Ir para conteúdo

Ajuda!!! Helice Mercury 40hp...Motor não atinge o giro!


Posts Recomendados

Gostaria de saber qual o tamanho original do Helice 40 hp mercury?

Estou com um problema, como nao entendo nada de helice ainda, o meu barco que adquiri faz uns dois meses esta andando 28/29 milhas e marcando 4000rpm nao sai disso. Conversei com um mecanico e ele disse que precisaria trocar o helice por um menor. Acontece que a unica marcacao que eu encontrei no meu helice foi essa 12.5.......ele me disse que era para ter mais alguma marcaçao.

O meu conjunto é um savage 5013 40hp.

obrigado, Daniel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 86
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Gostaria de saber qual o tamanho original do Helice 40 hp mercury?

Estarei no paraguai amanha e nao sei qual comprar, e tem um problema tambem, como nao entendo nada de helice ainda o meu barco que adquiri faz uns dois meses esta andando 28/29 milhas e marcando 4000rpm nao sai disso. Conversei com um mecanico e ele disse que precisaria trocar o helice por um menor. Acontece que a unica marcacao que eu encontrei no meu helice foi essa 12.5.......ele me disse que era para ter mais alguma marcaçao. Estou na duvida se compro o helice ou espero para o mecanico dar uma olhada.

o meu conjunto é um savage 5013 40hp.

obrigado, Daniel

Daniel, se for o 40 Sea Pro e está marcando 12.5, é passo 12 e meio, mas estranho ele dar somente 4000 rpm, ele tem de atingir de 5300 a 5700 rpm, só com 4000 rpm ela não anda nada e gasta muito, geralmente os 40 seapro vem com passo 14, e a rotação fica entre 4500 a 4900 rpm. Se com 12.1/2 ele só chega a 4000rpm e 29 milhas (no gps?), pode passar para o passo 12 ou até mesmo 11, ele tem de atingir a maxima de 5700 com peso da embarcação em 60% (de carga nominal). Se for comprar helice nacional, a melhor que temos é a Sorabo, não tem outra igual em resistencia e desempenho ::tudo:: , falo por experiencia.

Espero ter ajudado, qualquer coisa estou a disposição por e-mail ou fone, 63 8467-3008 (este me acha a qqr hr), ou 63 3215-1577.

Abraços

Fernando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PAsso de hélice não tem fracionamento. 12,5 é o diametro.

Hélice para motores médios são da Sorabo, costuma ser a 10.1/4 x 14.

Esses motores não vem com hélice original Mercury BlackMAx.

A sua hélice não tem problema algum. A velocidade que vc relatou é a normal para este casco e este motor.

O seu rpm está indo só até 4.000 rpm porque o conta gíros está lendo errado, provavelmente vc deva retirá-lo e colocar na opção de motorização certa.

Isso aconteceu comigo exatamente da forma que vc está falando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daniel, sobre o tamanho do hélice, infelizmente não posso ajudar, pois não sei! rsrsr

Mas já considerou a possibilidade de o seu conta giros estar errado?

Digo isso pelo seguinte:

Também tenho um motor mercury 40hp, partida manual, ano 2011 (40hp M). Está montado em um casco brasuka 500 (5m comprimento, boca de 1,40). Mais estreito que o seu.

A velocidade máxima que eu conseguia nele era de 48-49km/h (~30 milhas). Não passava de 5100rpm (como disseram, o máximo é para ficar entre 5300 a 5700).

Após a primeira revisão na autorizada, o mecânico informou-me que de fato ele vem limitado a 80% da potência máxima (não sei explicar "onde" é a limitação, pois não entendo disso). O que serve como medida de proteção ao motor. Assim, após ter sido devidamente amaciado, peças assentadas, lubrificadas, o ajuste é feito e então o motor alcança seu máximo desempenho.

Após isso, ele passou a atingir 54km/h (~33 milhas) e 5400rpm. Outros colegas que possuem o mesmo motor no mesmo tipo de barco relatam velocidades máximas parecidas.

Assim, seu barco com 29 milhas parece estar próximo ao limite, considerando o motor zero bala (mas posso estar dizendo bobagens, pois não conheço seu casco). Digo isso em relação a outros cascos parecidos. E isso, com apenas 4000rpm!?

Abraços e boa sorte com o barcão!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tive 2 Big Fish 5014 Console com Mercury 40hp e lhe garanto que se a velocidade alcançada esta por volta da 30 milhas, pode verificar o conta giros que ele deve estar marcando errado. Esse conjunto não faz muito mais que isso, mesmo em condições ideais.

