar, de pronto vi que ele morava em São Borja-RS, sendo que é um dos meus locais de pesca, bem como a cidade natal da minha noiva, conversa vai...conversa vem...indaguei se ele era natural de São Borja, aí ele disse que não! Que era natural de Ijuí-RS, mas que foi muito novo para cidade de São Luiz Gonzaga....OPS!!! Mais uma coincidência!!! Pois há muito tempo atrás (por volta do ano de 1987), tinha morado em São Luiz. Expliquei que meu pai era bancário e que morávamos em cima do banco Banrisul naquela época.

NOOOOSSSSAAAA!!!! :gorfei: :gorfei:

Aí veio a surpresa!!!! Recebi uma MP do Junos, que já de início dizia!! “GEEELLLLAAADDDOOOOO””” HEHEHEHE.... :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Que ele morava a uma quadra da minha casa e que nesta época tinha dois amigos, de brincar junto todos os dias, que eram dois irmãos e lembrava que o mais velho o nome era João Batista (meu irmão).

INACREDITÁVELLLL!!!!!!! ::tudo:: ::tudo::

O Junos me mandou esta mensagem já com o número do telefone pessoal dele, já prevendo o acontecido!!

Na hora liguei para o meu irmão ( João Batista) e perguntei se lembrava de um amigo chamado Junos, e o que ele me respondeu? “Acho que era um amigo que morava na esquina de casa, brincávamos direto com ele!!!!

MEU DEUSSS!!! surtei:: surtei::

Depois de 25 anos reencontrar um amigo num Forum nacional, do tamanho deste...o destino ta brincando né?????? hehheheh.... mau::

Bueno, mas foi isso que aconteceu!!!! Liguei para o Junos e nos reapresentamos, ele se lembrava até de umas fotos que tinha na sala da minha casa de uns Surubis pegos pelo meu pai há mais de 30 anos. Ele me disse que nunca esqueceu daquelas fotos, pois achava sensacional peixes daquele tamanho!!! O piá já era “doente” por pescaria aos 6 ou 7 anos de idade....hehehhe...Aí vai a foto dos peixes que o Junos lembra:

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Contei a história para um monte de gente e todos ficaram emocionados com o que tinha acontecido. Na outra semana, já iria para São Borja levar uma lancha que tinha comprado e sem dúvida rever o amigo que não via há pelo menos 25 anos!!!! Marcamos para se encontrar em um restaurante, para comer uma “picanha no disco de arado” e para as nossas “senhoras” se conhecerem também, mais uma coincidência é que as duas são psicólogas....aí já virou uma terapia de casal!!!! :gorfei: :gorfei: Hahahha...brincadeira!!! :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Bueno gurizada, no Brasil tudo acaba em pizza, AQUI NO FTB é diferente, ainda mais nesta condição excepcional, ía acabar em que????? paia:: paia::

PESCARIA!!!!!!! HUAHUAUHUHA... :gorfei: :gorfei: :gorfei:

De pronto já marcamos uma pescaria para o outro dia em São Borja, com mais um amigo do FTB o Colleto, gente bueníssima!!!!! :amigo:

E depois foi questão de tempo, para chegar o convite da pescaria em Yahapé, como passo a expor agora... :amigo:

O Thiago e o João vieram de Santa Cruz do Sul - RS e peguei carona com eles aqui em Santa Maria – RS e fomos até São Borja para buscar o Junos. Depois de toda a turma reunida partimos rumo a Yahapé – AR. Chegamos ao Sapito por volta da meia noite e já começamos a arrumar as tralhas e depois jantar.....

Amigos do FTB!! Nunca vi tanto material de pesca na minha vida!!!!! Iscas para corrico, juntando de nós quatro, tranquilamente tinha mais de 200 iscas (NO MÍNIMO!!)!!!!

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Primeiro dia de pesca!!

A intenção sempre foi de “sacar” os “Tigres” do Parana, somente ele, tanto no corrico, como no “pincho”.

Decidimos que cada dia pescaríamos com um amigo e guia diferentes. Estes já estavam acertados para nós, que eram o guia Ausgustin, mais conhecido como “Espingarda” e Gabriel (nada mais, nada menos que filho do lendário guia “Juan Carlo” que trabalha na “Gêmeos”).

Assim, decidimos que eu começaria com o Junos e o piloteiro “Espingarda” e fomos direto para as “piedras” na cancha da “Rampa” e “Porto Carão”, e somente eu consegui embarcar um dourado.

Imagem Postada

Imagem Postada

A tarde, pela falta de “pique”, fomos pinchar rio abaixo na “cancha do Arroyo Tuiuti” para tentar pegar alguns dourados, pois a situação do rio estava muito ruim para o corrico (água gelada, rio crescido, chovendo, ventando muito). Aí começaram a ser “desentocados” das “galhadas” os peixes.

Imagem Postada

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/DSC04075.jpg

O Junos, mestre do bait, já consegue lindo peixes e excelentes peleias, até conseguir ferrar um dourado de 6.5 Kg, que briga sensacional!!!!