O hélice original é de passo 14 e no meu usava um hélice passo 13.

No fundo do aparelho tem uma chave numerada, se eu não me engano para este motor a chave deve estar apontando para o número 3 mas verifique com o fabricante do conta giros.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu 40HP manual sem a revisão ainda, está com 11 horas . Com 2 pessoas no barco ( brasula new 500 +- 170 kg) chegou a 52,5 KMH ( GPS) , vou mandar para revisão no ano que vem. Mas minha marcação está correta pois comprei o horimetro para motor 2 tempos, e está entre 5400 rpm a 5600 rpm depende do peso do barco. 4000 RPM fica +- 42 KMH.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Obrigado a todos pelas dicas e comentarios.

estava pesquisando na internet para achar a posição correta da chave do tacometro, e achei nesse link http://www.mercurymarine.com.br/literat ... -ELO_b.pdf o manual em portugues do MERCURY 40HP. Nele esta falando para ajustar a chave seletora do tacometro na posição 6P.

Eu até tinha mudado o meu para a posicao 3 como tinha dito o Walter, mais nem cheguei a testar ainda vou muda-lo para a posicao 6P e testar para ver quanto chega o giro do motor. Acho que nao tem problema mudar essa chave e testar né????? alguem sabe me dizer se pode acontecer alguma coisa?????

Depois que fizer esses testes posto aqui o resultado da velocidade, giro, consumo........e as fotos tambem neh.....

abraço.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Testes feitos......

Velocidade: 49Km/h (Garmim Montana 650) - 3 pescadores, 28 litros de gasolina, tralha + caixa de gelo.

Consumo: Aceleração maxima. 2h48min com 25 litros, ou seja 10 litros hora

Tacometro: Esta lendo errado, antes de mudar a posição da chave chegava nos 4000RPM, depois que mudei não sai dos 2000RPM.......

Ajustes a serem feitos - Consertar o tacometro (se é que tem conserto) e comprar um helice novo e deixar o que estou usando de reserva.

Mais ainda estou na duvida em relaçao ao helice, será que devo comprar o mesmo que esta no meu barco ou devo mudar o tamanho?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de comprar outro hélice, arrume algum emprestado para teste.

Já verificou a altura do motor? Pode estar muito baixo.

O meu tacômetro era original Mercury (indicado para uso na posição 6) mas a que apresentou uma leitura mais coerente foi na 3. Faça um teste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Ajustes feitos............

O meu Tacômetro estava lendo errado mesmo.......troquei ele e também comprei outro hélice......

Aposição da chave é realmente a que o Valter falou.....posição 3

Hélice de passo 14

Velocidade: 02 pescadores + tralha + combustível = 49 km/h 5500RPM / Sozinho chegou a 51km/h.....

Fiz um vídeo dele navegando....... viewtopic.php?f=120&t=32534

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Ola boa tarde a todos, antes mesmo de me apresentar, gostaria de ter uma ideia sobre esta questão do Tacômetro.

Acabo de comprar minha primeira lancha uma Marujo 550 clx com motor Mercury 40hp-eo 2t (2016) ambos novos em folha . Esse barco não pesa mais que 200 kgs, notei que na aceleração máxima esta chegando a 3 mil giros e a 25milhas de velocidade final com hélice passo 14 ( original), acredito eu q seja pouco, pois estava meu pai e eu ( peso pena rsrs) eu peso 72 e meu pai coitado, de frente parece estar de lado, enfim,  e 25 litros de gasolina (tanque cheio) mais alguma traia, bem pouca, diga-se de passagem, e caixa de gelo.

Insisti na Náutica onde comprei, q tem alguma coisa errada, e os mesmos insistem em dizer q esta certo !!! e que 5700rpm eh a  limitação do motor...Obviamente eu não estou engolindo isso, pq a diferença eh gritante, quase 50% a menos e não faz sentido algum, me fazendo descartar as hipóteses de ser Helice, altura do motor com relação ao fundo do casco( esta correto) o trin esta quase no último estágio ( forçando para empinar o bico) e me deixando crer que como nosso amigo, teve um problema semelhante, ser mesmo o TACÔMETRO. Sei que tem um botão atrás do Tacômetro e esta na posição 6P, como foi citado anteriormente tem outras indicações como 8P, 3C juntamente com 3C tem 6C. Para mudar esse botão, eh preciso alterar a ligação dos fios ? ou eu posso fazer o teste eu mesmo apenas mudando ele de posição?  Aguardo a posição dos amigos, para que possa ficar menos estressado, pq eles insistirem em falar q esta certo essa rotação...pelo amor de Deus viu...Abraço a todos !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

marujo 550 com um 40hp dando 25mph (40kmh), tá é muito bom! é um barco de hidrica questionável, pesado, comando a distancia, com 1 1/2 pessoa , caixa de gelo, tralha , etc ...  a questao do rpm certamente é erro do tacometro, como vc mencionou tem outras posicoes.

 

se ele tivesse a 3 mil rpm de fato, vc deveria estar na metade ou menos dessa velocidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Astra não sei não, o Marujo dos barcos de aluminio que conheço é o mais veloz disparado .  Primeira coisa 3mil rpm em aceleração máxima é muito pouco, vc nota que o motor tá girando assim  baixo só de escutar?  Pode ser erro de tacometro.  Outro fato o motor tá com mistura dobrada amaciando?    Um Marujo CLX 500 com Mercury Seapro atinje 30 milhas leve. Esse barco é pra atingir 30 milhas fácil, não muito mais que isso tb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha só o exemplo do Barco do Daniel, criador do tópico que é um Savage  500  console, um barco mais "lento" que o Marujo, um barco estilo o Marfim com 1.68m de boca , 64 cm de borda e 165kg  , se no dele atinge 28 29 milhas no Marujo que tem uma boca menor 1.5m , 56cm de borda e com mesmo peso por ser 550 e não 500 era pra atingir 30 milhas e dependendo do acerto de helice até mais, pessoal da css muito depreparado e sem respeito ao cliente que compra um conjunto que deve custar uns R$25mil.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia a todos, Guto, sinto que ele poderia dar mais motor sim, eh um motor mt silencioso e não tenho tanta experiencia com este motor, pois eu tinha um 15 Super, mas a grosso modo posso dizer que ele não esta gritando, sinto que falta um pouco mais de motor motor. Digamos assim, que ele esta dando com ctz mais que 3 mil giros, mas tbm não esta chegando a 5500 que seja, entendeu? O Conjunto  saiu por R$ 33 Mil com carreta, e estou sendo mal tratado desde o começo, pois de "30 dias" o prazo de entrega a lancha montada demorou mais de 75 dias...Ja me estressei mt com esse problema. Fiz visitas e liguei em algumas Náuticas Mercury e Yamaha, ambos dizem q pelo menos 30 milhas deveria estar chegando. Pensei em colocar o Hélice com passo menor tipo a 13 por ex, mas provavelmente ela ganhara giro e perdera velocidade final. Bom, eu vou num Lago aqui em Londrina msm no sábado fazer o teste do tacômetro, eu mesmo mudei a posição e coloquei na posição 3, vamos ver o que vai dar a lancha estava com a chave geral desligada quando fiz a mudança, sendo leigo no assunto se precisar mudar novamente desligarei pelo menos a chave da ignição para fazer a mudança, para evitar qualquer problema. Quanto citado pelo amigo anteriormente se ele deve estar com a mistura mais "gorda" eu não sei...não teria problema se eles me avisassem, pelo menos a dúvida estaria sanada, se eles não falam, eh pq provavelmente não seja isso...em nenhum momento me disseram isso, e sem mentira nenhuma, ja cogitei eles e indaguei pelo menos umas 5 vzs ja, eles simplesmente falam, ESTA NORMAL, EH ISSO MESMO Q ESSE MOTOR CHEGA e ainda por cima, insinua que estou criando problemas, eh mole ou querem mais ??  A NAUTICA PARANÁ aqui em Londrina esta me tratando assim, e tento falar com eles " pisando em ovos" para não dar motivos e piorarem minha situação por gosto...ja estou esperando de td deles se eu for contar td que ja falaram e ja fizeram nesse meio tempo, vou fescrever um livro então... Bem pessoal, eu sinceramente não sei o que faço, vou fazer este teste e depois conto o resultado, agradeço a todos a força ! Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vcs estao esquecendo que o motor ainda esta amaciando, o marujo é um barco que tem o bico muito curto. 

 

5 mph a mais acho dificil ele chegar depois de amaciado, mas umas 27 a 28 mph é bem possivel. Yamaha 40 depois de amaciado anda mais solto.

 

mas tente levar em algum mecanico, verificar regulagem, se a borboleta esta abrindo mesmo...

 

agora pós venda nessa area é risível, são pouquíssimos relatos de gente contente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...



×
×
  • Criar Novo...