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/DSC04074.jpg

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/DSC04073.jpg

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/DSC04072.jpg

Eu já estava feliz com o que estávamos embarcando, quando vimos e ouvimos a outra lancha da equipe, que estava uns 200 metros rio acima, vindo em nossa direção e os guri aos “berros” com um “baita dourado”, pego pelo João numa isca Maria The First, peixe de dois dígitos e pego no bait.

palmas::

Creeeddddoooo!!!! TROFÉUUU!!!!! :gorfei: :gorfei:

Ficamos espantados !! (Prestem a atenção na minha cara e do Junos quando vimos o DOURADÃO!!!! Heheheh)

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/P1030774.jpg

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/P1030777.jpg

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/P1030776.jpg

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/P1030773.jpg

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/P1030779.jpg

Terminado o primeiro dia de pesca, jantamos e depois deixamos a tralha arrumada para o próximo dia, e então fomos dormir. Surpresa na madrugada!!!! Chegou uma turma de amigos do Junos, todos de São Borja-RS e nos acordaram com uma serenata com a música de Horácio Guarany (pescador Y guitarrero) palmas:: palmas:: palmas:: . NOOOSSSSAAA, para quem conhecesse esta música sabe do que se trata!!!! Receber uma serenata, numa pousada na beira Del Rio Parana, com uma música destas. SENSACIONAL!!!! ::tudo:: ::tudo:: Pena que não filmei mau:: . Desde já quero agradecer a turma de amigos de São Borja, tais como: Coleto, Guinter, Piu (guitarrero), Taia, Pablo e outros que já não lembro nome, mas todos baitas companheiros! :amigo: :amigo: :amigo:

Segundo dia de pesca, desta vez as duplas eram eu e o Thiagão com o piloteiro “Espingarda”; Junos e Lusardo com o guia Gabriel, novamente direto para as “piedras” corricando rio acima atrás do tão sonhado troféu!

Novamente, como a manhã do dia anterior o bicho não tava batendo, fraco de “pique”, quase desistindo de corricar nas pedras da Cancha do “Porto Carão” e POWWW!!!! Douradão, douradão, grita o piloteiro!!!!! Bateu para mim e tento recolher o mais rápido que posso para não dar chance ao “Tigre”.

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/SAM_0557.jpg

Thiagão grita: “tem no mínimo 14 kg”, o “Espingarda” concorda: “És muy grande é muy grande.... está trabalhando só no fundo y no salta!!!”

Comecei a trabalhar com toda a atenção do mundo. A outra lancha da equipe vem em nossa direção para presenciar o feito e????

Decepção!!!!

Era um dourado de um dígito pego pelo lombo, por isso trabalhava no fundo e vinha de lado dificultando o trabalho!!!! Era lindo o dourado, mas a expectativa causou uma certa frustração!!!!

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/SAM_0560.jpg

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/SAM_0563.jpg

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/SAM_0561.jpg

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/SAM_0564.jpg

Não desanimamos e subimos para as canchas rio acima e começamos a corricar com as rapalas SSR14, berando o barranco e foi ai que novamente....

POWWWW!!!!!ZZZZZZZZZZZZZZZ.....ZZZZZZZZ......ZZZZZZZZZZZ

Desta vez para o Thiagão, “Pintado” grita o Espingarda, dobrou a vara e o peixe se foi ao mato, enroscou numa “pauleira” e soltou...psssssss....mais uma decepção!!!! Ainda, antes do almoço pinchamos muito, mas nada!!!

À tarde, como o douradão não estava ativo, fomos tentar o surubi e aí começou uma pescaria que nem pensávamos e cogitávamos em fazer e que se tornou numa BRUTA PESCARIA!!!!!! Fomos atrás dos “Touros” do Paranazão!!!!!SURUBIS!!!!!

Além, da pescaria em si, que foi emocionante com o Thiago, quero deixar registrado que o Thiagão é um baita cara, muito engraçado, contou piada o dia inteiro, alto astral, enfim, foi um dos dias mais divertidos da minha vida!!!! Valeu Thiagão!!!!!!

E começaram as fortes emoções pela tarde!!

Junos já engata um dos “BRUTOS”, “EL TORO DEL PARANA” , o primeiro Surubi da pescaria, lindo peixe, linda briga, lindas fotos!!!!! Parabéns Grande Mestre Internacional Junos!!!!!

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/P1030791.jpg

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/P1030790.jpg

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/P1030786.jpg

Mais para o final da tarde eu o Thiago corricando rio abaixo, mais ou menos na frente da rampa, o guia acelera a lancha e grita: “peixe, peixe”....era para o Thiagão e começou a briga mau:: ......MEEEEUUUUU DEEEUUSSSS....QUE BRIGA!!!!! ::tudo:: Uma hora para tirar o bruto!!!! :gorfei: :gorfei: O Junos e o Lusardo acompanharam a última meia hora de briga :amigo: , e não me esqueço das expressões dos rostos, todos na expectativa de ver o Surubi.

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/P1030808.jpg

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/P1030807.jpg

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/P1030806.jpg

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/P1030804.jpg

Uma hora depois... :gorfei: :gorfei: :gorfei:

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/DSC04091.jpg

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/DSC04090.jpg

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/DSC04089.jpg

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/SAM_0593.jpg

Mais outro peixe que embarcamos ferrado pelo lombo e como ficam fortes naquelas águas rápidas!!!! Lindo peixe, bruta briga!!!!

Sem tempo para mais nada e o Thiagão exausto, fomos descansar, muito papo, boas risadas, e quase na hora de deitar tive um acidente, resbalei na grama e torci o joelho, que dor!!!!! Tive um estiramento nos ligamentos do joelho!!!! P....que pariu!!!!!

No outro dia ( 3º dia de pescaria), quase não fui pescar, mas como bom gaúcho:

Não "afrouxemo" nem nos "lançante"

Pois "semo" loco de dá com um pau

"Cruzemo" a nado se o rio não dá vau

Neste mundo "véio" flor de cabuloso

E o "mala bruja" quando esconde o toso

Nós "esporiemo" bem no sangrador

Em rancho de china, se "campiemo" amor

"Entremo" sem sono e "garantimo" o poso,

“Não ta morto quem peleia” e que bom que não desisti, pois esse era meu dia!!!! joia:::

O dia do maior peixe da minha vida!!!! ::tudo:: ::tudo:: ::tudo::

Um e principal “segredo” para ter êxito nas pescarias na Argentina, é nunca desistir e, como queríamos os Grandes Tigres, fomos para as pedras novamente e, novamente..... nada de pique!!

Decepção!!

Seguimos corricando, sendo que pela manhã, nada!!!

A tarde fomos rio abaixo almoçar e pinchar um pouco. Não se agüenta corricar 4 dias direto, precisamos nos esticar/descansar e para isso existe o “bait”. hehehehe

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/02112012940.jpg

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/02112012939.jpg

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/02112012937.jpgConsegui embarcar uma linda piaracanjuva, que deu quase 3 kg no boga grip.

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/P1030836.jpg

Já a outra equipe, estavam fazendo show com lindos peixes, inclusive o Thiago pegando um bruto dourado com isca de superfície....isca de superfície???? Isso mesmo!!!! Os peixes estavam extremamente ativos na superfície!!!!

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/DSC04096.jpg

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/DSC04095.jpg

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/DSC04093.jpg

Não poderia deixar de mencionar, o DOURADASSO perdido pelo Thiago numa isca de superfície, ele estava com o Junos, tendo consenso entre os dois e mais o guia que o Tigre passava bem de dois dígitos. E se tratando de pesar os peixes no olho, os guri são feras, pois não erram 2Kg num peixe de 30 KG. Todos devem estar pensando, mas como assim perdeu????? Eu digo por que, arrebentou a linha de multifilamento de 65 lbs!!!!!!!!! 65 lbsss!!!!! Que baita dourado devia ser!!! Ainda mais engatado na superfície a 10 metros do barco!!!! Que pancada!!!! Mas ele não quis aparecer no relato do FTB e ficar nacionalmente famoso!!! Azar o dele!!! heheheh :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Bueno!!!A tardinha, fomos corricar na frente da rampa, mas já com outra idéia, mesmo contrariando o nosso guia. Colocamos iscas Mojarras a descer o rio. Este fato foi o diferencial na nossa pescaria, pois dos 10 surubis pegos, 8 pegamos com Mojarras a descer o rio. Depois comentado com o Sapito, e dito por ele, que nunca tinha visto isso antes.

Primeira descida, tranco a isca no chão, na segunda descida engato um belo dourado!!! Que me deu prazer de uma bela briga e lindas fotos!!!!

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/P1030843.jpg

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/P1030843.jpg

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/P1030846.jpg

Na terceira descida, PIQUE!!!! A LACHA ACELERA E A CARRETILHA FRITAAAA ZZZZZZZZZZZZZZ ZZZZZZZZZZZZZZZZ!!!!!! PINTADO!!!!!ZZZZZZZZZZZZZZZ ::tudo::

Até os primeiros 12 minutos de briga o guia e o Lusardo estavam descrentes com o tamanho do bicho, ou simplesmente de gozação mau:: ....ahhhhh.....o Lusardo é o pai do gozador!!! :gorfei: O cara é um espetáculo de gente boa, além de ser um “expert” em pescaria, sabe muito, mas muitooo mesmooo!!!!Mas não dá para deixar picando a bola!!!!hehehheh :amigo:

Depois, que o “Toro” se mostrou a uns 3 metros abaixo da lancha, a tremedera pegou parelho no pessoal, o papo mudou, a conversa ficou séria!!!! diabo:: Hahahahhaha.....quer dizer, menos com o Lusardo!!! :gorfei: :gorfei: :gorfei: Uhauhauhuhauha....era o único a contar piadas e dar gargalhadas!!!!! Que figurassa!!!!!

Lusardo: foi uma honra imensurável pescar contigo!!!!

:amigo: :amigo: :amigo:

Tchê gurizada, que peleia linda com aquele Surubi, entramos noite a dentro com a “lida”!!!! E, no final das contas, depois de câimbra nas “canas dos braços” que pareciam ser no osso mesmo, o meu amigo e guia Ausgustin Espingarda, meteu a mão na boca do Surubi, junto com a isca que estava ali e rápido como um “tiro de espingarda”embarcou o TROFÉUU!!!!!

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/P1030855.jpg

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/P1030850.jpg

Muito pesado!!!! Recebo o parabéns de todos os companheiros e um especial do Lusardo que disse: “Você trabalhou muito bem o peixe, nunca deu chance para ele, parabéns”....Bomm, receber um elogio de um expert que nem o Lusardo....Bahhh...ganhei o dia e a pescaria!!!! Valeu Lusardo!!!!

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/P1030857.jpg

Companheiros, com o joelho machucado e cansado da “briga” não tive forças para erguer o peixe e pedi para o Espingarda que aparentava ser o mais forte de nós e ele aguentou segurar o peixe somente para duas fotos, uns 5 segundos!!!! Hehehhe...

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/P1030858.jpg

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/P1030859.jpg

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/P1030870.jpg

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/P1030871.jpg

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/P1030863.jpg

Nem preciso dizer, que “bebemorei” muito.....mas muito mesmo!!!!!!! Até esqueci do joelho por algumas horas!!!!

Quarta dia e estratégia montada, duplas definidas (Eu e o Junos; Thiago e João), garatéias afiadas, começamos cedo corricar na pedra atrás do douradão que de jeito nenhum queria aparecer para as fotos!!! E depois de insistir bastante desistimos deles (Mais um a vez!!), pois a pescaria era para os Surubis. Enfim, saímos para pescar um peixe(dourados) e por não estar ativo, acabamos redefinindo a pescaria para outro peixe (Surubis), que nos deu belíssimas emoções. ::fish2

Mesmo assim,, pegamos alguns dourados, com Iscas Mojarras.

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/031120121007.jpghttp://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/031120121011.jpg

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/031120121010.jpg

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/031120121009.jpg

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/DSC04130.jpg

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/DSC04127.jpg

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/DSC04126.jpg

Íamos trocando sinais e algumas palavras com a outra equipe e vimos que eles não estavam pegando nada e aí que encostamos para falar com eles. O Thiagão estava sem a isca que os peixes estavam batendo, eu tinha algumas sobrando e foi que nem “dar arma para ladrão”!!! hahhahahah.......O cara arrebentou!!!!! :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei:

O Thiagão pegou 6 surubis com aquela isca!!!!!! Vai ser rasgado assim ... heheheh...Para o sucesso de uma pescaria o cara tem que ter técnica e sorte e isso o Thiagão tem sobra....baita pescador e muito rasgado!!!! Hehehehhe....

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/P1030896.jpg

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/P1030892.jpg

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/P1010040.jpg

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/P1010051.jpg

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/P1010053.jpg

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/P1010043.jpg

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/P1010054.jpg

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/P1010033.jpg

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/P1010050.jpg

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/P1010049.jpg

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/P1010035.jpg

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/P1030905.jpg

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/P1030917.jpg

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/P1030919.jpg

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/P1030920.jpg

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/P1030921.jpg

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/P1030923.jpg

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/P1030924.jpg

Até que avisaram o Tiago que as fotos iria sair no FTB e pediram para comemorar com mais entusiasmo... :gorfei: :gorfei:

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/P1030904.jpg

E o "Home" não para de pegar troféus.... ::tudo::

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/P1030906.jpg

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/P1030909.jpg

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/P1030910.jpg

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/P1030913.jpg

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/P1030916.jpg

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/P1030876.jpg

Voltamos a pescar até que.....POWWW....carretilha dispara.....de pronto vimos que era um pintado que Junos ferrou!!!!

E ele extremamente conhecedor dos peixes do rio, já avisa: prepara a máquina para tirar as fotos, que é um peixe enorme!!!!

Tchê....que bagualeza vêr o Junos trabalhar um peixe, ele mete uma pressão na linha que nunca tinha visto!!!! O nosso guia com os olhos arregalados acho que pensou a mesma coisa, porém nada...nada falava, pois o Junos em Yahapé é tão conhecido como o Sapito!!!! Todo mundo conhece ele, não é brincadeira!!!! CONHECEM E RESPEITAM!!!!

Ele previu o acontecido: “ ou é um peixe muito grande ferrado pelo lombo ou é um monstro de mais de 60 Kg”.....A previsão foi certeira!!!! Um bruto Surubi ferrado lombo!!!Não posso deixar de mencionar que ele arrancou o peixe em 10 minutos! Hahahhahaha...QUE BARBARIDADE!!!!

O guia Gabriel disse: “muy bien, muy bien, nós piloteiros do Parana não conseguimos fazer o que você acabou de fazer, aprendi muito contigo nestes dias”

BAHHH....QUE MORAL HEIN!!!!

Mas é isso, o Junos além de ser um cara SENSACIONAL como pessoa, é um baita pescador, conhecedor daquele rio como ninguém!!!! Esse sim é “O CARA” da pesca naquelas bandas!!!! Sem exagero nenhum!!!! Simplesmente é “O CARA”!!!!!

Bommm....as fotos deixo para vocês tecerem os comentários:

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/03112012977.jpg

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/03112012976.jpg

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/03112012971.jpg

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/03112012969.jpg

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/DSC04119.jpg

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/DSC04117.jpg

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/DSC04116.jpg

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/DSC04115.jpg

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/DSC04114.jpg

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/DSC04108.jpg

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/DSC04106.jpg

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/DSC04109.jpg

Prestem atenção de como ficou a isca depois da briga!!!!

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/03112012983.jpg

O Thiagão foi o campeão de Surubis pegos, pegou 7 ao total, vai ter sorte assim....hehehhe....mas esse cara merece!!!!

E as fotos??? Que loucura!!!!! Inacreditável!!!!!

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/P1030931.jpg

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/P1030927.jpg

Ele simplesmente nadou junto com o Gigante Surubi!!!

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/P1030926.jpg

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/P1030925.jpg

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/P1030924.jpg

A pedido do Junos, preciso dizer: TODOS OS PEIXES CAPTURADOS POR NÓS FORAM DEVOLVIDOS AO RIO!! Porém, fomos os únicos de mais de 50 lanchas na água (90% de brasileiros). O Sapito, indignado com a situação, chegou a advertir alguns clientes. Não conseguimos dizer quantos Surubis saíram da água, mas foram muitos!!!

Esclareço que existe uma cota legal para o abate de surubi, mas fica este fato para que repensemos a situação independente de legal ou não.(Minha opinião depois dessa pescaria: A emoção de embarcar um peixe do tamanho do que eu embarquei não tem como ser expressa em palavras, logo, nem preciso dizer que o peixe que foi abatido deixa de proporcionar alegria a novos pescadores e essa emoção não tem preço!!)

Me sinto no dever de fazer um agradecimento especial ao Sapito, que é uma pessoa espetacular, 1000%!!

A gente acaba se sentindo em casa, o problema é ir embora, fica com a vontade morar direto lá!!!! Mas isso só possível quando te tratam bem e foi exatamente isso que nos aconteceu!!!!

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/03112012984.jpg

Obrigado também ao Ausgustin “Espingarda” e ao Gabriel que são excelentes guias e companheiros, quem for para lá peçam por eles, não vão se arrepender!!!! Com certeza vão virar seus amigos!!!!

Espero que tenham gostado do meu primeiro relato, pois para mim nunca irei esquecer!!!!

Equipamentos utilizados:

Zé Guimarães:

Corrico: carreta Abu Garcia 7000 C3, vara MS Hunter Fish, 30 lbs 6’5, linha PP 30 lbs, flúor YGK, snap Kexão 100 lbs;

Pincho: carretilha shimano Scorpion XT 1500-7, linha daiwa samurai 40 lbs, vara Enzo III, 6’, 25 lbs, flúor YGK, snap Kexão.

Junos:

Corrico- varas by Jorge Pozzobon, 6'4 e 7'0, ambas 30lbs, carretas Abu 6600 C4 e Shimano Corvalus 400, linhas Multi PP 30lbs e Sufix 832 30lbs, líder de fluor YGK 40lbs, snaps Kexão.

Bait: vara Fenwick 5'4, 20lbs, carreta Shimano Metanium Mg7, multi Samurai 40lbs, líder de fluor YGK 40lbs e snap Kexão.

João Luiz Lusardo:

Corrico: vara custom blank MS Evolution 15-30 lbs 6'5' - Carretilha Abu Garcia 5600 C4 - linha PP 20 lbs vara custom CBM blank Berkley Pulse 10-20 lbs 6'6' - carretilha Shimano Calcutta 200B - linha sufix 832 20 lbs

Bait: vara custom MHX 10-20 lbs 5'8' - carretilha Shimano Metanium mg7 - linha PP Super Slick 8 fios 40 lbs

Thiagão:

Corrico: Shimano Cardiff 300, vara CBM 25 lbs, 6,4", linha PP 30 lbs

Bait: Shimano Cruado 200E7, CBM 25 lbs, 5,6'' power pro 65 lbs

Iscas mais utilizadas:

Bait- KV João Pepino e Dr. Spock Jr, Aile Magnet 105 e 125, Rapala X-rap 10, Nelson Nakamura Borá 12, Maria the first.

Corrico: bananas alfers, cucu e NG; Mojarras alfers, cucu, NG; Rapala SSR14 e Magnun.

Finalizando queria dizer que tenho um amigo que sempre diz uma frase:

“ quem tem um amigo é rico, quem tem dois amigos é milionário”

... e quem três????

Acho que é uma pessoa abençoada e é assim que me sinto em relação a esses três baitas caras que tive a honra de estar junto nessa pescaria. OBRIGADO MESMO: Junos, Lusardo e Thiagão. MEUS AMIGOS!!!!

http://i1303.photobucket.com/albums/ag149/zeguimaraes/Baita_Pescaria/DSC04135.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 64
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Meu amigo Zé Guimarães, estou emocionado ao ler o relato. Simplesmente está sensacional!!! Parabéns!!

Esses quatro dias que estivemos pescando foi extremamente divertido e agradável. Muita conversa, piada e aprendizado. Não tenho nenhuma dúvida que nossa amizadade será para uma vida inteira.

Com relação aos peixes, não tem explicação o que é a "peleia" com esses bichos. Inolvidável. Só agradeço a Deus por me oportunizar estar em contato com essas lindas criaturas.

Por outro lado, vale lembrar que só é possível fazer uma pescaria desse jaez, em razão da preservação dos dourados e pintados do Rio Paraná, por força de lei e fiscalização das autoridades argentinas. Do contrário, enfrentaríamos muita dificuldade para embarcar os brutos fotografados.

Valeu meus amigos! Muito obrigado Junos, Lusardo e Zé pelos dias que me brindaram. Todos são pessoas fantásticas, além de experientes pescadores. Falar do Junos e do Lusardo é chover no molhado, porque todos aqui no fórum conhecem seus feitos na Argentina e Amazônia. Mas em relação ao Zé, há muito por vir, pois se trata de pescador de "mão cheia". Aguardem as próximas pescarias e relatos...

Forte e fraterno abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso sim! eu chamo de "peso-pesado"!!! Quantos surubins imensos!!!! palmas:: palmas:: palmas::

E que dourados lindos! danca:: danca:: danca::

Parabéns à equipe principalmente pelo espírito de amizade que reinou entre vocês. :amigo: :amigo: :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande pescaria, relato primoroso, fotos (e fatos) sensacionais!!!!!!!!!!

Parabéns gurizada, muito legal mesmo!!!

Lamentável saber que, tendo acabado com os peixes do lado de cá, a jaguarada já chegou e começou a detonar lá em Yahapé... Mas a Gendarmeria está ligada, fica o recado para os que possam estar "espiando" com olho gordo este belo relato!

Abraços,

Ricardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pescaria espetacular!!

Lugar abençoado. Vamos esperar (e ajudar) que continue assim.

A preocupação não é só com os paraguaios. Vi outros pescadores, brasileiros e argentinos, matando surubins por lá (tem cota, mas pode).

Show de pescaria!!! ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Zé!!!!! palmas:: palmas:: palmas::

Parabéns pelo relato. Das emoções do reencontro até o fecho de ouro, feito com belas fotos de gigantes, este teu relato está entre os melhores que já li por aqui.

Quanto aos amigos, já tive a satisfação de pescar com eles e concordo plenamente com vocë, afora serem grandes pescadores são companheiros top de linha, e tëm tanta sorte que respinga na gente.

Minhas congratulações a todos pela grande e bem sucedida aventura.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaiz que que isso ........... doeu:: doeu::

Que pescaria foi essa ?????? palmas:: palmas:: palmas::

Que coisa mais linda e que maravilha de relato!!!

Parabens a todos e mais uma vez obrigado por confiarem

nos Snaps Kexao!!!!! joia::: joia:::

Valeu e grande abraço a todos!!!! ::tudo:: ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande amigo Zé, teu relato ficou maravilhoso, passou perfeitamente toda a emoção e prazer que foi a nossa pescaria, um verdadeiro encontro de amigos num lugar abençoado como Yahapé palmas:: palmas:: palmas::

Realmente foi uma aventura excepcional, parabéns a vc pela sua belíssima estréia, ao Junos e ao Thiago pelas belas capturas de brutos surubins, eu não dei sorte com os pintados, mas fui abençoado com um belo douradão de dois dígitos no baitcasting, o que já me deixou muito feliz ::tudo::

Realmente essa jornada foi memorável, um prazer inenarrável em conviver com tão nobres companheiros e passar estes belos momentos ::tudo:: ::tudo::

Deixo aqui, para nossa lembrança, a poesia do mestre Horacio Guarany, com cujos acordes fomos despertados na madrugada de nossa primeira noite nas Cabanas Sapito, em uma apresentação inolvidável dos amigos de São Borja, capitaneados pelo grande guitarrero Piu, em uma verdadeira serenata criolla na beira do Rio Paraná:

Pescador del Paraná

que esperas piques de sueños

mientras el río se lleva

tu pulso de guitarrero.

Yo te he visto en la alborada

con carnadas y aparejos

y un silbido entre los labios

que te sigue como perro.

La niña del agua tiene

de escamas la cabellera

y una lagrima que moja

la trenza de su leyenda

la vida tambien es rio

que va golpeando la piedra

la niña del agua tiene

de escamas la cabellera.

Tu guitarra pescadora

tiene el cauce de tus penas

y hay un anzuelo clavado

en su boca de madera.

Pescador y guitarrero

el tiempo es como un dorado

que se nos va de las manos

cuando menos lo esperamos.

Abs. :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Emocionante...25 anos depois e com estes peixes e parceiros, não poderia ser melhor.

Fizeram uma pescaria sensacional com amigos nota 1000 na qual já tive o prazer de pescar com 2 deles, o Lusardo e o Thiagão, baita parceiros, ainda preciso conhecer o Junos pessoalmente, mas sei que o cara é fera lá na Argentina e gente boa demais também ::tudo:: .

Parabéns a você pelo relato, rico e bem detalhado e a todos pela pescaria. palmas::

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que baita relato Zé... Sem comentários para as fotos, pois quem estava lá sabe como foi...

Penso que esses dias foram abençoados por Deus, porque além de ter feito uma pescaria "capa de revista" como vocês, conheci novos amigos pescadores (João Luiz, Thiago e Tu)...

Grande abraço amigo... Em breve estaremos pescando juntos novamente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Puts, q pescaria fantástica.

Só de ver os amigos se encontrando depois de tanto tempo, já valeu a pena.

Lindas fotos, lindos peixes (e q peixes....), lindo relato.

Parabéns a todos os envolvidos. palmas::

Obrigado Fabrício!!!! ::tudo::

É sim...história ímpar na minha vida!!!! Graças ao "FTB" e "parabéns" a você também por ter montado esta "estrutura" virtual fantástica que proporciona isso à todos!!!!

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que relato sensacional! parabéns a turma, também, só com fera no grupo, ai os peixes não tem chance mesmo, nunca vi tanto surubim numa pescaria só, e tudo gigante! um show de pescaria! Parabéns novamente Zé, Thiago, João e Junos!

Muito obrigado João!!!!

A empreitada foi SENSACIONAL mesmo!!!

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bueno...................

Se eu fosse comentar tudo aquilo que gostaria, a respeito desse relato (e, por consequência, da nossa pescaria), eu teria que escrever outro relato...... :gorfei:

Zé, meu amigão :amigo: , em primeiríssimo lugar, apenas os meus parabéns pelo belíssimo relato elaborado!!! palmas:: mestre:: Voto com Mestre Eloy: um dos melhores relatos que já tive oportunidade de ler aqui no FTB até hoje!!! mestre:: palmas::

Quanto à pescaria em si, gostaria de tecer alguns comentários rápidos. vergonha:: Pessoal, engana-se quem pensa que uma pescaria como essa foi fácil! Naonao:: Há que se bater muita isca, insistir muito mesmo, para que se consiga "arrancar" da água alguns desses troféus!!! O primeiro dia todo ficou resumido a alguns peixes no bait, exceção feita ao extraordinário Douradasso pego pelo Lusardo (feito para poucos, muito difícil de se concretizar por aquelas bandas!!! mestre:: mestre:: ), Peixe de 2 digítios, lindão, saudável, e que proporcionou uma peleja indescritível!!! Eu mesmo, com todas minhas semanas de pesca argentina, até hoje estou atrás desse peixe!!! Parabéns, João! palmas:: mestre:: Tu mereces, meu amigo!!! palmas:: :amigo: O segundo dia de pesca continuou dificílimo. lacou:: O grande objetivo, que eram os troféus amarelos, estavam ausentes....... lacou:: ::nada:: Até agora não consigo entender o que houve....... ::nada:: mau:: Até que, de tarde, já mudando de estratégia, conseguimos sacar o primeiro (e lindo!) Surubi! palmas:: ::tudo:: A partir daí a pescaria ganhou novos contornos......... alegre:: alegre:: O Thiagão, ainda nesse dia, embarca um lindo cachorrão e, a partir daí, redirecionamos toda a nossa pescaria! :gorfei: Mesmo assim a coisa não foi fácil, tendo que se insistir muito para se conseguir embarcar os troféus!!! O único dia realmente "farto" foi o 4º dia de pesca (e último!). Nesse sim, lavamos a égua pegando Surubi!!! alegre:: fome:: Então fica o alerta para quem está pensando em ir para a ARG: "hay que insistir, e mucho"!!! joia::: A pescaria por lá normalmente brinda os teimosos e insistentes!!! joia:::

Fatos fantásticos que tenho a obrigação de relatar. Galera, no 3º dia de pesca, pescávamos eu e o Thiagão, já quase nas canchas do Tuyuty, sempre no bait, quando assisto de camarote uma das cenas mais bonitas que tive o privilégio de presenciar em todos os meus anos de pescaria: o Thiagão, insistindo na superfície com uma João Pepino, toma uma paulada na isca desconcertante........ doeu:: No próximo arremesso, dois toques na vara e uma onda amarela levanta atrás das isca: POOOOOOOOWWWWWWWWWWW!!!!!!!!!!!! doeu:: doeu:: doeu:: doeu:: doeu:: doeu:: doeu:: doeu:: Um Doradasso (seguramente com mais de 2 dígitos) que me fez largar a vara de pesca e assistir aquela cena!!! surtei:: surtei:: surtei:: Tchê, o animal jogou água pra todo o lado, fez a isca do Thiago saltar alguns metros fora da água, e o barulho da batida ecoou no mato! alegre:: alegre:: alegre:: Que cena sensacional!!! alegre:: alegre:: Quando a isca caiu na água de volta, uma cardumera de Douradão começou a explodir nela! doeu:: surtei:: Tchê, o Thiagão ferrou um Dourado e o embarcou. joia::: 5 kgs no boga grip, mas eu garanto: ele acabou ferrando o menor dos dourados que explodiram naquela isca. lacou:: doeu:: surtei:: Eu garanto! bang:: surtei::

Bueno, no mais a alegria de ver a emoção do meu "novo-velho" amigo Zé embarcar o grande troféu da pescaria!!! mestre:: alegre:: Um verdadeiro "Toro del Paraná"!!! alegre:: mestre:: Parabéns, Zé! Tu mereces muito esse troféu!!! palmas:: palmas::

Por último, e mais importante de tudo, na minha opinião, é o que o FTB acabou por me proporcionar. Há mais de 25 anos sem ter qualquer notícia do Zé e do João (irmão do Zé), simplesmente, através de uma mera apresentação e algumas trocas de MPs, acabo por reencontrar um velho amigo querido, que fez parte da minha infância, e que, mesmo sem ele saber, tinha sido um dos responsáveis por essa minha paixão pela pesca esportiva, pois aquelas fotos, que agora estou vendo aqui pelo relato, jamais saíram da minha cabeça!!! mestre:: mestre:: mestre:: Um dia eu iria enfrentar um bichão daqueles!!! vergonha:: vergonha:: vergonha:: Obrigado Zé, a volta do teu convívio é muito importante, podes ter certeza!!! :amigo: :amigo: :amigo:

Obrigado a todos vcs, piazedo, por mais essa jornada. Obrigado a Deus pela segurança em ir e voltar com tranquilidade, e por deixar nossas famílias em casa com segurança. E janeiro está ali ali fome:: fome:: fome:: alegre:: alegre:: alegre:: Dessa vez os Douradões não vão nos escapar!!! fome:: fome:: :gorfei: :gorfei:

Um grande abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu amigo Zé Guimarães, estou emocionado ao ler o relato. Simplesmente está sensacional!!! Parabéns!!

Esses quatro dias que estivemos pescando foi extremamente divertido e agradável. Muita conversa, piada e aprendizado. Não tenho nenhuma dúvida que nossa amizadade será para uma vida inteira.

Com relação aos peixes, não tem explicação o que é a "peleia" com esses bichos. Inolvidável. Só agradeço a Deus por me oportunizar estar em contato com essas lindas criaturas.

Por outro lado, vale lembrar que só é possível fazer uma pescaria desse jaez, em razão da preservação dos dourados e pintados do Rio Paraná, por força de lei e fiscalização das autoridades argentinas. Do contrário, enfrentaríamos muita dificuldade para embarcar os brutos fotografados.

Thiagão meu irmão!!!!! :amigo:

Obrigado pelas palavras, mas só foi possível escrever este relato pela amizade e companheirismo que criamos nestes dias.....e......aos teus 7 surubis!!!! :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Um conselho para ti: deves fazer uma carreira paralela a Justiça Federal de humorista....Vai ganhar muito dim dim!!!! :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Baita abraço "mano véio". :amigo: :amigo: :amigo:

Valeu meus amigos! Muito obrigado Junos, Lusardo e Zé pelos dias que me brindaram. Todos são pessoas fantásticas, além de experientes pescadores. Falar do Junos e do Lusardo é chover no molhado, porque todos aqui no fórum conhecem seus feitos na Argentina e Amazônia. Mas em relação ao Zé, há muito por vir, pois se trata de pescador de "mão cheia". Aguardem as próximas pescarias e relatos...

Forte e fraterno abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso sim! eu chamo de "peso-pesado"!!! Quantos surubins imensos!!!! palmas:: palmas:: palmas::

E que dourados lindos! danca:: danca:: danca::

Parabéns à equipe principalmente pelo espírito de amizade que reinou entre vocês. :amigo: :amigo: :amigo:

Grato Márcia!!! ::tudo::

A pescaria foi nota 1000 em todos os sentidos mesmo!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande pescaria, relato primoroso, fotos (e fatos) sensacionais!!!!!!!!!!

Parabéns gurizada, muito legal mesmo!!!

Lamentável saber que, tendo acabado com os peixes do lado de cá, a jaguarada já chegou e começou a detonar lá em Yahapé... Mas a Gendarmeria está ligada, fica o recado para os que possam estar "espiando" com olho gordo este belo relato!

Abraços,

Ricardo

Muchas Gracias Ricardo!!!

Há um comentário que vão limitar o abate do surubi por tamanho já para o próximo ano, algo parecido que fizeram para os dourados. Aguardemos!!!!

abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pescaria espetacular!!

Lugar abençoado. Vamos esperar (e ajudar) que continue assim.

A preocupação não é só com os paraguaios. Vi outros pescadores, brasileiros e argentinos, matando surubins por lá (tem cota, mas pode).

Show de pescaria!!! ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo::

::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo::

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...



×
×
  • Criar Novo...